Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Casais Inteligentes Enriquecem Juntos Gustavo Cerbasi

Resenhas - Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Adriel.Macedo 15/01/2022minha estante
Recentemente li um livro semelhante, a ideia era boa, mas dava para ver que foi escrito em outra época, para outra cultura, havia dicas como "separar 30% do que se ganha e guardar"; algo realmente impraticável para um Brasileiro que mal consegue pagar as contas.

No entanto, a ideia por detrás dos conceitos era valida, cabia apenas uma atualização

Nicole Chaves 15/01/2022minha estante
Pois é, mas é tb ver a questão dos exemplos que se usa para entende tô público alvo. O Brasil é uma pais muito desigual e são realidades muito diferentes

Adriel.Macedo 17/01/2022minha estante
O que li era "O homem mais rico da Babilônia" era como se fosse um compilado de histórias no estilo "as mil e uma noites" todas ambientadas na Babilônia antiga

Nicole Chaves 17/01/2022minha estante
Já ouvi falar desse livro. Atualmente, tô achando que tem melhores conteúdos de Financas pessoais no YouTube do que em livros, pq já passei do básico, mas ainda não estou no avançado ?

Paulinhaka 26/02/2024

Raciocínio Financeiro
É uma leitura bem prática e no geral gostei bastante do livro. Ele te envolve com exemplos de soluções apresentando valores eficientes para você tomar a melhores decisões financeiras. Diria que é um complemento para grandes livros sobre investimentos e foi ótimo poder me aprofundar mais ainda nesse assunto.
Ulisses San 26/02/2024minha estante
Esse deveria ser um livro obrigatório para qualquer casal.

Paulinhaka 27/02/2024minha estante
Concordo plenamente!!!

Rodrigo 09/12/2009

O livro é bom, principalmente pra quem entende muito pouco de finanças e/ou pra quem está endividado, com a corda no pescoço. Apesar o livro ser bom ele tem uns momentos bem fracos, onde tem uma quedinha prum lado de livro de auto-ajuda/revista aborrecente, quando o autor, Gustavo Cerbasi, traça um perfil de união entre conjugês gastadores/desligados/poupadores/financista e por aí vai. No meu ver, essa passagem é uma perda de tempo, pois o autor tenta rotular as pessoas de forma simplista. Outro momento fraco é quando aparece um teste para ver qual o perfil do casal de construir riqueza, teste típico de revistas de aborrecentes.

Mas no geral o livro tem mais pontos altos do que baixos. O autor da boas dicas de como investir seu dinheiro, como não se endividar , ou se isso já aconteceu, como se livrar de uma dívida "impagável", como pegar empréstimos com os menores juros possíveis, como frear o impulso consumista e evitar ao máximo compras fúteis e como consumir sem culpa e até mesmo como usar o dinheiro para sair da rotina do casamento.

Cerbasi também tenta descontruir alguns mitos, como o da casa própria. Ele afirma que no início da vida a dois é melhor alugar uma casa ou apartamento e usar o dinheiro que iria ser gasto na compra da casa própria em investimentos, como fundos de renda fixa, CDB (certificado de depósito bancário), títulos do tesouro, entre outros. No entanto, me pergunto: Se meu sonho de consumo for uma casa própria, de que me adianta investir esse dinheiro se eu posso comprar logo minha casa e realizar meu sonho? Cerbasi explica que no começo da carreira é comum uma pessoa trocar de emprego ou ficar muito tempo desempregada, e que os custos de uma casa atrapalham nessa fase inicial da vida a dois. É muito mais fácil administrar dívidas e mudar-se para mais perto do seu novo trabalho se você tiver uma moradia alugada e não ter que se preocupar com prestações da casa própria.

Ele também desmistifica a compra de carros. Um carro popular completo vai servir tanto quando um carro de luxo, o luxo serve apenas para ganhar status. Mas será que no futuro você conseguirá manter esse status ou vai decair? Vale mesmo apena ter um carro só pra ostentar? Além do mais, Cerbasi explica que o pagamento do carro não é o único gasto que você terá com ele. Há gasolina, IPVA, manutenção, seguro. Através de uma matemática simples ele mostra que um proprietário de um carro pode chegar a gastar o preço de um carro popular novo em dois anos, somando IPVA + Combustível + Estacionamento + Manutenção + Seguro... e Nem falamos das possíveis multas ainda! Dica: Ande de ônibus ou táxi, nos feriados, férias ou fins de semana alugue um carro. No final do ano seu gasto será menor do que se tivesse um carro próprio.

Enfim, o livro é muito interessante e recomendado para quem quer se iniciar na educação financeira.
null 19/08/2020minha estante
Olá como eu faço p ler? Alguém pode me ajudar sou nova aquu

Rodrigo 19/08/2020minha estante
Aqui não tem livros para ler, é só para avaliar, fazer resenha, ler sinopse, etc

Caio Henry 12/02/2024

Casais Inteligentes
Livro muito bom, ponto importante é que é super inclusivo. Todos os exemplos dos livros se encaixam tanto pra casais que ganham muito dinheiro quanto pra casais que estão começando a sua vida agora, e isso falta nos livros de finanças de hoje em dia, pois, não citam exemplos reais, e quando citam, só se encaixam pra quem já ganha rios de dinheiro.

Eu consegui me identificar e consegui identificar a minha parceira logo de cara, pois nas primeiras páginas do livro já foi apresentado os perfis, sendo eles:

? Financista, poupador, desligado, gastador e o descontrolado.

Depois de me identificar e identificar a minha parceira, a leitura ficou ainda mais agradável. Do início ao fim do livro pude pensar sobre nós dois como um casal e quais decisões devemos ou não tomar.

Todo o conteúdo do livro, ao meu entendimento, tem uma finalidade: Conseguir orientar os casais a atingirem a liberdade financeira.

Pra atingir esse objetivo o livro mostra pra gente como economizar, investir, se programar e qual é o tempo certo de fazer algumas coisas, como por exemplo uma viagem, comprar um carro, um imóvel e até quando cogitar a ideia de ter um filho. Então financeiramente esse livro é uma faculdade e deveria ser lido por todos os casais.

O que eu não esperava é que, além da parte financeira, o Gustavo Cerbasi entra na área do relacionamento do casal. Como o dinheiro, ou pior, como a falta do dinheiro causa problemas no casal e nos ensina a como passar/prevenir de momentos de crises no relacionamento. E o conceito mais interessante me foi apresentado na página 115:

?Muitos responsabilizam a pessoa amada pela rotina, quando na verdade isso pode ser consequência da falta de planejamento. E um bom planejamento financeiro pode diminuir bastante a rotina do casamento. Como?
O que vocês acham de incluir, entre os gastos essenciais do mês, uma verba para sair da rotina? Chamo essa verba de finanças da reconquista diária.?

Um dos maiores motivadores do fim de relacionamentos, além da falta de dinheiro, é a falta de novidade, a rotina, é a acomodação por parte do seu parceiro, a acomodação que faz com que o casal não se preocupe mais em se reconquistar, entrando numa rotina chata e cansativa, e que ao longo do tempo, inevitavelmente ocasionará o fim do relacionamento.

Quando o Cerbasi apresentou a ideia da ?verba da reconquista diária? me pareceu óbvio, mas é o óbvio que pouquíssimas pessoas aplicam, e a não aplicação desse ?método? pode acabar sendo o estopim pro fim de um relacionamento.

Nota 10/10 pra esse livro, não só pela parte financeira mas também pelo que eu aprendi sobre mim mesmo e sobre relacionamentos. Superou as minhas expectativas.
Bella 18/02/2024minha estante
Muito bom! A verba da reconquista diária é genial! ?

Lau 21/03/2009

Eu recomendo, mas pra minha vida não foi das melhores.
É um ótimo livro porém não serviu pra minha vida(a experiência não foi das melhores), as duas pessoas tem que estar bem sintonizadas nas finanças e praticamente pensarem juntas e que realmente estejam dispostas a abrirem mão dos caprichos,para que nada possa ser desviado e venha ai num curto ou longo prazo de tempo o sucesso financeiro.
Eu recomendo à todos, pena que a experiência pra minha vida não foi das melhores.
Valtair 19/06/2013minha estante
Eu não li esse livro ainda , mas pretendo ler . Concordo com vc. Lau o casal tem que está bem sintonizadas em comum acordo caso contrário é só teoria . Abraço

Ely 10/06/2024

Raso demais
Caso esteja em um relacionamento, invista e economize (a mesma coisa se não estiver em um).
Eu esperava mais desse livro.

ops.rio 21/07/2010

fala nada demais, mas, vale né!

Du 10/01/2009

As diferenças entre o consumo masculino e feminino
Existem muitos livros que abordam temas ligados as finanças pessoais, mas nenhum deles é tão completo quanto "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos". Nele, Cerbasi, com um texto leve e descontraído, consegue relacionar as diferenças entre homens e mulheres quando o assunto é dinheiro. Após destacar as necessidades e particularidades de cada um no relacionamento, o autor aponta formas de conseguir uma situação financeira saudável.
É uma leitura obrigatória para todos os casais que queiram uma vida harmoniosa também nas finanças!

Helga Cavoli 08/03/2010

Enriquece quem presta atenção
Ótimo livro sobre finanças. Este livro não é avançado, pelo contrário. É um ótimo primeiro passo para quem quer aprender e entender o básico de finanças.

O livro apresenta diferentes perfis de casais. Os que não tem quem poupe, o que tem um que poupe e o que tem os dois que poupem. O sucesso do casal (o crescimento mútuo) envolve os dois quererem crescer e ajudar o outro a crescer também. O assunto 'dinheiro' é sempre deixado de lado embora tenha importância fundamental. Um casal que não converse sobre está fadado a fracassar.

O livro não impede que a pessoa poupe sozinha, mas se a pessoa encontrar alguém com o mesmo foco que ela as chances de sucesso são bem maiores.

O livro é feito por um brasileiro. Nada melhor!! Ele trata de exemplos comuns como a compra de uma casa, carro, viagens, aposentadoria..

Robertah 18/01/2009

Enriquecedor...
Gostaria de ter lido antes, pois assim evitaria com certeza a passar apertos por falta de organização e estrutura.
Recomendo a todos essa leitura, principalmente aos que estão prestes a se casar.

Adalmir 27/01/2009

Para todos
Fiquei surpreso com a simplicidade com que o autor exemplifica as situações vividas por todos nós no dia-a-dia, acredito que todos os pais deveriam ler e emprestar para seus filhos este livro, são dicas fáceis e úteis que podemos implementar sem maiores dificuldades. Recomendo!

Paty 14/02/2009

Conselho
É sempre bom dividir idéias! O Cerbasi faz isso muito bem... ele reuni conhecimento e aplica em situações simples que acontecem no nosso dia-a-dia! Acredito que todos possuem um amigo do tipo “conselheiro”...hehehe... Então eu acho que é essa a principal função do livro: aconselhar!!!

tea 01/04/2009

É um livro para quem não entende muito de finanças. Para mim não foi tão interessante como eu pensei, mas vale a pena ler.

Carla Amorim 19/04/2009

Achei um pouco fora da realidade...

kadija 04/06/2009

Achei bacana, tem boas dicas, mas que devem ser filtradas, pq nem tudo funciona do jeito que esta escrito pra maioria das pessoas, acho eu.