Papéis Avulsos Machado de Assis
Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Davi.Paiva 10/12/2022

Indicado (principalmente) para fãs de Machado ou estudantes de Letras.
A leitura deste livro foi algo bem por acaso para mim. Certo dia eu saí de casa para trabalhar sem nenhum livro e como não queria voltar para pegar algo, fui até a estação de trem do Itaim Paulista e encontrei um exemplar na geladeira de doações que se encontra lá conhecida como Geloteca.

A princípio, pensei em ler só os contos que não tinha lido. Mas como hoje em dia muitas editoras publicam contos do Machado de forma aleatória ("A Cartomante e Outros Contos", "Últimos Contos de Machado de Assis", etc.), resolvi ler todos.

Não vou mentir: os contos eram legais, mas a forma do Machado de escrever é bem típica de seu tempo e a falta de objetividade acaba tirando um pouco do ânimo de escrever. Embora eu seja formado em Letras, ainda sou e sempre serei o cara que lê nos trens para ir trabalhar em uma empresa. Então essa erudição acadêmica fica um pouco inacessível para as massas.

Para a minha sorte, reler "O Alienista" presente na obra foi o que me salvou de ter uma experiência ruim e a jornada de Simão Bacamarte tornou a minha vida nos coletivos muito mais prazerosa.

Então já sabem: leiam "Papéis Avulsos" com calma, com estudos e com material de apoio ou em contato com outros leitores estudantes. Não é uma obra fácil, tal qual quase todas do Machado.

Sem mais.

lucaismaia 21/11/2022

amo ler qualquer coisa do Machado de Assis, e como ele sempre tem algo novo a oferecer ao leitor. sempre bom ler, reler, descobrir e redescobrir algo em sua escrita. o maior que temos!

Fabi 14/11/2022

Leitura nº 40 de 2022
Uma coletânea de contos machadianos, Papéis Avulsos é uma boa pedida para quem quer conhecer o lado irônico e sarcástico de Machado de Assis no período da República. O conto Alienista faz parte da obra e é fantástico! Enredo cativante.

Paula1735 19/10/2022

Papéis Avulsos
Machado de Assis é um gênio da literatura brasileira, sua escrita é encantadora. Conseguimos perceber a ironia até mesmo no título, afinal, não são apenas papéis avulsos mas sim histórias que tem um propósito. Sua análise moral e social é muito bem explorada e apresentada, além de ter um refinamento absurdo da linguagem narrativa.
Tantos contos, tantas histórias e tanto para se contar em apenas 300 páginas? Não consigo escolher apenas um como meu favorito, há vários. Porém, quem imaginaria que o alienista era o próprio louco? ou que a história da sapatilha turca era apenas um sonho? Amo demais o teu senso de humor, Machado. Há quem leia e não se encante com sua escrita?

THALES76 05/09/2022

Ora deleite, ora cansativo.
Primeiro livro que leio do Machado, e fico com uma opinião um tanto nublada, não muito clara se gostei ou não de ler. O livro é composto por alguns contos, e como é de se esperar, alguns me cativaram, já outros foram um saco.
Destaque para o conto do “O alienista”, que foi deveras interessante, me proporcionando alguns devaneios sobre o tema, “A chinela turca” também foi bem legal, gostei bastante das reviravoltas e por fim “Uma visita de Alcíbiades” que pude me deleitar com toda aquela magia.

Uma ponto negativo: A edição.
Não sei exatamente, mas acho que 40% ou mais do livro são notas do rodapé, isso pra mim é tão chato, pois meu objetivo era ler os contos a fabulação em si, não ficar lendo dados e explicações, que muitas das vezes as notas eram quase uma página inteira. Logo de início já se foram 30 páginas de prefácio, que logo às pulei.

Francisco.Santos 24/08/2022

Rindo das desgraças alheias
Um livro encantador, com contos extremamente originais, repletos de ironia e sarcasmo, além de reflexões profundas sobre situações por vezes corriqueiras, em outros momentos surreais e fantásticas. A edição da Penguin/Companhia das Letras inclui um prefácio e notas explicativas que ajudam a contextualizar o cenário histórico-cultural da época, além de elucidações literárias e biográficas. Excelente! Ler Machado de Assis é uma delícia...e um deboche também.

Laurinha. 26/07/2022

eu escutei o alienista e o espelho de um professor, assim como tinha sido a cartomante, então pelo apego são os meus preferidos.

Fe.fer 20/07/2022

Chato demais entediante,acho que não foi Io melhor livro pra começar a ler machado de Assis, comprei só por causa da capa

clarice 16/07/2022

só por ter O alienista e O espelho (amei) o livro já ganha 4 estrelas pra mim !!
fora isso, são contos bons pra passar o tempo, mas a leitura apesar de não ser arrastada, acaba sendo um pouco cansativa. vou ter que compensar lendo um romancinho mas valeu a pena ter lido

lailarosenbach 27/06/2022

Título: Papéis Avulsos
Autor: Machado de Assis
Número de páginas: 272
Nota: 4 ?

Comecei esse livro por ser leitura obrigatória da escola, mas bem sinceramente, gostei muito dos contos. Confesso que de início, foi bem difícil conseguir me adaptar à forma que o Machado disserta, mas assim que peguei o jeito, a leitura fluiu. Os contos carregam críticas, que com toda certeza se adaptam aos dias de hoje, acredito que todos deveriam tentar ler, de verdade.

Onde estão? 16/06/2022

Pensei que não iria gostar, mas me surpreendi. Achei muito legal os contos carregarem críticas, que inclusive se adaptam nos dias de hoje. Acho que todos deveriam tentar ler ele.

Amelie 08/05/2022

livros de contos são sempre difíceis de avaliar, e papéis avulsos pra mim é mais ainda, porque o que liga os contos não é algo muito claro. mas enfim, os contos mostram diferentes fases e faces da escrita do Machado, e muitas histórias têm seu valor baseadas em coisas externas, como a crítica aos materialistas científicos no conto da sereníssima república. eu gostei particularmente da maioria, mas algumas histórias me deixaram um pouco mais cansada, como a verba testamentária

Lauana.Figueiredo 27/04/2022

críticas suaves e sucintas sobre comportamentos
Tive análise escolar desses contos e terei que apresentar uma peça teatral de um dos contos daq uns 2 meses então assim....

Li mais pra cumprir combinado de notas e afins mas com certeza não me arrependi, afinal é o Machado.

Acho que o bom dos contos é termos um total de zero conhecimento sobre, porque o interessante é isso : os contos são críticas! e caso você conte sobre os contos, você tá contando sobre as críticas e acaba todo processo de " ler machado" como sempre pontua minha professora de literatura.

Por isso, faço uma resenha breve apenas pra dizer que ler Machado é muitas vezes um dever, mas compreender Machado é necessidade que leva tempo e conhecimento de mundo kakakkaa...

PS:. o espelho é um conto que se tornou incapaz de esquecê-lo!

monigreenbriar 26/04/2022

li pq a escola me obrigou a tal
Os contos são bem relevantes, para ser sincera, alguns fazem denúncias bastante atuais. Alguns contos são bem confusos, como "Na arca", e há portanto alguns que eu gostei bastante como "O alienista", "Teoria do medalhão", "O segredo do bonzo" e "A sereníssima república". E me desejem sorte tenho prova sobre esse livro amanhã.

nanda 17/03/2022

Machado eu te amo
Através destes contos, Machado de Assis mostra mais uma vez o porquê de ser aclamado e reconhecido como o maior autor brasileiro de todos os tempos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6