Sonho Grande Cristiane Correa

Resenhas - Sonho Grande

Eduardo 19/04/2013

Grande livro
Esqueçam o Eike Batista, que apesar de ser inegavelmente rico conta com crédito demais do BNDES e, pelo menos até o momento, vendeu mais projetos do que resultados, esse livro conta a história dos três caras mais espetaculares da geração de homens de negócios deles, e não apenas pela fortuna que acumularam nos últimos quarenta e poucos anos, mas pela cultura espetacular que criaram (ou copiaram, como os próprios preferem afirmar).

A primeira premissa do trio é a meritocracia, dividir a companhia com os melhores, permitindo que estes ganhem bônus na medida do seu desempenho e tornando os melhores dos melhores sócios, para enriquecer todos os envolvidos que tenham desempenhos espetaculares. Outra é um controle inclemente das despesas, os diretores não tem secretária ou mesmo sala particular, nem carro da firma com motorista, viajam na classe econômica e quando se hospedam em hotéis os executivos tem que dividir quarto com um colega. A informalidade é a lei, as pessoas não usam terno, mas calça e camisa, sendo a hierarquia um mero detalhe. O último ponto que destacarei é a valorização que eles dão ao maior ativo de uma companhia: gente. E esse último ponto vai para além das companhias, visto que o trio é comprometido com dar oportunidade a pessoas que tenham talento e não tenham recursos através das ONGs que comandam.

Como a autora descreve, não é qualquer um que consegue se adaptar à cultura da meritocracia, onde se trabalha muito, mas aqueles que conseguem e prosperam são extremamente bem recompensados. Num tempo onde uma parte gigantesca das pessoas quer fazer um concurso público apenas para ter estabilidade e não ter que se esforçar e não ter a menor preocupação em realizar algo grande, esse livro é um bote salva-vidas contra a mediocridade, afinal, como o próprio Jorge Paulo Lemann (na minha opinião o maior homem de negócios a atuar no Brasil desde o Conde Matarazzo) prega: "ter um sonho grande e um sonho pequeno dá o mesmo trabalho".

A autora contou uma história que já é interessante e inspiradora por si só de uma maneira muito agradável. É o tipo de livro que merece muito mais do que as cinco estrelas possíveis

RobertoPC 18/03/2016minha estante
Muito boa análise. E o tempo mostrou a face do Eike.

Lucavarsan 03/01/2022minha estante
Excelente análise amigo!

Lídia 18/03/2021

Sonhar grande mas não a todo custo
Comecei esse livro devido minha busca por exemplos e insights para minha vida pessoal e profissional. Encontrei muitos aprendizado nas páginas, consegui entender um pouco do que é sonho grande para esses milionários e sobre risco. Mas o que mais aprendi é que infelizmente há muito o que evoluirmos como indivíduo, pois o livro também esbanja machismo e desrespeito com os funcionários numa quase afirmativa que é assim que as coisas funcionam. Bom, há muito coisa positiva para absorver e algumas páginas "demodê" para se pular...

Lindenberg 03/12/2021

Sem rodeios ou firulas.
A história do trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, donos de muitas empresas espalhadas pelo Brasil e mundo, é muito bem contada nesta obra. Ela traz não só os acertos e os motivos destes, mas traz também os erros e alguns fracassos do trio, o que deixa a história mais real, afastando aquela impressão de que tudo da certo na vida de algumas pessoas, a verdade é que sempre há luta, independente do seu tamanho.

Guy 23/04/2021

Incrível eu já os admirava depois que eu li este livro eles só me inspiraram mais ainda em busca dos meu objetivos , eles tem muito mais agregar para o nosso país mundo a fora espero que apareça mais empresários assim no Brasil com está disposição igual a deles , e o legal que apesar de você trabalhar muito na empresa deles você pode simplesmente mudar sua vida se tornando um sócio da maior empresa do Brasil.

Niasi 06/05/2013

Sonho Grande
Livro muito bem escrito, prende a atenção e nada cansativo.
Muito interessante para quem trabalha com finanças aqui no Brasil por contar fatos relevantes de uma época bacana do mercado de valores mobiliários.
Apesar da autora puxar um pouco o saco do Jorge Paulo Lemann e ocultar um pouco os tropeços do trio vencedor, o livro é muito bem fundamentado.
Ótima leitura além de ser de grande motivação saber mais desses três grandes brasileiros, que estão mostrando ao mundo o potencial do brasileiro trabalhador e bem educado.
Palmas aos 3 e palmas a escritora.

Amaurijbarros 01/07/2021

Sonho Grande
Uma parte permitida deste empresário que com sua visão reúne mais duas pessoas e juntos conseguem formar um colosso no chamado AMBEV e outras conquistas.
Recomendo a leitura.
Ricardomota76 01/07/2021minha estante
Top! Um dos próximos a ler... ?

Marcilio 02/05/2013

Um Bom Livro
Jorge, Marcel e Beto, sem dúvida, estão entre os mais bem sucedidos empresários brasileiros na história recente do nosso capitalismo. Estão porque conseguiram de maneira inteligente, ágil e surpreendente tirar o máximo proveito das oportunidades que surgiram em suas vidas. Aplicaram na prática o que existe nos livros e nas melhores teorias sobre o empreendorismo do capital. Evidente que para tanto eles foram incentivados, cada um a sua maneira, por uma enorme ambição. Ambição que, aliás, o capitalismo exige de quem quer ter, de fato, muito dinheiro no bolso. Se o capitalismo é movido por predadores e presas, os três empresários estão com certeza no topo da cadeia e são, além de tudo, implacáveis na busca de seus objetivos.

Em "Sonho Grande", Cristiane Correa nos mostra que eles souberam, como ninguém e com extrema maestria, aplicar conceitos básicos da velha receita para se ficar rico: minimizar os custos, independente do ramo de atividade da empresa, para assim, maximizar os lucros.

É curioso notar que no Brasil, em particular- talvez exista uma explicação cultural para isso - até as grandes empresas como as célebres: "Lojas Americanas"; "Brahma" e "Antarctica", funcionavam num ambiente corporativo de muita desorganização e desperdício de dinheiro.
Assim, bastava para os três empresários, organizar a casa e eliminar os desperdícios. Sim porque se tratavam de grandes empresas com considerável geração de caixa.

Acredito que no livro, Cristiane Correa procurou valorizar as principais virtudes destes empresários. Além de estudar nas melhores escolas; aprender com qualquer situação que se apresentou; reconhecer que sempre há pessoas muito boas e mais talentosas que nós; trabalhar muito e sem medo; e se cercar dos melhores profissionais que surgiram na vida deles. Jorge, Marcel e Beto sempre foram muito disciplinados, sempre tiveram grande determinação, uma enorme objetividade, não perdem o foco no que é mais importante por nada, e, sobretudo, são sujeitos de enorme simplicidade.

Não que nós vamos chegar onde eles chegaram, mas a lição que fica ao se ter uma breve noção sobre a história de vida desses três empresários é: seja simples, determinado e sempre esteja preparado.

Um bom livro.

Marcilio Estefânio Araujo

Camila.Rodrigues 31/05/2020

Muito bom!
Leitura que vale a pena... ?mostra que sonhar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho? então Sonhe Grande!!!

Manu Tavares 01/09/2022

achei a escrita do livro meio confusa, n achei uma ordem cronologica, do nd ta flnd d um dos 3 e ai volta pro passado d outro cara e pro presente do terceiro, me perdi legal em saber quem era oq em alguns momentos.

João 13/11/2016

Desafio cumprido
"Sonho grande" retrata a ascensão de uma gigante da indústria cervejeira e não é o tipo de livro que vejo em uma livraria e imediatamente quero levar para casa. Relutei dedicar meu tempo à história de Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles e encarei-o com certo preconceito no início (o saldo não foi muito positivo depois, porém também não foi de todo ruim). Por que ler um livro assim? Bom, de início foi para conseguir debater sobre ele no Grupo de Leitura. Mas também serviu para me fazer ter um outro olhar sobre questões econômicas e de mercado. E é como dizem: ler/ouvir somente o que a gente gosta não é o caminho mais rápido para construir conhecimento.

O prefácio e o primeiro capítulo do livro são extremamente maçantes. Passado esse desafio, a leitura fica um pouco melhor - um pouco. Particularmente, não gostei da exposição cronológica confusa da autora e nem do abuso de algumas expressões clichês ao longo do livro, como "sangue no olho e faca nos dentes". Fora isso, é interessante notar algumas curiosidades que circundam a vida de Jorge Paulo Lemann, considerado o homem mais rico do Brasil.

Sem dúvidas, o livro mostra um lado empreendedor interessante e com ensinamentos de como ser melhor no que se faz para superar dificuldades, por mais que elas envolvam a perda de bilhões de dólares (transações ridiculamente fora da realidade de muitos) do dia para a noite. Saber analisar o ambiente antes de entrar de cabeça em um projeto, cercar-se de pessoas boas para consolidar um objetivo em comum, adaptar-se às mudanças tecnológicas e sociais são exemplos de como os empresários retratados no livro conseguiram consolidar suas carreiras.

Há passagens que retratam abusos ocorridos dentro das empresas ("brincadeiras" entre colegas), os quais podem facilmente ser enquadrados como assédio moral. É decepcionante ver a contradição presente nisso, já que as políticas de sucesso pregam justamente o contrário de atitudes pueris.

"Sonho grande", assim como qualquer obra, deve ser lido com crítica bem fundamentada. Cristiane Correa traçou os principais pontos que ligam o início da carreira de Lemann ao que ele se tornou hoje. É claro que muitos pontos negativos da vida dos empresários não foram mencionados, o que é comum em biografias. Uma análise mais minuciosa dos nomes envolvidos na construção do império cervejeiro mostra que o mercado de trabalho não é tão "limpo", por mais que pregue ideologias "justas" (meritocráticas).

Vale a pena conferir o conteúdo desta obra(?), nem que seja para vencer uma meta de leitura.

thabooks 08/05/2021

"Sonho grande" retrata a ascensão de uma gigante da indústria cervejeira, sinceramente só comecei a ler por ser indicação do professor da faculdade, mas valeu a pena, pois diz com detalhes como Jorge Paulo Lemann, Beto Sicupira e Marcel Telles chegaram onde estão.
Para o sucesso não tem fórmula mágica, mas muita luta e a capacidade de correr riscos sem medo. Sonhe e não desista nem quando conseguir. A ideia inicial dos sócios é a meritocracia, Escolha os melhores, loucos e apaixonados pelo que fazem, gratifique-os. Tenha um rígido controle financeiro. Os diretores não têm salas privativas, preferindo o modelo de startup de gerência, não usam carros da empresa com motorista, viajam em classe econômica e, quando se hospedam em hotéis, dividem os quartos com os colegas, a hierarquia é apenas detalhe e não é visto como impedimento ou inibidor de atitudes para os colaboradores. Eles dão real valor as pessoas, vai além de ser empresa.
Por outro lado, com uma visão mais sistêmica, sabemos que muito do que conseguiram veio por meio de privilégios que a grande maioria dos empreendedores não tem, pois muitos brasileiros que começam a empreender, o fazem por necessidade e falta de opção. Enquanto os três sócios tiveram as melhores oportunidades, mas convenhamos também que ter a oportunidade e não ter a visão do que fazer com ela, de nada serve.

Layziane 12/07/2021

Livro de simples leitura, porém que agrega muito e nos faz refletir sobre como podemos melhorar em nossa vida e trabalho. Indico muito!
Wander 12/07/2021minha estante
Leia os outros os da mesma autora. Tem a mesma pegada. Vale apena a leitura.

Bruna2049 25/01/2023

Sonho, pessoas e cultura
O livro destaca a importância da perseverança e do trabalho em equipe para alcançar metas ambiciosas.

Segundo eles, "Gente boa precisa ter coisas grandes para fazer, senão leva sua energia criativa para outro lugar".

Ele também mostra como as dificuldades podem ser superadas com uma boa estratégia e um espírito empreendedor.

"Vivemos numa época em que as pessoas querem uma solução rápida, um atalho para resultados excepcionais. Mas não existe esse caminho fácil. Existe apenas um esforço intenso, de longo prazo, sustentado".

Além disso, o livro apresenta uma visão da realidade econômica e política do Brasil nos anos 90, e como ela afetou a vida de milhões de brasileiros.

Jorge, Marcel e Beto, muito embora hoje dediquem seus tempos a trabalhos de filantropia, ainda prosperam. Com empresas poderosas e um estilo de vida simples, continuam avançando sempre apoiados nos seus pilares: sonho, pessoas, cultura, meritocracia, corte de custos e melhoria contínua.

Ramon Cristian 25/08/2020

Resenha geral do livro e opinião sobre a obra
A história

O livro mostra a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

É interessante notar como cada empresário tem a sua própria personalidade e uma maneira de gerir os negócios.

Aprendizado

Aprendi muita coisa com este livro. Quando se tem o sonho, vi como é muito importante trabalhar em cima dele, a tarefa não é fácil, mas no final se tem uma recompensa.

É importante começar e adquirir experiência, pois isso pode ajudar em desafios futuros.

Não é vergonha pedir ajuda as pessoas que possuem experiência em determinada área, é necessário ser um pouco ousado para poder extrair o máximo dos melhores.

Para uma boa gestão, humildade é essencial para poder se desenvolver.

O parâmetro das maiores empresas brasileiras não era muito boa. Tais empresas eram ambientes de luxo para os executivos, com um sistema de incentivos que não funcionava e baixa produtividade.

Empresa não é lugar para se ter luxo, é necessário trabalho para crescer o nome da marca.

O livro de certa forma mostrou a quebra dessa hierarquização excessiva que se possuía dentro das grandes corporações.

Trajetória profissional – Paulo Lemann

Sonho Grande foca mais na vida de Paulo Lemann e sua trajetória profissional e pessoal.

Ele foi uma pessoa que já nasceu em uma família com um padrão alto de vida, para mim é um tarefa difícil se espelhar nele. Pois ele teve muitas oportunidades que grande parte da população não tem.

Claro que não estou tirando o mérito dele, só estou dizendo que o início de sua história pode ser incompatível para a maioria.

Aprendi que é necessário sempre estar a frente das novidades e aprender a criar oportunidades quando elas ainda não existem.

O livro mostra uma cultura organizacional bem louca e não sei se é todo mundo que teria sangue para viver nos ambientes ditados.

Resumindo

Com Sonho Grande aprendi que devemos dar tudo por aquilo que acreditamos, mas tem que ser algo que amamos para que este esforço não seja em vão.

site: https://projetoautodidata.com/resenha-de-sonho-grande-de-cristiane-correa/