Papéis Avulsos

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Patrícia 21/01/2022

Sempre bom!
Leitura muito boa embora adimito que gosto muito mais das novelas do que dos contos. O primeiro conto é O Alienista que se assemelha mais a uma novela, por esse motivo gostei bem mais do que os outros. Mas Machado de Assis sempre é bem vindo.

Daniel 23/03/2018

Histórias não tão avulsas

O talento literário de Machado de Assis dispensa apresentações. Nesta coletânea Papéis Avulsos, ele mais uma vez se mostra um mestre do conto, sintetizando através de narrativas curtas e minuciosamente construídas, com personagens peculiares e fascinantes, os mais diversos aspectos da natureza humana.
No conto/novela O Alienista, um dos mais célebres da obra, Machado tece uma crítica mordaz e bem humorada ao cientificismo predominante no final do século XIX, baseado nas crenças do postivismo e numa suposta "superioridade da ciência" sobre os valores humanos. O texto ainda reflete sobre o aspecto tênue da loucura, levando à questão central: quem são os verdadeiros loucos, os outros ou nós mesmos? Seria a loucura uma construção social, uma mera questão de ponto de vista? É essa a premissa que enreda a história de Simão Bacamarte e sua tentativa de construir um hospício, a Casa Verde, na pequena vila de Itaguai, e as consequências inesperadas (e hilarias) que esse ato traz para o lugar.

Outros contos, como Teoria do Medalhão, O Segredo do Bonzo e Na Arca, retratam a ganância humana, a facilidade de se subir na vida sem qualquer mérito em uma sociedade de aparências e a capacidade que os charlatães e falsos oradores possuem de enganar as massas, manobrando - as ao seu bel - prazer. Em A Serenissima República, o processo eleitoral da "república das aranhas" serve de crítica à corrupção e aos desmandos dos poderosos. Em O Espelho, apresenta uma interessante teoria sobre a alma humana e em Verba Testamentaria, demonstra até que ponto pode ir a inveja e egoísmo dos seres humanos.

Machado mostra-se, tal como o protagonista de O Alienista, um verdadeiro cientista da alma humana, procurando desvendar artisticamente todos os meandros da sociedade que o cerca e que prevalece até os nossos dias.

Amelie 08/05/2022

livros de contos são sempre difíceis de avaliar, e papéis avulsos pra mim é mais ainda, porque o que liga os contos não é algo muito claro. mas enfim, os contos mostram diferentes fases e faces da escrita do Machado, e muitas histórias têm seu valor baseadas em coisas externas, como a crítica aos materialistas científicos no conto da sereníssima república. eu gostei particularmente da maioria, mas algumas histórias me deixaram um pouco mais cansada, como a verba testamentária

Onde estão? 16/06/2022

Pensei que não iria gostar, mas me surpreendi. Achei muito legal os contos carregarem críticas, que inclusive se adaptam nos dias de hoje. Acho que todos deveriam tentar ler ele.

clarice 16/07/2022

só por ter O alienista e O espelho (amei) o livro já ganha 4 estrelas pra mim !!
fora isso, são contos bons pra passar o tempo, mas a leitura apesar de não ser arrastada, acaba sendo um pouco cansativa. vou ter que compensar lendo um romancinho mas valeu a pena ter lido

Fe.fer 20/07/2022

Chato demais entediante,acho que não foi Io melhor livro pra começar a ler machado de Assis, comprei só por causa da capa

Gui Mendes 05/03/2021

Gênio
Virou clichê falar isso mas mesmo assim, é inacreditável o quando Machado de Assis continua atual. Mesmo com contos e histórias "bobos", consegue passar algum tipo de reflexão e prender o leitor, coisa difícil. Machado de Assis é genial e eterno.

Jonas incrível 25/01/2023

Papéis de valor
Mais um que me impressiona, como eu demorei tanto pra ler as obras de Machado de Assis? Um absurdo o quanto perdemos ao não darmos valor à nossa literatura.

Laurinha. 26/07/2022

eu escutei o alienista e o espelho de um professor, assim como tinha sido a cartomante, então pelo apego são os meus preferidos.

Rafael 10/06/2021

Joaquim Maria Machado de Assis
Um gênio, simplesmente isso. Machado é um arguto observador dos costumes humanos e sua sutileza, misturada com o mais inteligente sarcasmo, é a receita perfeita para descrever, observar e rir da raça humana. Nessa coletânea de contos, Machado exprime muitas de suas compreensões acerca das contradições humanas. Indo do divino à ciência, do comezinho ao extraordinário, ele nos presenteia com os extremos da humanidade, como o fervor religioso em contraponto ao científico. Além disso, Machado é maravilhoso em, também, tratar das miudezas da vida, abordando pequenos sentimentos e delicadas circunstâncias que explicam porque o viver é um ato de coragem, como diria o não menos brilhante Guimarães Rosa. Enfim, uma leitura mais que recomendada para todos que querem conhecer mais uma das habilidades de Machado de Assis, que, definitivamente, não se destaca apenas em seus romances.

Danyela5 05/04/2023

Por conta de uma linguagem mais antiga, tive certas dificuldades com relação a alguns contos.

Alguns até me prenderam do início ao fim mas, outros ñ posso dizer o mesmo.

Por mais q tenha essa linguagem mais antiga, conseguimos perceber vários aspectos nos contos q continuam atual.

Se a escrita fosse menos complexa, talvez eu me prendesse mais e gostasse mais das histórias e do livro como um todo.

Laura 21/08/2020

Papéis avulsos
Leitura bem complexa acompanhada de uma quase ressaca literária. Aiaiai... esse Machado de Assis...

Line 30/12/2020

Uma viagem no tempo
Esse livro tem muitos contos interessantes e gostosos de ler, alguns difíceis e quase inacessíveis por conta do tempo e da linguagem.

Mas a forma que Machado escreve é tão atemporal e genial que não me resta dúvidas: algum destes contos vão fisgar você! Ele, não à toa, é um dos maiores escritores de todos os tempos.

Os meus preferidos foram, o clássico ?O alienista? e o ?Uma visita de Alcebiades?. Com destaque para ?A chinela turca? e ?A arca?.

Vale a pena conhecer o lado contista de Machado! recomendo!

lalari.f 09/08/2023

?A loucura, objeto dos meus estudos, era até agora uma ilha perdida no oceano da razão; começo a suspeitar que é um continente.

maare 10/01/2022

Machado sendo ótimo, como sempre
É um livro considerado um dos melhores da carreira do autor e li para a minha tese.
Como tudo que esse homem escreveu, eu amei.
Os contos são muito carregados de de suas características e dá pra sentir o sarcasmo e o humor dele nas entrelinhas dos textos.
Gostei muito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6