Os garotos corvos

Os garotos corvos Maggie Stiefvater

Resenhas - Os Garotos Corvos

Thayna.Deretti 03/04/2024

Promissor!
Eu realmente gostei desse livro. Todo o universo criado aqui, por mais que com tantos elementos conhecidos - magia, mediunidade, rituais e afins -, é diferente do habitual, mas funciona bem pra caramba.

O livro conta a história de Blue, filha de uma médium, e Gansey, Adam, Ronan e Noah, um grupo de garotos que estuda no colégio Aglionby, conhecidos como Garotos Corvos. Esse colégio é um colégio de elite, e Blue os detesta pelo simples fato de existirem. No entanto, quando acompanha uma das tias médiuns para o que eles chamam de Caminho dos Corpos (que é uma espécie de trilha perto da igreja onde elas conseguem ver a travessia dos espíritos que morrerão nos próximos 12 meses), Blue, que nunca havia conseguido nenhum tipo contato com o mundo médium, consegue ver o espírito e escutar a voz de Gansey, e é ali que suas histórias se conectam.

É um pouco complexo de resumir porque esse primeiro livro realmente é bem explicativo. Basicamente tudo o que você precisa saber sobre esse universo e sobre o funcionamento dele será aqui transmitido, então é um livro bem, bem técnico.

Mas pra resumir, o que é realmente necessário para entender, aqui existem o que eles chamam de Linhas Ley, que são uma espécie de trilha de magia que levam até Glendower, um mago que está adormecido há muito tempo e que, se acordado, poderá conceder um desejo ao seu salvador. Gansey está na procura deste mago há anos, desde que um acontecimento na sua infância o colocou nessa trilha, e ele tem como meta pessoal encontrar o mago. Ronan, Adam e Noah acabam entrando nessa também, por diversão, necessidade e por não ter escolha, respectivamente.

E nesse primeiro livro, é isso. Eles cinco se aproximam, formam um laço necessário e vão juntos desvendar os mistérios da Linha Ley.

Preciso confessar que achei a escrita um pouco confusa até então. Até agora não entendi se Glendower é homem ou mulher, e acho que muito se dá por conta da tradução. Também achei o livro um pouquinho denso, mas não de uma forma negativa - às vezes, só é um pouco confuso. É como se algumas frases no meio dele não fizessem sentido, e não sei se é a própria escrita da autora ou se faz parte das personalidades dos personagens. O fato é que é bem confuso em alguns pontos, mas nada que afete muito a leitura.

Agora, que é fácil se apegar a eles, isso é. Adam e Noah são meus favoritos absolutos até aqui, embora o Adam me irrite um pouco com essa super necessidade de ser independente do Gansey (inclusive a ponto de colocar o próprio bem-estar em jogo). Ronan é um caso a parte, e eu só passei a gostar dele após todo o lance com o pai do Adam, mas ele ainda é um personagem estranho pra mim, com segredos que definitivamente precisam ser revelados. Gansey parece ter um pouco de síndrome do salvador e por mais que seus atos sejam na melhor das intenções, ele acaba trocando um pouco os pés pelas mãos. E é bonzinho até demais, falta malícia no garoto. Já Blue, uma querida, mas não tenho muito o que falar. Ela é necessária, fim.

Enfim, dito tudo isso, o livro me parece bem promissor e estou realmente ansiosa para ler o próximo. Existe uma aura um pouco melancólica por aqui, e disso eu definitivamente gosto. Vou começar o segundo na sequência!

Juliana 03/04/2024

Acredito que seja o primeiro livro de fantasia que o começo não é complicado. A escrita me cativou, porém um livro que tem found family é do que eu precisava.

Lê<33 30/03/2024

Que.final.foi.esse.
UAU e PQP.
o começo da leitura ou até mesmo o meio não me preparou pro final, não sei se entendi tudo porém eu to em choque.
Eu adorei a narrativa, a escrita, os personagens.... é até difícil falar do que eu não gostei porquê talvez nem tenha.
Tô muito ansiosa pro próximo livro e recomendo MUITO a leitura desse, vale a pena e não é pouco.

DAbora116 28/03/2024

Me diverti muito
Muito mais divertido do que eu pensei. Amei os personagens e fiquei muito interessada na história. Não sou de ler tanta fantasia, mas queria dar uma chance e essa foi uma boa escolha. Pretendo continuar lendo os próximos livros em breve quando eu tiver a chance.

MariSL 27/03/2024

Três linhas e um caos confiarmado
Muitas pessoas são obcecadas por coisas, algumas por pratos de vidro (SÓ de vidro), já o Gansey por mais que se passe de obcecado pelo rei já morto ele no fundo sempre se sentiu em dívida, o procurando por meses junto com mais três amigos que acreditam e se enfiaram de cabeça nisso.
O livro é mais um início ao mundo e é simplesmente incrível, narrado por vários personagens se torna incrível ver o que cada um sente e porquê eles sentem isso, o livro não é parado sempre está ocorrendo algo, as vezes paranormal, as vezes não, os personagens são incríveis e bem desenvolvidos. Posso me dizer apaixonada nesses meninos, personalidade não falta e gente morta, também não.

Giulia.Donetti 26/03/2024

U A U
Cada vez mais que a história vai se desenvolvendo vc vai descobrindo mais coisas chocantes que vc n imaginava, é literalmente mágico

Camis 26/03/2024

Interessante. Um pouco sombrio e macabro. Me prendeu mas achei as partes sobre as linhas de ley massantes mesmo que necessárias

Lelena.mps 25/03/2024

Minha pequena resenha
Nossa que livro bom! Eu sinceramente nao tinha lido a sinopse e nn fazia ideia do que seria o livro, mas valeu muito a pena! Eh um livro muito bem construído, cheio de mistérios que me fizeram ficar cada vez mais presa na história

Cristhal1 21/03/2024

" As pessoas gritam quando não têm palavras para sussurrar "
Esse livro estava na minha lista desde 2021, mais ou menos. Bom, 3 anos depois veio aí, e que bom que veio! Me tirou de uma ressaca imoral de longa. No começo fiquei perdida para entender do que se tratava e toda a situação do ambiente, mas depois que você se acostuma com a escrita da autora, a coisa se desenrola muito melhor.

O livro é carregado de perguntas durante a leitura, e a cada das respostas dada, surgem mais duas outras perguntas. É um caso de mistério onde você tem que estar atento pra cada conexão entre os detalhes, o que fez com que eu me prendesse total ao livro.

O quinteto fantástico do livro, blue, ronan, adam, gansey e noah, é cheio de suas próprias personalidades e é uma mistura comica e caótica de se ver. Blue é a personagem cabeça nesse livro, mas a autora consegue dividir o protagonismo entre os cinco.
Contudo, é certo dizer que minha relação preferida é o trio da rua fox, 300, Maura, Persephone e Calla.

Ficção leve e boa pra descontrair, genuinamente curiosa pra saber no que isso vai dar.

bnaylaaf 20/03/2024

Apaixonante
É impossível ler isso aqui e não se apaixonar por cada um dos personagens. De todos os núcleos, mas é óbvio que principalmente do principal. Os cinco são tão vivos e tão reais que minha mente começou a montar uma série inteira conforme eu lia.
E é tudo muito vivo. A cidade, a casa da Blue, a Indústria Monmouth, os pensamentos deles, as personalidades deles, é como se a Maggie te pegasse pela mão e te levasse num passeio pelo mundo que ela criou na cabeça dela.
O Adam Parrish é um dos melhores personagens que eu já li na vida, em todos os contornos, em todas as atitudes, os pensamentos dele, o orgulho, o medo, o constrangimento. Ele parece uma fotografia escrita.

Namo do chuuya 19/03/2024

Que porr* foi essa??!??!??!??
Acho muito interessante como a autora faz 5 personagens serem protagonista e terem um ótimo desenvolvimento. Como é o primeiro livro de uma saga não espere muito, mas só nesse livro da pra saber que a escrita da autora é Boa

Luisa.Procate 15/03/2024

O que senti lendo este livro: ??????
Gostei muito das surpresas ao longo do livro, muitas eu não suspeitava. Adorei conhecer os garotos corvos e a Jane, estou ansiosa para começar o segundo livro e desvendar mais os mistérios de Henrietta!!!

Luað 12/03/2024

Os Garotos Corvos
Foi um livro particularmente confuso. As informações pareciam muito desconexas entre si. Faltando cerca de 150 páginas as coisas foram de ajeitando, mas não muito bem. A autora deveria ter explicado melhor todo o objetivo do protagonista. Teria sido bem mais agradável de ler.
Kevinzinho 14/04/2024minha estante
Eu achei o mesmo, confuso, não deixa muita explicação lógica para os acontecimentos de certas coisas

Avilinha0 12/03/2024

Não tenho palavras o suficiente pra descrever o que senti.
Me conectar com esse livro, com esses personagens foi o que transformou essa história em uma das minhas favoritas de fantasia.
Nessa saga, somos primeiramente apresentamos a Blue, uma garota rodeada de médiuns únicas e excêntricas. No decorrer dos capítulos ela se envolve justamente com os garotos que devia evitar, Gansey, Adam, Ronan e Noah. Juntos, os cinco vão atrás de um adormecido rei antigo, aonde além do procuram, vão se deparar com algo muito maior!
Apenas deem uma chance pra esse livro.

Davids_dwd 10/03/2024

A cidade de uma linha ley
O início de uma saga tem de ser marcante, e com isso vemos logo no primeiro capítulo sobre a Blue, a história se desenvolve entre ela e as pessoas da rua Fox junto com os garotos corvos, tudo isso numa premissa que Blue irá matar o seu verdadeiro amor com um beijo, isso e só uma das premissa da história, temos um garoto sonhador, um garoto que não está vivo, um que não deveria estar vivo e um que sua vida não e sua, e esse e o início do desenrolar de uma busca, uma busca para despertar um rei.
A história em si é lenta, tem muitas pontas soltas que acho que vão se encaixar no decorrer da saga, porém os personagens são ótimos, Blue e Adam são incríveis, Ronan inquietamente sinistro e o Gansey e o Gansey.