O Começo de Tudo

O Começo de Tudo George R. R. Martin

Resenhas - O Começo de Tudo

Amal0 16/07/2023

Ideia boa
Resumindo, é um livro muito doido que funcionaria melhor se fosse uma HQ.
Eu sei, talvez essa tenha sido a idéia.

Algumas partes confusas, capítulos chatos e longos demais.

E claro, o George RR Martin gigante na capa é para se destacar dos outros livros na livraria mesmo.

Marcelão 08/11/2020

Grande surpresa!
Sabe quando você pega um livro sem expectativa e ele derrepente te surpreende? Esse é o caso do livro 1 de Wild Cards. Contos repletos de personagens carismáticos em meio a histórias com pitadas de perseguição, violência, espionagem, tramas políticas, lutas civis, preconceito entre muitas outras coisas que completam esse mundo fantástico. Nas linhas desse livro acompanhamos a liberação de um vírus alienígena que muda toda a sociedade existente até então e acompanhamos esse mudança ao longo do tempo em um leitura super agradável. Recomendo!

LUNII 09/05/2024

Bagunça
Não gostei. Parece que o livro não tem propósito nenhum, na primeira parte é até interessante. Mas depois as historiaa só vão ficando soltas e os contos nem são tão legais assim. Em alguns, pontos os escritores queriam falar sobre muita coisa, muito tema, muito personagem e acaba virando uma bagunça sem fim.
Carlos531 09/05/2024minha estante
Achei o msm, tanto é que nem continuei ksksk

LUNII 09/05/2024minha estante
Eu comprei os dois próximos livros em um sebo, vou trocar tudo no bazar

Carlos531 09/05/2024minha estante
KAKSKAKAK eita

Ellen 28/09/2020

É um mundo bem interessante, contudo a forma que é apresentado pode ser confusa para alguns.

Daubian 18/10/2020

Rei de ouro
Esqueça Wathcmen e The Boys, se super heróis existissem de verdade seria Wild Cards. É mais do que explicação científica, é racional. O impacto de super heróis não é uniforme e a forma com que a sociedade se encaixaria nisso é primorosamente construído. A parte mais maluca do livro é a realidade. Nixon presidente? Guerra no Vietnã? Cortina de Ferro? Presidente Carter? Hippies? Punks?...a realidade é ainda mais louca. Os personagens são MT bem construídos, alguns bem inventivos. Destaco o arco do Garoto Dourado q é real até os ossos e o Tartaruga, o herói mais legal dos últimos tempos, méritos totais do George R.R. Martin. Para quem acostumou com game of Thrones, esses pequenos relatos com ponto de vista diferente gera uma míriade de posições e histórias sensacionais. É uma construção de mundo sensacional que permite um milhar de livros. Entre ases e curingas, o que o George toca dá certo. É o rei de ouro deste longo baralho

Gerson 14/03/2014

Uma colcha de retalhos
Me senti traído quando li este livro.
Deixando o lado de haver em letras gigantes "George Martin" apesar dele ter escrito apenas uma das histórias contidas, e apenas ter organizado o resto, vamos as histórias em si.

A premissa é boa: Um virus alienigena que muda a história do mundo ao criar super-humanos ou seres distorcidos.
As histórias contam com uma crueza que pode até ser interessante para alguns tipos de leitores, e mostra o lado mais feio do ser humano, o que ultimamente é uma literatura em voga.

Contudo as histórias são confusas para o leitor brasileiro médio, digo brasileiro pois o livro narra fatos da história estadunidense, que obviamente é conhecida dos mesmos e portanto mais fácil de se ambientar.

Há saltos no tempo que se demora para compreender, e quando se inicia alguma empatia com determinado personagem, a história deste acaba.

Ao meu ver, há no livro inteiro, 3 a 4 histórias as quais eu apreciei ler, configurando o resto, ao menos para mim, uma decepção.

Sandro Borges - @Experiencia_Leitor 24/07/2020

Um universo de RPG
Livro: Wild Cards ? Livro 1 - O Começo de tudo
Autor: Vários ? Editor: George R. R. Martin
Avaliação: 4*
Livro organizado por ninguém menos que G. R. R. Martin!! A ideia inicial era criar um cenário para jogar RPG e resultou numa série de livros que este é o primeiro volume.
O livro é uma reunião de contos que tem uma única história de pano de fundo: um vírus alienígena que cria mutações em humanos contaminados, que podem ser ?boas? gerando os humanos ?ases? (1% dos infectados somente) ou podem ser deformadoras que cria os humanos ?curingas?.
Ou seja, você vai encontrar aqui cada capítulo imaginado por uma mente diferente, o que faz da obra uma reunião de pequenos contos que se entrelaçam para compor o universo geral da trama.
E é justamente essa característica de múltiplos autores que dificulta ter uma opinião geral sobre o livro, uma vez que a variação de estilos gera altos e baixos em vários sentidos.
Um história para adultos de heróis com muitas referências históricas da II Guerra Mundial e com críticas sociais interessantes.
Vamos aos destaques:
Positivos: a premissa e as amarras dos vários contos a história principal estão muito bem feitas, permitindo que se tenha a plena noção que universo único mesmo com muitas histórias, e com ótima imersão para quem se permite experimentar o livro. O personagem criado pelo próprio Martin é o melhor (O Tartaruga). Destaco os contos: Capitão Cátodo e o às secreto; O jogo da carapaça; Transfigurações.
negativos: as diferenças narrativas geram em alguns momentos quebra de clima em razão do ritmo e enfoque dado por cada autor. A diferença de estilos acaba por trazer descontinuidade na escalada narrativa e tornou alguns capítulos cansativos e arrastados.
Em resumo a leitura vale muito a pena para quem gosta do estilo, mas cuidado se você se apaixonar a série de livros já tem mais de 20 volumes.

Roberta - @rkrutzmann 29/07/2014

{Resenh} O Começo de tudo - George R. R. Martin - Wild Cards #1
Quando eu recebi o email da Leya para escolher o livro do mês eu apostei com todas as minhas fichas em Wild Cards, afinal, é o grande George quem escreveu. Qual foi a minha surpresa ao descobrir a minha enorme decepção? O livro conseguiu gerar em mim sentimentos muito conflitantes pois a ideia da história chamou a minha atenção, porém o modo como ela foi escrita me angustiava a cada página e tive que usar todas as minhas forças para terminar o livro.

"Talvez ele esteja certo: este é o Bairro dos Curingas, e a vida corre rápida e cruel aqui. É como perambular por um campo de extermínio nazista durante uma bad trip; você não entende metade do que vê, mas fica apavorado da mesma forma."

Quando eu comecei a ler o livro eu tive certeza que eu iria amar, porque ele começou como se fosse alguém relatando algo que aconteceu, porém de uma forma bem irônica e instigante. Falando que algo de horrível tinha acontecido, porém não falava detalhes, apenas que envolvia um extraterrestre, o que me fazia ficar cada vez mais curiosa.

O livro conta sobre um alienígena (com aparência humana) que veio para a terra para impedir que outros da sua raça lançassem um vírus sobre a terra, pois eles queriam usar os humanos para fazer um experimento. Porém as coisas acabam dando errado e a bomba/vírus acaba explodindo em Nova York e aqueles que tiveram contato com ela tiveram alguma reação. Uns ganharam poderes, como voar, ler mentes... estes foram chamados de Ás. Outros tiveram sua aparência completamente deformada, tendo tromba no lugar de nariz, caudas, chifres... a esquisitice não tem limites. Esses foram chamados de coringas, alguns até chegavam a ter poderes, porém devido a sua aparência bizarra a população não conseguia aceitá-los.

"Eles chama de quarente, não de discriminação. Não somos uma raça, eles nos dizem, não somos uma religião, somos doentes, então o correto é nos separar, embora eles saibam muito bem que o carta selvagem não é contagioso. A nossa é uma enfermidade do corpo, a deles, uma doença contagiosa da alma."

E essa foi a parte da história que eu amei, porque eu achei a ideia do autor fantástica, porém não consegui gostar da forma que ele resolveu abordá-la. Wild Cards não tem um personagem principal, quer dizer, na verdade, ele tem vários. Cada capítulo conta um pouco da história de uma pessoa e o que o vírus fez com ela, seja ela um Ás ou um Coringa. Porém isso tornou a leitura muito difícil para mim pois toda vez que eu começava a me apegar a algum personagem, terminava o capítulo e eu nunca mais ouvia falar dele.

"- Comecei a gostar de você pelo que você é. E pelo que poderia ser. Existe uma pessoa de verdade por trás daquele corte à escovinha, daqueles óculos de tartaruga e daquelas roupas de elite sem graça que você usa. Uma pessoa que implora por ser libertada."

Acho que esse foi um dos livros mais difíceis que li nos últimos tempos, demorei muito para conseguir terminá-lo porque eu não conseguia me apegar a nada que fizesse com que eu ficasse curiosa para saber o que iria acontecer. Foi uma leitura muito cansativa e, por muitas vezes, um pouco nojenta, pois Martin não perdoa ninguém e várias das cenas que eles escreveu foram muito difíceis de serem lidas.

"Mas o poder já o modificara. Ele já viu coisas que, sem ele, nunca teria entendido. O poder corrompe, disseram a ele, mas agora ele viu como isso era ingênuo. O poder esclarece. O poder transforma."

Quando eu estava me aproximando do final do livro a sensação era de alívio por finalmente terminar. A maioria das histórias que foram contadas no livro me interessaram, teve poucas que eu não gostei. Mas o fato de eu não ter um personagem para acompanhar me deixou muito frustrada, ainda mais que os capítulos não terminavam deixando um ponto final na vida deles.

"Por que tinha sido tão transparente com ele? Não havia outro ser humano ainda vivo na cidade que sabia tanto sobre ela quanto Jack naquele momento. Foi porque eram semelhantes; sabiam o que era ser diferente e tinham parado de procurar maneiras de ser como todo mundo."

Fiquei bem em dúvida se dava três ou duas estrelas para o livro, porque apesar de tudo a história que é fantástica. Martin brinca com a sua mente durante todo o livro, achando que você conhece o personagem e na verdade ele é completamente diferente daquilo que você imaginava. Porém por ter sido uma leitura tão difícil, sem nada que te impulsione a continuar eu resolvi dar somente duas estrelas, ainda mais depois de um final que também faz com que você não tenha vontade de continuar a ler a série pelo simples fato de não ter nada te prendendo a história.

"A única forma pela qual poderíamos combatê-los seria violando a lei, acertando seus rostos satisfeitos e fazendo a sala do comitê em pedaços, rindo enquanto os congressistas se jogavam no chão em busca de abrigo sob suas mesas. E se fizéssemos isso nos tornaríamos aquilo que combatíamos, uma força extralegal de terror e violência. Nós nos tornaríamos aquilo que o comitê dizia que éramos. E isso só pioraria as coisas."

Se eu leria a continuação? Por incrível que pareça, eu acho que sim. Porque, como eu disse, eu realmente achei a ideia do livro fantástica e queria muito saber o que Martin irá fazer com ela. E pelo que eu andei vendo, parece que o segundo volume da série é melhor que o primeiro, porém acho que ainda vou demorar para me arriscar.

site: http://www.apenasumtrecho.com/2014/07/resenh-o-comeco-de-tudo-george-r-r.html
João Pedro 24/05/2015minha estante
Legal a resenha! Gostei do livro um pouco mais que você, mas compartilho da mesma sensação ao final dos capítulos: eu sempre queria que a história continuasse para aquele personagem. hehe

LeiturasdoEd 28/01/2023

#06/2023 3? Wild Cards Vol I - O começo de tudo
Apesar de o livro ter uma boa proposta inicial, me decepcionou um pouco a forma como ele foi executado. A cada grande capítulo escrito por um autor diferente acompanhamos a história de um personagem central e o desenrola da sua vida após o contagio com o virus da carta selvagem. Ases e curingas disputam a sobrevivência num mundo pós segunda guerra mundial.

kah 06/05/2014

Comecei a ler o livro já com uma grande espectativa, além do Martin estar envolvido na criação,o enredo envolve super heróis e vírus alienígena.E fico feliz em poder dizer que não me decepcionei! Pra muitos a quantidade de autores e o número de histórias paralelas umas as outras tornou o livro confuso e maçante, para mim o tornou ainda mais brilhante e instigante!
O livro não tem como objetivo contar em específico a trajetória de um personagem como é na maioria dos casos, ele tem o objetivo de mostrar (pelo menos nesse primeiro livro da série) como as coisas estão em Nova York depois que o vírus caiu e infectou uma gande parcela da população, a ascenção dos ases a uma visão de heróis nacionais e a margininalização dos curingas,acuados e oprimidos.
O livro é na verdade uma grande metáfora à nossa vida e nossa sociedade, um mar de críticas envolto num universo fantástico e fascinante.

Filipe Campos 10/07/2020

O Começo de Tudo não é um livro único, mas uma série de contos ou crônicas sobre o mesmo mundo (o que acredito que vá se repetir nos outros), inclusive com os personagens das outras histórias, escritas por diversos autores.
É perfeito para montar uma RPG (inclusive foi assim que surgiu).
Recomendo.

Theus 29/11/2015

O livro é editado pelo George, não escrito! Leia a capa antes de ficar frustradinho.
Se voce pretende ler está série de livros por conta do George, precisa antes entender duas coisas fundamentais:

- O livro é editado pelo George, não escrito.
- Tem contexto histórico e político.

Para quem está acostumado com distopias (assim como eu), vai encontrar alguma relutância para realmente gostar da história como um todo, pois aqui somos bombardeados de contexto histórico e político pós segunda Guerra mundial. Ao contrário da grande moda das distopias, aqui temos muitos fatores reais introduzidos na história, chega até ser assustador, pois se o vírus da história tivesse mesmo acontecido, não me admiraria nada se a sociedade/ Governo agissem da forma descrita no livro.

O livro é repleto de personagens maravilhosos, que aparecem, te conquistam e somem logo em seguida, podendo aparecer em um capítulo posterior de um outro ator. Isso faz com que você fique preso até o final, cansando em alguns momentos, mas ainda sim aprendendo bastante sobre preconceito, interesses políticos e relações em si.

É impressionante ver como a história foi bem construída e tem uma base muito boa para explicar cada superpoder, como o vírus se espalha e etc. Em suma, é muito nostálgico e prazeroso ler, conhecer diferentes personagens e diferentes tipos de escrita. Estou ansioso para começar o segundo volume.

Só não leva cinco estrelas porque em alguns momentos é realmente cansativo, espero que estes fatores históricos presentes na storyline fação bem mais sentido ao longo da série.
Haffa 06/12/2015minha estante
Hey, gostei bastante da resenha. Ficou breve e muito sucinta. Afinal, não é preciso explicar a "trama", já que a sinopse nos da as informações necessárias para saber sobre do que o livro se trata. Então sua resenha vem acrescentar informações sobre como as historias são e me faz pensar se me é interessante ou não. Confesso, estou bem ansioso e interessado para lê-lo. Já comprei, mas ainda não chegou... Alias, tu citou "distopias" e muito conteúdo histórico... Se assemelha em algum momento com 1984? Uma distopia bem embasada em fatos históricos! Demais, valeu pela resenha. Abraços e boas leituras!!!

Theus 03/01/2016minha estante
Aronica, obrigado pelo comentário fofinho. Sim, tem muita semelhança com o contexto histórico da época em que se passa, mas é bem bacana. Estou lendo o terceiro livro da série e cada vez fica melhor, espero que você já tenha começado.

luisfwermann 02/10/2013

Confuso, Entediante e Personagens Fracos
Quando soube que o livro ia ser lançado fiquei chocado com a imensa imaginação que ele poderia liberar através de sua estória, o fato de que o mundo foi tomado por um vírus alienígena que matou 90% da população atingida por ele e transformou os outros 9% em humanos defeituosos - com escamas, cara de cachorro, carne transposta - e apenas 1% em super-humanos com os poderes mais variados possível foi simplesmente demais pra mim, pensei que seria uma revolução na minha imaginação e na minha leitura.

Então acabei comprando, lendo, e me decepcionando. Achei o livro simplesmente fraco demais, o apelo de alguns personagens é simplesmente zero, tem um capítulo simplesmente absurdo onde [SPOILER ALERT]uma menina vira um vagão de metrô que exprime sua vontade através de letras de música que variam em sua lataria [FIM DO SPOILER], baita criatividade. Mas graças a outros bons autores temos capítulos muito bem desenhados como o do Caçador, do Grande Tartaruga (GG Martin aqui) e, para mim, o Croyd é um personagem pouco desenvolvido, poderia ser muito mais.

Acho que o livro tentou resumir demais, 40 anos em apenas 500 páginas é muito pouco para explicar tamanha revolução e evolução no mundo de Wild Cards, a estória é exprimida demais, ficando às vezes muito confusa, cheguei a ficar entendiado lendo o livro. Mas com certeza o pior fato é de que os personagens são praticamente nulos de carisma, falta muita coisa neles. Vou ler o segundo livro apenas para ver se vale, ou não, a pena continuar lendo a imensa série.

Cisara 22/05/2020

Complexo,inteligente e inesperadamente realista pra um livro com alienígenas, a leitura levou MUITO TEMPO mas posso afirmar que: valeu a pena.Não é um livo pra quem não gosta de ler ou lê pouco,é uma leitura extensa e precisa ser verdadeiramente desfrutada ou depois de 20 paginas você já nem sabe mais o que aconteceu.Sou suspeita pra falar dele já que distopias são o meu vicio então vou falar da escrita: Não entendo como um livro escrito por tantas pessoas diferentes consegue fazer total sentido e unir tantos personagens em uma trama tão complexa.Mas olha, eles conseguiram.Um dos melhores livros do meu ano.