Papéis Avulsos

Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Angell 07/03/2019

Quer enriquecer vocabulário? Leia os clássicos!
Não há palavras que podem expressar a riqueza de se ler um clássico como esse... É algo que falta nos livros atuais...(ou eu tbm esteja escolhendo livros mais "fáceis") Mas Machado é mestre na arte das palavras e as entrelinhas e a ironia são alguns dos fatores que me fazem querer ler mais desse autor atemporal. O Alienista é meu favorito... Eu sempre ficava fazendo correlações com meu dia a dia...pois... O que é A Verdade, senão para si mesmo? Esses relativismo às vezes me encanta... E às vezes me entristecem (haha) mas se tudo fosse como 1+1=2 a vida seria muito sem graça...
Xii..filosofei agora... Vou parando por aqui pra não estragar mais!

Francisco.Santos 24/08/2022

Rindo das desgraças alheias
Um livro encantador, com contos extremamente originais, repletos de ironia e sarcasmo, além de reflexões profundas sobre situações por vezes corriqueiras, em outros momentos surreais e fantásticas. A edição da Penguin/Companhia das Letras inclui um prefácio e notas explicativas que ajudam a contextualizar o cenário histórico-cultural da época, além de elucidações literárias e biográficas. Excelente! Ler Machado de Assis é uma delícia...e um deboche também.

P. H. de Aragão 11/08/2020

Quem aliena o alienista?
Minha experiência prévia com Machado de Assis foi devido ao ensino médio e vestibulares. Na época não odiei (tanto), e com certeza também não morri de amores.

Retornando agora, por conta própria e com mais maturidade, consigo enxergar toda a habilidade do autor que eu não tive condições de encontrar antes, por conta da minha idade, interesses, repertório na época, etc.

Papéis Avulsos contêm doze narrativas extremamente críticas e satíricas. E Machado recrimina e faz rir com elegância e sutileza únicas.

O Alienista
Sem dúvida o melhor e mais aprofundado texto do livro, até por conta da extensão – é uma noveleta e não um conto. Traz metáforas poderosíssimas e questionamentos cáusticos sobre a sociedade e seus costumes, o poder impermanente e a relatividade de tudo.

Teoria do Medalhão
Conselhos de pai para filho. Um conto completamente irônico, mas que paradoxalmente faz pensar sobre a real validade de algumas afirmações.

A Chinela Turca
Uma das histórias mais engraçadas do livro, mas não aprecio muito o final anticlimático clichê (talvez na época não o fosse?).

Na Arca
Mescla a grandiosidade de uma narrativa mitológica com a simplicidade de um causo de esquina.

D. Benedita
Talvez uma desforra do autor para com uma pessoa, ou várias, devido à característica oscilante da protagonista? Tem um quê de Charles Dickens.

O Segredo do Bonzo
Uma narrativa hermética e metafísica que parece precursora das obras de Borges.

O Anel de Polícrates
O protagonista deste conto faz tudo, e por isso mesmo não faz nada. Uma bela lição para os nossos tempos de imediatismo – e aparentemente, a cultura “memeira” já dava as caras dois séculos atrás.

O Empréstimo
Mais uma história bastante engraçada e ainda contêm esta pérola: “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade”.

A Sereníssima República
Cônego Vargas, o Doutor Moreau das metáforas.

O Espelho
Possui uma discussão interessante sobre identidade, mas não me agrada muito de maneira geral. Parece que está tentando emular Álvares de Azevedo ou Poe, mas aborta a narrativa a meio caminho.

Uma visita de Alcibíades
Em termos humorísticos faz par com A Chinela Turca. Mas tem o enredo e o efeito melhor planejados e executados.

Verba Testamentária
Um testamento e a encomenda de um caixão para encerrar o livro. Ah, a ironia machadiana...

Resumindo: recomendo Papéis Avulsos para leitores maduros, de qualquer idade, que queiram refletir e dar aquele risinho de escárnio à sociedade – que infelizmente parece não ter evoluído grande coisa nos últimos cento e poucos anos, se é que o fez.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/

Pablo.Florencio 16/04/2024

Machado
Uma obra com vários contos machadianos. O que posso dizer para elogiar?
Ser escrito por Machado de Assis significa ter uma qualidade literária surreal - qualidade literária do maior escritor. Qualquer elogio além de apontar que foi escrito por ele é redundante.
Adorei os contos, sendo os que mais gostei: A Chinela Turca; O Segredo do Bonzo; Uma Visita de Alcibíades.

Pri 12/09/2020

Machado sendo Machado
Mais um livro do clube. Não vou mentir, o li obrigada, já havia lido O Alienista e não tinha gostado, reler apenas reforçou minha opinião, fui perseverante e terminei a leitura. Talvez essa minha resistência a genialidade de Machado de Assis seja fruto da obrigação literária do pré vestibular que me deixou traumatizada, então não deixe de ler, eu sou uma das poucas pessoas que não gosta.
manu 13/09/2020minha estante
Vc já tentou ler Dom Casmurro?

P.S o vestibular traumatiza de tantas maneiras que nem sei

Pri 13/09/2020minha estante
Li no ensino médio também, Manu. Não tentei relê-lo ainda. Acha uma leitura mais "leve"?

manu 13/09/2020minha estante
vish não skksksks
o mais leve é leve e rápido é o Alienista, mas Dom Casmurro a história é bem legal, porém tem muitos clássicos incríveis na nossa literatura que vc vai pode ter prazer de ler sem forçar

NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...

midnightrainz_ 23/04/2024

Costumava dizer que os contos do machado deveriam ser passados mais nas escolas por serem mais fáceis de entender e dão um panorama base do que era o Machado escritor. bem, não vou dizer que esse livro em específico foi uma experiencia tranquila.

essa é a coletanea mais famosa do autor (segundo fontes: eu), e que se encontram os contos mais famosos como o grande "o alienista".

dois pontos que eu achei bem interessantes do livro é que: 1- alguns dos contos não seguem uma estrutura narrativa de conto (como "o alienista" que é dividido em pequenas crônicas, ou "uma visíta de alcibíades" que é em formato de carta, ou "teoria do medalhão" e "o anel de polícrates" que são em forma de diálogo); 2- a temática principal da obra, do machado escritor como um todo creio eu, que é a contradição entre ser e parecer, as máscaras sociais, a vida pública e a privada.

meus contos favs de um modo geral foram: o alienista, teoria do medalhão, a chinela turca (esse é bem diferentão, uma vibe meio policial), na arca (engraçadíssimo), o espelho e uma visita de alcibíades. de resto, vou precisar de releituras futuras para absolver melhor o conteúdo.

lailarosenbach 27/06/2022

Papéis Avulsos
Título: Papéis Avulsos
Autor: Machado de Assis
Número de páginas: 272
Nota: 4 ?

Comecei esse livro por ser leitura obrigatória da escola, mas bem sinceramente, gostei muito dos contos. Confesso que de início, foi bem difícil conseguir me adaptar à forma que o Machado disserta, mas assim que peguei o jeito, a leitura fluiu. Os contos carregam críticas, que com toda certeza se adaptam aos dias de hoje, acredito que todos deveriam tentar ler, de verdade.

Lauana.Figueiredo 27/04/2022

críticas suaves e sucintas sobre comportamentos
Tive análise escolar desses contos e terei que apresentar uma peça teatral de um dos contos daq uns 2 meses então assim....

Li mais pra cumprir combinado de notas e afins mas com certeza não me arrependi, afinal é o Machado.

Acho que o bom dos contos é termos um total de zero conhecimento sobre, porque o interessante é isso : os contos são críticas! e caso você conte sobre os contos, você tá contando sobre as críticas e acaba todo processo de " ler machado" como sempre pontua minha professora de literatura.

Por isso, faço uma resenha breve apenas pra dizer que ler Machado é muitas vezes um dever, mas compreender Machado é necessidade que leva tempo e conhecimento de mundo kakakkaa...

PS:. o espelho é um conto que se tornou incapaz de esquecê-lo!

@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Vestibular da UFRGS obrigada
Se não fosse leitura obrigatória, talvez eu não lesse Machado tão cedo na minha vida, mas meu deus ele era genial??? A ironia desse homem me faz achar que nos daríamos muito bem e a forma como ele tece críticas através de metáforas que ele teria muito a me ensinar. Inclusive porque alguns dos contos eu só consegui entender pesquisando sobre

Daniel 23/03/2018

Histórias não tão avulsas

O talento literário de Machado de Assis dispensa apresentações. Nesta coletânea Papéis Avulsos, ele mais uma vez se mostra um mestre do conto, sintetizando através de narrativas curtas e minuciosamente construídas, com personagens peculiares e fascinantes, os mais diversos aspectos da natureza humana.
No conto/novela O Alienista, um dos mais célebres da obra, Machado tece uma crítica mordaz e bem humorada ao cientificismo predominante no final do século XIX, baseado nas crenças do postivismo e numa suposta "superioridade da ciência" sobre os valores humanos. O texto ainda reflete sobre o aspecto tênue da loucura, levando à questão central: quem são os verdadeiros loucos, os outros ou nós mesmos? Seria a loucura uma construção social, uma mera questão de ponto de vista? É essa a premissa que enreda a história de Simão Bacamarte e sua tentativa de construir um hospício, a Casa Verde, na pequena vila de Itaguai, e as consequências inesperadas (e hilarias) que esse ato traz para o lugar.

Outros contos, como Teoria do Medalhão, O Segredo do Bonzo e Na Arca, retratam a ganância humana, a facilidade de se subir na vida sem qualquer mérito em uma sociedade de aparências e a capacidade que os charlatães e falsos oradores possuem de enganar as massas, manobrando - as ao seu bel - prazer. Em A Serenissima República, o processo eleitoral da "república das aranhas" serve de crítica à corrupção e aos desmandos dos poderosos. Em O Espelho, apresenta uma interessante teoria sobre a alma humana e em Verba Testamentaria, demonstra até que ponto pode ir a inveja e egoísmo dos seres humanos.

Machado mostra-se, tal como o protagonista de O Alienista, um verdadeiro cientista da alma humana, procurando desvendar artisticamente todos os meandros da sociedade que o cerca e que prevalece até os nossos dias.

Luciano Rosa 20/03/2018

Irônico e indispensável
É um livro que reúne contos imprescindíveis para compreender outras obras machadianas.

Gláucia 30/04/2011

Papéis Avulsos - Machado de Assis
Esse livro reúne alguns de meus contos machadianos preferidos, como por exemplo O Alienista, A Chinela Turca, O Empréstimo, O Espelho, entre outras.
Tenho a edição da Garnier, minha preferida, mas pretendo adquirir a recente da Penguin/Companhia das Letras, enriquecida por extras que ressaltam o valor da obra.

Valério 27/02/2012

Bons contos
Bons contos. Uns melhores que os outros. Por uns, nota 5. Mas alguns puxam a nota para baixo. Na média, nota 4. Gosto mais dos contos de Gabriel Garcia Marquez, em "Doze contos peregrinos. Ou dos contos de Nelson Rodrigues, de "A vida como ela é". Ou ainda de Nelson Motta, na coletânea "Força Estranha". Vale a leitura, sem dúvida alguma.
O estilo de Machado de Assis é próprio e deve-se o mérito de ser um dos precursores da leitura de nível brasileira.
Mas estes não são, definitivamente, seus melhores trabalhos. Ainda que não sejam ruins.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6