A Noite Maldita

Resenhas - A noite maldita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ro Angarten 22/04/2014

[RESENHA] A NOITE MALDITA - ANDRÉ VIANCO
Este livro pode ser descrito em uma palavra: MARAVILHOSO!

Sou suspeita em falar dos livros do André Vianco, sou fã de vampiros e completamente apaixonada pelos vampiros portugueses de Os Sete e Sétimo. Mas vamos nos concentrar neste livro.

Embora este seja o início da história, não recomendo para aqueles que ainda não conhecem a série do Vampiro Rei. Pois, A Noite Maldita, é prólogo da saga (que é composta pelos livros: Bento, Bruxa Tereza e Cantarzo, nos quais se desenvolve a guerra contra os vampiros). Aqui, conhecemos as origens de alguns personagens que terão papel fundamental nessa trilogia. Entretanto, muitos fatos permanecem em aberto e muitas perguntas não são respondidas. Assim sendo, pode parecer que as histórias são aleatórias e desconexas. Somente depois de ler a trilogia, você passará a entender quem é quem na guerra.

Para aqueles que já conhecem, este é um presente para os fãs. Por nos mostrar como a população encarou o princípio do fim do mundo.

À meia-noite luzes estranhas (como relâmpagos), seguida de um estrondo e um cheiro adocicado, são vistas em diversos lugares por muitas pessoas (mesmo aqueles que estão muitos quilômetros distantes uns dos outros). Depois disso, situações inusitadas começam a acontecer.

Primeiro um “apagão no sistema de comunicação”. Nada funciona: rádio, televisão, celular, telefone residencial, caixa eletrônico, cartão de crédito, pedágio, internet. De uma hora para outra voltamos à idade média no quesito comunicação.

Depois várias pessoas caem num sono profundo. Um coma sem qualquer motivo aparente. Idades diversas, qualquer gênero e nenhum grau de parentesco, mas os mesmos sintomas: sinais vitais fracos e “adormecidos”.

Seria um ataque terrorista? Um ataque de hackers seguido de um envenenamento? Estariam interligados ou não? Como explicar esses dois eventos?

Enquanto isso, alguns dos “acordados” começam a sentir uma sede tremenda, mas não de qualquer líquido e sim de sangue. Esses são tomados de violência e força sobre-humanas. Atacam quem estiver em seu caminho, sem ter consciência de quem são ou do que estão fazendo. Apenas buscam sangue.

Continue lendo em...

site: http://www.cladassombras.blogspot.com.br/2014/04/resenha-noite-maldita-andre-vianco.html

JuRodrigues 13/04/2014

Belas crônicas
A narrativa do livro é realizada através de crônicas, agrupadas em intervalos entre NOITE e DIA, contando o que aconteceu e como reagiram vários personagens a singularidade ocorrida na noite posteriormente conhecida como "a noite maldita", onde o mundo mudou. Com parte da população adormecendo a um nível semelhante ao do coma, outra parcela adoecendo e ficando extremamente agressiva, coube ao grupo "são" recuperar-se rapidamente do estado de estupor e aprender a adaptar-se as mudanças e consequências que agora precisam enfrentar.

"(...) Os gritos. Os gritos vieram à sua mente, aqueles que já pouco ouvira aqui e ali tinham um significado. Aquele demônio insano parado ali na sua frente não era o único. Então era isso! Era isso o que estava acontecendo! O mundo estava mudando, fugindo dos trilhos, deixando pessoas caírem num sono para despertarem mudadas, como que saindo de um casulo e se tornando aquilo: demônios, monstros, assassinos, vampiros." - pág. 188

O texto tem uma narrativa gostosa, onde por vezes a história desenvolve-se sem pressa, nos deixando absorver as mudanças sutis no início, enquanto que em outros momentos assume um ritmo intenso com cenas de ação bem escritas, brindado-nos também com passagens espirituosas.

"- Ainda bem que você não foi atacado por um saci.
- Por quê?
- Porque de saci eu não sei como a gente se livra.
- É só mandar ele te dar uma rasteira. Quando ele te der o rodo ele cai, aí é só algemar." - pág. 293

O que mais me encantou foi que o autor conseguiu me fazer gostar de uma história mais sangrenta do que estou acostumada. Não que A Noite Maldita seja sanguinolenta, o livro tem sangue, ataques, sustos, suspense e clima apavorante na medida certa, conseguindo utilizar bem essas partes como elementos naturais do texto, e não simplesmente os usando para manter o nível de adrenalina dos leitores em alta.

As crônicas seguem um bom número de personagens, e aos poucos o foco principal vai mudando de um para outro, um recurso que achei bem interessante, pois o papel central foi dividido entre parcelas diferentes da sociedade, nos mostrando uma visão mais ampla do que estava acontecendo em São Paulo e em outras cidades do Brasil. Como esse evento atingiu diversos níveis da sociedade.
Talvez alguns leitores não gostem de ter que acompanhar tantos personagens secundários, que acabam não tendo um "desfecho" propriamente dito, mas acho que funcionou bem para percebemos a abrangência e diversidade de efeitos e reações.

O autor conseguiu criar bons personagens, tanto do lado dos sobreviventes quanto do lado dos atingidos pela doença misteriosa. Gostei em especial do Cássio e da Raquel. Um de cada lado desse novo mundo, ambos lutando por sua sobrevivência e por aqueles que eles amam, infelizmente a vitória de um é a derrota de outro.

Fiquei super curiosa para saber de onde surgiu essa "doença" e como ela se alastrou tão rapidamente, não sei se isso é respondido nos outros livros da saga, e apesar da curiosidade não encarei a falta dessa informação como um ponto negativo do livro, deixou-o na verdade cercado ainda mais de mistério.

"(...) O tempo, com a chegada do crepúsculo, tornava-se um adversário poderoso, visto que era ele o corcel que puxava, furiosa e insensivelmente, o assustador cabriolé da noite, cujo passeio cobria a terra com um manto de escuridão e, quando as portas da tão funérea carruagem se abriam, a promessa se cumpria e os novos passageiros sem vida desciam, pálidos e cheios de fome de vida a nos visitar." - pág.526

Literatura brasileira de alta qualidade.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Willian 14/02/2014

Magnífico
Confesso que pensei em estar lendo um livro do George Martin, mas quando percebi que o enredo se passava no Brasil, vi que se tratava de um livro do André Vianco. EStá mais do que visível a influência do autor de Guerra dos Tronos em A Noite Maldita, mas isso está longe de ser algo ruim, até mesmo no subtítulo "As Crônicas do Fim do Mundo". Se as Crônicas de Gelo e Fogo nos entregou uma narrativa simples, dinâmica e fácil de entender, André Vianco usou e abusou disso, entregando um livro competente, dinâmico e, o melhor, nos contando com clareza os quatro primeiros dias do evento que começou a Noite Maldita, da saga Vampiro-Rei.
Por mais que o livro nos mostre as origens de alguns personagens, André Vianco deixou claro que não se trata somente de um livro "Contando as Origens de...", mas sim um best seller completo com uma história cativante. Os personagens não têm lá uma personalidade memorável, tais como Inverno, Sétimo e companhia, mas Vianco mostrou o que o ser humano faz para se organizar em meio a uma tragédia, demonstrando que na hora do aperto, todos somos uma única célula e conseguiu criar personagens cativantes. Quem não se apaixonou pelo jeito de Mallory, pelo instinto materno de Raquel ou pela dedicação de Cássio.
Ainda não li a saga Vampiro-rei, sendo esse o meu primeiro livro dessa saga e, pelos comentários, é uma das melhores sagas já escritas, mas eu, particularmente, não me senti em um fim do mundo, como em Deixados para Trás. Vianco mostrou uma cena urbana de caos, com transito, falta de energia, incendios e falta de comunicação, mas não foi algo que me fez sentir aquela agonia de estar em um fim do mundo, mas nada que tire o brilho dessa fantástica obra que já tem lugar certo na minha estante.
Sas 23/02/2016minha estante
Corrige sua nota... Tá 0 estrelas...

Ricwill 28/01/2014

Esperava mais...
Fiquei insatisfeito com "A noite maldita". O começo do livro é muito bom, mas a medida que aparecem novos personagens a estória perde o fio da meada. O livro volta a ficar bom quando Vianco concentra a narração em torno de apenas dois personagem. Tenho a profunda impressão que faltou a mão de um editor, alguém que conversasse com o autor sobre o que funcionaria e o que não funcionaria na trama. Nota 7,0
Jorge 14/06/2014minha estante
também senti a mesma coisa e estou lendo Ricwill, fora alguns erros de continuação onde alguns detalhes são trocados e personagens que parecem relevantes no inicio da trama que torna o livro interessante e cheio de suspense sumindo de cena. Estou na metade, por isso dou nota 6,5

Fábio R. Candiá 23/03/2015minha estante
Vc leu os três livros anteriores? Esse é o quarto. Sem ler não fará muito sentido os personagens apresentados.

MÁRSON ALQUATI 04/12/2013

Prólogo de Bento...
Excelente prólogo para a série Bento/Vampiro-Rei, onde o autor André Vianco nos brinda com a história da Noite Maldita, em que após uma forte explosão metade da humanidade cai em sono profundo e a outra metade se divide entre vampiros e seres humanos aterrorizados que de uma hora para a outra se vem obrigados a lutar pelas próprias vidas num macabro jogo de xadrez das trevas. São várias crônicas interligadas nas quais somos levados a conhecer um pouco mais sobre alguns personagens queridos da série Bento e conhecemos outros que passam a ter enorme relevância no cenário apocalíptico criado pelo autor, vemos como surgiram as primeiras fortificações e como foram as primeiras quatro noites e os primeiros quatro dias após a Noite Maldita. Muita ação, aventura, suspense, terror e uma pitada de drama. Dentre todas as histórias narradas no livro adorei conhecer melhor a história da Promotora Raquel e a do Sargento Cássio. Enfim, um magnífico presente para os fãs da série Bento. Recomendado!

Youkai Sanseru 03/12/2013

Passado revelado
Conhecer o passado de diversos e importantes personagens do livro Bento, foi ótimo e deu vontade de reler Bento, só para matar saudades de alguns personagens.

Murilo 07/11/2013

emprestei da Sandra em 05-11-2013

Luke Fernandes 29/10/2013

Espetacular
Mais uma grande aventura do Vianco para seus fãs,
em especial da aventura do Bento Lucas e o novo mundo
que se transformou por conta da Noite Maldita!

Conta uma narrativa, de como se sucedeu a
experiência da Noite Maldita, seus primeiros sintomas,
as primeiras reações dos humanos, dos vampiros e dos bentos!

Quem nunca queria saber ou fantasiou na mente
em como foi o surgimento das Fortificações e
toda a vivência da nova realidade?

A unica coisa que deixou a desejar,
foi o acumulo de narrativas de várias pequenas histórias
sobre como cada grupo sobrevivia na Noite Maldita,
ao invés de narrar o começo das fortificações e a estrutura
que já encontramos pronta no livro "Bento".
A não ser que Vianco pretenda continuar esse livro,
poderia ter abordado mais ao invés de narrar
mais acontecimentos "iguais".

Porém, é um excelente livro, que vale a pena cada página lida!
Fantástico e surpreendente!

Leo 14/10/2013

Show !
Realmente não poderia esperar mais desse livro.
Soubemos passo-a-passo tudo que aconteceu na transição do nosso mundo para o mundo de "Bento"; os detalhes, os medos, a falta de informação e principalmente o caos que envolveu toda essa mudança.

Muito inteligentemente a história é vivida por apenas 3 ou 4 personagens da saga já consolidada, isso nos permite participarmos da construção da profundidade de cada um deles, conhecendo sua vida pregressa e as consequências da aceitação da "loteria de Deus".

Temos algumas "participações especiais" de alguns Bentos que servem apenas para aguçar nossa vontade de saber como foi o pós-noite-maldita para eles e finalmente temos uma amarração bem redondinha da história contada.

Para os fãs do Vianco um livro imperdível, para quem não conhece, uma bela apresentação de personagens carismáticos e cheios de personalidades. Enfim um prequel muito fiel e bem feito !

Quando você menos esperar estará prendendo a respiração se imaginando numa Marginal Pinheiros marchando enquanto Vampiros correm em seu encalço! Vale muito a pena ler!

Bruna 02/10/2013

Não deu pra continuar
Abandonei o livro na página 94 quando vi que ali começava uma parágrafo que apenas terminava na página 97. Um parágrafo! O livro é cheio de parágrafos longos, que tornam cansativos, tornando o livro lento.

Honestamente até onde li tudo que sei sobre a história é pura adivinhação (até porque não li sinopse), o livro é dividido pelos momentos no sentido de: primeira noite, primeira manhã, segunda noite... E isso sei por ter passado as páginas para dar uma olhada, pois não saí da primeira noite. E nessa primeira noite nós conhecemos diversos personagens, em locais diferentes, conhecemos suas histórias e vemos os primeiros desenrolar do que está acontecendo, mas honestamente, com exceção do primeiro personagem apresentado (Francis) nenhum dos outros eu gostei, achei personagens chatos, sem graça.

Não é um livro que pretendo um dia voltar a ler, e posso dizer que é o primeiro que me arrependo de comprar, pois foi caro, e não adicionou nada, nem sequer aguentei terminar.

* Até onde li não achei nenhum erro de português gritante
* A capa é bonita, entretanto, eu olho para ela e vejo a cena da primeira temporada de The Walking Dead.

Munhoz 07/10/2013minha estante
Caso você não tenha lido os três livros anteriores:
1º: Bento
2º: Bruxa Tereza
3º: Cantarzo
... Não terá envolvimento algum com a história e cairá num mundo totalmente desconhecido onde o final já foi contado. "Noite Maldita" é na verdade o início de tudo.

Leo 14/10/2013minha estante
Bruna, este livro é um prequel para a Saga de Bento, então toda apresentação dos personagens está naquela trilogia e quando chegamos na noite maldita estamos na ânsia de sabermos como o mundo chegou naquilo.

Acredito que a semelhança da capa com Walking Dead seja intencional e até uma jogada de marketing, mas tem tudo a ver com o contexto do livro.

Leia Bento que alí sim é o começo da história e só depois volte na Noite Maldita que tenho certeza que vai gostar!

Fábio R. Candiá 23/03/2015minha estante
São quatro livros, vc começou pelo último, seria difícil gostar e entender.

Igor 30/12/2015minha estante
Muito obrigado pelas informações, pessoal! Eu estava pesquisando pelos livros dele aqui e notei que a sinopse de Bento era muito similar à de "Noite Maldita". Deveria haver mais sinalização nas capas e/ou informações oficiais em relação à série, viu? Isso fica claro nas capas dos primeiros livros? Vou ler "Bento" em 2017, quando me bater saudade da triologia "A Passagem", do Justin Cronin, que encerra ano que vem (caso não conheçam, pesquisem! O 1º volume é meu livro favorito!). Abraços!

Jossi 15/09/2017minha estante
Munhoz, 'Bento', 'Bruxa Tereza' e 'Cantarzo' não pertencem à saga 'VAMPIRO-REI'? Agora me perdi completamente no mundo do Vianco... já li "Os Sete", "Sétimo" e "Bentoo", e podia jurar que todos eram da mesma série... agora estou perdida nesse emaranhado. :(

Literatura 29/08/2013

Entre vampiros e adormecidos
Imagina se o mundo como conhecemos entrasse em colapso? Televisões fora do ar, sem sinais tecnológicos de forma alguma... Para piorar ainda mais a situação, metade da população simplesmente cai no sono. Mais que isso, é como se fossem conduzidos a um coma profundo...

Mas se acha que isso é pior, nem contei o resto. Sabe essa parte da população que ficou acordada? Metade dela vira um bando de vampiros, sedentos por sangue humano! Seria o apocalipse vampírico?!
Isso mesmo! Tecido pelas mãos hábeis de André Vianco, A noite maldita (Novo Século, 665 páginas) cria o esperado prólogo da série iniciada em Bento e o Vampiro Rei, enchendo-nos de pavor num ritmo crescente. Mais do que focar nos personagens principais, uma advogada que procura o assassino do marido e um policial militar, o autor ousa e corre as mais diversas regiões do Brasil contando relatos, histórias paralelas de quem sobreviveu (ou não) ao ataque, criando assim um panorama completo da situação do país.

Revemos personagens excelentes dos livros anteriores e dá um toque de saudade para quem já leu os outros. Lucas, Ana e Bispo, por exemplo, fazem suas aparições e trazem esclarecimentos que pensamos que nunca teríamos. Agora, o mais excelente é ver o contraste entre Cássio, o sargento, e Raquel, a promotora mãe de dois filhos, que acabam por parar em lados opostos dessa guerra sanguinária.

Veja resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/2013/08/resenha-noite-maldita-entre-vampiros-e.html

Giancarlo 20/08/2013

O início do Apocalípse
Li algumas críticas ao livro que menciona o fato da obra citar personagens, construí-los detalhadamente, envolve-los na trama e desaparecerem. Isso realmente acontece, mas talvez seja um dos dramas desse novo mundo que o André Vianco criou. Afinal estamos falando de uma hecatombe mundial e ele elege alguns dramas vividos nesse cenário desastroso, merecendo serem citados, mas não obrigatoriamente, concluídos.
A história gira em torno de 2 personagens principais: O sargento Cássio Porto e a Promotora Raquel. O primeiro um policial militar do regimento de cavalaria, já a segunda uma promotora de justiça, mãe e viúva, que se dedicou integralmente a condenar o traficante que matou seu marido.
No dia da condenação do criminoso, o mundo parece cair num processo apocalíptico, onde nenhum meio de comunicação funciona, grande parte da humanidade imerge num sono comatoso, outra parte se transforma em “animais agressivos” sedentos por sangue e o restante, bem, são simples sobreviventes como eu e você. O policial militar, um dos primeiros a compreender o que está acontecendo com a população de São Paulo, empreendeu uma operação de deslocamento de toda a população sediada no Hospital das Clínicas e no Instituto da Criança para um hospital recém-construído no interior de São Paulo. Isso acontece enquanto ele está à procura de sua irmã e dos sobrinhos, cujo destino ele ignora.
Uma coincidência torna a história dramática: O fato de a promotora ter se transformado numa vampira poderosa e de seus filhos (dos quais um baleado na cabeça por um comparsa do traficante), estarem na caravana do HC, fugindo de São Paulo para o interior do estado. A Promotora quer seus filhos e, quando está próximo de reavê-los, vive o drama de levá-los consigo ou deixá-los seguir na suas vidas mortais.
É o André Vianco mostrando que não perde a forma. Excelente livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5