O Significado do Casamento

Tim Keller

Resenhas - O Significado do Casamento

1 | 2 | 3 | 4 | 5

FLemos 11/05/2020

Ótima base teológica. De tudo um pouco.
Neste livro Tim Keller e sua esposa Kathy fazem uma análise detalhada sobre o significado do casamento segundo a Bíblia, e suas implicações práticas para as mais variadas áreas do matrimônio nos dias de hoje.
Buscam logo na introdução já desmentir algumas estatísticas e ideias pessimistas atuais sobre o casamento, de que taxas de divórcio são alarmantes, que as pessoas são mais felizes solteiras, que morar junto antes faz uma grande diferença em benefício do casamento, o mito da alma gêmea, onde tudo vai dar certo do início ao fim, precisamos somente ir trocando até achar a pessoa certa.
De forma bíblica, durante todo o livro reconhecem que o propósito último do casamento não é a felicidade de um ou outro cônjuge, mas glorificar a Deus através da união, sendo que a felicidade será uma consequência de viver debaixo dos ensinamentos de Deus.
Também buscam sempre jogar luz sobre o principal problema nos casamentos: o pecado, sendo que pior deles é o egocentrismo. E gastam um capítulo todo com o que eles chamam de “Segredo do Casamento”: Amizade espiritual. Você deve ser o melhor amigo do seu cônjuge, pois toda amizade sincera leva em direção a Deus.
Apesar do livro ser sobre Casamento, um dos pontos fortes do livro, na minha opinião, é o capítulo para os que ainda não se casaram. Eles avaliam a fundo quais devem ser as motivações para a escolha da pessoa certa, e também como aproveitar a vida de solteiro de forma produtiva para o reino de Deus.
O casal tem uma visão complementarista do casamento, ou seja: apesar de homem e mulher serem feitos igualmente à imagem de Deus e terem a mesma dignidade, desempenham papéis distintos e complementares no contexto familiar. Para tocar neste assunto delicado para os nossos dias, este capítulo foi escrito inteiramente pela Kathy, e achei a análise dela equilibrada, sem extremos e clichês da nossa sociedade, e muito bem embasada teologicamente.
Recomendo fortemente como leitura inicial no assunto. Apesar das suas 315 páginas, o livro é muito dinâmico e não gostoso de ler.
Se quer ver mais resenhas como esta, me siga no Instagram: instagram.com/lemosecremos

site: instagram.com/lemosecremos

Letícia 08/05/2019

Incrível!
Li muitos livros sobre casamento quando estava noiva, mas este foi disparado o melhor deles! Tim Keller fala de maneira simples o extraordinário! Recomendo!

Suse 30/09/2018

Muito mais que casamento
Nem sou casada e esse é um dos livros mais maravilhosos que já li!
Muito além do casamento, essa obra exalta a GRAÇA de Cristo, nosso relacionamento com Ele e como isso se expressa através do casamento.
O autor destrincha a visão bíblica do propósito e significado do casamento. Desfaz mitos, conceitos e interpretações equivocadas da Bíblia que criam, em muitas pessoas, o medo do casamento ou a exaltação do mesmo além do que se deve (ideias deturpadas).
Apresenta o homem e a mulher como seres individuais/únicos que complementam um ao outro, sim, mas que só são inteiros/completos em Deus.
Esclarece questões polêmicas como o machismo e o feminismo, o "dom de ser solteiro", morar juntos antes de casar, sexo antes do casamento...
Enfim, mostra o casamento como uma aliança, uma representação do amor de Deus por nós e do que a Graça de Cristo é capaz de fazer conosco.
Desconheço um livro que apresente o casamento de maneira tão bíblica quanto este!
Graça, graça, graça e mais graça!

Joemy 26/03/2018

As aflições e as glórias do casamento
Melhor livro que já li sobre o casamento e suas inúmeras nuances. É óbvio que Timothy e Kathy Keller não conseguem revelar todo o "mistério" envolvido no(s) significado(s) do casamento nem essa é a intenção deles, mas certamente nos conduzem às profundezas desse assunto de uma forma que não se encontra em nenhum outro livro sobre "casamento". "O significado do casamento" é uma excelente janela para vislumbrar todas as aflições e todas as glórias do casamento designado por Deus.

Gilmar.Melo 07/08/2017

A verdade sobre o casamento.
Neste excelente livro, Tim Keller escreve em conjunto com sua esposa, aspectos espirituais e teológicos profundos acerca do casamento.

Ele desmitifica algumas ideias reinantes sobre o casamento, como amor romântico apenas, mas traz os verdadeiros aspectos que compõem o casamento.

Ele fala sobre o poder do casamento, a missão, a essência, qual é realmente o nosso papel na relação, e do nosso cônjuge.

Interessante os capítulos sobre os solteiros e o casamento, e também sobre o sexo.

O livro foge das trivialidades e superficialidades que abundam em muitos livros sobre casamento. O que você encontrará neste livro são verdades espirituais, bíblicas e teológicas sobre esta união plena entre o homem e a mulher.

Ótima indicação para aqueles que estão iniciando o casamento e também para os mais experientes sobre o assunto.

Edy Marques 18/01/2017

O casamento em uma perspectiva bíblica e cristã.
Qual o significado do Casamento? Será que você realmente entende o que significa ser casado com o seu conjugue? Em qual base/modelo você construiu ou deseja construir o seu casamento? Se você é cristão e sente que na sua igreja, pouco se fala sobre o significado do casamento, sexo, noivado, namoro, etc. Este é um livro recomendado.

“ O Significado do casamento” é um livro muito bom, profundo e que desperta reflexões durante toda a sua leitura. O livro Aborda de forma excelente o que significa o Casamento, embasado em perspectiva bíblica e qual o modelo de casamento que todo cristão deve seguir. Timothy Keller explana com uma linguagem bem simples e nos apresenta um modelo de casamento, baseado no modelo do Amor Divino, em especifico o Evangelho. O livro é repleto de conselhos, desconstruções e reflexões, sobre alguns mitos sobre o casamento, enfatizado as coisas positivas e negativas que todo casal irá passar em seu relacionamento matrimonial e quais atitudes devem tomar para vencer algumas dificuldades e situações complicadas.
Um pequeno exemplo que posso citar: Qual o papel do Marido e Esposa no casamento? Como compreender a relação de autoridade masculina e submissão feminina, em uma perspectiva bíblica e prática?
Além de esclarecer algumas dúvidas, os vários e valiosos conselhos apresentados no livro, servem como base para os cristãos que desejam ter um casamento bíblico e duradouro, fazendo com que o leitor reflita nos mesmos e aos poucos, sua visão distorcida de um casamento Cristão, seja quebrada. No mais, se você não é cristão e deseja conhecer de forma mais clara o que significa o casamento em uma perspectiva bíblica, recomendo também a leitura desse livro.

Leituras e Reflexões 13/01/2017

Diferente de muitos livros sobre essa temática, "O significado do casamento" demanda um pouco mais de tempo para ler. E com certeza, é porque ele é daqueles livros que você precisa fazer paradas e meditar no que está sendo exposto e ensinado. E uma coisa que Timothy e Kathy fazem bem é ensinar.
Livro muito bem escrito e embasado teologicamente, mas, de modo algum, isso significa que deixe de fora realidades atuais e pesquisas científicas. Pelo contrário, somos apresentados a dados reais, com fontes confiáveis e bastante conhecidas (todas elas bem descritas para nossa própria verificação).
Ao final, não pude conter as lágrimas... livro lindo. Super indico para CASADOS e SOLTEIROS, cristãos ou não.
Elber.Joaquim 27/03/2020minha estante
Estou lendo esse agora. Massa demais!

Leituras e Reflexões 27/03/2020minha estante
Lembro dele com carinho. Muito top mesmo!

Zeu 07/05/2021minha estante
Literatura Referência na temática cristã!

Elber.Joaquim 07/05/2021minha estante
Verdade

Leituras e Reflexões 07/05/2021minha estante
Verdade mesmo! Preciso reler!

1 | 2 | 3 | 4 | 5