O Alquimista

Ota

Resenhas - O Alquimista

Pam 25/02/2021

UAU!!!
Não sei porque resisti tanto pra ler esse livro.
Com toda certeza virou um dos livros da minha vida. Recomendo pra todo mundo tranquilamente, pois não tem como não gostar.

Maria17758 29/08/2022

meritocracia at it?s finest
Talvez seja o fato de eu ser muito niilista e não ser religiosa, talvez seja porque esse livro é a personificação do coach charlatão ou talvez seja porque eu tenho o mínimo de consciência social e consigo perceber que essa ideia de lenda pessoal é a coisa mais meritocrática e feita pra classe média-alta consumir do mundo. A questão é: odiei o livro pois eu não acredito na ideia que ele defende, que é todo o propósito do livro existir, porque ele é um livro de auto-ajuda (diferente dos demais mas, ainda sim, auto-ajuda). Outro fato muito curioso que me incomodou é que o protagonista tem um objetivo na vida (a tal da lenda pessoal) mas, enquanto isso, a ideia que fica é que a lenda pessoal do par romântico dele é simplesmente ficar sentada esperando que ele cumpra o objetivo dele e volte para ela (até porque ela não tem um pingo de personalidade, IMAGINA objetivos na vida). Enfim, odiei.

efasa 29/07/2023

O alquimista é o queridinho dos artistas, mas realmente não sei o porque. É um livro extremamente místico e religioso que irrita, tudo é sobre ouvir a natureza e prestar atenção nos sinais de sla o que. Enfim não gostei por parecer um livro exotérico, mas é um romance bem elaborado com um défice enorme de carisma e uma boa trama.

Nicolas.Mistro 30/03/2024

"Porque confiam em mim, e se esqueceram de confiar em seus próprios instintos."
"Vem em busca de coisas novas, mas continuam as mesmas pessoas."
"Acham que o passado era melhor que o presente"
"E quando você verdadeiramente quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo"
Um dos meus trechos favoritos "Para ela todos os dias eram iguais, e quando todos os dias ficam iguais, é porque as pessoas deixaram de perceber as coisas boas que aparecem em suas vidas sempre que o sol cruza o céu"
"O rapaz começou a invejar a liberdade do vento, e percebeu que poderia ser como ele. Nada o impedia, exceto ele próprio."
"Ele podia olhar o mundo como uma pobre vítima de um ladrão, ou como um aventureiro em busca de um tesouro."
"Havia caminhado quase um ano pelo deserto, mas que ficava sempre mais cansado quando tinha que caminhar alguns quarteirões em Tanger para comprar couro"
"Maktub- está escrito"
"Esta caravana pode ser uma decisão minha , mas seu percurso será sempre um mistério"
"Quanto mais se chega perto do sonho, mais a Lenda Pessoal vai se tornando a verdadeira razão de viver"
"Mas o deserto é tão grande, os horizontes ficam tão longe, que fazem a gente se sentir pequeno e permanecer em silêncio".
"Porque as pessoas se fascinam com pinturas e palavras, e terminam se esquecendo da Linguagem do Mundo."
"Não posso ter medo de falhar. O meu medo de falhar foi que me impediu de tentar a Grande Obra até hoje."
"Então os guerreiros viviam apenas o presente, porque o presente era cheio de surpresas."
Outro trecho favorito: "No presente é que está o segredo; se você prestar atenção no presente, poderá melhora-lo. E se você melhorar o presente, o que acontecerá depois também será melhor, Esqueça o futuro e viva cada dia de sua vida. Nos ensinamentos da Lei, e na confiança de que Deus cuida dos seus filhos. Cada dia traz em si a Eternidade."
"Mostre- me a vida no deserto, Só quem acha vida, pode encontrar tesouros."
"Buscavam apenas ouro, sem desejarem viver a própria Lenda"
"Naquela época, toda ciência da Grande Obra podia ser escrita numa simples esmeralda. Mas os homens não deram importância às coisas simples."
"Se eu tivesse lhe contado, você não teria visto as pirâmides. São muito bonitas, não acha."

Juju 30/03/2024minha estante
esse livro é perfeito

leashy loo 03/05/2023

O Alquimista é um bom livro: possui uma escrita fluída, a história é cativante e seus ensinamentos, apesar de soarem um pouco como clichês, são construtivos. É uma obra que faz o leitor olhar para seu eu interior e refletir sobre diversos aspectos da vida, tais como metas e objetivos pessoais, busca por felicidade verdadeira, a importância das coisas pequenas, destino e o belo funcionamento do universo. Mesmo assim, algumas de suas lições são fantasiosas e um pouco genéricas, de forma que, apesar de possuir histórias emocionantes e surpreendentes, ele acaba se tornando apenas mais um livro entre tantos outros com os mesmos ensinamentos.

LivroAleatorio 22/07/2023

Lenda Pessoal e outras coisas
Resenha:
Primeiramente eu gostaria de parabenizar o trabalho de arte de capa e diagramação, o livro é lindo.
Agora vamos lá.. Eu acho que é uma história bem básica sobre viagem e aprendizado com algumas frases de efeito sobre sabedoria.
O livro fala sobre cada pessoa ter uma "Lenda Pessoal", um propósito da sua vida, que sua intuição e os sinais revelam para você. A partir daí o protagonista vai viajar em busca da realização sua lenda pessoal.

Coisas que me incomodaram:
-A Lenda Pessoal feminina foi resumida em esperar por um homem.
-Tem umas misturas de religião com a história que eu julgo desnecessárias.

Eu fiquei simplesmente descrente com o final. Confesso que rendeu uma boa risada e um berro Hahaha ?
Alhos 23/07/2023minha estante
Tenho uma impressão parecida sobre algumas personagens femininas do Ernest Hemingway, muito sem sal a persona delas eu diria. Vi isso em "Adeus às armas" e " Paris é uma festa".

Alex215 28/07/2023

Maktub.
Se você estiver perdido, esse livro é para você.
Se estiver pensando em desistir, esse livro é para você.
Se não sabe nem quem é mais, esse livro é para você.
Se conquistou tudo que queria, esse livro também é para você.
Paulo Coelho, sou eternamente grato por essa obra. E espero que cada vez mais pessoas sejam.
Tainara Aguiar 28/07/2023minha estante
Tenho ele na estante com plástico mas depois dessa resenha vou iniciar a leitura do mesmo.

Takakura 14/01/2022

Alquimista
O alquimista é uma obra reflexiva e inspiradora
Não esperava muita coisa mas com certeza valeu a pena, amei!

Gleidson Chaves 31/12/2020

Hoje vejo como esse livro foi importante para mim.
Recomendadíssimo, adoraria ler essa obra novamente porque é uma daquelas que possuem vários significados para cada leitor.
Ana Auler 31/12/2020minha estante
ótimo livro :)

juggu 24/08/2023

Inexplicável
Não consigo descrever ou traduzir meu sentimento lendo esse livro, se ?desconsiderar? o lado religioso (o que foi o que eu fiz), é realmente tudo que eu sinto em relação à natureza e a conexão que eu busco e sonho com a mesma.
A parte do diálogo com os elementos da natureza foi tão linda e senti algo que eu só tinha experimentado ao observar a imensidão do mar e a beleza da natureza.
Ficou confuso mas eu queria escrever uma resenha para deixar registrado meu estado de graça.
Yasmim 24/08/2023minha estante
Com essa resenha vc me fez querer ler esse livro tb

juggu 24/08/2023minha estante
É bizarro de bom, pelo menos alguma coisa boa você vai tirar dele LEIAAA

Edna 15/06/2022

Reflexivo
Ele é um livro com leitura muito arrastada onde a única parte em que eu senti um pouco de euforia foi no final do livro.
Entretanto os ensinamentos são muito sábios e profundos.

"Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar."
DANILÃO1505 15/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Julianna 11/03/2021

A Lenda pessoal
Demorei a pegar um livro do Paulo Coelho para ler, e "O Alquimista " foi o primeiro.
Me surpreendi com a história, é muito mais que um livro sobre um alquimista; é um livro que te faz refletir e mergulhar nas aventuras do protagonista em busca de sua Lenda Pessoal. O que nos mantém vivos, são nossos sonhos e àquilo que traçamos como objetivo. Mas ninguém disse que alcança-los seria fácil...

Wesley.Rodrigues 18/05/2022

Muito inspirador
Achei esse livro muito bom, bem escrito, de fácil entendimento e com uma mensagem bastante inspiradora, valeu super a pena a leitura. A história é bem cativante e nos trás bastante reflexiçoes à respeito da vida, dos nossos sonhos, nossas ambições, recomendo muito.

psraissafreire 27/12/2020

A última (e ótima) jornada literária de 2020
Olá, gente! Como vocês estão? Espero que bem :)

Hoje vim trazer pra vocês a resenha sobre o livro "O Alquimista", do autor mais que renomado Paulo Coelho. Por favor, me acompanhem.

Esse livro (e também outros) eu ganhei de uma tia-avó de consideração que tenho. Quando vi o título que será abordado nessa resenha no meio daquela pilha, eu fiquei bastante curiosa e receosa; isso porque eu tenho muito medo de não gostar de livros famosos e que me dão de presente (vocês também? Me contem aí!).

Nossa narrativa traz Santiago, um rapaz que começa a sonhar com as Pirâmides do Egito e o tesouro que lá se esconde. Por isso, ele embarcará numa jornada, que traz ensinamentos sobre a nossa relação com a vida.

Acho que o que mais me conquistou nesse livro não foi a história em si, mas as lições trazidas. Por meio de capítulos curtos e uma escrita fácil, Coelho me mostrou o verdadeiro tesouro que devemos buscar a todo momento. O personagem principal é aquele que nos introduz a uma série de acontecimentos que mudaram a sua forma de ver o mundo, os sentimentos...

Não dei 5 estrelas porque a partir de um certo momento comecei a fazer uma leitura muito dinâmica, daquelas em que eu queria que o livro acabasse logo. Porém o final é bastante bonitinho

Daniel Pedrosa 07/02/2022

Uma Jornada de Auto Conhecimento
Este foi um dos livros que me resgatou como leitor ainda jovem.
Simples e na medida certa.
Resenha em vídeo no link: https://youtu.be/AyPRhN3ckZg