Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

Mills 21/11/2021

serio, não sei nem o que eu irei fazer sem esse livro, ele é perfeito, tanto na escrita, tanto nos personagens, vou querer ler todos da saga agora

LL_LoveLivros 09/01/2022

Demorei mas terminei
Sempre quis ler uma história desse tipo, uma fantasia medieval

Ela conta a história de 5 órfãos que chegaram na idade de escolher as funções que vão seguir no seu feudo, focando mais no Will e no Horace

É ótimo ver o crescimento deles e o desenvolvimento da relação deles uns com os outros e acompanhar as aventuras de Will.

Halt amorzinho ???

Lai 05/05/2022

Ruínas de Gorlan
Esse com certeza é um dos meus livros favoritos da saga.

Esse livro nos apresenta Will, que é um garoto que tem o grande sonho de entrar para escola de guerra, mesmo não tendo o "porte" para isso.

Ao decorrer da história, Will vai se mostrar alguém muito corajoso e habilidoso, que passa por testes e treinamentos.

Rangers simplesmente é uma das minhas sagas favoritas, a história prende do início ao fim.
Gian 05/05/2022minha estante
Top mesmo!

Luiz 31/01/2022

Roteiro pra um filme
O início da série começa trazendo um cenário promissor, ambientado no período feudal, em aproximadamente 640 D.C.
O desenvolvimento do grupo de personagens e do contexto da história são interessantes, mas a história claramente necessita do segundo livro para haver uma conclusão definitiva.

Rai_ane 30/01/2022

A história é boa, porém não me prendeu. Infelizmente não foi aquele tipo de leitura que não me deixou empolgada. Pretendo dar mais uma chance no futuro.

Luiz Ehlers 18/12/2009

Aventura sem muita surpresa!
Eu sinceramente achei o livro um pouco fraco e simples demais. Para quem gosta do gênero aventura com os pés bem no chão este é um bom exemplar. É uma leitura fácil e que desenvolve bem, mas particularmente achei que faltou algo que não sei ao certo identificar.

Possivelmente esta minha sensação de falta está relacionada com o fato do livro ser o primeiro livro de uma longa série.

Conforme o próprio autor explica, o livro fala da trajetória de um menino de estutura pequena, Will, que queria ser cavaleiro, mas acaba sendo treinado como arqueiro. O autor quis mostrar ao filho mais novo que não precisa ser forte e grande para ser um herói.

Este primeiro livro é basicamente um longo e muitas vezes até chato, treinamento de Will como arqueiro.

O clímax acontece quase no fim do livro, como é um pouco óbvio, de uma forma até emocionante e desafiadora, mas bastante previsível. Este livro é na verdade uma história de aventura sem muitas surpresas.

Eu gosto bastante de séries longas de livros e acho injustiça julgar uma série tão longa quanto esta apenas pelo primeiro livro. Como curioso de carterinha,lerei os demais com certeza na expectativa de uma melhora na série, o que eu acho que irá acontecer.

Sou um eterno crédulo de que algo que vendeu 1.000.000 de cópias não pode ser ruim, mesmo que muita gente não concorde comigo. Procuro sempre acreditar que se vendeu muito, algo de bom tem.

zabela 13/11/2010

Rangers - Livro 1.
Ruínas de Gorlan é o primeiro livro da série Rangers - A Ordem dos Arqueiros. Com uma qualidade editorial muito boa, o livro chama a atenção pela capa e pelos desenhos no rodapé de cada página.

Me surpreende o fato de que o John Flanagan criou essa história para fazer com que seu filho se interessasse pela leitura. O autor conseguiu misturar aventura e valores como amizade, coragem e humildade com leve romance e drama. Mesmo sendo uma história previsível, a leitura é muito gostosa.

Aqui a história trata de Will, 15 anos, protegido pelo Barão Arald. Ele não é o único protegido, mas sua história é a mais curiosa: quando pequeno foi abandonado em um cesto, em frente ao prédio dos protegidos, junto a um bilhete que dizia que o pai morreu como um herói, a mãe morreu no parto e o seu nome é Will.

O sonho de Will é se tornar um grande guerreiro, assim como seu pai. Porém, durante uma cerimônia de grande importância, onde os protegidos seriam escolhidos para se tornarem aprendizes de grandes mestres de ofícios, o jovem vê seu sonho destruído após nenhum mestre de ofício disponível (guerra, cavalaria, culinaria, diplomacia e escribas) aceitá-lo como aprendiz. Então conhecemos Halt, arqueiro misterioso e herói, o qual se propõe a ensinar ao garoto todos os ofícios de um arqueiro. Relutante pela reputação dos arqueiros e com medo de acabar como um simples camponês, Will aceita ser aprendiz de Halt.

Daí começamos a acompanhar a jornada de Will e seu pequeno pônei teimoso: laços de amizade fortalecidos, treinamentos para se tornar um grande arqueiro e... Uma aventura para salvar o rei e derrotar o poderoso Morgarath.

Alisson.SArgio 17/01/2012

Maravilhoso
O Livro é maravilhoso!!!!

Uma aventura épica muito legal, tem todos os ingredientes para ser uma ótima série.

Livy 19/08/2011

Uma aventura deliciosa!
Acesse: http://nomundodoslivros.blogspot.com

Adorei, adorei, adorei! Eu simplesmente tinha que começar a resenha assim, mega empolgada. Em primeiro lugar, porque faz muito tempo que venho querendo ler este livro (e assim começar a me aventurar pela série). Em segundo lugar, porque finalmente consegui! E posso dizer que não me arrependo de nenhum segundo de leitura.

Eu vou confessar uma coisinha: Eu esperava uma grande batalha entre o exército de Morgarath e o reino de Araluen, mas depois fiquei mais tranquilha (e como não ficar) porque, afinal, Rangers Ordem dos Arqueiros é uma série IMENSA, que já rendeu muitos livros, e ainda vai render mais. E com certeza este é apenas um prelúdio para o que virá depois. Mas este fator não me desanimou, ou tornou a leitura menos interessante. Muito pelo contrário! Ruínas de Gorlan tem uma trama com aventura deliciosa, e com ótimos momentos divetidos (sério, adorei as tiradas engraçadas e diálogos inteligentes entre os personagens), o que torna o livro mais leve. Nem vou falar muito da estória, porque a sinopse já diz tudo o que você precisa saber para poder se interessar ou não. O que eu vou falar aqui, neste resenha, são os pontos que eu gostei, e que podem fazer você gostar também (ou se interessar mais ainda).

Em primeiro lugar eu tenho que dizer que a narrativa de John Flanagan é leve, ágil e inteligente, tornando o livro muito rápido, divertido e gostoso de ler. Em segundo lugar, a trama do livro é aparentemente simples, mas tem todo um amarramento entre os personagens, que torna tudo mais significativo. E esta mesma está recheda de aventura, conversas interessantes, cenas divertidas, etc. Uma curiosidade é que o autor começou a escrever a série para seu filho, que era pequeno e tinha todos os amigos mais altos e fortes que ele. Então Flanagan queria mostrar ao filho que um herói não precisa necessariamente ser alto e forte, e que pode usar de outras habilidades (como a inteligência) além da força.

E finalmente, os personagens, que são sensacionais. Eu particularmente amei Will e Halt. Amei!
Will é um garoto de apenas quinze anos de idade, mas é tão corajoso, inteligente, altruísta e humilde (e muito fofo) que é mutio difícil não simpatizar com este personagem tão carismático.
Halt por sua vez é um cara sério e fechado, mas com uma coragem e um senso de justiça sem igual. O que torna o personagem ainda mais interessante é a óbvia afeição que tem pelo garoto Will e a igualdade com a qual o trata em seus treinamentos de aprendiz como arqueiro.
Outros pesonagens que amei foram: Puxão (é este o nome mesmo) que é o pônei (sim, um pônei) de Will. Ok, não substime o poder de um cavalo pequeno. Pois ele é tão corajoso, forte e espirituoso quanto um cavalo grande (ou até mais que um). Horace também tem destaque na estória, e eu tenho que confessar que fiquei com muita pena dele no começo. Apesar de ser um garoto um pouco turrão (e ele tem motivos, pois sofre de bullying dos "colegas" da Escola de Guerra) no início, ele acaba se transformando em um bom amigo e se mostra corajoso, leal, e acaba passando por cima de tudo e se redimindo.
Há também muitos outros personagens que merecem ser destacados, como Arald, barão do castelo Redmont, e homem sábio e altruísta, que abriga garotos e garotas como protegidos, e depois eles têm a oportunidade de serem recebidos pelos mestres de ofício de diversas áreas e assim seguirem um caminho melhor.
Já o vilão da estória, Morgarath, fica meio em segundo plano neste primeiro livro, e temos apenas um vislumbre de tudo o que ele está tramando.
Além de todos os personagens legais do livro, somos apresentados à criaturas assustadoras e que são peça fundamental nas batalhas que se seguirão: os kalkaras e os wargals.

Além de todos esses fatores citados acima, o livro conta com uma diagramação linda, e nenhum erro de revisão! (pontos extras) Ufa! Quer mais motivos para ler o livro? Como já disse ele está cheio de aventura, sentimentos bacanas e lições importantes, e personagens significativos e impactantes. O livro também nos mostra como as aparências enganam, e como tamanho e força não significam nada perante inteligência e agilidade. Eu adorei conhecer mais sobre este mundo dos arqueiros e suas habilidades. Recomendo!

Alecio Miari 19/08/2011

Melhor história de Arqueiro!!!
Uma ordem mística composta por "detetives" invisíveis com habilidades aparentemente sobre-humanas.
Assim são considerados os Rangers - a "Ordem dos Arqueiros" - dentro de todo o reino de Araluen. Uma narrativa emocionante com aventuras do início ao fim, rica em detalhes e cheia de vida faz você querer entrar para este meio aprendendo todas as artimanhas do arco e flecha, da faca de caça e do rastreamento de trilhas. Sem se deixar esquecer da "invisibilidade" que estes mestres conseguem ter. Por todas estas peculiares características os arqueiros se vêem confundidos com Feiticeiros, capazes de fazerem qualquer tipo de magia negra.

É uma história menos fantasiosa que "Senhor dos Anéis" ou "Eragorn", mas é de tirar o fôlego! O livro é curto e muito veloz, não dá vontade de parar.

Acontecimentos Pessoais:

Eu não ia comprá-lo, estava apenas olhando na livraria. Minha esposa que disse: "Leva, eu te dou de presente." Depois deste descobri que havia um segundo - "Ponte em Chamas". Comprei-o e a história continuou tão boa quanto. Depois de lidos fui descobrir que existiam mais um monte e de uma vez comprei os números 3, 4, 5 e 6 (todos já lidos). Agora estou esperando os términos das traduções para comprar os números 7, 8, 9 e 10 de uma vez (e aí acho que acaba, rs).
Deu para perceber que sou suspeito de falar desta coleção pois eu adorei!

Linthorst 02/06/2024

Que livro fantástico!
Amei a leitura desse livro, é simples, fluida, mas ao mesmo tempo muito cativante! Gostei muito dos personagens, principalmente do Will e do Horance.
Estou ansioso pra ler o 2, espero que seja tão bom quanto!

Robson 13/08/2013

Uma aventura épica de encher os olhos
Eu não tinha muitas expectativas com a série Rangers, principalmente por ela ser uma série enorme e até mesmo um pouco cara. Ao firmar parceria com a editora Fundamento decidi arriscar a leitura do primeiro livro da série e tenho que dizer, eu adorei!

- O nervosismo é uma coisa assustadora. Ele pode deixar você paralisado e impedi-lo de pensar, comer e falar.

Ruinas de Gorlan foi um livro que me prendeu do começo ao fim, com sua narrativa de qualidade e sem muitos rodeios. O fato de ser um livro simples, sem muitas complexidades, acabou me prendendo muito e a história acabou me conquistando.

John Flanagan apresenta maestria ao construir um universo único e cheio de aventuras reservadas ao personagem principal. A mitologia do livro é de encher os olhos, pois as descrições de John acabam nos fazendo imaginar cada cena como um filme em nossas mentes de maneira épica e extasiante. O universo criado por ele foi extremamente original e bem organizado, nos inserindo em uma nova cultura de maneira notável.

O autor fez uma ótima introdução para uma série de grande potencial, explicando minunciosamente os processos pelos quais Will seria submetido e como ele lidaria com as tarefas de um arqueiro.

O desenvolvimento apresentado neste primeiro livro é maravilhoso, o autor não poupa esforços para prender o leitor ao que ele quer contar e sempre deixa cliffhangers nos finais dos capítulos. Ruínas de Gorlan apresenta uma narrativa simples em terceira pessoa, que por vezes explorou não só o ponto de vista de Will, mas também de Horace e isso foi crucial para o bom desenvolvimento do livro.

- As pessoas pensam o que querem – ele disse devagar. – Nunca dê atenção demais a elas.

Os personagens me encantaram, principalmente a dupla perfeita formada por Will e Halt. Os dois personagens criaram uma harmonia perfeita para deixar o livro divertido e com um toque de mistério por conta do passado de ambos. As coisas ficam ainda mais dinâmicas e interessantes quando Will e Horace começam a interagir e as pontas soltas do livro vão se conectando.

O final foi a única coisa que deixou um pouco a desejar, apesar de ter sido bom, eu senti que faltou alguma coisa impactante depois de tanta aventura, mas isso com certeza não tira nem um pouco da minha vontade de prosseguir com a série.

A edição da editora está muito linda, com um mapa bem legal no começo do livro e detalhes maravilhosos nas páginas e capítulos. A única coisa que me desagradou um pouco nessa parte foi o fato das margens do livro estarem muito estreitas no miolo, o que dificultou um pouco a leitura.

Se você procura uma fantasia épica, cheia de reviravoltas e aventuras envolventes, esse é livro certo. Com toda certeza Rangers já começou com o pé direito e tem muito potencial daqui para frente.

site: http://www.perdidoempalavras.com/2013/08/resenha-ruinas-de-gorlan.html

Moseley 07/10/2013

Nem todo herói precisa de músculos.
Primeiro livro da série Rangers: Ordem dos Arqueiros, de John Flanagan, lançado pela editora Fundamento.

Will é um dos jovens protegidos pelo reino de Araluen. Ele e os outros são órfãos cujos pais morreram na guerra. Entretanto, Will é um caso particular. Ao contrário dos outros jovens, nada se sabe sobre os seus pais. Tudo o que se sabe é que foi deixado na porta do castelo de Redmont com um bilhete que dizia:
"A sua mãe morreu no parto. O pai morreu como herói. Por favor cuidem dele. Seu nome é Will."
Quando completam 15 anos, Will e seus colegas devem passar por uma seleção, onde o futuro deles será decidido. Eles devem se candidatar a uma das escolas para que, um dia, possam servir ao reino.
Will acredita que seu pai foi um grande guerreiro e, por isso, sonha em entrar para a Escola de Guerra do reino.
O problema é que ele é magro e pequeno demais para isso.
Sir Rodney, mestre de ofício da Escola de Guerra, acaba por escolher Horace. Horace tem a força e o tamanho perfeitos para, um dia, se tornar um grande guerreiro. Desde pequeno gosta de implicar com Will, fato que faz dele o valentão no início da história. Mas apenas no início.

Will fica desolado após ser rejeitado pela Escola de Guerra. Porém, tem uma surpresa quando o misterioso arqueiro (ou, como todos costumam dizer, um feiticeiro), Halt, o escolhe para ser seu aprendiz. Mas surpresas nem sempre são agradáveis...
Will não sabe nada sobre arqueiros. Ainda frustrado por não ter sido escolhido para a Escola de Guerra, ele decide que ser um arqueiro é melhor do que ser um camponês. Com o tempo, descobre que os arqueiros são muito mais importantes para o reino do que ele ou qualquer outro habitante de Araluen poderiam imaginar, e acaba se acostumando com o arco, as flechas, os alvos, seu pequeno e teimoso pônei e o temperamento de seu misterioso mestre, Halt. Descobre que alguém que via como um inimigo pode se tornar seu melhor amigo. E talvez ele esteja prestes a se tornar tão importante para o reino quanto qualquer guerreiro.

Com muita ação e aventura, a história do livro é envolvente. Will, Horace, Halt e outros personagens te cativam. É um daqueles livros que você não consegue soltar depois que começa a ler. Além do mais, arqueiros sempre são atraentes, não importa a história.
Uma coisa interessante é que John Flanagan começou a escrever o livro para incentivar seu filho a leitura, e para mostrá-lo que nem todos os heróis precisam ser fortes ou musculosos, mas sim bravos e corajosos.

O primeiro livro de uma série incrível. Cada página de cada livro pode confirmar isso.

site: http://gotas-de-fogo.blogspot.com.br/2013/10/resenha-ruinas-de-gorlan-john-flanagan.html

Junior 07/10/2013

Simples e detalhado. Envolvente e divertido.
Quando se trata de livros de épocas medievais, em primeira instância, o pensamento é de que será um livro cheio de sangue, guerras políticas e mortes. Sim e não. Com um enredo muito envolvente e direcionado para o público jovem, Rangers - Ordem dos Arqueiros Livro 1, retrata os primeiros degraus da vida de um aprendiz de arqueiro onde o aprendizado e os cenários de dentro de um reino são as principais peças desta história. Um livro de iniciação ao cenário fantástico da era medieval tanto para o personagem quanto para o leitor. A escrita tem um pé na linguagem poética sem ser piegas demais e a utilização de palavras simples torna a leitura fácil sem perder o conteúdo maciço. Recomendo principalmente para aqueles que se sentem ou se sentiram inferiores em algum momento da vida.

Nathália 10/10/2013

Então, é o seguinte. A história é interessante, os protegidos, a escolha, o desenvolvimento do Will e do Horace, Morgarath e a magia, etc., muitíssimo interessante. Mas, cara, que escrita terrível! Desculpa, mas, nossa. Os personagens são muito lineares, caricatos, cada qual em seu quadrado, e os únicos que crescem (mas de modo previsível) são Will e Horace. E, talvez, esse seja o trunfo do livro, pelo menos ao meu ver: a relação que nasce entre eles. Até aí, entretanto, existem defeitos, mas eu me apeguei aos dois de um jeito que, mesmo desgostando dessa introdução como um todo, decidi que precisava ler os outros livros lol

Enfim. Claro que essa é a minha opinião, meu entendimento do que li, outras pessoas podem e vão pensar de modo diferente, mas eu realmente não gostei do livro e não recomendo. É um bom exemplo de uma ideia boa que não foi nem bem desenvolvida nem bem escrita :)