Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos Gustavo Cerbasi

Resenhas - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Caio Henry 12/02/2024

Casais Inteligentes
Livro muito bom, ponto importante é que é super inclusivo. Todos os exemplos dos livros se encaixam tanto pra casais que ganham muito dinheiro quanto pra casais que estão começando a sua vida agora, e isso falta nos livros de finanças de hoje em dia, pois, não citam exemplos reais, e quando citam, só se encaixam pra quem já ganha rios de dinheiro.

Eu consegui me identificar e consegui identificar a minha parceira logo de cara, pois nas primeiras páginas do livro já foi apresentado os perfis, sendo eles:

? Financista, poupador, desligado, gastador e o descontrolado.

Depois de me identificar e identificar a minha parceira, a leitura ficou ainda mais agradável. Do início ao fim do livro pude pensar sobre nós dois como um casal e quais decisões devemos ou não tomar.

Todo o conteúdo do livro, ao meu entendimento, tem uma finalidade: Conseguir orientar os casais a atingirem a liberdade financeira.

Pra atingir esse objetivo o livro mostra pra gente como economizar, investir, se programar e qual é o tempo certo de fazer algumas coisas, como por exemplo uma viagem, comprar um carro, um imóvel e até quando cogitar a ideia de ter um filho. Então financeiramente esse livro é uma faculdade e deveria ser lido por todos os casais.

O que eu não esperava é que, além da parte financeira, o Gustavo Cerbasi entra na área do relacionamento do casal. Como o dinheiro, ou pior, como a falta do dinheiro causa problemas no casal e nos ensina a como passar/prevenir de momentos de crises no relacionamento. E o conceito mais interessante me foi apresentado na página 115:

?Muitos responsabilizam a pessoa amada pela rotina, quando na verdade isso pode ser consequência da falta de planejamento. E um bom planejamento financeiro pode diminuir bastante a rotina do casamento. Como?
O que vocês acham de incluir, entre os gastos essenciais do mês, uma verba para sair da rotina? Chamo essa verba de finanças da reconquista diária.?

Um dos maiores motivadores do fim de relacionamentos, além da falta de dinheiro, é a falta de novidade, a rotina, é a acomodação por parte do seu parceiro, a acomodação que faz com que o casal não se preocupe mais em se reconquistar, entrando numa rotina chata e cansativa, e que ao longo do tempo, inevitavelmente ocasionará o fim do relacionamento.

Quando o Cerbasi apresentou a ideia da ?verba da reconquista diária? me pareceu óbvio, mas é o óbvio que pouquíssimas pessoas aplicam, e a não aplicação desse ?método? pode acabar sendo o estopim pro fim de um relacionamento.

Nota 10/10 pra esse livro, não só pela parte financeira mas também pelo que eu aprendi sobre mim mesmo e sobre relacionamentos. Superou as minhas expectativas.
Bella 18/02/2024minha estante
Muito bom! A verba da reconquista diária é genial! ?

Tiago88 12/02/2024

Alinhamento do Casal
Tudo que o livro escrito pelo Cerbasi é voltado ao planejamento do casal e os objetivos a serem atingidos. Saber o que cada um quer e como chegar lá é o grande desafio dos casais e neste livro temos algumas boas dicas para os namorados, recém-casados e casados que podem ajudar não só financeiramente, mas que torna a vida a dois mais leve.

Cristini2 08/02/2024

Pensamento, ação e evolução
Esse leitura foi feita em conjunto com o meu namorado, o que engrandeceu muito a experiência, pois pudemos parar e analisar o andamento da nossa vida atual em comparação com os ensinamentos da obra.

Este é um livro para casais que desejam construir uma vida singular ou que necessitam alterar profundamente a circunstância que vivem atualmente para não comprometer a relação.

Gustavo Cerbasi me ensinou sobre a importância de analisar cada opção antes de tomar uma atitude; me ensinou sobre a relevância do planejamento; e acima de tudo, me ensinou como o adequar o perfil pessoal ao do parceiro para juntos seja possível alcançar uma vida próspera.

Vale muito a pena a leitura, pois além de possuir muitos ensinamentos, trata-se de uma escrita fluída e clara.

IuryCN 29/01/2024

Trilhando Juntos O Caminho Financeiro
Leitura agradável, simples e prática. Gustavo Cerbasi explora a relação entre finanças e relacionamento, destacando a importância da parceria e comunicação eficaz na construção de riqueza. No livro, o autor oferece insights práticos sobre como casais podem planejar, investir e enfrentar desafios financeiros em conjunto, promovendo uma abordagem inteligente para a prosperidade mútua.

Meachou 29/01/2024

Nem só de ficção vive essa leitora, mas de conhecimentos que permitam um futuro mais tranquilo e seguro.

Rodrigo 28/01/2024

Importância do relacionamento financeiro entre casais
Uma leitura incrível, onde abriu a minha mente para assuntos financeiros que eu sabia que era importante, mais que ainda não tinha percebido o grau de importância na vida de um casal.

bellee 16/01/2024

Um ponta pé inicial
Chega aquela fase da vida em que colocamos algumas metas na nossa cabeça envolvendo a pessoa amada. Foi o que aconteceu comigo. Começamos a planejar a vida a dois e buscamos um meio de organizar nosso dinheiro, foi aí que encontrei esse livro.

Gustavo nos explica passo a passo como fazer o planejamento financeiro familiar. Passamos por diversos passos, como filhos, casamento, namoro e início da vida a dois. São apresentados diversos conceitos financeiros no decorrer da leitura e eles são esclarecidos de maneira clara e simples.
Eu amei esse livro!! Já li outros sobre finanças mas esse foi um que realmente conseguiu me esclarecer dúvidas. Eu recomendo esse livro não apenas para casais, mas também para aqueles que estão procurando começar a entender um pouquinho a respeito do mundo financeiro! E claro, para aqueles que possuem suas metas a dois.

11/01/2024

Interessante
Tirando a parte dos cálculos kkkkk é um livro interessante. Aborda como ter um controle financeiro desde o namoro, como identificar a situação do seu relacionamento em relação ao dinheiro e também há dicas de como vocês podem melhorar nisso. Como preparar para o casamento, para a criação de filhos, para a aposentadoria etc.

Bia 10/01/2024

O livro é bem básico no que se refere a planejamento financeiro e tem muitas lições ultrapassadas por ter sido escrito em 2004, mas é uma leitura válida pra quem tá começando a estudar sobre o assunto.

anaclaracanto_ 09/01/2024

Bom para iniciantes
Para pessoas que precisam de uma certa noção do básico sobre lidar com dinheiro, é perfeito!
Creio que peguei uma versão mais antiga, não sei se tem uma mais atualizada, mas valeu a leitura!

Fernanda309 01/01/2024

Interessante
Como o livro é de 2004, 20 anos depois fiz a leitura dele. Muita coisa em relação a juros, banco, cheque, está defasado. Tirando isso, reconheço muito a leitura para quem tem o interesse de crescer e se organizar financeiramente. Há vezes lições e a ideia geral é possível ser executada mesmo com a defasagem dos anos. Um livro prático, aborda todas as áreas do casal: Noivos, casados, casados com filhos, casados planejando ter filhos, casados que desejam e não desejam deixar herança. Abrange todas as áreas de forma clara e objetiva. Vale a pena a leitura.

Deyvison.Ferreira 30/12/2023

Eu gostei do livro. É uma linguagem muito simples, mas com toda a parafernália técnica... Importante para solteiros, noivos, casados, casados com filhos... Só está desatualizado, mas os princípios são ad eternum...
Queria ter lido esse livro aos 20.
Leia com 50 anos, mas leia.

Lorrany 27/12/2023

Para quem, assim como eu, nunca leu nada de finanças pessoais e tem interesse em aprender um pouco do assunto, esse livro definitivamente vale a pena. Ele é bem realista no quesito montar uma planilha e me ajudou bastante.

Morgana.Paulino 19/12/2023

Indicado para casais e solteiros
Acredito que é um livro que pode contribuir com a educação financeira para qualquer pessoa que não tenha tido isso em outros momentos da vida, e ajuda casais a entenderem o que é prioridade para cada um dentro da relação quando se tratam de finanças.
Considero que é um pouco prolixo em alguns momentos, mas entendo que é no intuito de ser mais didático.
Contribuiu para uma melhor sinergia nas finanças com meu marido.

Lucas.Marra 19/12/2023

Generalista
Acho que o problema desse livro é a expectativa que o leitor vai tem com ele. Por se tratar de uma obra para iniciantes e ser bem generalista, peca em levar informações relevantes. Mesmo sendo bem escrito e formatado, o livro tem dificuldade em prender qualquer um que não seja iniciante no assunto de finanças.
Ele não traz exemplos práticos para uma vida de casal, e se não fosse pelo nome e pelo primeiro capítulo, poderia ser um livro de finanças tradicional para uma pessoa só.