O Alquimista

O Alquimista Paulo Coelho
Ota

Resenhas - O Alquimista

@LuanLuan7 27/03/2022

O famigerado livro do mago.
Serei cancelado pela patrulha literária por ter lido uma obra de Paulo Coelho?
Parece bobagem mas essa é uma dúvida pertinente.

O livro é poético e exotérico. Tem um arco simples, mas repleto de pequenas histórias.

O enredo trata da viagem em busca de um tesouro, empreendida por Santiago (o ?rapaz?). Começa na Espanha e ?termina? no Egito. No decorrer da trama ele conhece diversas pessoas e enfrenta vários desafios, como: a decepção na feira, a loja de cristais, a viagem ao oásis, o amor de uma mulher do deserto, a guerra inesperada e a travessia do deserto.

O clímax da obra surge de forma inesperada, com tempestade de areia e poderes místicos que lembram x-man (risos).

O final contém um plot que eu, realmente, não esperava.

No geral, não encontrei nada que justifique o ranço que surge à simples menção do nome Paulo Coelho.

Seja pela simplicidade da obra, metáforas, frases clichês, pelos ?erros? de concordância (cadê a licença poética?) enfim? nenhum dos problema encontrados são justificativas razoáveis para tamanho descrédito.

Enfim, uma pena. Certeza que se ele fosse um autor estrangeiro seria respeitado pela galera que hoje o abomina tanto.

Fernanda Coelho 29/09/2022

Esse vale uma releitura!
Esse é um dos meus favoritos!
Não é a primeira vez que leio, e a cada vez que é lindo são novos aprendizados!

Josiastds 08/02/2023

Favorito...
Esse livro é uma obra prima, o autor faz várias reflexão durante todo o livro e principalmente as conversas são o ponto forte e maravilhoso desse livro, tem muitas partes que me deixou eufórico de tão bom que foi o texto, sobre a pessoa amada e que temos que seguir em frente e conquistar o que tem que ser conquistado e correr atrás dos nossos sonhos, nunca desistir!!! As mensagens são um prato cru da poesia.
Joo 08/02/2023minha estante
Palavras de Paulo Coelho nos toca, cada ponto e cada vírgula. Você irá chegar ao seu tesouro, e nunca vai soltá-lo.

Annyele3 20/08/2023

MARAVILHOSO, INCRÍVEL, PERFEITO E GENIAALL
Acabei de ler nesse exato momento e eu tô surtando horrores,QUE PLOT MARAVILHOSOOOO.

Eu só tenho a dizer que o livro é perfeito, você acha que é uma coisa, quando na verdade é outra, minha cabeça entrou em colapso e o livro despertou sentimentos que eu nem sabia que meu coração podia sentir.

A narração é ótima, prendeu muito minha atenção,eu simplesmente não conseguia parar de ler,tem cada reflexão boaaa,faz você filosofar bastante,os personagens são bem construídos,toda aquela jornada do Santiago em busca de sua Lenda Pessoal é EXTRAORDINÁRIA.

SÓ LEIIAAAMM,LEIAM,PQ VALE MUITO A PEENA CADA SEGUNDO DE LEITURA.

Guilherme2611 16/05/2024

Ótimo livro!
O Alquimista fala sobre um jovem pastor de ovelhas, e trabalha segundo sua aspiração. Certo dia, ele muda a vereda da vida, porque algo único acontece.

Carla 20/03/2009

Tão bom quanto uma dor de dente. Meu cão poderia ter escrito este livro tb.

Cláudia 05/07/2009minha estante
O Nilmar não faria isso com as pessoas. Ele é tão feliz, carinhoso e animado - o cão que espalha felicidade.

Cláudia 04/02/2010minha estante
Não li e não gostei hahahaha

Jaqueline791 09/10/2021

Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar
Quando decidi ler o livro, optei por não criar expectativas, apenas deixar que o livro me apresentesse sua magia (apesar da sinopse, da história do Narciso, ter-me feito criar uma pontadinha).

Não diria que é uma obra genial, diria que é uma leitura um tanto filosófica e poética, com uma pespectiva genuamente empolgante do mistério da vida e do amor, e pelo simples fato de nos fazer sonhar com nossa "lenda pessoal", em que, quando se deseja algo profundamente, de todo o seu coração, você está mais próximo da "alma do mundo", em que ela é sempre uma força positiva, e por isso o universo conspira para que realizemos, é porque esse desejo nasceu na "alma do universo". E essa, passa a ser sua missão na terra.

Apesar da minha nota, confesso que o livro me agradou muito. Com uma leitura fluída, objetiva e nada massante, é uma obra passível para uma posterior releitura.

É uma leitura com um senso reflexivo. Como foi dito na obra por Santiago, devemos prender a observar a "linguagem do mundo", uma linguagem que vai muito além das palavras.

Guid 13/01/2022

um universo cativante
Sinto que o alquimista não é o tipo de livro que se dá uma nota de 1 a 5, é tão subjetivo e tão pessoal, creio que pra cada leitor a obra proporciona uma reflexão singular. Com certeza minha visão sobre o universo mudou depois dessa leitura.

Guilherme.Robles 06/12/2009

Nem com 10 anos eu tive saco pra ler essa merda

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Alquimista", escrito por Paulo Coelho, é uma obra marcante e inspiradora que cativa leitores ao redor do mundo. Nesta edição publicada pela editora Planeta do Brasil em 2006, a história continua a encantar com sua mensagem atemporal.

Com 192 páginas, o romance narra a jornada de Santiago, um jovem pastor espanhol que embarca em uma busca por um tesouro oculto no Egito, após ter um sonho enigmático. Ao longo de sua jornada, ele encontra personagens enigmáticos e mestres sábios que o ensinam lições valiosas sobre a vida, o autoconhecimento e a busca pelo propósito.

A escrita de Paulo Coelho é simples, mas profundamente poética, transmitindo uma mensagem espiritual e filosófica que ressoa com muitos leitores. O livro aborda temas universais como o destino, a coragem para seguir os sonhos e a conexão entre o homem e o universo.

Através da jornada de Santiago, o autor explora questões existenciais e espirituais, convidando o leitor a refletir sobre suas próprias aspirações e a importância de ouvir a voz interior.

"O Alquimista" é uma narrativa envolvente que mistura aventura, filosofia e espiritualidade, conquistando leitores de todas as idades e origens culturais. Sua mensagem inspiradora e motivacional é um lembrete para perseguirmos nossos sonhos e acreditarmos em nosso potencial para alcançar o que desejamos.

Em resumo, "O Alquimista" é uma leitura encantadora que transcende fronteiras e culturas, oferecendo uma lição de esperança e autodescoberta. A edição da Planeta do Brasil proporciona aos leitores uma experiência única e enriquecedora, tornando esta obra de Paulo Coelho uma valiosa adição à biblioteca de qualquer pessoa em busca de inspiração e sabedoria para trilhar o caminho da vida com propósito e significado.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Aline.Rodrigues 09/05/2021

Livro que nos faz refletir
Esse aqui talvez seja o livro mais famoso do tão aclamado autor Brasileiro Paulo Coelho,e segundo livro que leio dele.
O alquimista nós traz a história de Santiago,as lições que ele aprende durante o seu caminho de coragem, perseverança e fé.
Eu já percebir que o autor escreve um tipo de história que não é para mim,não faz muito o meu estilo literário.Li esse aqui,por ser bem conhecido,porém não tenho vontade de ler outras histórias suas.

Ana Vitória 09/09/2020

sem palavras
A complexidade e profundidade desse livro é incrível, tudo é encaixado e acontece no tempo perfeito. Nada acelerado e nem muito de vagar, a mudança do começo para o final, e o que a jornada ensina é perfeito
É com certeza um livro para a vida e de muitos aprendizados, para sempre reler.