Os Garotos Corvos

Os Garotos Corvos Maggie Stiefvater

Resenhas - Os Garotos Corvos

umbookaholic 10/12/2020

Confesso q tava esperando mais da "genialidade" q a galera tanto fala. Ela não veio, mas eu AMEI esse livro!!! Li tudo num dia, quase numa sentada só, e mal posso esperar pra pegar a continuação!
Maria16091 10/12/2020minha estante
O segundo é bem melhor, pode confiar

Henrique695 13/12/2020minha estante
Eu n acredito nisso plmdds mas 4 é bom, ahshhs

Jhovana Gonçalves 04/04/2021minha estante
Sabem me dizer para qual faixa etária ele é?

terranicholas 08/05/2021minha estante
@Jhovana Gonçalves 13 anos acho

Luiza.Polonini 10/05/2021minha estante
quem narra o livro? a blue?.

terranicholas 10/05/2021minha estante
tem ponto de vista da blue, do adam, do gansey e de outro personagem umas vezes

Maciele.Sousa 11/06/2021minha estante
Como faço pra ler,não consigo,por favor alguém me explica ?

Jhovana Gonçalves 12/06/2021minha estante
@Alanis vou ler então Hihi

Bile 16/06/2021minha estante
Comecei hoje, to confiando em vcd

Flaviana 06/01/2022minha estante
Sinto que passei da idade de ler esse livro....rsrsrs....

thais 18/07/2021

Surpresa de Surtos
Completamente sem palavras para esse livro. Poderia passar horas e horas falando dele e ainda sinto que não seria suficiente.

Esse livro tem tudo que alguém pode querer: magia, mistério, personagens EXTREMAMENTE APAIXONANTES, found family, e (migalhas) de romance.
Eu achei o universo muito bem construído, em apenas um livro fui surpreendida varias vezes (não dá para contar a quantidade de surtos que eu tive enquanto lia) mas na minha opinião um dos fatores que torna o livro tão incrível são os personagens. Os garotos corvos, Blue e sua família e até a motosserra ? todos são incríveis e tem claramente um papel na história, não sendo deixados de lado.

Apesar da história em si demorar a acontecer (a ação começa mais ou menos em 50%), desde o começo o livro consegue te deixar no mínimo curiosa. E, obviamente, nem todas as perguntas foram respondidas nessa primeira parte (e seria chato se fosse), mas ele não te deixa no escuro. Ele responde perguntas ao mesmo tempo que novas vão surgindo.

Fiquei apreensiva pelo fato que o livro é focado em várias pessoas, porque muitas vezes pode ser confuso ou fazer com que tenha uma discrepância enorme entre os capítulos, mas isso não aconteceu com esse. Tinha capítulos mais parados mas isso era devido a acontecimentos e não por causa do personagem em si, todos tinham capítulos extremamente chocantes e alguns nem tanto.

Estou completamente apaixonada nessa série, mesmo que tenha só lido o primeiro livro, e se o que dizem sobre os outros serem melhores for verdade, não sei o que será de mim kkkk

P.S.: O único motivo para eu não dar 5 estrelas é porque ouvi que os outros são ainda melhores. A nota aqui está 4.5, mas no meu coração é 4.7, pq merece bem mais.
Aline Maia 20/07/2021minha estante
Migalhas de romance ?

Larissa 21/07/2021minha estante
sobrevivemos á migalhas de romance, é sobre isso KKKKKK

thais 28/07/2021minha estante
A gente usa as migalhas para fazer um pão inteiro na nossa mente kakkkkkkk

Aline Maia 30/07/2021minha estante
Eu tô aqui criando um pão com minha mente dps de finalizar a série ?

thais 30/07/2021minha estante
Você quer dizer que é assim a série inteira????? Pensei que era só nos dois primeiros ou algo assim??? ?

Aline Maia 30/07/2021minha estante
Aparece coisa, bastante coisa.. e muitas são passadas através de poesia, descrições, coisas subentendidas, maaas, tem algumas cenas bem claras.. então eu não consideraria migalhas... Acho que talvez um pão pequeno ?

Aline Maia 30/07/2021minha estante
Através de metáforas** (não poesia)

thais 30/07/2021minha estante
Um pão pequeno ??? melhor que nada

Aline Maia 30/07/2021minha estante
Exato, ele é.pequeno, mas tem bastante fermento ?

duda :) 24/07/2022

livro que simplesmente pela capa e de algumas “resenhas” das pessoas me prometeu tudo e nem sei o que me entregou no final.
não nego que eu estava com as expectativas lá no alto com esse livro, tanto que comprei o box dele já com todos os livros e não sei dizer como estou me sentindo depois de ter terminado esse primeiro.

vou começar primeiramente com os pontos negativos:

não sei se foi erro da parte da editora ( e se for é pior ainda ) ou se a autora é assim mesmo ablué das ideia, mas eu encontrei vários termos racistas durante a leitura e ainda perguntei para outras pessoas se isso era mesmo ou era só uma implicância da minha cabeça. sim, era racista. e tipo, quando fui pesquisar mais eu encontrei MUITA ( não estou exagerando ) gente dizendo que a autora é problemática e racista e que dá a louca no paraguai. alguns até diziam: “a autora é problemática, mas eu amo ela/é minha fav.” depois disso fiquei com o meu corpo, não é nem o pé, atrás com essa autora e estou encucada comigo mesma sobre tudo.

a falta de descrição física dos personagens, da aparência e tudo mais, é insuportável e chega a ser irritante certo momento. simplesmente não sei como eles são e pra mim acaba sendo tudo branco padrão, já que não tenho nenhuma luz deles. tanto que vi algumas fanarts da blue negra ou com a pele marrom-claro e não vi NENHUMA descrição dela assim. é frustrante demais não ter noção de como eles são.

e outra coisa é não ter pelo menos o nome dos personagens em cada capítulo das narrações. demorei várias vezes um tempinho pra perceber que x capítulo era narrado por um personagem ao invés do outro e isso acabava atrapalhando um pouco a leitura e deixando ela bem chata.

de 50/55% pra trás não tem nada, NADA de interessante que acontece. é muita enrolação, monótono e chato demais no sentido de nada estar acontecendo, apenas narrações e narrações, confusão com as linhas ley e a maldita busca daquele homem lá que já esqueci o nome. eu já tava começando a pensar que tudo ia se desenrolar em 60% ( quase acertei ) e a “parte boa” mesmo ia aparecer só quando tiver acabando o livro. mas depois passou a melhorar um pouquinho, fazendo eu ficar curiosa depois de algumas teorias que comecei a elaborar em umas páginas aqui e ali.

acho que a parte boa desses três pontos finais é que a escrita da autora é boa e os capítulos são curtos. acabou que sendo instigante no fim das contas desde o início e me prendeu bastante, tanto que li esse livro mais rápido do que tinha previsto, mesmo na maior parte do tempo não entendendo bulhufas nenhuma, achando tudo parado e só seguindo pra ver até onde vai.

uma das coisas que mais me deixou P0T4 da vida foi aquela briga escrotíssima da maura com a blue. foi mal feita demais e os sentimentos da maura, que tinha toda a razão de estar chateada, foram ignorados. eu entendo o lance delas não terem uma relação “normal”/comum de uma mãe e filha e que elas têm liberdades uma com a outra, mas ignorar a maura foi uma sacanagem e um desenvolvimento péssimo aquela cena das duas. odiei!

de algumas páginas pra frente acabei não gostando muito da blue, ela parecia vazia e sem personalidade depois que se juntou com os meninos e ficava irritante em algumas cenas.

já o adam e o gansey ( que tiveram mais destaques do que o ronan e o noah ) perderam toda a luz que tinham anteriormente. eles eram personagens tão bonzinhos que pensei que no final, mesmo o livro ficando parado demais, achei que ia terminar adorando eles. porém mais uma vez fui tapeada pela ilusão. a autora fez os dois ficarem tão ligados em um querendo ser e ter o que o outro tem, que acabou que eles não tiveram uma personalidade única, apenas resquícios do “eu verdadeiro” deles espalhados pelos capítulos sem desenvolvimento.

a autora estragou o adam completamente de umas páginas pra frente que pra mim foi só puro suco de ódio no uc. mesmo eu achando ele um pouco sem sal, ainda estava gostando dele e o caminho que tava pegando e até entendendo esse orgulho dele ( fraco, na minha opinião ), mas depois só foi nada com nada mano. transformou ele em um invejoso sem profundidade e sem camadas. com exceção da sua história com seus pais que é bem triste e forte ( e sem complexidade também ), o adam é um “nada” depois de alguns capítulos.

não me apeguei profundamente a nenhum dos cinco personagens e do seus desenvolvimentos. pode até ser porque é o primeiro livro e estou julgando precipitadamente, mas a maioria achei bem xoxo. não estou dizendo que não gostei deles, apenas que não senti nada muito uau e cheio de rebuliço. entre eles e a maura e as mulheres da casa, eu com certeza prefiro mil vezes elas. acho que a idade deles não combinou muito com a premissa que o livro apresenta, por isso é um dos motivos de eu não ter me conectado com eles. de todos que foram apresentados gostei mais da maura, da motosserra ( obviamente !!! ) e do ronan, já que sinto que tem mais coisas dele que não foi mostrado e provavelmente ( espero né ) vai ser apresentado nos outros livros.

pelo menos os plots twists e depois do capítulo 45 foram legaizinhos, então compensou um pouco também a minha frustração com esse livro.

sabem quando o livro tem uma ideia f0d4, um trem que chama a atenção e prende pra c4ralh0, mas a execução dele acaba não sendo boa o suficiente do que chama a atenção? então, esse é o significado desse livro.
iamdudis 24/07/2022minha estante
Nossa li a anos essa série e não gostei kkkkk meu único fav era quem já estava morto.

lana!¡ 24/07/2022minha estante
não acredito duda que tombo sofrir agora

duda :) 24/07/2022minha estante
@iamdudis não posso nem falar que o noah é meu fav ou que gosto dele porque o menino mal apareceu. era literalmente um fantasma no livro KKKKKKKKKKKKKKKKK.

duda :) 24/07/2022minha estante
@lana dESCULPA LANA EU TENTEI ??????

iamdudis 24/07/2022minha estante
Justamente por isso é meu fav, q menos aparece nessa saga chata KKKKKK

@iamdudis QUE ÓDIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Daniely43 30/07/2022minha estante
Acabei de ler ele,e definitivamente odiei.Não conhecia a autora e achei que seria maravilhoso esse livro pela sinopse.Mais me enganei demais,pior livro que li até agora esse ano.?

duda :) 31/07/2022minha estante
@dani eu nem falo que é o pior porque teve algumas coisas que eu acabei que gostando, mas com certeza não é aquilo que o booktok me prometeu.

Karla.Silva 16/04/2023minha estante

Silas Jr 05/05/2019

Arrastado
Eu não irei continuar essa série. Os assuntos tratados aqui são maravilhosos , mas a forma de escrita me deu preguiça e os personagens são todos chatos.
Sheile Esteves 05/05/2019minha estante
li somente a metade e nao estou conseguindo seguir kkk

Silas Jr 06/05/2019minha estante
Eu fui até o final pq tinha esperanças , péssima escolha

Sheile Esteves 06/05/2019minha estante
You terminar pq paguei kkkk mas ta super chato

Silas Jr 08/05/2019minha estante
Kkkkkkk ainda bem que baixei no le livros kkkkk

Sheile Esteves 08/05/2019minha estante
Nao consigo baixar mais nada no le livros parece que agora é pago.?

Silas Jr 09/05/2019minha estante
Sério, q saco eim

Silas Jr 09/05/2019minha estante
Sério??? Afffff péssimo

Kyo 31/07/2021

Os garotos aleatórios e um corvo
Mds q livro perfeito, man isso é simplesmente perfeito, o único problema q eu tive msm foi tentar imaginar os cenários e as roupas no geral mas nada dms, a história é tipo MUITO boa, minha vontade era de n tirar a cara, agr eu tô ansiosa pelo segundo e nem sei se vou ter cabeça pra esperar comprar mas ok
Rafaella.Lemes 01/08/2021minha estante
Você achou o livro bom logo de cara? Porque eu estou em 30% e durmo toda vez que começo a ler. Pior é que eu estou lendo pelo Kindle Unlimited, que tem os dois primeiros livros, e o terceiro e quarto entraram em promoção antes mesmo de eu começar a ler o primeiro e eu acabei comprando, agora tô achando que essa saga não é pra mim e gastei R$50 nos dois ?

Kyo 04/08/2021minha estante
Opa, desculpa responder tarde, então né eu achei meio assim no começo, mas teve um certo momento q foi da página 120 ou alguma assim pra cima eu comecei a gostar mto, agr eu tô bem ansiosa pelo segundo, mas realmente é meio assim no começo

Mas é gosto pra gosto

Kyo 04/08/2021minha estante
Também tive um problema em imaginar cenário mas eu gostei bastante

Kyo 04/08/2021minha estante
Tem também muita gente q fala q não foi lá muito bem no começo mas na metade ou menos da metade pro final ficou bom, então acho q talvez dê certo sim ^^

Rafaella.Lemes 19/08/2021minha estante
Olha, terminei ontem e nunca tinha demorado tanto para ler um livro. Tiveram uns fatos que tornaram a leitura mais interessante lá pelos 70%, mas não recomendo para ninguém, hahahaha :x Agora vou eu me obrigar a ler o segundo só porque já comprei o terceiro e o quarto. Rezando pra melhorar :D

Kyo 19/08/2021minha estante
Acontece, eu também espero q no próximo livro melhore e q já comece a ser interessante no começo, eu ainda não li o segundo então eu realmente n sei de nada, mas pelo final parece q vai ser bem mais interessante, já q eles meio q deixaram em aberto sobre o acontecimento da floresta

@vcdisselivros 01/05/2020

Uma longa introdução...
Os garotos corvos é o primeiro livro de uma série de quatro, criado por Maggie Stiefvater.

Na trama, Blue Sargent é uma jovem que vive entre mulheres. Mas a casa de personalidades femininas não é convencional, já que todas, com exceção de Blue, são médiuns.

Todo ano, na véspera do Dia de São Marcos, Blue vai com a mãe clarividente até a chamada igreja dos corpos, local abandonado que revela nessa data os espíritos daqueles que irão morrer nos próximos doze meses.

Blue nunca consegue de fato ver as aparições, ela só vai para potencializar os poderes da mãe. De modo inexplicável, ela tem esse efeito sobre coisas que envolvem o sobrenatural. Ainda assim, dessa vez algo diferente acontece, quando o espírito de um garoto surge da escuridão e fala diretamente com ela.

Pelo uniforme, Blue percebe que o jovem é um garoto rico da Academia Anglionby, o colégio particular da cidade. Ao perguntar o nome, Blue escuta em resposta, Gansey.

Richard Gansey aparentemente tem tudo, dinheiro, boa aparência e amigos fiéis: Adam, o garoto pobre; Ronan, o invocado da turma e Noah, o reservado do grupo.

Juntos, eles buscam desvendar os mistérios das linhas Ley ? um caminho de energia que conecta lugares espirituais escondidos pela cidade de Henrietta. O objetivo de Gansey, é encontrar e despertar o Rei Glendower, cuja mitologia aponta que concederá a realização de um desejo.

O BEIJO DA MORTE

Desde que se entende por gente, Blue escuta das mulheres da família que se beijar seu verdadeiro amor, ele morrerá. Por não acreditar no amor, ela pensou que isso nunca seria um problema, no entanto, ao se aliar aos rapazes da Anglionby, conhecidos como garotos corvos, ela não terá mais tanta certeza.

OBJETIVOS FRACOS

Como toda saga, o primeiro livro deve situar o leitor do que está acontecendo. Apesar disso, Os garotos corvos apresenta objetivos fracos, que não convencem ao longo da leitura. Esse questionamento faz com que a magia do da narrativa se perca um pouco, já que não fica tão palpável as motivações que visam como prêmio despertar o rei.

O PROBLEMA SOU EU, NÃO É VOCÊ

A frase clichê serve para mostrar que sim, eu posso não ter me convencido, porém ele ainda pode funcionar com você. Como era de se esperar, o livro terminou com fatores em aberto, que espero com sinceridade, ver respondidos ao longo dos outros três. Com a sequência, ?Ladrões de sonhos?, espero perder essa má impressão deixada pelo primeiro título e me surpreender mais com a escrita da autora.
Maiara W 03/05/2020minha estante
Nossa, mesmo sentimento quanto ao livro. Não sei se tenho coragem de ler o próximo ?

@vcdisselivros 03/05/2020minha estante
Só vou ler o próximo para saber o fim da saga haha.

Maiara W 04/05/2020minha estante
kkk corajoso kkk ;)

Anita 16/09/2020minha estante
A mesma coisa comigo

Maiara W 16/09/2020minha estante
Kkkkk

@vcdisselivros 16/09/2020minha estante
Ainda bem que não fui o único kkkkk, porém ainda não consegui ler o segundo para saber se piora ?

Lua 16/07/2021

Livro interessante, autora problemática
Meu problema com esse livro foi a autora mesmo, antes de começar eu não sabia nada a respeito dela, nunca tinha lido nada que ela escreveu, e fui apenas satisfazer meu eu de 14 anos que sempre quis ler esse livro.
Conta a história de Blue e dos Garotos corvos (4 estudantes da escola Aglionby) e de como essas histórias irão se cruzar futuramente por conta de uma espécie de profecia.
O livro é bem diferente do que eu já li antes, achei todos os pilots bem legais, a trama vai se desenvolvendo muito de vagar, porém com bastante vontade tu consegue engatar na leitura.. o início é bem puxado mesmo..
Agora o que mais me incomodou no livro, foram discursos racistas bem sutis, dos quais eu tenho certeza que se eu tivesse lido com 14 anos como desejava, nunca teria percebido.
As falas não são nem dos personagens não, é a forma como ela descreve as coisas, a forma como ela associa >>tudo
Lua 16/07/2021minha estante
Não acredito que postou incompleto ?????

Meu deeeeeeus skoob

Lua 16/07/2021minha estante
"A forma como ela associa >>tudo

PQ NÃO TA INDO TUDO?? JA É A SEGUNDA VEZ QUE ODIOOOOO

Manu 17/07/2021minha estante
oii! eu acabei de terminar o livro e não consegui perceber as partes racistas, vc pode me dizer mais ou menos quais foram?

Lua 17/07/2021minha estante
Amg, te mando na dm

bibilitos 25/12/2022

uma completa surpresa
depois de mais de um ano encostado na minha prateleira eu, finalmente, decidi pegar ele pra ler e estava muito apreensiva, achei que ia ser uma leitura arrastada e que eu não ia entender nada (já que é isso o que todos falam) e no início foi realmente arrastado e eu realmente não estava entendendo nada (primeiro livro de saga de fantasia né), sem contar que eu tinha uma ideia bem diferente da vibe do livro, até levei um susto quando começaram a falar de linha ley, mas, apesar da confusão inicial, quando você entende o que está acontecendo você percebe que é uma saga com muito potencial.
a história corre de maneira lenta, mas fica claro desde o princípio que tudo ali é muito bem elaborado, coisas pequenas vão ser gigantes no futuro. inclusive, as reviravoltas são muito boas, eu tive uma breve desconfiança de dois personagens, mas não imaginava que TUDO AQUILO ia acontecer.
falando em personagens acho que a autora fez um ótimo trabalho com os garotos corvos e com a blue, eu amei acompanhar a jornada deles nesse livro, amei cada um deles e amei a relação que eles tem entre si. também amei a maura, a persephone e a calla.
confesso que não morro de amores por algumas coisas, como a escrita, mas nada me incomodou o suficiente pra dar uma nota menor, o carinho que eu passei a sentir pela história e pelos personagens supera qualquer coisa.

enfim, estou ansiosa pra ler o próximo. garotos corvos e jane vocês vão ser sempre meus queridos (se vocês morrerem nos próximos livros eu mato vocês).
Heloisa 25/12/2022minha estante
O romance??? é bom
de 0 a 10 um 8 pelo menos??

bibilitos 25/12/2022minha estante
@heloisa olha não é um livro de romance viu? o foco é a fantasia mesmo, tanto é que nesse livro o romance nem começou direito. é uma coisa beeeem slow burn (mas eu particularmente to achando um ótimo plot secundário e as interações deles são tudo, acho que daria um 9)

Heloisa 26/12/2022minha estante
tipo no segundo tem um desenvolvimento de um personagem específico eu vi, tbm tem um desenvolvimento melhor de casal??

bibilitos 26/12/2022minha estante
olha eu terminei de ler o primeiro hoje, então ainda não comecei o segundokkkk mas não estou esperando um avanço gigantesco deles não, ainda tem 3 livros pela frente, ACHO que o romance vai se desenvolver beeem lentamente

Izzie 28/12/2022minha estante
qual é a classificação indicativa e os gatilhos???

bibilitos 28/12/2022minha estante
@Izzie não faço a mínima ideiakkkk mas deve ter no google

jonathan 20/05/2022

muuuuuuuito o que nadar pra acabar chegando num lugar que nem é tão legal assim
por adorar defender o trabalho alheio, sempre que eu me deparo com uma leitura que acaba se mostrando muito arrastada, eu tenho o hábito de me perguntar: é o livro ou sou eu? e nesse caso, apesar de achar que tenho andado muito distraído durante meus momentos de leitura, preciso admitir que a autora definitivamente não estava com pressa em fazer algo de substancial acontecer na história para fisgar o leitor. o livro começa dividindo informações importantes, que fazem as expectativas subirem rapidamente, então nas páginas seguintes as coisas esfriam e permanecem mornas até aproximadamente 75% do texto.

a história começa com blue, uma adolescente com uma vida comum, a não ser por ser uma não-médium vivendo em uma casa cheia de médiuns e a tãããão falada profecia envolvendo a sua vida, que diz que quando ela enfim beijar o grande amor da sua vida, ele morrerá. ainda do ponto de vista dela, conhecemos outra espécie de profecia envolvendo o “caminho dos mortos”, um local que se torna uma peça muito importante. e essas questões vêm a se tornar o grande chamariz do livro. com o passar das páginas, também somos apresentados aos garotos corvos, gansey, adam, ronan e noah, que buscam por algo sobrenatural: uma linha de ley que, supostamente, atravessa henrietta, cidade onde se passa a história, e promete guardar um antigo e poderoso rei adormecido.

como o esperado, os núcleos pedem para se chocar. blue precisa se tornar parte do grupo dos garotos corvos para que as engrenagens da história comecem a girar, mas o que mais me incomodou foi a demora para essa dinâmica enfim acontecer e o quão lentas as coisas continuaram mesmo após. acaba sendo como ler sobre amenidades envolvendo as vidas de adolescentes excêntricos: blue e o seu drama particular envolvendo um lar incomum e cheio de segredos, profecias e incertezas que não se desenvolvem. gansey e os amigos, que parecem formar uma família disfuncional da qual este faz extrema questão de ser a figura patriarca e protetora. tudo isso é interessante, mas o excesso acabou tornando algumas passagens e descrições muito repetitivas, monótonas e caricatas e eu gostaria que todo o trabalho envolvendo apresentar as personagens fosse mais permeado de momentos que contribuíssem de fato para o andamento da história, você não come uma garfada de arroz e depois uma de feijão separadamente, você mistura os dois e forma algo melhor em todos os sentidos.

agora falando um pouco sobre o texto em si, achei a escrita um pouco rebuscada e específica demais, e eu raramente vejo isso como um ponto ruim, porém, somada ao enredo extremamente morno e monótono, imagino que talvez não tenha sido a melhor escolha para prender o leitor. além disso, preciso ressaltar os cortes abruptos entre os acontecimentos, a autora saía de uma cena para outra sem a menor explicação sobre o desfecho, o que me causou certa estranheza em diversos momentos —? uma hora uma personagem está aqui e puf? agora já tá lá, olha só, tutu pom?! imagino que o livro seria muito mais extenso sem esse pequeno “?artifício?”, mas talvez ela pudesse ter deixado para economizar páginas em outros trechos menos proveitosos.

também preciso falar da mitologia bastante específica e nada intuitiva que acaba sendo a base desse universo especulativo. muito do que foi mostrado não passou de mera teoria, o que dificultou muito a minha compreensão lógica do que estava acontecendo e especulação sobre o que estava para acontecer, diferentemente de outras fantasias como os instrumentos mortais e percy jackson, que mostram na prática como tudo funciona, além de já terem elementos que permeiam a nosso imaginário e cultura. falando um pouco sobre ?vilões?, sem nem ao menos me extender citando a falta de carisma, as figuras que se levantaram como possíveis antagonistas também não revelaram tanta presença e o seu propósito quanto eu gostaria de ter visto, mas acredito que esse ponto em especial deve ser melhor desenvolvido nos próximos volumes.

desmembrando um pouco sobre cada um dos garotos, achei a construção individual deles bastante detalhada, como a maioria das coisas no livro. ronan tem tudo o que qualquer um poderia querer ao seu dispor, porém passou por situações difíceis, que o tornaram completamente imprevisível, diferentemente de adam, que é estático e extremamente convicto de quem é e do que quer, sendo filho de pais humildes e violentos, ele usa a sua dor como combustível e quer provar o seu valor e mostrar que é mais do que um bolsista à sombra de gansey —? e o seu desejo de se provar e o repúdio pelos privilégios do amigo podem ser facilmente interpretados como uma inveja mal resolvida e raivosa —?, e isso faz com que o seu comportamento seja bastante questionável e tóxico em alguns momentos. e por fim, gansey tenta construir um lar com os amigos e ser o pioneiro em ao menos alguma coisa, querendo se provar como alguém que é mais do que um garoto rico e privilegiado, ele quer que todos saibam que ele é algo por si mesmo e não pelo que tem à sua disposição e essa busca parece limitar muito a sua personalidade. e também temos noah, que é um completo caso a parte a ser descoberto ao longo das páginas.

apesar de alguns esteriótipos e dos momentos caricatos, a autora conseguiu construir personagens que cativam, só gostaria de vê-los um pouco mais em ação por si próprios e não empurrados pelas circunstâncias como ocorreu em todo o livro. mesmo blue, com todas as nuances extraordinárias em sua vida não pareceu se mover sozinha tanto quanto poderia, todas as suas ações tinham um propósito maior, o que limitava que ela demonstrasse quem ela era e o que ela queria para si mesma. sinto que talvez fosse interessante ver os personagens em situações que não fossem ideia do gansey ou consequência delas.

agora mirando no que o livro promete, é engraçado pensar como todo o hype por trás dele se baseia na profecia sobre a blue e sobre o que ela vê no caminho dos mortos e perceber que isso acaba não sendo tão relevante no final das contas. essas questões acabam ficando enterradas sob camadas e camadas de acontecimentos e sentimentos conflitantes durante todo o livro, aliás, o romance em si mal é uma questão nesse primeiro volume, o que me incomodou bastante, já que nada pareceu engatar o suficiente a ponto de cativar e instigar para o que vem a seguir. todas as resoluções nesse sentido foram simplesmente empurradas para os próximos volumes sem uma prévia definida.

concluindo, apesar de ser não ter sido uma das minhas melhores experiências com o gênero, imagino que o final conseguiu entregar algumas pontas que chamaram a minha atenção, aguçando a minha curiosidade ao ponto de me segurar bastante nas últimas páginas e instigar a conhecer o que tem por vir. levando em consideração alguns spoilers que eu já levei e também a legião de fãs, me sinto otimista sobre uma melhora nos próximos volumes e estou ansioso pra desvendar alguns mistérios!
Larissa 20/05/2022minha estante
O MELHOR DOS MELHORES MEUS AMORES TOMARA Q VC AME ESSE LIVRO ???

DANILÃO1505 28/05/2022minha estante
???????????

Esquadrão 312 18/01/2023minha estante
Eu amei esse livro dmss

Paola 30/04/2023minha estante
KAKKAAKKAK esculachou o livro 30 vezes e terminou com empolgação para ler os próximos

Regina.Pereira 29/08/2023minha estante
Simplesmente perfeito, é exatamente o que pensei sobre a saga.

Raven 05/05/2024minha estante
Tô lendo o 1? livro e não tô tão empolgado assim, e ainda comprei o box

Rafaela.Carvalho 23/05/2021

Um livro de aventura
Um livro fácil de ler com um estilo de caça ao tesouro que me agradou bastante. Gostei muito do plot, porque pra mim foi totalmente imprevisível.
Adorei os personagens, e embora o Ronan seja o problemático, tive problemas com a chatisse do Adam.
Gansey e Blue são fofos, mas problemáticos juntos e achei as médiuns bem relapsas por saberem o que estava acontecendo e não fazerem nada a respeito.
Ana 24/05/2021minha estante
KKKk essa resenha me representa tanto que poderia ter sido escrita por mim facilmente.

Kkkkkkkt

Rafaela.Carvalho 24/05/2021minha estante
Hahahaha jura? Os outros são tão ruins assim mesmo?

Ana 24/05/2021minha estante
Eu sou uma em um milhão que não gostou. Estou terminando só pra ter certeza que ela vai responder as milhões de coisas que propôs.
Mas aquelas né:
Talvez você goste!!!

Rafaela.Carvalho 25/05/2021minha estante
Vou tomar coragem para ler o resto. Eu gostei do primeiro, mas sinto que preciso de um tempo...

Ana 25/05/2021minha estante
Talvez com o tempo pra digerir seja o necessário mesmo.

Livia 02/02/2022

A definição desse livro é ?confusão? apesar de ser o 1 livro de 4 entendo q muita coisa fiquei em aberto, porém na minha opinião tudo fica em aberto, tudo precisa de uma explicação.

Os personagens tem características muito marcantes, que foi o q fez eu gostar dele, pq a amizade deles é incrível e cativante.

Comecei o segundo livro mas decidi abandonar, não estou muito afim de ler pra não entender nada do livro, que é o q eu sinto desse, eu não entendi uma palavra. Mas é legal pra passar o tempo.
Leiturasd.flor 02/02/2022minha estante
Eu estava lendo esse mas abandonei, achei muita enrolação pra contar as coisas principais, ficava perdendo tempo com coisas sem importância.

Livia 02/02/2022minha estante
simmmm

Gabriel2552 02/02/2022minha estante
Eu também... Não entendi nada jskssmsmsmsjsm

dayse 02/02/2022minha estante
Nossa você falou absolutamente tudo, eu li os quatro e continuo com a sensação que não entendi realmente nada!

Livia 02/02/2022minha estante
ainda bem q abandonei então não perdi meu tempo quebrando a cabeça pra tentar entender essa linha lá

ju_martucci 30/05/2023

Quebrou minhas expectativas
Não sei nem o que pensar. Que livro estranho. Ainda não consegui entender ao certo qual foi a história e aonde ela queria chegar com os acontecimentos. Muita informação jogada de uma forma que não deixa entender o que realmente estava acontecendo. Não vou negar que achei que o livro seria totalmente diferente e muito melhor, o que me deixou decepcionada. Tenho pouco a dizer pq realmente esperava muito mais?
Willianpm1 30/05/2023minha estante
Eu tive uma sensação parecida. O livro anda muito pouco pra frente, da poucas conclusões. Ainda assim li o segundo e continuei não gostando pelos mesmos motivos.

Mas confesso que adorei o estilo de escrita da autora, uma pena que a história não me pegou.

ju_martucci 30/05/2023minha estante
De fato, concordo com você! Na minha opinião a história tinha tudo para ser boa e cativante, mas pela forma como foi desenvolvida decepcionou demais. Vou começar o segundo livro hoje e espero pelo menos entender alguns dos pontos que ficaram um pouco jogados nesse primeiro livro.

ttharg0 30/05/2023minha estante
eu estou lendo e ainda não entendi, os irmãos são declan, noah e ronan?

ju_martucci 30/05/2023minha estante
Não! Até o final do livro vai explicar direitinho quem são os 2 irmãos e o terceiro aparece no início do segundo livro! Não posso falar mais do que isso se não vai ser spoiler kkkk

ttharg0 30/05/2023minha estante
KKKKKKKKKKKK obrigadaaa

Lia 12/06/2021

Maravilhoso
Que porra de desfecho foi esse? Confesso que esperava mais de tal mas ainda sim tô em choque. Terminei ontem o livro e já comecei o segundo de tão curiosa eu fiquei com a última frase do livro. Leiam!!
Becca 12/06/2021minha estante
O bom dessa saga é que ela só melhora (o final do primeiro é péssimo)

Beatriz Matta 12/06/2021minha estante
Amoo essa série, mas o segundo livro me desapontou um pouco

Lia 12/06/2021minha estante
@becca tbm achei bem blé o final, tinha criado uma puta expectativa

Laisdaes 12/06/2021minha estante
Resenha mais expressiva do que essa não existe kkkk. Despertou minha vontade de ler esse livro

rebeka128 10/01/2024

Não esperava muito
Eu comecei do nada essa leitura, não sabia ao certo do que se tratava, foi a primeira vez lendo nesse ponto de vista, me apeguei muito ao mistério e assombrações, não esperava muito do livro quando cheguei na metade, mas mano, que livro incrível, que personagens, eu amei cada detalhe do enredo, simplesmente fantástico!
giulia¡ 10/01/2024minha estante
amg, qual a classificação? Tem hot? Pq eu não gosto!!

Gabi 10/01/2024minha estante
Oi não sou ela mas acho que a classificação ficaria para +14 no máximo pq não tem nada demais, e não não tem hot

Gabi 10/01/2024minha estante
A pobi da Blue inclusive não pode nem beijar na boca kakakka

giulia¡ 10/01/2024minha estante
Obrigada, amg!!