Papéis Avulsos

Papéis Avulsos Machado de Assis
Machado de Assis
Machado de Assis




Resenhas - Papéis Avulsos


77 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Marcus 16/07/2021

Depois desses contos, fico ainda + ansioso para os romances
"Avulsos são eles, mas não vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. São pessoas de uma só família, que a obrigação do pai fez sentar à mesma mesa."

Gostei muito e ri mais do que esperava lendo esses contos. Machado, usando sua ironia, retrata os brasileiros de forma quase absurda de tão realista.
O Alienista, Teoria do Medalhão, D. Benedita, O Segredo do Bonzo, O Anel de Polícrates e Verba Testamentária estão entre os melhores, mas acho que O Espelho é o meu favorito.

"? Em primeiro lugar, não há uma só alma, há duas...
? Duas?
? Nada menos de duas almas. Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir."
comentários(0)comente



Rafael 10/06/2021

Joaquim Maria Machado de Assis
Um gênio, simplesmente isso. Machado é um arguto observador dos costumes humanos e sua sutileza, misturada com o mais inteligente sarcasmo, é a receita perfeita para descrever, observar e rir da raça humana. Nessa coletânea de contos, Machado exprime muitas de suas compreensões acerca das contradições humanas. Indo do divino à ciência, do comezinho ao extraordinário, ele nos presenteia com os extremos da humanidade, como o fervor religioso em contraponto ao científico. Além disso, Machado é maravilhoso em, também, tratar das miudezas da vida, abordando pequenos sentimentos e delicadas circunstâncias que explicam porque o viver é um ato de coragem, como diria o não menos brilhante Guimarães Rosa. Enfim, uma leitura mais que recomendada para todos que querem conhecer mais uma das habilidades de Machado de Assis, que, definitivamente, não se destaca apenas em seus romances.
comentários(0)comente



@meunomee_lauracanal 15/03/2021

Vestibular da UFRGS obrigada
Se não fosse leitura obrigatória, talvez eu não lesse Machado tão cedo na minha vida, mas meu deus ele era genial??? A ironia desse homem me faz achar que nos daríamos muito bem e a forma como ele tece críticas através de metáforas que ele teria muito a me ensinar. Inclusive porque alguns dos contos eu só consegui entender pesquisando sobre
comentários(0)comente



Gui Mendes 05/03/2021

Gênio
Virou clichê falar isso mas mesmo assim, é inacreditável o quando Machado de Assis continua atual. Mesmo com contos e histórias "bobos", consegue passar algum tipo de reflexão e prender o leitor, coisa difícil. Machado de Assis é genial e eterno.
comentários(0)comente



Vanderley Batista 11/02/2021

Meu escritor favorito
Ler os contos de Machado é sempre um deleite. Quem ainda não experimentou dessa leitura que não perca mais tempo!
comentários(0)comente



Line 30/12/2020

Uma viagem no tempo
Esse livro tem muitos contos interessantes e gostosos de ler, alguns difíceis e quase inacessíveis por conta do tempo e da linguagem.

Mas a forma que Machado escreve é tão atemporal e genial que não me resta dúvidas: algum destes contos vão fisgar você! Ele, não à toa, é um dos maiores escritores de todos os tempos.

Os meus preferidos foram, o clássico ?O alienista? e o ?Uma visita de Alcebiades?. Com destaque para ?A chinela turca? e ?A arca?.

Vale a pena conhecer o lado contista de Machado! recomendo!
comentários(0)comente



Paulinha - @ladaminhaestante 07/12/2020

Seleção de Contos
Papéis Avulsos nada mais é que uma reunião de contos de Machado, escritos quando fazia parte da Gazeta.

Ler as histórias de Machado não é algo que se possa fazer às pressas. A escrita é rebuscada, dada a época em que viveu e para melhor entender, aconselho um dicionário ao lado. É uma grande fonte de saber.

As mais diversas histórias são contadas neste volume e nelas podemos ver um pouco dos costumes da época, bem como as observações do escritor perante a sociedade, que sempre fez questão de esplanar em seus escritos.

Em Papéis Avulsos, tão bom quanto os contos selecionados, está um breve relato de sua vida, desde o nascimento ao falecimento, seus trabalhos, seu grande amor, Carolina, e seus escritos.

Uma leitura super válida.
comentários(0)comente



NegrALANE 05/12/2020

Quanto tempo!
Quanto tempo não lia Machado de Assis. E quanto tempo me tomou essa leitura.
Coloquei esse livro na meta de leitura em razão de que estava na lista de leitura da UFRGS. Não me arrependo. Desde o Alienista até o último foram tantas histórias, todas com o jeito Machado de Assis de narrar. A linguagem dificulta às vezes a fluidez ao mesmo tempo que me faz pesquisar e aprender mais.
Devo dizer que pesquisei "boceta" citada em um conto e tive uma situação engraçada que Samuel me pegou com essa pesquisa na tela do computador, razão que exclamou, olha o que a garota pesquisa. Aqui estou eu - inspirada pela capacidade de Machado de narrar o ordinário e parecê-lo extraordinário - narrando meus próprios episódios.
Enfim, registrar esse sentimento. Essas memórias...
comentários(0)comente



Pri 12/09/2020

Machado sendo Machado
Mais um livro do clube. Não vou mentir, o li obrigada, já havia lido O Alienista e não tinha gostado, reler apenas reforçou minha opinião, fui perseverante e terminei a leitura. Talvez essa minha resistência a genialidade de Machado de Assis seja fruto da obrigação literária do pré vestibular que me deixou traumatizada, então não deixe de ler, eu sou uma das poucas pessoas que não gosta.
manu 13/09/2020minha estante
Vc já tentou ler Dom Casmurro?

P.S o vestibular traumatiza de tantas maneiras que nem sei


Pri 13/09/2020minha estante
Li no ensino médio também, Manu. Não tentei relê-lo ainda. Acha uma leitura mais "leve"?


manu 13/09/2020minha estante
vish não skksksks
o mais leve é leve e rápido é o Alienista, mas Dom Casmurro a história é bem legal, porém tem muitos clássicos incríveis na nossa literatura que vc vai pode ter prazer de ler sem forçar




Sandrinha 30/08/2020

Papéis Avulsos
Gostei muito de papéis avulsos de Machado de Assis. Livro de doze contos; um melhor que outro. Já tinha lido, o alienista e o espelho,mas li novamente porque adoro ler tudo que escreve. Machado de Assis é um ótimo observador.
comentários(0)comente



Laura 21/08/2020

Papéis avulsos
Leitura bem complexa acompanhada de uma quase ressaca literária. Aiaiai... esse Machado de Assis...
comentários(0)comente



P. H. de Aragão 11/08/2020

Quem aliena o alienista?
Minha experiência prévia com Machado de Assis foi devido ao ensino médio e vestibulares. Na época não odiei (tanto), e com certeza também não morri de amores.

Retornando agora, por conta própria e com mais maturidade, consigo enxergar toda a habilidade do autor que eu não tive condições de encontrar antes, por conta da minha idade, interesses, repertório na época, etc.

Papéis Avulsos contêm doze narrativas extremamente críticas e satíricas. E Machado recrimina e faz rir com elegância e sutileza únicas.
 
O Alienista
Sem dúvida o melhor e mais aprofundado texto do livro, até por conta da extensão – é uma noveleta e não um conto. Traz metáforas poderosíssimas e questionamentos cáusticos sobre a sociedade e seus costumes, o poder impermanente e a relatividade de tudo.
 
Teoria do Medalhão
Conselhos de pai para filho. Um conto completamente irônico, mas que paradoxalmente faz pensar sobre a real validade de algumas afirmações.
 
A Chinela Turca
Uma das histórias mais engraçadas do livro, mas não aprecio muito o final anticlimático clichê (talvez na época não o fosse?).
 
Na Arca
Mescla a grandiosidade de uma narrativa mitológica com a simplicidade de um causo de esquina.
 
D. Benedita
Talvez uma desforra do autor para com uma pessoa, ou várias, devido à característica oscilante da protagonista? Tem um quê de Charles Dickens.
 
O Segredo do Bonzo
Uma narrativa hermética e metafísica que parece precursora das obras de Borges.
 
O Anel de Polícrates
O protagonista deste conto faz tudo, e por isso mesmo não faz nada. Uma bela lição para os nossos tempos de imediatismo – e aparentemente, a cultura “memeira” já dava as caras dois séculos atrás.
 
O Empréstimo
Mais uma história bastante engraçada e ainda contêm esta pérola: “Está morto: podemos elogiá-lo à vontade”.
 
A Sereníssima República
Cônego Vargas, o Doutor Moreau das metáforas.
 
O Espelho
Possui uma discussão interessante sobre identidade, mas não me agrada muito de maneira geral. Parece que está tentando emular Álvares de Azevedo ou Poe, mas aborta a narrativa a meio caminho.
 
Uma visita de Alcibíades
Em termos humorísticos faz par com A Chinela Turca. Mas tem o enredo e o efeito melhor planejados e executados.
 
Verba Testamentária
Um testamento e a encomenda de um caixão para encerrar o livro. Ah, a ironia machadiana...
 
Resumindo: recomendo Papéis Avulsos para leitores maduros, de qualquer idade, que queiram refletir e dar aquele risinho de escárnio à sociedade – que infelizmente parece não ter evoluído grande coisa nos últimos cento e poucos anos, se é que o fez.

Nota 9/10

site: https://www.instagram.com/phdearagao/
comentários(0)comente



Julia.Beatriz 19/06/2020

sensacional!!!!!!
definitivamente, é o livro mais divertido de Machado
comentários(0)comente



77 encontrados | exibindo 46 a 61
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR