Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

@estantedaali 10/01/2013

Gente esse livro é maravilhosooo, ultimamente voltei a ser a "devoradora de livros" que andava meio perdida por dentro de mim e esse livro me deixou mais louca ainda pela leitura. Li pelo menos metade no consultório esperando a consulta com um médico haha. E não sei se vocês sabe mas adoro livros de "aventuras medievais", como por exemplo Eragon, e esse me deixou doidinha pra ler o resto da coleção que se não me engano já tem 8 livros. É uma leitura super fácil, e o Will é muito cativante. A sua vontade de seguir os passos do pai é o que gera dua coragem de enfrentar tudo, amei!

Luis Felipe 31/01/2013

O livro apresenta uma narrativa empolgante em algumas partes e um tanto quanto monótona em outras, porem o autor consegue pender o leitor até o final por mais monótono que seja, pois o desejo de saber o próximo passo dos arqueiros o motiva a continuar a leitura.

Lai 05/05/2022

Ruínas de Gorlan
Esse com certeza é um dos meus livros favoritos da saga.

Esse livro nos apresenta Will, que é um garoto que tem o grande sonho de entrar para escola de guerra, mesmo não tendo o "porte" para isso.

Ao decorrer da história, Will vai se mostrar alguém muito corajoso e habilidoso, que passa por testes e treinamentos.

Rangers simplesmente é uma das minhas sagas favoritas, a história prende do início ao fim.
Gian 05/05/2022minha estante
Top mesmo!

Triz 17/10/2022

Ordem dos arqueiros
Ok não é a primeira nem segunda vez que eu leio esse livro. Porém é a primeira vez q eu releio já (um pouco) mais velha

A leitura não muda o ritmo é fácil, os amigos ainda estão lá mas algumas coisas parecem mais infantis.

Ta sendo um retorno para casa depois de uma longa viagem kkkk

Sabs 16/06/2022

leve, juvenil e heróico
Eu literalmente descobri essa saga por acaso num podcast do spotify e caras eu amei??? E legal, tem todo aquela construção de personagens jovens e aquela relação de mestre e aluno que é sempre cativante e divertida de acompanhar. Will é um garoto jovem que tem o sonho de se juntar a escola de guerreiros, mas acaba tendo um outro destino à sua frente, aprendendo cada vez mais as coisas e segredos dos arqueiros. A história intercala com outros pontos de vistas o que nos faz nao pensar somente no Will e sim gostar de outros como Horace.
Sao 12 livros, estou ansiosa para ler todos!

Hyago 03/12/2022

PERFEITO
Eu amo tanto esse livro, li quando menor, e até hoje ainda estou no 7, já li ele duas vezes inclusive, eu quero continuar a saga mais não quero q ela acabe, eu amo tanto essa saga que a sensação que tenho é q quero ler o último no meu último dia de vida pra não saber que mais a frente não tem mais nada sobre esse universo.

DarkStalkers 13/01/2023

Comecei a ler por indicação do podcast do Beer Holder Cego. A leitura é bem fluída e a narrativa faz com que você se importe com os personagens. Agora é continuar com os outros livros e acompanhar o Will se tornar o Ranger que ele está destinado a ser.

Camis 03/09/2013

O enorme reino de Araluen é subdividido em vários feudos, e em um desses, mais precisamente no feudo de Redmont, existe um garoto órfão e franzino, que sonha em entrar para a Escola da Guerra e se tornar um guerreiro, assim como seu pai foi um dia. Will tinha o desejo de se tornar um soldado do barão e honrar a memória do pai, no entanto, no dia da Escolha, o dia em que cada chefe de ofício do feudo seleciona um aprendiz, ele foi rejeitado pelo Mestre da Guerra, que afirmou que Will não era bom o bastante para a batalha. Mas pra surpresa do garoto, que já imaginava que seria rejeitado por todos os outros chefes de ofício, um mestre o escolheu: Halt, o arqueiro.

Will sempre foi um garoto ágil, honesto, corajoso e leve, e todas essas eram as características de um arqueiro em potencial, no entanto, assim que começou suas aulas com Halt, ele viu que ser um arqueiro era muito mais do que acertar alvos com flechas. Will teve que aprender a se camuflar, a andar tão silenciosamente como se flutuasse, ouvir com atenção, entender mapas, identificar pegadas, compreender as obrigações de um arqueiro e adestrar um pônei. O garoto, tão jovem, já estava aprendendo aquilo que usaria no caso de uma batalha. Ele só não imaginava que teria que usar suas habilidades tão cedo.

Morgarath, o antigo barão de Gorlan, que se voltou contra o rei Duncan anos antes, está se reerguendo. Desta vez, o já conhecido inimigo do reino, reuniu um exército poderoso de criaturas há muito esquecidas pelo povo, animais inteligentes, que se parecem com macacos super dotados, indestrutíveis e que possuem um habilidade assustadora no quesito “Matar”. Os arqueiro, que foram os responsáveis pela derrota de Morgarath na guerra anterior, terão que se reunir novamente, e se preparar para a guerra. Mas enquanto os barões de cada feudo organizam seus exércitos, Will fará parte do grupo de busca que irá procurar pela toca das criaturas lendárias e assassinas que Morgarath está usando. Uma missão, talvez, importante demais para estar nas mãos de um simples aprendiz.

Rangers - Ordem dos Arqueiros começou sem muito entusiasmo. No início eu estava me arrastando com o livro, e foi somente na metade que a estória ganhou ânimo e me envolveu, mas depois que o livro ganha ritmo é uma ótima leitura. Ruínas de Gorlan é o primeiro volume da série, que até o momento possui 11 livros, mas só por ele já podemos ver que a série é recomendadíssima pra quem adora aventuras. John Flanagan desenvolveu um enredo original e criativo, não sendo possível comparar Rangers com nenhum outro livro. Senti falta de um pouco mais de emoção nas cenas de ação e achei que o autor pudesse estendê-las um pouco mais, entretanto, não posso dizer que sua descrição tenha sido ruim, apenas que poderia ter sido melhor.

O ponto positivo do livro é a descrição de Will. Will está longe de ser o herói perfeito; ele possui um corpo magro e miúdo, e não tem nenhum superpoder. Ele é apenas um garoto humilde que aprendeu a desenvolver as habilidades que ele sempre teve, mas nunca soube que estavam lá. Como o livro de todo é voltado mais para o público jovem, eu achei esse ponto criado pelo autor de grande importância, porque muitos leitores que ainda estão na fase de desenvolver e descobrir seus talentos vão se identificar com o protagonista aprendiz de arqueiro.

No geral, eu gostei do livro, e só não dei nota maior a ele devido ao começo parado, mas tenho intenções de continuar a ler Rangers, principalmente porque o final de Ruínas de Gorlan deixa o leitor pedindo por mais. Tenho certeza de que Will irá crescer muito durante a série, e estou curiosa também pra saber o futuro que John vai criar para alguns personagens secundários que são amigos de Will. Ah, e antes que eu me esqueça, mais uma vez a Editora Fundamento me conquistou com sua diagramação. O livro é repleto de detalhes nos cantos das páginas e no início dos capítulos, deixando a obra com uma característica única e que atraem os olhos do leitor. Com certeza é um livro que vale a pena.

site: http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/2013/09/ruinas-de-gorlan.html
Caroline507 10/10/2013minha estante
ainda nao li essa serie, embora sempre esteja de olho nela na livraria. Acho q vou ler ela, mas nao agora.. ;/

joana 02/04/2023

Volume 1 - A ordem dos arqueiros ?
Eu não gosto muito de fantasia, porém, eu gostei bastante deste livro. E gostei bastante da história.
A única coisa que eu não gostei foi que, o autor descreveu os objetos e os lugares de um jeito que pra mim ficou bem cansativo e como ele repetia também várias palavras ficou bem repetitivo.
Mas enfim, eu daria 5 estrelas se o autor não descrevesse TAAAAANTO as coisas e se a escrita algumas vezes não fosse tão repetitiva.

Renato 10/09/2014

Na simplicidade nasce uma linda história.
Fazia muito tempo que não via um livro tão leve e tão fácil de se ler.

Com vocabulário simples o autor consegue colocar de forma clara cada passo da jornada das aventuras do pequeno aprendiz de arqueiro. A tal ponto, durante a leitura, eu pensava se realmente o livro era bom ou se o tradutor era mágico... Não percebia as páginas passarem um após outra.

Todos os personagens são intrigantes e autênticos. O leitor uma hora se identifica com um e outra hora se vê na pele de outro.

Recomendo a leitura do livro como aperitivo para mergulharem na série toda.

site: https://www.facebook.com/renato.matulovic

Thais 21/09/2014minha estante
Ameii o livro, realmente magnifico, espero que os próximos superem este.
Que bom ter gostado meu amor, ja que foi indicação minha rs ;)
Bjss

Bea(triz) 07/11/2014

Rangers - Ordem dos Arqueiros: Ruínas de gorlan (John Flanagan)
Ruínas de Gorlan, primeiro volume da série Rangers - Ordem dos Arqueiros, nos traz a história de Will, um menino sonhador que sempre desejara se tornar um aprendiz de guerreiro, assim como seu falecido pai. Mas sua história muda completamentequando quando se depara com sua não admissão à Escola de Guerra. Porém, sua vida começa a tomar um novo rumo a partir do momento em que Halt, um misterioso arqueiro, o aceita como seu aprendiz.

Como Aprendiz de Arqueiro, Will, aprende várias técnicas e inclusive aprimorar outras já exercidas por ele. E, ainda como pupilo, constrói novas relações de grande amizade, como seu novo "cavalo" Puxão, e é com ele e seu mestre que Will parte em uma jornada um tanto quanto perigosa.

Sabe aquele livro com capa de game e você só lê porque seu amigo te emprestou? Então... Foi o caso de Rangers.

Logo que meu amigo me apareceu com esse livro, já não fui muito com a cara dele. Essa capa de game me entregava uma história de puro combate sem muito no que me prender.

Não podia estar mais errada...

Sabe o ditado "não julgue um livro pela capa"? Então, comecei a segui-lo a partir do momento em que abri esse livro.

Já no começo a história de um reino totalmente diferente e fictício do que eu estava acostumada, me pegou em cheio. A narrativa se desenrola num ponto que você não cansa e não quer parar de ler. As diferentes situações em que o personagem principal se encontra, te leva a sentir o que o momento nos proporciona, seja ele de apreensão, angústia ou até mesmo algumas risadas (porque não tem como negar que os momentos de ironia entre os personagens, nos fazem dar boas gargalhadas).

Falando nos personagens... Ah, os personagens! Eles são completamente incríveis, muito bem construídos e claro!, tem aquele personagem que você carrega no coração, que vira seu favorito e queridinho, mas assim como toda boa história, tem aqueles personagens que te tiram do sério e deixam seus nervos à flor da pele.

Com essa bela obra, John Flanagan, conquistou meu coração (já no primeiro volume!!!). Não sei como vou ter coragem de devolver esse livro pro meu amigo, não sei como vou resistir a tentação de colocá-lo na estante para eternizá-lo. Mas acima de tudo, não sei como esperar pra pegar emprestado o segundo volume, ou melhor... Para comprar de uma vez todos os volumes dessa série, que promete muito mais do que podemos imaginar, e ter em minha coleção.

Gaby Harket 27/11/2014

Resenha: Ruínas de Gorlan
O livro "Ruínas de Gorlan" possui uma narrativa em terceira pessoa que nos mostra a extraordinária história de um adolescente chamado Will, o mesmo quando era recém-nascido tornou-se órfão, pois a sua mãe morreu no parto e o seu pai faleceu em meio a uma batalha, o inegável desamparo foi evitado, pois, a pequena e indefesa criança foi cuidadosamente colocada e um cesto e deixada em um lugar perto do castelo do barão Arald. Will está prestes a completar 15 anos de idade, nunca soube quem realmente foram os seus legítimos pais e nem mesmo quem foi a pessoa que o deixou aos cuidados do barão, a única informação que possui está escrita em um bilhete que fora deixado junto dele.

"A sua mãe morreu no parto. O pai morreu como herói. Por favor, cuidem dele. Seu nome é Will."

Há quinze anos atrás ouve uma guerra, tudo começou quando em uma antiga terra medieval um idoso rei faleceu, portanto, o futuro herdeiro do trono provavelmente será o seu filho, então, devido ao ocorrido o jovem Duncan acabou tornando-se rei de Araluen, esse reino divide-se em feudos os quais são administrados por importantes barões, os mesmos possuem uma certa fidelidade para com o seu reinante, entretanto, o recém rei coroado aparentemente se quer pode imaginar que é justamente um dos barões que será capaz de tramar um impiedoso atentado contra o próprio rei, no início dessa história sabemos que o ex-barão de Gorlan é o traidor, o mesmo possui o nome de Morgarath, durante meses ele planeja incansavelmente e atentamente uma grande revolta contra o reino de Araluen, é obvio que o seu ambicioso objetivo é tomar o reino e como consequência tornar-se soberano de toda essa terra, para ajudá-lo nessa rebelião ele utiliza seres que são terrivelmente "anormais", os mesmos outrora não passavam de sinistras lendas, tais seres são denominados Wargals, os mesmos lutarão fortemente nessa inevitável guerra, Duncan é muito jovem e inexperiente, assim sendo, ele jamais poderá enfrenta-los.

"Ninguém se lembrava de ter visto um deles, mas boatos e lendas falavam de uma tribo selvagem de bestas semi-inteligentes nas montanhas."

O chefe do exército do antigo rei reuniu todos os jovens barões e como consequência os mesmos decidiram unirem-se em favor do seu rei, a guerra se inicia, a batalha estava acirrada e muito difícil, vários homens perderam a vida, tudo indicava que Morgarath seria o vencedor, mas nada realmente está perdido, pois existe a importante ajuda dos arqueiros, os mesmos utilizaram as suas habilidades de maneira esperta e inteligente, então, foi dessa forma que tiveram a capacidade de conseguir "enganar" os inimigos, portanto, durante a batalha os guerreiros fiéis ao rei tiveram uma maior chance de lutar e, vencer essa guerra que outrora era impossível de sobreviver.
Os Wargals logo perceberam que não poderiam lutar mais, sem dúvida, tinham sido derrotados, decidiram voltar para as Montanhas da Chuva e da Noite, Morgarath também foi junto e dessa maneira exilando-se nesse misterioso e distante lugar. Não tenho muito o que escrever sobre esse vilão, pois praticamente quase não tem partes sobre ele durante a história, espero que nos próximos livros o desenvolvimento dele seja melhor abordado.
Apesar da vitória do reino de Duncan muitas pessoas perderam a vida durante essa guerra, outras faleceram nas atividades exercidas no feudo, como consequência várias crianças infelizmente tornaram-se órfãs, entretanto, a generosidade do barão Arald fez com que ele amparasse essas crianças, os mesmos passaram a ser conhecidos por os "protegidos", o barão responsabilizou-se pelo cuidado e educação dos mesmos, além disso, ele lhes concedeu a possibilidade de terem as suas vidas melhoradas através de uma importante oportunidade, a mesma acontece em um dia denominado "Dia da Escolha".

"O Dia da Escolha era o momento principal na vida dos protegidos do castelo."

Gostei muito do barão, achei ele fofo e super legal, Arald administra o feudo Redmont, o barão é auxiliado por mestres encarregados em exercer trabalhos que visam servir o castelo e seus habitantes, os principais mestres são: Sir Rodney é o chefe da Escola de Guerra, Ulf é mestre da Cavalaria, lady Pauline é a chefe do Serviço Diplomático, Nigel é o mestre escriba, Chubb é cozinheiro chefe. Não tenho dúvida que o meu mestre favorito foi o chefe da Escola de Guerra, ele é maravilhoso.
Anualmente todos os protegidos que completam 15 anos de idade podem se candidatar a aprendizes dos mestres, essa ocasião é no "Dia da Escolha", portanto, essa seria a chance do Will realizar o seu grande sonho de participar da Escola de Guerra, desde que era mais novo o adolescente quer ser escolhido pelo mestre Rodney, pois, Will deseja se tornar um poderoso guerreio, ele acredita que o pai exercia essa função de uma forma bastante valente e que morreu de uma maneira heróica, então, entende que precisa seguir o exemplo dele, apesar desse ser o seu sonho Will sabe muito bem que a aparência física conta muito no momento da seleção, Will possui baixa estatura, corpo franzino e pequeno, aparentemente ele é totalmente diferente do tipo de jovens que o chefe Rodney necessita, pois o mesmo tem preferência por garotos altos, musculosos e fortes, Will estava sentindo-se preocupado, pois é muito pouco provável que ele seja escolhido.

"Como guerreiro, o pai iria querer que ele seguisse os seus passos. Por esse motivo, a seleção para a Escola de Guerra era tão importante para Will e, quanto mais improvável se tornava a sua escolha, mais ele se agarrava à esperança de que seria selecionado."

Apesar de ser magro e pequeno Will também possui ótimas habilidades, inteligência e força, entretanto, infelizmente é como se não tivesse, pois olham somente e primeiramente o físico em vez das outras importantes características, apesar disso, existe um "alguém" que consegue perceber e admirar todas essas qualidades que são "invisíveis" aos olhos dos outros.
Não era somente o Will que participaria dessa seleção, o adolescente estava juntamente com Horace, Alyss, Jenny e George, os mesmos também tem 15 anos de idade, Will praticamente já tinha absoluta certeza que os colegas seriam escolhidos, cada um deles seriam selecionados exatamente para as funções que encaixavam-se perfeitamente.
Horace é alto, musculoso, forte e atlético, então, sem dúvida, seria escolhido pelo Sir Rodney, a Jenny é meio gordinha, rsrs também é ótima em preparar deliciosas comidas, é lógico que o Chubb vai escolher a mesma, o jovem George é muito inteligente e estudioso, será muito fácil dele ser a escolha do Nigel, Alyss possui inteligência, graciosidade, autoconfiança e dignidade, com certeza ela será escolhida pela lady Pauline.
Gostei muito desses outros "protegidos", meu favorito foi o Horace, para falar a verdade eu cheguei a gostar bem mais dele do que do protagonista desse história, no começo o Horace tem um comportamento nada agradável contra o Will, mas, depois de certas situações ele muda completamente. Acredito que o Horace foi um exemplo de superação e de ótima transformação.
Acredito que já da para perceber que o protagonista não foi selecionado para fazer parte da Escola de Guerra, na realidade nenhum mestre quis o garoto, contudo, ele se quer poderia imaginar que o único que o escolheria seria justamente um homem muito misterioso, o mesmo possui uma ótima habilidade em usar arco e flechas, ou seja, ele é um arqueiro, mas não é qualquer um, é muito mais que isso, ele é um dos melhores do reino. O jovem Will tem a sua vida completamente modificada através dessa inesperada escolha, a mesma foi feita pelo arqueiro chamado Halt.

"Halt era uma pessoa assustadora que tinha o hábito de se aproximar quando menos se esperava e sem se fazer ouvir. Os moradores supersticiosos da vila acreditavam que os arqueiros praticavam uma forma de magia que os tornava invisíveis às pessoas comuns."

Chegará um momento que o próprio Will deverá decidir qual será a sua verdadeira "escolha", a mesma poderá decidir o seu destino de uma vez por todas.
Nossa, Halt tornou-se o meu personagem favorito desse livro, simplesmente me apaixonei por ele, adorei o seu jeito e comportamento, gostei muito dos seus ensinamentos sobre o "dom" e a importância de ser um arqueiro, além dos incríveis treinamentos deles, adorei ler todas as partes que tinha ele, sem dúvida, ele tornou-se muitíssimo importante para o Will e para mim também.
Sabemos que passaram-se quinze anos daquela terrível guerra, e o Morgarath jamais esqueceu da sua frustada rebelião e principalmente dos homens que provocaram tais coisas, durante todo esse período de exílio ele novamente planejou um outro ataque, mas dessa vez tudo poderá ser mais "intenso", pois agora ele também é movido pela vingança.

"O momento certo tinha chegado. Mais uma vez, ele lideraria os Wargals num ataque, mas agora teria aliados. E, desta vez, primeiro semearia o chão com incerteza e confusão. Nenhum dos que tinham conspirado contra ele seria deixado vivo para ajudar o rei Duncan."

Lógico que é a partir daí que a aventura toma um rumo mais intenso, pois, o protagonista juntamente com seu mestre e outras pessoas enfrentarão e lutarão contra horríveis seres. Gostei muito das lutas e conflitos, foram muito bem escritos, entretanto, eu senti que falto mais partes sobre isso, infelizmente.
Finalizo dizendo que eu simplesmente amei a história contada nesse livro, a aventura é fascinante e incrível, praticamente eu não conseguia para de ler, é extremamente legal e viciante, em nenhum momento tornou-se chata e ou cansativa, é uma leitura bastante agradável e de fácil entendimento, os personagens são cativantes e especiais, gostei que só do protagonista, ele é um verdadeiro herói e sem dúvida fez a escolha certa, amei o pônei dele, muito fofo e inteligente, quero um para mim! rsrs *-* a trama é muito bem detalhada, gostei muito das descrições da ambientação, pois era como se eu mesma estivesse lá, a trama foi muito bem desenvolvida, o autor John Flanagan escreveu de uma forma maravilhosa sobre a vida e o dia a dia dos arqueiros e guerreiros da sua história.
Uma das coisas que me fez gostar tanto desse livro é que ele é cheio de importantes ensinamentos e lições, o mesmo mostrou-me que jamais devemos desprezar, humilhar e julgar os outros pela aparência, ensinou-me que sempre devemos sonhar, entretanto, as vezes os nossos sonhos não são a melhor escolha para nossa vida, mostrou-me que nada é realmente fácil, todos nós passamos por problemas e dificuldades antes de obter a vitória, é através da educação e da constante disciplina que conseguimos alcançar os nossos objetivos. Obvio que eu recomendo muito esse livro! Sem dúvida é maravilhoso!

Meu Blog Literário:

site: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/

Vitor Iury Neves 16/11/2020

Rangers, um afago nos nerds
Não sei como começar a explicar o carinho imenso que eu tenho por esta série tão incrível que é Rangers, Ordem dos Arqueiros. Meu primeiro contato com o autor, John Flanagan, foi no ensino médio, e por mais que eu já não sofresse mais bullying nessa época, o livro mexeu bastante comigo, principalmente pelo motivo da criação da história em si - que vocês podem conferir no vídeo resenha lá no canal (link abaixo). Rangers é um Low-Fantasy com pitadas de High-Fantasy Medieval que nos trás aventuras incríveis por um universo bastante amplo e versátil. Perfeito para os amantes de Board games medievais, o livro trás a clássica jornada do herói e, ao mesmo tempo, faz com que encontremos muito do Will em nós mesmos.

site: https://www.instagram.com/p/CIg0b0ljHoi/

Fabiana.Perez 06/08/2015