Papéis Avulsos

Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcus 16/07/2021

Depois desses contos, fico ainda + ansioso para os romances
"Avulsos são eles, mas não vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. São pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa."

Gostei muito e ri mais do que esperava lendo esses contos. Machado, usando sua ironia, retrata os brasileiros de forma quase absurda de tão realista.
O Alienista, Teoria do Medalhão, D. Benedita, O Segredo do Bonzo, O Anel de Polícrates e Verba Testamentária estão entre os melhores, mas acho que O Espelho é o meu favorito.

"? Em primeiro lugar, não há uma só alma, há duas...
? Duas?
? Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir."

Quincas Borba 28/09/2023

Nem os significados são avulsos...
Depois de ler em ordem cronológica os nove romances de Machado, comecei a me aventurar em outra área com a qual ele tem grande habilidade e maestria: os contos. Porém, ao invés de ler cronologicamente, fui direto para a coleção de contos mais famosa de Machado: "Papéis Avulsos", publicado em 1882. Como adverte Machado, apesar do título, os papéis têm sim vários temas em comum.

Na edição da Penguin Companhia, podemos deduzir quais seriam esses temas por conta do excelente texto de John Gledson (cujas introduções servem mais de posfácio; nunca coloque um spoiler numa introdução, nunca! Todo edição da Penguin em que John Gledson escreve a introdução, você deve a ler, ironicamente, depois de finalizar o livro!), que mostram uma nova face e dá um novo sentido pela reunião desses papéis avulsos.

Eu gostaria de poder escrever sobre cada conto, mas, me conhecendo, a resenha ficaria extremamente longa, então eu vou dizer quais foram os meus favoritos!

O melhor conto, que na verdade é uma novela, é "O alienista"; não é à toa que é mais lembrado que vários romances do Machado; um outro destaque é "D. Benedita", que também é um pouco grande, mas é bem divertido; "O espelho" é um conto poderosíssimo, seguido de "Teoria do medalhão"; os mais divertidos são "A chinela turca" e "A sereníssima republica", por terem elementos mais fantasiosos, e por conta de suas críticas.
Mesmo que bom, "O segredo do Bonzo" foi o que menos gostei de toda a coletânea, e na minha opinião, existe uma disparidade enorme entre esse e os outros; mas, nada ruim! (deveria fazer uma resenha específica para cada conto?).

Mal posso esperar para ler outros contos do Machadão.

Julia.Beatriz 19/06/2020

sensacional!!!!!!
definitivamente, é o livro mais divertido de Machado

Natália Cristina - Leitura por Amor 13/01/2023

Sou suspeita para falar do Machado, mas é mais uma grande obra com reflexões muito boas sobre a sociedade.
Ele nos mostra como as pessoas valorizam a aparência e não a essência, assim como nos dias de hoje. Há contos muito famosos no livro, como O Alienista, A Teoria do Medalhão e A Chinela Turca.

Kecia.Viana 14/02/2023

Papéis Avulsos. Livro 11
Machado é perfeito em todas as formas.

Mas eu confesso que meu amor por ele está mais presente em seus romances.

nanda 17/03/2022

Machado eu te amo
Através destes contos, Machado de Assis mostra mais uma vez o porquê de ser aclamado e reconhecido como o maior autor brasileiro de todos os tempos.

Andressa 18/05/2010

Este é um livro que transcreve a realidade social através de contos.
Os que mais me chamaram atenção foram:

1º O Alienista: A meu ver este é um exemplo de nosso cotidiano, onde costumes são passados de geração a geração, exercidos por alguns e desafiado por outros. A crença no imaginário, folclore, permite que se criem justificativas próprias para acontecimentos que fogem a razão de determinadas pessoas. Isto, nesse conto, é considerado loucura por Simião Bacamarte, médico que após trancar quase toda uma cidade num manicômio, Casa Verde, solta-los como curados e ser elogiado arduamente pelo Padre, interna-se para servi de cobaia a seus próprios estudos pois era o único que reunia a “teoria e a prática”.

2º A Sereníssima República: Neste conto consigo enxergar claramente que todo governo é corrupto. Que sempre haverá algo que impeça que este ocorra com real fluidez. No conto o empecilho expressa-se através de um saco que serve de sorteio para os cargos públicos.

midnightrainz_ 23/04/2024

Costumava dizer que os contos do machado deveriam ser passados mais nas escolas por serem mais fáceis de entender e dão um panorama base do que era o Machado escritor. bem, não vou dizer que esse livro em específico foi uma experiencia tranquila.

essa é a coletanea mais famosa do autor (segundo fontes: eu), e que se encontram os contos mais famosos como o grande "o alienista".

dois pontos que eu achei bem interessantes do livro é que: 1- alguns dos contos não seguem uma estrutura narrativa de conto (como "o alienista" que é dividido em pequenas crônicas, ou "uma visíta de alcibíades" que é em formato de carta, ou "teoria do medalhão" e "o anel de polícrates" que são em forma de diálogo); 2- a temática principal da obra, do machado escritor como um todo creio eu, que é a contradição entre ser e parecer, as máscaras sociais, a vida pública e a privada.

meus contos favs de um modo geral foram: o alienista, teoria do medalhão, a chinela turca (esse é bem diferentão, uma vibe meio policial), na arca (engraçadíssimo), o espelho e uma visita de alcibíades. de resto, vou precisar de releituras futuras para absolver melhor o conteúdo.

Angell 07/03/2019

Quer enriquecer vocabulário? Leia os clássicos!
Não há palavras que podem expressar a riqueza de se ler um clássico como esse... É algo que falta nos livros atuais...(ou eu tbm esteja escolhendo livros mais "fáceis") Mas Machado é mestre na arte das palavras e as entrelinhas e a ironia são alguns dos fatores que me fazem querer ler mais desse autor atemporal. O Alienista é meu favorito... Eu sempre ficava fazendo correlações com meu dia a dia...pois... O que é A Verdade, senão para si mesmo? Esses relativismo às vezes me encanta... E às vezes me entristecem (haha) mas se tudo fosse como 1+1=2 a vida seria muito sem graça...
Xii..filosofei agora... Vou parando por aqui pra não estragar mais!

Leila de Carvalho e Gonçalves 22/07/2018

A Contradicao Entre Ser E Parecer
Lançado em 1882, esse é o terceiro livro de contos de Machado de Assis. Escrito na mesma época de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", ele já pertence a fase realista do autor e apresenta boas histórias que revelam um nítido aperfeiçoamento da linguagem.

Apesar de nomeadas "avulsas", essas narrativas apresentam um ponto em comum: "a contradição entre ser e parecer, entre a máscara e o desejo, entre a vida pública e os impulsos obscuros da vida interior, desembocando sempre na fatal capitulação do sujeito à aparência dominante".

Fazem parte da lista: "O Alienista", "Teoria do Medalhão", "A Chinela Turca", "Na Arca", "D. Benedita", "O Segredo do Bonzo", "O Anel de Policrates", "O Empréstimo", "A Sereníssima República" "O Espelho", "Uma visita de Alcebiades" e "Verba Testamentária".

Sem dúvida, o conto mais conhecido é "O Alienista", uma sátira a arrogância da medicina e que, paralelamente, também traça uma interessante análise do poder e de seus mecanismos psicológicos e sociais.

Porém, as demais narrativas também merecem atenção e tomo a liberdade de citar duas entre minhas preferidas: "O Empréstimo", uma anedota que retrata duas personagens com visões distintas a respeito do dinheiro, e "Uma Visita de Alcebiades", narrada em forma epistolar, revela como o famoso general grego "apareceu" na casa de um chefe de polícia...

Boa leitura!

Pri 12/09/2020

Machado sendo Machado
Mais um livro do clube. Não vou mentir, o li obrigada, já havia lido O Alienista e não tinha gostado, reler apenas reforçou minha opinião, fui perseverante e terminei a leitura. Talvez essa minha resistência a genialidade de Machado de Assis seja fruto da obrigação literária do pré vestibular que me deixou traumatizada, então não deixe de ler, eu sou uma das poucas pessoas que não gosta.
manu 13/09/2020minha estante
Vc já tentou ler Dom Casmurro?

P.S o vestibular traumatiza de tantas maneiras que nem sei

Pri 13/09/2020minha estante
Li no ensino médio também, Manu. Não tentei relê-lo ainda. Acha uma leitura mais "leve"?

manu 13/09/2020minha estante
vish não skksksks
o mais leve é leve e rápido é o Alienista, mas Dom Casmurro a história é bem legal, porém tem muitos clássicos incríveis na nossa literatura que vc vai pode ter prazer de ler sem forçar

NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...

Francisco.Santos 24/08/2022

Rindo das desgraças alheias
Um livro encantador, com contos extremamente originais, repletos de ironia e sarcasmo, além de reflexões profundas sobre situações por vezes corriqueiras, em outros momentos surreais e fantásticas. A edição da Penguin/Companhia das Letras inclui um prefácio e notas explicativas que ajudam a contextualizar o cenário histórico-cultural da época, além de elucidações literárias e biográficas. Excelente! Ler Machado de Assis é uma delícia...e um deboche também.

Lauana.Figueiredo 27/04/2022

críticas suaves e sucintas sobre comportamentos
Tive análise escolar desses contos e terei que apresentar uma peça teatral de um dos contos daq uns 2 meses então assim....

Li mais pra cumprir combinado de notas e afins mas com certeza não me arrependi, afinal é o Machado.

Acho que o bom dos contos é termos um total de zero conhecimento sobre, porque o interessante é isso : os contos são críticas! e caso você conte sobre os contos, você tá contando sobre as críticas e acaba todo processo de " ler machado" como sempre pontua minha professora de literatura.

Por isso, faço uma resenha breve apenas pra dizer que ler Machado é muitas vezes um dever, mas compreender Machado é necessidade que leva tempo e conhecimento de mundo kakakkaa...

PS:. o espelho é um conto que se tornou incapaz de esquecê-lo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6