Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

Bruna 03/10/2012

www.papodeestante.blogspot.com
Antes de mais nada, vale dizer que na minha mente costumo dividir os livros infanto-juvenis em duas categorias: os que pendem para o lado infantil e os que pendem para o lado mais juvenil, alguns chegam a ser quase adultos (e podem ser facilmente classificados como "jovens adultos").
Posso dizer que esse primeiro livro da série não chega a ser adulto, mas não é infantil, apesar de possuir uma linguagem simples que pode ser facilmente entendida por crianças. E foi essa mesmo a ideia do autor. John criou esse livro para estimular que seu filho, na época com 12 anos, passasse a gostar de ler. Ele era um garoto pequeno e seus amigos maiores e mais fortes e o pai queria mostrar também que heróis não precisam ser grandes e musculosos. Já dá para sentir um pouquinho de como o livro é não?
Will vivia no castelo do feudo de Redmont, do Reino de Araluen, como um "protegido" do Barão Arald. "Protegidos" eram os órfãos filhos daqueles que haviam morrido lutando pelo feudo e que o Barão acolhia em seu castelo, criava-os e dava-os a oportunidade de melhorar de vida.
Ele era o único garoto que não possuía sobrenome. Isso porque os outros protegidos tinham pais conhecidos, mas ninguém ao certo sabia quem eram os dele. Will tinha sido deixado na escadaria do prédio dos protegidos, ainda recém nascido, com um bilhete que dizia:

"A sua mãe morreu no parto.
O pai morreu como herói.
Por favor, cuidem dele. Seu nome é Will"

Quando um protegido completasse 15 anos chegava o Dia da Escolha onde eles poderia se candidatar a aprendizes de algum ofício. Os aprendizes eram selecionados de acordo com suas habilidades e aqueles que não eram escolhidos, eram enviados a fazendeiros para trabalhar com animais e plantações.
Por causa do bilhete, Will acreditava que o pai havia sido um grande guerreiro e tinha como desejo ser aprendiz da escola de guerra. O problema é que ele estava longe de ter um porte físico para isso, sendo magro e pequeno demais.
Arqueiros são temidos, e existe toda uma superstição e cima deles. O garoto obviamente não consegue o que quer e acaba tornando-se aprendiz de Halt, um arqueiro que julga que Will tem habilidades necessárias para isso.
A partir de então começa uma jornada de aprendizagens, aventuras e tudo o que se tem direito!
A parte mais interessante deste livro é exatamente o fato dele nos trazer um heróis que foge dos padrões que temos em mente. Ele é um garoto normal, com seus defeitos, algumas habilidades natas, mas nada super poderoso com dons sobrenaturais e blá-blá-blá (apesar de eu também gostar desse tipo de livro). O que ele é capaz de fazer é através de treino e esforço.
Ruínas de Gorlan nos fornece também lições valiosas, de amizade, companheirismo e perdão, mas sem se tornar "piegas" demais, sem ser aquelas lições de morais que te forçam guela abaixo. E eu, que odeio sentimentalismos em excesso, me vejo totalmente emocionada em uma trecho no fim desta primeira aventura de Will (e que não posso falar, porque defitivamente vai estragar o momento kkk, mas posso dizer que tem a ver com o Halt), exatamente porque o autor soube fazer isso da maneira certa.
Tornou-se um dos meus favoritos da literatura infanto-juvenil! Que venha o segundo!

Para ver imagens do design interno do livro é só acessar a postagem no blog:

Fabiano Baloo 06/10/2010

John Flanagan é um autor australiano que conseguiu reunir em um só livro atrativos diversificados: Aventura, leve (bem de leve, quase sutilmente) romance, drama ( com conflitos internos juvenis) e além do suspense.
"RUÍNAS DE GORLAN" é o primeiro livro da Série "RANGERS - ORDEM DOS ARQUEIROS" lançado pela Fundamento.
Primeiramente o livro tem uma qualidade editoral muito bem feita, com alguns desenhos nos cantos inferiores, na marcação de capítulos, e claro uma capa bem legal. Bom, depois de aspectos visual relatados, vamos a parte mais interessante: A HISTÓRIA.

Will é um jovem protegido pelo Barão Arald. Ele não é o único a ser protegido. Mas a história de Will é singular. Ele foi deixado na porta do castelo do Barão com apenas um bilhete, que dizia que o pai era um héroi, que sua mãe morrera e que ele se chamava Will.
Durante uma cerimônia de grande importância, onde seriam escolhidos alguns jovens para se tornarem aprendizes de grandes mestres de ofícios.
Will, não consegue realizar seu sonho de ir para a ESCOLA DE GUERRA, mas sempre quis se tornar um Cavaleiro.
Através de um teste, ele é escolhido aprendiz de arqueiro. Isso no início não lhe agrada. Mas ao passar do tempo, é perceptível a mudança e amadurecimento do jovem... O seu Mestre, o misterioso HALT ( um dos melhores personagens que já li) consegue dar para Will, uma das maiores lições é um dos responsáveis por essas mudanças.
Um enredo intrigante... um desfecho arrebatador.

A escrita de Flanagan é revigorante a cada página, no início eu confesso achei meio chato e bem estranho. Mas a partir do 3º capítulo é algo impressionante os fatos acontecendo em 360º. Ele consegue dar uma visão tão global dos acontecimentos que arrisco a dizer que LEITURA 3D existe. Uau.
Um livro impressinatemente arrebatador. Apaixonante!
Vale muito a pena ler...
Agora estou me preparando para ler o volume 2... Halt, Will, Horace... nos encontramos por lá.
LEIAMOS!

Adri 07/03/2020

Leitura leve e surpreendente em vários momentos, algumas vezes esperava que fosse acontecer uma coisa e era o oposto. Cada momento uma surpresa. Livro muito bom!!

Vitoria 09/01/2024

Amei demais a história!!! Toda esse negócio dos arqueiros serem meio que espiões incrível demais. Vontade de colocar o Wil e o Horace num potinho.
Agora vem guerra aí, já quero ler o próximo

vivimug0 10/12/2023

Me surpreendeu!
Da série: sagas de fantasia que merecem mais hype, vem aí ?rangers- a ordem dos arqueiros?.

confesso que me surpreendi, porque eu estava em dúvida se gostaria ou não e eu simplesmente amei! primeiro livro da série, temos a apresentação de will, que se torna aprendiz de arqueiro e vai descobrir tudo o que o mundo de arqueiros tem a oferecer, passando por várias aventuras!!

os personagens são incríveis, a escrita é muito boa e te prende, tudo é maravilhoso! só leiam, recomendo!!

eu ?? fantasia medieval

Yellowy 26/07/2021

Maravilhoso
Me fez viajar muito com ele, estou doida para terminar a saga. Me fez me sentir muito entusiasmada e feliz.

Leitora 23/03/2021

Amei
Livro MUITO bom e muito bem escrito, eu devorei a série inteira em muito pouco tempo, todos os luvros desse autor são recomendáveis

Gabrielli... 27/08/2023

Um livro que cumpre o que promete
Foi o livro que me fez querer ler cada vez mais.
Adorei que é um livro onde as crianças não vão de forma inconsequente enfrentar o perigo, mas sim com o apoio e a orientação de Halt, um arqueiro experiente.

Minha série de livros conforto.

Gon 26/12/2021

Um dos melhores livros que já li (sim não li muitos, então minha opinião é no mínimo duvidosa kk), me prendeu muito quando li, a ponto de esquecer de dormir (depois ajusto a nota quando começar a ler outros)

Carla.Maciel 09/02/2021

Livro divertido, leve, e com uma dupla perfeita
Nesse primeiro livro, somos introduzidos ao universo dos personagens e a Terra de Araluen que é um reino. Três personagens recebem destaque O will, e o Halt são a dupla perfeita adoro a personalidade de Will que está em processo de ser moldada mas o garoto faz inúmeras perguntas além de ser honrado, Halt é seu mestre rabugento, o típico quietão. Outro personagem de destaque é Horace que evolui no livro o leitor torce por ele.
Aqui os personagens ou são bons ou são vilões, e embora não seja a mesma coisa na realidade é incrível sair dela por algumas horas durante a leitura e torcer para o mocinho, enfrentar monstros, etc.
Gostaria que os outros livros mostrassem um pouco do treinamento dos outros protegidos do castelo. Mas não parece ser esse o caminho escolhido pelo autor, que escreveu esse livro para que seu filho sentisse vontade de ler então É UM LIVRO PARA AMAR LER, realmente não lemos Rangers porque é uma fantasia clássica, mas porque é uma leitura de qualidade, para relaxar a mente de tanto livro cabeça mas sem idiotizar-se.
Para finalizar: Um adulto volta a ser criança lendo, e uma criança vê que alguns adultos são legais como o autor o Halt, o barão, entre outros.
Joseapferres 09/02/2021minha estante
Amei sua resenha

Carla.Maciel 09/02/2021minha estante
Muito obrigada, vou resenhar os 12 livros

Beatriz 07/11/2022

Uma leitura bem levinha e gostosa, um tanto quanto infantil, mas isso já sabia por se tratar de literatura infantojuvenil..
ansiosa para ler os próximos livros da saga e continuar acompanhando as aventuras do arqueiro Will!

leticia_s2 12/04/2021

Aventuras mt boas
Tudo acontece facilmente e as coisas sempre se resolvem. Os personagens são muito reais e agem realmente como humanos.

A leitura leve da qual eu precisava pra me curar da ressaca.

fernandosj 03/01/2024

Relendo
Resolvi reler pela nostalgia de um dos meus primeiros livros, surpreendentemente li em 1 dia, a magia do ano novo.
Esse é um dos livros que sempre recomendo para pré adolescentes que estão começando a ler "sério", fluido e com uma história que pra mim tem muito a oferecer em toda a saga

Bia Cattaneo 22/05/2021

Rangers
Leitura leve e fluída, uma ficção/fantasia que faz a gente se prender na estória. Talvez por ter uma leve admiração por arqueiros, a história tenha sido mais atraente, contudo não deixa de ser intrigante o jeito como o autor cria um contexto histórico e personagem fantasiosos de arrepiar a nuca ?