A Noite Maldita

Resenhas - A noite maldita

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta Galdino 22/10/2016

A Noite Maldita
A noite maldita: Crônicas do fim do mundo, é um livro cujo enredo começa por um fenômeno estranho. Algo inexplicável que provoca tensão e que te deixa de respiração presa a espera de uma explicação. Você se pega ansiosa, divaga e cria inúmeras hipóteses que sejam capazes de explicar os acontecimentos. É uma leitura fluída, pode-se ler horas a fio sem se cansar... Um livro recomendado para quem curte suspenses e seres fantásticos, do tipo que a gente gosta até dos "vilões". A trama tem muitos enigmas, muitos incidentes diferentes acontecem durante a noite maldita, e se estendem por 4 dias, o que parecia ser um caso isolado em uma cidade do interior, vai tomando proporções muito maiores, até perceber se tratar de uma catástrofe a nível nacional. A narrativa não é linear, cada capitulo acontece em lugares diferentes (Estado, Cidade, Estradas, Bairros), e claro com personagens de cada local, sendo alternadas e retomadas conforme o andamento da trama. É simplesmente sensacional, Vianco elabora muito bem a construção da narrativa, assim que terminamos um capítulo já ficamos na expectativa de sua continuação, contudo não se perde o ritmo em nenhum capítulo. Os personagens são dotados de características muito bem desenhadas, marcantes e até os personagens coadjuvantes e secundários tem um toque especial.... Meus queridinhos Sargento Cassio Porto e o cabo Graziano Rossi, a promotora Raquel e a menina Chiara! Perfeito... livro nota 10!

LT 12/09/2016

Fala galera, aqui é o Júlio, vamos de resenha nacional hoje. O famoso autor brasileiro André Vianco nos traz “A noite maldita”, início de As crônicas do fim do mundo. Vamos lá!!

Vianco criou um cenário e tanto, sua própria forma de acabar com o mundo como o conhecemos. Ele conta sua história do ponto de vista de vários personagens, culminando no encontro deles no decorrer do livro. O desespero é um fator constante, sem os principais meios de comunicação, hospitais superlotados com pessoas adormecidas, várias delas feridas, o caos é total. Liderados pela polícia, os sobreviventes fazem de tudo para se manterem vivos contra a ameaça dos “despertados”.
Um ponto que achei interessante é que alguns dos que despertaram como vampiros não perderam sua identidade ou consciência, mantendo lembranças de sua vida antiga, de sua família, mas são “obrigados” a mudar de lado para não morrerem (esse fato nos leva a uma parte comovente no livro). Os policiais Cássio e Graziano lideram os sobreviventes, bolando estratégias de defesa, combate e transporte, para o caso dos vampiros aparecerem. São dois personagens muito bem desenvolvidos e inteligentes, além de bons de briga. Aí vem outro ponto interessante, a capacidade de combate de Graziano frente aos vampiros, não houve uma explicação pra isso, mas sempre que os vê ele é tomado por uma fúria assassina e se torna praticamente invencível mesmo perante vários inimigos.

Outra personagem importante é a promotora Raquel, que defende seus filhos a qualquer custo durante toda a história e é a responsável pela parte comovente que citei. A ideia de Vianco traz perguntas, o motivo de tal acontecimento com a população mundial, seria uma evolução? Uma mudança na cadeia alimentar gerada pelo desequilíbrio que os humanos vêm causando com a extinção de várias espécies? Vários questionamentos, com ação e muito mais. Esse é apenas o início, recomendo!

Uma leitura recomendada para antes de A noite maldita, é o livro Bento, do mesmo autor, pois há várias referências dele nessa nova saga, além de personagens recorrentes, mas nada que atrapalhe o entendimento. ;)

Resenhista: Júlio César.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Gustavo Almeida 31/08/2016

Fantástico
Muito bom o livro, conta como tudo começou da série Vampiro Rei. Te predente do inicio ao fim.

mouemily 26/08/2016

André Vianco continua sendo André Vianco: com uma narrativa oral e uma brasilidade típicas, o autor joga seu leitor em um universo macabro e, as vezes, até mesmo desconcertante. Fazia tempo que eu não lia nada do autor, e curti demais essa volta à seu universo.

Eu não sabia (lembrava?) que o livro era em formato de "contos" que se reúnem em uma história maior. A quantidade grande de personagens traz aquele desesperinho que dá quando acaba um capítulo e o próximo começa com outro personagem, te deixando na curiosidade, além de trazer um entusiasmo toda vez que os personagens se encontram (ou uma nova referência à trilogia Bento é feita). Ainda assim, é fácil gostar de cada um deles. O final aberto, na verdade, me deixou com vontade de reler a trilogia original e tentar relembrar o que acontece com cada um (O que traz uma certa tristeza quando eu lembro que o Cássio é um personagem original de Crônicas. Ele é mencionado na trilogia? E a irmã? E o Graziano? O que acontece com eles??).

Falando nos personagens, queria falar sobre o Cássio [SPOILERS] e o fato dele ser bissexual. Gente, que vibe Grande Sertão Veredas. Passar um livro inteiro lendo sobre um personagem claramente masculino e heróico e torcer por ele pra no final descobrir que o mesmo é bi e portador de AIDS foi fantástico. Quase chorei um pouquinho. [/SPOILERS] Mallory, a enfermeira nordestina, Francis, o senhor segurança de uma casa de prostituição, Raquel, a promotora ruiva com filhos adolescentes, todos os personagens criam uma atmosfera brasileira maravilhosa (que as vezes é um pouquinho exagerada, mas esse é o Vianco sendo Vianco).

A vontade maior é de falar sobre o estilo narrativo do autor. Bem oral, ele usa palavrões e gírias sem o menor pudor, o que aproxima seus personagens do mundo real. As muitas referências à serviços e locais do Brasil também fazem seu trabalho. Ainda assim, em certos momentos eu acabava me sentindo meio sufocada. Vai ver eu não estou acostumada a consumir mídia feita no Brasil pro Brasil. Ou talvez André confie demais em seus exageros de narração.

(Rapidinho, queria reclamar um pouco das descrições feitas dos corpos das mulheres, sua super sexualização e o fato disso ocorrer só com personagens femininas. Pô, Vianco, eu sei que é um livro oral e macabro, mas isso não significa que cê pode forçar a barra com machismo chato, né :/ Pensa nas suas leitoras das próximas vezes. Eu sei que vampiros são supostamente sensuais e tudo mais, mas só falar das mulheres fica difícil. Equilibra as coisas aí, coloca uns Inverno e uns Sétimo no meio, se for o caso.)

A Noite Maldita foi um livro ótimo de ler. Me bateu uma saudadezinha boa da época em que eu li todos os seus outros livros. Até sonhar com os vampiros eu cheguei a sonhar. E ainda bateu um leve medinho saudável de voltar pra São Paulo. Vai que estoura um apocalipse aí, né.

Kelen 28/05/2016

A luta dos homens para sobreviver a um mundo habitado por vampiros.
Sustos.

prika_ripilica 24/05/2016

Pensamentos pós leitura....
Acho importante dizer primeiro o quanto gostei do livro Bento (Saga do Vampiro Rei - Livro 1). Tive algumas criticas negayibas à saga mas de fato foi uma história que me intrigou e me prendeu do início ao fim.

A Noite Maldita, Crônicas do Fim do Mundo, conta como tudo começou 30 anos antes.

O desenvolvimento da história é muito bom, principalmente quando aparecem personagens conhecidos da Saga do Vampiro Rei.

A expectativa dos fatos é alucinante, tanto que eu tentei ler o mais devagar possível pq tinha medo do livro acabar (rsrsrs).

Pontos negativos:

- Tive a impressão que o Vianco teve medo do livro ficar muito grande (foram 660 páginas, não me importaria com mais umas 300 rs), pois teve história de personagem que ele simplesmente deixou de lado e fiquei sem saber oq aconteceu. E isso com personagens importantíssimos, que inciaram a trama.

- Além disso, tb tive a impressão (como em outros livros muito bons que já li de outros autores), que o Vianco correu com o final do livro, mesmo com tanta coisa que poderia ser escrita ainda (tinha muito espaço) o final ficou meio desleixado, não com pontas soltas, apenas, vamos dizer: unfinished.

*****

De uma forma geral, o livro ficou bem interessante, como eu disse, prende do início ao fim deixando um gostinho de "queria mais".

Ronan.Azarias 22/02/2016

Interessante, mas não surpreendente
André Vianco não surpreende neste livro. Mantém seu estilo e não vi nenhum avanço em sua mitologia. O livro apresenta somente alguns dos personagens da história do Vampiro Rei. Neste quesito o escritor ganhou pontos comigo, mas não me satisfaz. Como de costume o autor suspende a cena para descrever o personagem, o que quebra o ritmo da narrativa e não agrega nenhum valor ao personagem, nem mesmo para os personagens mais carismáticos. Ainda seu estilo de escrita no qual mescla gírias e falas gramaticalmente mais aceitas é inovador e pode causar estranheza em leitores mais conservadores, mas apesar de alguns deslizes Vianco equilibra bem os dois tópicos criando um estilo único. Segundo o autor a cidade age como personagem no livro, não consegui ver desta forma. Acredito que isso deve ocorrer com aqueles que são habitantes da metrópole. Assim as referências de ruas e locais só surtem efeito nos leitores paulistanos, os demais ficam na míngua imaginativa e devem no máximo enxergar as ruas e praças da própria cidade. A história é comprida e poderia, facilmente ser cortada pela metade, ou ter sido dividida em dois volumes e agregar mais a história de alguns personagens já que o livro divaga sem foco em vários pontos. A sensação que se tem do final é de uma promessa quase não cumprida. Dái alguns podem odiar e outros adorar o livro. O leitor só descobre lendo.
Ana Paula 19/05/2017minha estante
Acabei de terminar. Concordo contigo.
Quase 700 páginas, que poderiam ser 300, estaria de bom tamanho. Não agregou nada, recontou o que já se sabia em Bento.
Caça níquel.

Camila1856 23/11/2015

Maçante
Eu achei que esse livro ia ser +- uma explicação dos fatos, ia contar um pouco da vida dos personagens antes. Mas não falou da metade dos principais personagens, e sim, vários capítulos de histórias desnecessárias que na minha opinião não complementaram em nada. No final do livro só que dá uma explicação do lugar pra onde eles foram.

Gilton 17/10/2015

O começo.
Ambientação: O livro se passa no Brasil, em um universo onde as telecomunicações sofrerão um apagão repentino sem: Telefone; internet; rádio; televisão entre outros meios, até a energia elétrica foi comprometida. Pessoas começam a adormecer e não acordam como se estivessem em estado de coma, nisso misteriosamente algumas despertam extremamente agressivas, e com uma sede incontrolável por sangue. Não há muita resposta ou ação efetiva por parte do governo para controlar a situação, os hospitais não conseguem atender mais a demanda de tantos casos de “adormecidos” e “agressivos” as pessoas que não sofreram os efeitos do sono se veem com parentes e amigos adormecidos e com medo do que do que podem encontrar nas escuras ruas à noite envoltas em um cenário caótico. Buscam apenas a sobreviver.

Personagens: A história apresenta vários personagens, uns têm um grande apelo emocional como Raquel, Cássio, que possuem um desenrolar bem aprofundado no decorrer da trama, há vários outros que apenas aparecem em um capítulo ou outro, não possuindo conclusão o que é compreensivo por existirem outros livros que podem explicar melhor (ainda não os li). Um personagem que me chamou a atenção Foi o Graziano, porque ao perceber a presença dos “agressivos” apresenta um comportamento extremamente incomum. Será impossível gostar ou odiar todos, acredito que cada leitor vai se identificar com algum personagem.

Autor: Sobre Andre Vianco, é o primeiro contato que tenho com alguma obra dele, mas já posso dizer que apresenta uma linguagem envolvente, e como autor brasileiro foi realmente uma surpresa.

Obra: O livro em si apresentação uma leitura bem pesada, com parágrafos ENORMES, e os capítulos não apresentam um padrão, sendo uns bem curtos e outros bem cumpridos, o que acarreta em um cansaço ao ler, A diagramação apresenta algumas falhas pequenas assim como alguns erros de ortografia, nada que impeça a leitura. A capa foi ilustrada Christian Pinkovai. E é linda apresentando uma arte inspirado obviamente em The Walking Dead. Em suma é uma bela obra da editora Novo Seculo.

Conclusão: Por fim com uma primeira introdução da saga VAMPIRO REI é bem interessante, mas instiga o leitor a ler os outros livros, porque somente com a leitura da NOITE MALDITA, ficará bem vago e com muitas pontas soltas.
Vale muito a pena a leitura para quem gosta do gênero, eu recomendo.

Geeh 07/10/2015

Ficou um vagão. ..
Do início até bem próximo o final é rico em detalhes e a cada personagem aumenta muito o suspense, mas faltaram informações no final, e deixou muito a desejar. Infelizmente.

Se for ter uma continuação aí são outros quinhentos. ..

augustomw 22/03/2015

Mix pop de um autor brasileiro!
O livro parece um misto de walking dead (só que com vampiros), Revolution (lembra! A série na qual conta a história do fim da eletricidade na Terra); porém ambientada no Brasil. A prosa de Vianco é agradável, não profunda, mas permite boas horas de lazer. Assim se define 'A Noite Maldita': horas de lazer. O livro torna-se muito interessante por ser ambientado, principalmente, no Estado de São Paulo. Há algumas extrapolações em outros Estados da Federação (na qual o autor deixa algumas 'pontas soltas', mostrando falhas na trama). Há vários momentos em que Vianco tenta ser mais profundo em sua narrativa e descrição, pena que cai em jargões e clichês melodramáticos que semeiam um certo pecado em uma obra que deveria sem mais focada no terror/suspense. Nada sério! O livro cumpre a missão de proporcionar horas de deleite e lazer. Fica a nítida impressão de que Vianco que dar continuidade a história. Por que? Tem quer ler. Nada de spoiler. O livro pode ser lido por quem começa a vislumbrar o universo do autor, que já publicou sagas vampirescas como "Vampiro-Rei" (Bento, Vampiro-rei 1 e 2) ou aquele leitor que já leu tais obras e retorna ao universo vampiresco de Vianco. Comparação boba mais válida. Quem viu Star Wars 4, 5 e 6 pode ver os filmes 1, 2 e 3. Mas quem foi na ordem certinha (ehhhh geração Y) não há problema algum fora os discursos de choque de geração. Recomendo e esperando o próximo livro Vianco!!!

Clio0 07/03/2015

Ok, eu admito, comprei esse livro porque a capa me lembrou uma cena de The Walking Dead. E quer saber, não me arrependo. Vianco conseguiu novamente escrever algo legal com sabor unicamente tupiniquim e chutou um monte de baboseiras atuais sobre vampiros e zumbis.

Você não precisa ter lido mais nada dele, pois A Noite Maldita é o prelúdio de uma nova saga não conectada a Os Sete. O que não quer dizer que o nosso autor ignora coisas que o tornaram conhecido por aqui.

Ainda temos cenas sangrentas, desespero, vampiros monstruosos que não pensariam duas vezes antes de abrir um ser humano de alto a baixo para fazer um banquete. Infelizmente, porém, não há terror. Isso mesmo, Vianco continua com sua fórmula fantasia, aventura e deixou a nós, viciados em terror, na mão.

Isso é problema? Redondíssimo não.

O protagonista, Cassio, um policial cheio de marra que com certeza você gostaria de ter ao seu lado naquelas noites malditas em que alguém tenta invadir a sua casa, percorre toda a São Paulo ao mesmo tempo em que se defende de vampiros, organiza uma resistência e ainda tenta proteger a família da qual ele se perdeu.

Talvez você se assuste um pouco com o tamanho do livro, e com o fato que ele abarca pouco mais de alguns dias de história. Ledo engano, você não vai nem notar o quanto leu ao chegar no final.

Se O Turno da Noite falhou em virar série de TV, bem que alguém poderia apostar nesse aqui. Público cativo para esse tipo de história já tem.
Robison 01/12/2021minha estante
Lembra mesmo The Walking Dead, hahahaha...

Laiza 06/12/2021minha estante
Um livro um pouco diferente do Vianco, mas sou suspeita de falar de outro osasquense...

Rafael1441 16/06/2023minha estante
Eu lamento mto ter conhecido Vianco apenas em 2022!!!! Porem, ja recuperando o tempo perdido! Simplesmente fantástico!? Sim sou um dos cativos! Aguardando sofregamente pela parte 2

phendragon 24/01/2015

UM VERDADEIRO FIM DO MUNDO BRASILEIRO
Este livro pode ser lido por qualquer público: Para quem nunca leu a série, Para quem já leu, para quem nunca leu escritor nacional, para quem já leu...

Começo dizendo que este livro faz parte da série O BENTO, sendo o quarto livro da série formada por: O Bento, Vampiro Rei 1, Vampiro Rei 2 e a Noite Maldita.

Então você pergunta: Como posso ler o livro quatro de uma série? Simples! Por que o livro conta como tudo começou. Não é preciso conhecer os personagens ou os três livros anteriores, esse livro introduz todos os personagens em suas primeiras aparições.

Imaginem o cenário:

Todos os meios de comunicação entram em colapso, após um incidente inexplicável. Não há mais tv, celulares, internet, telefones, radio... nada... Em questão de tempos, não haverá energia elétrica. Tudo o que conhecemos como humanidade, simplesmente se acaba.

Quando amanhece, você descobre que metade das pessoas não acordam de nenhuma forma e um de seus parentes reclama de fortes dores abdominais. Sua primeira idéia é correr para um hospital, com o parente que dorme e com o parente que passa mal.

Ao chegar no local, constata que todas as pessoas tiveram os mesmos problemas e que tiveram a mesma idéia, o que causa uma superlotação em hospitais e postos de saúde. Não há ordem pública, não há governo, pois não há comunicação.

Quando você acha que as coisas não podem ficar pior, seu parente, o que passa mal com dores, apresenta um quadro extremamente irritadiço e acaba sendo levado para uma área especial, para ser contido, devido a agressividade. Não há comida, não há comunicação, não há comercio, pois não há dinheiro.

e chega a segunda noite, quando tudo começa a acontecer. Caos, mortes, sangue e vampiros...

E você acha que não pode ficar pior.... e fica.

Imaginou tudo isso? Agora imagine que isso acontece na sua cidade, perto da sua casa... com seus amigos e familiares.

Esse é o mundo de André Vianco. A história acontece em São Paulo, a cidade mais populosa do Brasil e em Foz do Iguaçu... Dois grupos humanos distintos e ligados por uma história fantastica.

Será o fim da humanidade? O que aconteceu com os agressivos? O que acontecerá aos adormecidos? Tantas perguntas e tão poucas respostas, mas isso não diminue em nada o prazer de acompanhar a saga da Promotora Raquel, heroina nacional, que dedica a vida a colocar na cadeia os bandidos que mataram seu marido e que depois da noite maldita, dedica a vida a encontrar Breno e Pedro, que estão perdidos pelo mundo.

Não diminui a força do Sargento Cassio Porto e de seu companheiro, o Cabo Graziano, no empenho de salvar as mais de 1500 vidas que estão no Hospital das Clinicas, que podem ser tomadas a qualquer momento pelos vampiros.

Não diminui o amor, o primeiro amor de Chiara por Foguete, que luta com unhas e dentes para proteger, contra tudo e contra todos, cuidando do pequeno foguetinho, irmão de foguete. Uma heroina de 15 anos, uma leõa!

Engrandece a luta de Everaldo, um "quase" covarde e de Dolores, a mulher reclamona e chorona, em busca de proteger seus familiares e evitar que suas vidas sejam tomadas, no meio de toda essa loucura..

Sem dúvida, um dos melhores livros que já li de André Vianco e que realmente me faz lamentar se não houverem mais "Crônicas do Fim do Mundo".

Leitura altamente recomendável.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: www.facebook.com/phendragonloja

Islene 23/12/2014

Aterrador
Viver na cidade de São Paulo após um fenômeno no qual toda a comunicação finda, as pessoas caem em sono profundo, se transformam em vampiros ou não.
Este livro me levou a vários lugares, me decepcionou também, os autores fazem com que nos apaixonemos por uma personagem e detonam a vida dela.
Vale a pena andar com este livro grosso embaixo do braço, conhecer mais um pouco do universo fantástico de André Vianco.

Silvana 20/10/2014

Essa é a história de como tudo começou...
O Dr. Francis estava com muita pressa em voltar para casa, por isso resolver dirigir a noite, mesmo estando exausto e sem dormir a muito tempo. Mas depois de quase bater em um caminhão parado na estrada, ele decide procurar um posto e descansar um pouco. Enquanto dirige a procura de um, ele percebe vários caminhões e até alguns carros parados na pista. Quando chega ao posto de gasolina, ele ve que o tanque está quase vazio e pede ao frentista que encha, mas o frentista pergunta como ele vai pagar e diz que as maquinas dos cartões não estão funcionando. É ai que Francis vê que nenhum sistema de comunicação funciona. Nem o radio, nem o celular, nem internet, nada.

É quando chega ao posto uma mulher pedindo ajuda, pois, enquanto ela dirigia, seu marido e filho morreram dormindo. Francis examina-os e percebe que ainda estão vivos e corre com a mulher para o hospital mais próximo. Mas quando chegam lá, eles veem o hospital beirando o caos. A mesma coisa que aconteceu com o homem e os filhos, aconteceu com muitas outras pessoas, que estão sendo chamadas de "os adormecidos". Aparentemente eles estão em uma especie de coma e os médicos que estão atendendo, ainda não conseguiram detectar o que aconteceu. Como nenhum sistema de comunicação está funcionando eles cogitam tratar-se de algum tipo de ataque terrorista. E conforme eles conversam alguns deles se lembram de terem ouvido um barulho como se fosse uma explosão e sentiram um cheiro adocicado no ar.

Nisso, eles ouvem um gemido, e quando vão verificar o que aconteceu, eles veem uma enfermeira com o pescoço dilacerado, jorrando sangue. Enquanto o médico responsável atende a enfermeira, Francis vê o que causou aquilo. Um dos pacientes que estava dormindo, está lambendo o sangue que caiu no chão. Francis enfurecido enfrenta o homem, que acaba mordendo outro enfermeiro. Enquanto isso uma garota também ataca o homem que Francis ajudou a trazer para o hospital. Histórias como essa, acaba por repetir-se no mundo todo. E o perigo não é só por parte dos adormecidos, mas muitos que estavam acordados começam a sentir uma terrível dor no estômago e um sede incontrolável, e acabam atacando seus próprios familiares ou quem estiver na frente. Sem falar nos mortos que também estão acordando e atacando as pessoas.

Acompanhe a história de Francis, da promotora Raquel e seus filhos Pedro e Breno, da enfermeira Mallory e do sargento Cássio e do cabo Graziano, este ultimo, por algum motivo sente o cheiro das criaturas de longe. Criaturas essas que estão sendo chamadas de "vampiros", pois, além de beberem o sangue das pessoas, eles tem uma certa aversão ao Sol. Quando Graziano chega perto de um desses vampiros, parece que se transforma e não para até matar todos os que estiverem por perto. Mesmo sendo ferido, ele não para, parece que ignora até a dor. Esses e muito outros personagens estão presentes naquela noite que acabaria sendo conhecida como A noite maldita. A noite em que o mal despertou.

Esse livro foi escrito como um presente aos fãs da Saga Vampiro-Rei. A história presente em A noite maldita, acontece trinta anos antes da história de Bento. Eu tive o prazer de ler a saga e posso dizer, foi realmente um presente. Apesar de que, quando terminei o livro, ainda continuei querendo ler mais. Eu bati meu recorde ontem a noite. Li 400 paginas de uma vez. A história estava tão emocionante, que eu não consegui parar de ler até ter terminado. Os capítulos do livro são divididos em noite e dia e acompanhamos a história pelo ponto de vista de vários personagens, alguns desses já conhecidos, por estar na saga que se sucede. Eu recomendo com certeza para você que gosta dos livros do autor, para você que ainda não leu nada dele, mas gosta de livros com "vampiros de verdade" e para você que está procurando um autor nacional para ler e não sabe qual escolher. Leia André Vianco, você não irá se arrepender.

1 | 2 | 3 | 4 | 5