O Inferno de Gabriel

O Inferno de Gabriel Sylvain Reynard

Resenhas - O Inferno De Gabriel

Manuela 29/04/2016

Romance, cultura e História
"-Vou ser expulso do Paraíso amanhã, Beatriz. Nossa única esperança é que você me encontre depois. Procure por mim no Inferno."
Cristina 29/04/2016minha estante
eu ja li tanta critica sobre essa trilogia! Eu particularmente gosto muito também! =)

Manuela 30/04/2016minha estante
Não tinha lido por isso. Muita gente falando que era longo, chato. Amei. A gente não pode seguir opinião. Fiz bem em comprar porque amei. Muito bem escrito.

JessiDuarte 08/07/2020

Então...
Realmente não gosto desse tipo de literatura, tem algumas partes que até foi engraçado, mas parei por aqui!
Quel 08/07/2020minha estante
Falam tão bem desse livro, eu vou até ler sem muita expectativa

JessiDuarte 11/07/2020minha estante
Acho que é questão de gosto. É um livro muito bem escrito, com riqueza de detalhes. Leia sim, talvez você goste!

Ana 10/05/2020

Meio bleh
Sarah que lute
O livro é bom porém depende, não me cativou e tem descrição demais.
Sarah.Belo 10/05/2020minha estante
é M A R A V I L H O S O!!!!! Não escutem a Ana

Ane 17/05/2020minha estante
Kkkkk

Lina.Brancatelli 02/01/2016

Inferno de Gabriel
Fiquei muito curiosa sobre Dante depois que li todos o livros!
Lola 02/01/2016minha estante
to lendo esse e me perguntando se devo ou não ler divina comédia ou Dante e Beatriz! ?

Thaís Silva 16/03/2016minha estante
Lola, já li uns trechos da divina comédia e achei bem poético. Acho que não tenho o dom de ficar interpretando esses livros mais antigos. A única experiência boa que tive lendo livros mais antigos foi com Orgulho e Preconceito que simplesmente amei.

Mais se você ler a Divina Comédia me conta o que você achou.

Cibele 26/02/2022

Que inferno esse Gabriel.
Eu gosto muito de Crepúsculo, e cinquenta tons de cinza, Edward e Grey tem seus traumas e suas características protetoras mais ver uma mistura em Gabriel de Edward e Grey foi tedioso sem falar, que a história do personagem não trás nada para todo aquele drama.
E sobre Julia ahh que mulher tonta kkk

Pra mim foi uma leitura tediosa, toda minha expectativa ficou na capa do livro.
Não consegui nem simpatizar pelos personagens.

Muito drama sem motivo, uma história sem sal nem açúcar .

Nem vou me aventurar no segundo.

Vou colocar a venda a Trilogia.

A capa me enganou .
Jenifer.Matias 26/02/2022minha estante
Os filmes são igualmente uma droga. Decepcionante.

Cibele 26/02/2022minha estante
Que raiva !!!! Do livro só gostei da capa kkk

CRIS 26/04/2023

Terminar esse livro foi quase uma missão impossível. Escrita chata, história chata, personagens chatos. Não tem nada que te empolgue a continuar.
Giu sccp 26/04/2023minha estante
Só de ver a sinopse do livro já parece uma merda Kkkkkk

Jaqui0 26/04/2023minha estante
Eu li esse livro no tempo de escola emprestado da minha professora de Geografia e tinha adorado kkkkkkkkkk socorro

Liachristo 20/03/2013

RESENHA - O INFERNO DE GABRIEL - SYLVAIN REYNARD - ARQUEIRO
P.S.: Este livro foi um semi-finalista do Prêmio Goodreads Choice de Melhor Romance em 2011

Por onde começar a expressar o que senti ao ler este livro?
Toda vez que eu tentava escrever uma resenha sobre ele, eu sentia que não ia conseguir palavras suficientes para expressar o que senti durante sua leitura, o que senti com sua beleza. Eu caí de amores por ele, e agora ele é um dos meus livros favoritos, porque para mim este livro é simplesmente perfeito.

Sylvain Reynard é um dos autores mais talentosos que já tive o prazer de ler, ele(a) nos cativa com a sua escrita de tal maneira, que você não vai conseguir largar o livro e nem muito menos esquecer desta história.

Esta é a história de duas almas perdidas que encontram amor, perdão e redenção um no outro.

O Professor Gabriel ... bem, como não se apaixonar por ele?
Ele é um homem de trinta e poucos anos, que já passou poucas e boas na vida. Já teve muitas experiências amargas, e muitas tristezas.
Gabriel é dotado de uma inteligência brilhante, é rico mesmo não querendo ser, é bonito como um deus grego, e diabolicamente sexy. Daqueles de arrancar suspiros da mulherada por onde passa, e de algumas até mesmo terem vontade de se jogar em cima dele. Soma-se a isso o seu ar de mistério e seus segredos, pronto... Está aí o homem dos sonhos de todas nós.

Ele é um homem que sabe como seduzir uma mulher e como deixá-a completamente enfeitiçada por ele, tal qual me senti.
Sim, ele possui grandes habilidades e ele sabe como usá-las para que Julia se sinta maravilhada com ele.
Ele também tem um passado negro que o persegue e sua angústia nos aperta o coração. Ele quer ser bom, mas seu passado o impede de realmente ver a pessoa maravilhosa que ele é.
E depois há a tentação, sempre presente ... Será que ele vai conseguir mudar isso?
o Professor Gabriel se tornou um dos meus personagens favoritos do sexo masculino e uma vez que você tenha a oportunidade de conhece-lo em O Inferno de Gabriel, você não será capaz de esquece-lo.

Pessoalmente, eu também adorei o personagem de Julia Mitchell.
Ela é atenciosa, carinhosa, doce, bondosa, e o seu jeito de ser e a sua maneira de enxergar a vida a fez muito querida para mim e eu achei lindo a maneira como ela foi capaz de acabar com os estragos feitos nos sentimentos de Gabriel, simplesmente sendo ela mesma.
Sem pretensão, sem fingimento e sem manipulações, apenas Julia, com todas as suas inseguranças, mas com uma grande vontade de conquistar o coração do homem amado.
Ela também já passou por dissabores e tem alguns segredos sombrios como ele, e é muito interessante ver como ela e Gabriel conseguem lidar com seus próprios demônios.

Quando Julia Mitchell participa de sua primeira aula sobre "Dante", ela já sabe que será o professor Gabriel Emerson, que ministrará a aula - mesmo que ele não a reconheça. O destino parece conspirar para deixá-los juntos várias vezes depois disso, e assim começa uma proibida relação(professor e aluna).

Este livro tem sido comparado a " Cinqüenta Tons de Cinza", e por isso, quando eu comecei a lê-lo, eu estava meio desconfiada. E, confesso que no começo, eu me senti chateada com a maneira que o Professor Gabriel estava tratando Julia. Mas, Julia mostrou coragem, e foi a partir daí que tive certeza que não tem comparação entre os dois livros. E estou muito feliz, por ter resolvido ler e tirar minhas próprias conclusões.

Essa história de amor me tocou profundamente, porque para mim é muito mais do que isso. É uma história que prova que há sempre uma chance para o amor, mesmo que você seja o pior de todos os pecadores.
É sobre aceitar nossa fragilidade, sobre ser capaz de amar e ser amado profundamente, apesar de todas as dúvidas que possam nos afligir, e sobre a esperança.

Eu amei, ri, chorei e me enraiveci com os personagens e devo afirmar que até agora, não consegui me libertar deles. É como se ainda pudesse visualizar as cenas, as situações vividas por eles.
Gabriel e Julia vão ficar com você por muito tempo, depois de virarem a última página do livro.
Eu ouso afirmar que vocês nunca vão esquecê-los. Pois, eu tenho certeza que não vou.

A escrita de Sylvain Reynard é excelente e ele(a) nos leva a uma verdadeira viagem através do amor, do humor, da paixão e de seus significados.
Fiquei agradavelmente surpresa ao descobrir que não havia qualquer cena de sexo até quase o fim do livro. A maior parte do livro tem apenas algumas sessões mais calientes e tudo é sempre feito com muito carinho. E isso me conquistou.
Foi interessante como o autor(a) escreveu a partir de vários pontos de vista - não só de Gabriel e Julia, mas também do ponto de vista de personagens menores.
As cenas mais quentes entre os dois personagens são muito bem descritas, e nos deixam acesas... Há várias cenas apaixonados que me fizeram sentir o sangue correndo mais rápido nas veias.
E, quando eles finalmente cedem às suas paixões, é uma cena linda! Perfeita em sua delicadeza e detalhes. Foi uma pena que o livro acabe logo depois desta cena, nos deixando ansiosos por mais...

Eu não posso dizer que este livro, seja muito erótico, mas o tema sobre a luxúria, o amor e o amor cortês estão muito bem sintonizados.
Esta é uma história de tirar o fôlego e você terá vontade de sair pesquisando as músicas e as várias peças de arte sobre Dante e Beatriz. Você realmente não precisa ter um conhecimento de A Divina Comédia ou o Inferno de Dante, pois está muito bem explicado no livro.

A quantidade de informações sobre obras de arte, livros, e músicas, que envolvem o universo de Dante é surpreendente e o leitor irá apreciar e aprender muito nesta maravilhosa hitória.
Há muitas referências literárias espalhadas por todo o livro, que vai da Divina Comédia de Dante (como sugere o título), a JRR Tolkien, A Bíblia, Shakespeare e muito mais. Vocês também irão achar várias referências de obras de arte e músicas, todas envolvendo a sensualidade e o amor citado no livro. Eu me senti enormemente enriquecida depois de ler O Inferno de Gabriel.

Este é um livro que fala sobre segundas chances, de maneiras inesperadas para se solucionar algo que você achava que não tinha mais jeito.
Uma história que nos deixa sem fôlego a cada página e que todos devem ler. Tenho certeza que vocês não irão se arrepender.

Destaques: A capa, a diagramação, a tradução e a revisão deste livro, foram impecáveis em minha opinião. A Editora Arqueiro está de parabéns pelo lindo trabalho feito com este livro.

Eu recomendo este livro a todos aqueles que queiram ler uma história repleta de romance, paixão, sofrimento, redenção, e que queira se sentir completamente arrebatado por um livro, com eu me senti e ainda me sinto.
Bjus
Rita Ferro 19/08/2013minha estante
Lia, amei sua resenha, e foi exatamente como me senti quando li o livro, estou ainda respirando professor Gabriel, é um livro rico e inesquecível.

Liachristo 19/08/2013minha estante
Rita, este livro mexeu muito comigo, e fico muito feliz de ter conseguido passar um pouco do que senti, em minha resenha. Obrigado linda.

tati_loverock 17/10/2021

O Inferno de Gabriel é um livro que fazia tempo que tinha de vontade de ler e aproveitei quando lançaram o filme para começar a leitura antes de assistir. E posso dizer que gostei muito da história, os personagens são interessantes e adorei que o enredo gira em torno de A Divina Comédia, que é um dos poemas mais belos e intrigantes que conheço. Só não achei o Inferno de Gabriel ótimo pq em alguns trechos a leitura foi um pouco cansativa e por isso acabei demorando para finalizar. Logo vou começar a leitura do segundo livro e tenho boas expectativas nele. E vou reler a Divina Comédia pq acabei ficando com vontade.
Carla Buffolo Altoé 17/10/2021minha estante
Tati, não sabia que vai ter filme! Ou já foi lançado?
Li há uns anos atrás e achei bom. Gostaria de assistir o filme.

tati_loverock 17/10/2021minha estante
Oi Carla, então esse filme foi lançado em 2020, ele é dividido em 3 partes. Ele esta disponível no Passionflix, que é uma espécie de netflix só que especializada em romance, eles tem muitas produções originais baseadas em livros. E logo vai ser lançado o filme baseado no segundo livro.
Antes tinha um site que disponibilizava o download, mas ele já saiu do ar.

Juliana.Magaldi 12/11/2019

#teamGabriel
Resolvi ler “O Inferno de Gabriel” de Sylvain Reynard após ouvir de uma amiga leitora um elogio eloquente sobre a trilogia. A conversa na qual o elogio surgiu houve uma grande polarização entre os que se apaixonaram pela trilogia e os que a odiaram e essa polêmica foi mais um ingrediente que me instigou a começar a leitura.
Peguei os livros emprestados e pela primeira vez desde fevereiro de 2019 me debrucei sobre um livro físico e de um autor internacional. Estar distante do kindle gerou um incomodo, a autoria internacional não gerou nenhuma diferença, mas o texto que encontrei me causou vários estranhamentos.
Pensei nesse movimento de reconhecimento do texto como algo que deva ter afastado alguns leitores do grupo que odiavam a trilogia, mas, percebi que para mim não era algo difícil de transpor. A principal diferença que notei foi a narrativa em terceira pessoa. Tenho lido a maioria dos livros em primeira pessoa e com alternância de narradores. No caso deste livro chegava a ouvir a voz do narrador no início. Observei, contudo, que isso dava um charme a história.
A partir dessa observação entendi que o livro já havia me capturado e que já compunha o time dos que se apaixonaram por Gabriel. As referencias a literatura clássica e especialmente a Dante foram um ponto forte do texto dando a ele níveis de profundidade nas cenas.
A complexidade perturbada do personagem título é outro elemento viciante da trama. Você quer descobrir mais e mais sobre o que o atormenta e na medida em que segue com as descobertas vai criando uma empatia maior com os personagens. A poesia de Julianne, suave e compassiva, contrasta com a aridez bela de Gabriel.
Terminei a leitura do primeiro livro em êxtase e mergulharei hoje mesmo na sequência da história.
@autora_lidianemastello 12/11/2019minha estante
Você descreveu muito a história, essa história é uma das mais lindas que já li até hoje.

Juliana.Magaldi 13/11/2019minha estante
Estou encantada! começando a ler o segundo livro.

Daniela 25/08/2013

Poucos atrativos.
Nunca abandonei nenhum livro, nem mesmo os livros da Anne Rice que quase me matavam com a enrolação. Mas este eu acabei abandonando. Simplesmente não consegui mais aguentar a chatice da protagonista Julia e todas as suas frescuras e inseguranças sem motivos. Ser insegura não é nenhum defeito, mas ao nível daquela criatura eu diria que é melhor ela procurar um analista. Não sei se todas as mulheres pensam assim, mas eu sinceramente não vejo problema no passado de um homem. Se ele saiu com 5, 20, 80 mulheres pouco me importa. Mas para nossa querida Julia é um crime um homem transar com várias mulheres. Como se não bastasse isso, a mulher fica mais preocupada com quem ele comprou buchas de banho ou deixou de comprar (foi exatamente nessa parte que abandonei o livro) do que com a gentileza de ele sair pra comprar café da manhã e deixar tudo pronto para ela se arrumar em sua casa dando passe livre pra ela.
Nem vou comentar sobre corar e ficar olhando para baixo. Muita gente é tímida, eu mesma sou e confesso que coro várias vezes, ainda mais em público. Mas nem por isso travo e fico olhando para baixo. (mais um motivo para Julia procurar um analista, timidez demais é preocupante). Outra coisa que me irritou profundamente foi o fato de ela ficar recusando presentes e dinheiro o tempo todo posando de pobre e orgulhosa. Em minha opinião, tudo o que vem de graça é lucro, então aceite. Aliás, este é mais um ponto que está virando clichê nos livros de hoje em dia. Protagonistas mulheres sem nenhuma personalidade que coram, olham para baixo, mordem o lábio (queria saber que graça tem ficar se mordendo) e recusam qualquer tipo de presente porque acham que isso é ser honesto. Ser honesto é não roubar, mentir, trapacear. Aceitar presente desde quando é não ser honesto ou ser prostituta?
Gabriel quase salva tudo (da mesma forma que Grey em 50 Tons), porém isso não acontece por conta da história ficar mais focada nas babaquices de Julia (até o ponto onde li pelo menos) do que nele em si. Quando peguei o livro e vi que era em terceira pessoa fiquei super animada achando que iria ter um foco bem grande não só na Julia, como também no Gabriel. Mas isso não acontece. (lembrando que pelo menos na parte até onde li).
E por falar em 50 Tons, li em um site (que não me lembro agora o nome) que O Inferno de Gabriel também é uma fanfic de Crepúsculo, portanto, se assim for é mais do que normal as semelhanças gritantes entre os personagens das histórias.
Em resumo, meu abandono foi somente pela Julia e toda a sua infantilidade. Sim, infantilidade, pois pra mim ela é imatura ao invés de ingênua. Está certo que nem todas as mulheres querem ouvir um cara cantando Closer do Nine Inch Nails no ouvido delas, mas criar um trauma todo em cima de uma música é demais. Sem contar que a maioria dos homens são movidos a sexo, então se você é uma mulher estilo Julia que espera que eu cara beije seus pés, te chame de Beatrice (por favor né) sem pedir nada em troca, é melhor você preparar seu estoque de gatos para a velhice.
Taylyne 16/11/2013minha estante
Achei genial essa parte da sua resenha:

"Outra coisa que me irritou profundamente foi o fato de ela ficar recusando presentes e dinheiro o tempo todo posando de pobre e orgulhosa. Em minha opinião, tudo o que vem de graça é lucro, então aceite. Aliás, este é mais um ponto que está virando clichê nos livros de hoje em dia. Protagonistas mulheres sem nenhuma personalidade que coram, olham para baixo, mordem o lábio (queria saber que graça tem ficar se mordendo) e recusam qualquer tipo de presente porque acham que isso é ser honesto. Ser honesto é não roubar, mentir, trapacear. Aceitar presente desde quando é não ser honesto ou ser prostituta?"

Tirou as palavras da minha boca!!

Daniela 20/11/2013minha estante
Mas é, Taylyne. Isso é algo que me irrita ultimamente nos livros de hoje em dia, tem sempre essa coisa de deixar a mulher em sua forma mais inocente. E de tanto fazerem isso, as personagens acabam ficando um bando de lerdas e pamonhas, sem ação produtiva alguma. Sem contar essa mania de deixar as pessoas honestas ao extremo como se fosse a coisa mais bonita do mundo e fosse super comum. Pra mim até virtudes tem limites e eles deviam mostrar isso nas histórias.

Isabella2017 13/09/2020

Chato
Não vou mentir, só li esse livro por causa do filme (sou daquelas que prefere ler o livro antes de assistir o filme hahah).
Mas, sinceramente, me decepcionei total. Foi um dos livros mais ruins que li esse ano.
Achei os personagens insuportáveis e chatos. Não consegui me apegar nem simpatizar com eles. A Julia é a personagem mais chata, sem graça e bobinha que já li. O Gabriel fica insuportável e irritante com esse negócio de que ele é o demônio, a Julia é o anjo e que ela vai abandonar ele a qualquer momento se contar sobre o seu passado (eu fiquei tipo: "Sério, Gabriel? É por causa disso que tu se chama de demônio?")

O livro é MUITO dramático! Demorei horrores para terminar de ler ele. Não recomendo o livro, mas é claro que o melhor é você ler e tirar suas próprias conclusões.

Obs.: Não vou ler a sequência de jeito nenhum! Só espero que o filme seja melhor...
Sâmara 13/09/2020minha estante
Sempre vejo as pessoas falando bem do livro, tô doida pra tirar minhas próprias conclusões!

Isabella2017 13/09/2020minha estante
Sim, vejo bastante gente falando bem do livro, porém eu realmente não gostei (detesto drama), mas pode ser que você goste. Leia e depois me diz o que achou ; )

Kath 19/06/2020

Chato
Todo meu respeito a quem gosta desse livro, mas eu achei ele um saco.

A história segue Julia Mitchel, uma garota de 23 anos que está fazendo pós-graduação especializada em Dante no Canadá. Ela é aluna do especialista em Dante Gabriel Emerson, um homem arrogante, exigente e escroto pra c*****. Eles tem uma história do passado da qual Gabriel esqueceu junto do bom senso pelo visto. Depois de ser humilhada em plena sala de aula e em particular, ela descobre sobre a morte de Grace, mãe adotiva dele e a mulher que a criou como filha quando ela foi morar com o pai na Filadelfia.

Julia tem um histórico de relação abusiva que anulou sua autoestima (tal como sua capacidade de raciocínio, energia e qualquer resquício de atitude), ela pensa que está prestes a ser expulsa do curso e, com isso, não conseguirá o doutorado, mas é surpreendida por Gabriel que diz não poder se tornar seu orientador, mas indicando-a para uma renomada perita em Dante de Oxford e o livro vai basicamente inteiro nessa interação professor-aluna que não podem ficar juntos, segredos do passado que eles escondem um do outro e na impossibilidade de ele levar ela para cama.

Sério, achei um tédio. Quando cheguei no capítulo sete já queria abandonar o livro, mas decidi dar uma chance porque já abandonei três livros esse ano, só que foi sofrível ler, sério mesmo. Julia é chata, infantil, sonsa e tinha hora que era ativa como um pudim quente! Dava raiva! Eu ficava pensando minha filha, abra a p**** dessa boca! Gabriel era um babaca de primeira qualidade, escroto ao ponto que sua "redençãozinha" de meia tigela não me comoveu nadinha.

Ouvi em algum lugar que esse livro era, originalmente, uma fanfic de Crepúsculo. Por aí eu já devia ter tirado que ia ser daquele jeito, visto que 50 tons de cinza é o que é. Não entendo porque quando vão criar fanfic da saga tiram o pior lado das personagens, transformam Bella numa sonsa patética e submissa com uma pseudo-atitude pra enganar os trouxas e Edward num babaca escroto, controlador e abusivo. Na boa, não tem necessidade.

Pelo menos, ao contrário de 50 tons de cinza, O Inferno de Gabriel é bem escrito. Tem uma reimaginação de parábolas bíblicas como O Filho Pródigo, mexe com um subtexto do Inferno de Dante, faz alusões à mitologia grega e aqui e ali dá uma acertada na trilha sonora contando com Sogno de Andrea Abocelli, Madame Butterfly de Puccini e Réquiem de Mozart.

As personagens não são mal construídas, mas eu não consegui simpatizar com nenhuma delas. O jeito que Gabriel descrevia Julia me irritava a maior parte do tempo, a história passada deles até justifica algumas atitudes, mas a escrotice de Gabriel em boa parte do livro foi desnecessária e totalmente injustificada tal como muitas das atitudes que ele teve com ela ao longo da história e o que me irritava mais era que a imbecil engolia tudo e a autora tentava fazer isso soar bonito, mas não era. Sem contar que tudo era marca, irritante! Se o personagem sentasse numa maldita cadeira ela provavelmente havia sido feita por algum artista famoso. Bolsa de marca, acessório de marca, tinha hora que o livro parecia uma maldita vitrine de shopping de grife!

Não sei se foi o momento errado para ler ou se o livro não é pra mim mesmo. Mas eu não gostei. Foi um inferno a experiência e eu quero distância das continuações pelo menos por agora.
Sales15 20/06/2020minha estante
amiga, eu admiro muito sua persistência, de verdade. ler mais de 500 páginas assim e não aproveitando nada durante a leitura, eu acompanhei um pouco da sua jornada lendo esse livro essa semana. Olha, se fosse eu teria abandonado sem dó, te juro. mas eu sou da ideia de que a gente tem que ler o que gosta ou te faz bem ou simplesmente te incentiva a continuar o hábito da leitura, pelo menos é essa minha filosofia pessoal pra me ajudar a voltar a ler livros em 2020, eu só tô me obrigando a ler material relacionado com a faculdade e olhe lá. De qualquer forma, parabéns pelo esforço e persistência, foi uma luta que eu sei. Uma pena que o livro não deu match com vc dessa vez. Acontece, as vzs é como vc disse, as vzs é o tempo, talvez há alguns anos vc talvez gostasse, né ou o mindset do momento não bateu e algo que foi difícil de engolir dessa vez talvez teria relevado em outra situação. Mas de qualquer forma boa sorte com a próxima leitura. E olhando pelo lado positivo esse livro pelo menos rendeu a história do cuscuz.

Kath 20/06/2020minha estante
Obrigada pelo apoio, amiga. Eu não gosto de abandonar livros, tento fazer o mínimo possível, só quando ele envolve um assunto que me desperta gatilhos ou é insuportável ao ponto que eu sei que não vou conseguir terminar mesmo. Mas eu devia ter abandonado esse, me forçar a continuar foi pior. Concordo contigo, leitura tem que ser prazerosa e contribuir pra gente, sua filosofia está certíssima! Eu faço a meta do ano de um fim de ano pra outro, aí pra esse ano eu coloquei livros que eu tinha há muito no tablet e não tinha lido ainda, mas não ando com muita sorte kkkkk. Mas você tem razão, pelo menos agora eu descobri que eles comem um tipo de cuscuz no Canadá kkkkk obrigada pelos votos, a releitura que eu to fazendo também é bem irritante. E obrigada por acompanhar essa árdua jornada comigo! Super abraço, flor!

Leandro | @obibliofilo_ 01/04/2013

Sinceramente, clichê é algo que não me incomoda. Juro. Quando um determinado autor ou autora sabe usar de forma coerente e interessante, não vejo problema algum. Porém, a quantidade de livros aonde os autores vêm usando e abusando dos clichês de forma absurda é enorme! E "O Inferno de Gabriel" está entre esses livros que usam e abusam, tornando-o um livro chato e repetitivo.

[SINOPSE] Enigmático e sedutor, Gabriel Emerson é um renomado especialista em Dante. Durante o dia assume a fachada de um rigoroso professor universitário, mas à noite se entrega a uma desinibida vida de prazeres sem limites.
O que ninguém sabe é que tanto sua máscara de frieza quanto sua extrema sensualidade na verdade escondem uma alma atormentada pelas feridas do passado. Gabriel se tortura pelos erros que cometeu e acredita que para ele não há mais nenhuma esperança ou chance de se redimir dos pecados.
Julia Mitchell é uma jovem doce e inocente que luta para superar os traumas de uma infância difícil, marcada pela negligência dos pais. Quando vai fazer mestrado na Universidade de Toronto, ela sabe que reencontrará alguém importante – um homem que viu apenas uma vez, mas que nunca conseguiu esquecer.
Assim que põe os olhos em Julia, Gabriel é tomado por uma estranha sensação de familiaridade, embora não saiba dizer por quê. A inexplicável e profunda conexão que existe entre eles deixa o professor numa situação delicada, que colocará sua carreira em risco e o obrigará a enfrentar os fantasmas dos quais sempre tentou fugir.
Primeiro livro de uma trilogia, O inferno de Gabriel explora com brilhantismo a sensualidade de uma paixão proibida. É a história envolvente de dois amantes lutando para superar seus infernos pessoais e enfim viver a redenção que só o verdadeiro amor torna possível.

Julia é uma estudante de mestrado em Dante. Seu professor é Gabriel Emerson. Gabriel é especialista em Dante. Sim, sabe tudo sobre o tal Dante e possui uma personalidade arrogante, egoísta e fria. Todos os seus alunos o temem de alguma forma. Gabriel possui um passado sombrio que além de atormentá-lo, faz com que pareça uma pessoa desumana.

Julia já havia se apaixonado por Gabriel aos dezessete anos e ele mal sabe disso. Ele sabe que há algo nela que mexe consigo mesmo de alguma forma. Pelo fato de não compreender tais sentimentos, ele age em diversos momentos de forma agressiva e arrogante.

Aos poucos, algo surge entre ambos e um sentimento puro nasce entre eles. Ambos possuem um passado que os atormentam e tentarão, de alguma forma, encontrar o perdão e o conforto do mesmo, um no outro.

"(...) ele me mostrou que um voto é a promessa que o marido faz de que irá amar sua esposa e não só usá-la para o sexo. Ele disse que esse voto expressava a ideia de que fazer amor é um ato de veneração. O marido venera a esposa com seu corpo ao amá-la, se entregar a ela e levá-la ao êxtase.".
Pág.: 424

Eu estaria mentindo se dissesse que gostei do livro? Sim. "O Inferno de Gabriel" é o tipo de livro que você gosta ou simplesmente não gosta. Eu particularmente não gostei. Já tinha planos de lê-lo há um tempo atrás, devido a muitos elogios que havia lido sobre o mesmo. Não foram altas expectativas ou ansiedade que me fizeram não gostar da história no geral. Não. Foram vários elementos repetitivos e incoerentes que me fizeram ter tal opinião.

O romance é o foco principal da história e acredito que só a sinopse já dá essa ideia ao leitor. Porém, o romance é demasiadamente surreal, chato e repetitivo. Eu amo romances. Sou uma pessoa que sempre entre uma leitura e outra, preciso ler ao menos um. Mas a forma como o autor (ou autora?) construiu o romance foi da pior maneira possível. Eu já sabia exatamente o que aconteceria em seguida, o que tais personagens fariam... Enfim, completamente previsível da pior forma possível.

Julia foi a personagem mais inexpressiva, sem atitude e sem carisma que eu pude conhecer através da leitura. Gabriel em muitos momentos a tratou de maneira grossa e rude, e a mesma simplesmente aceitava tudo e ainda continuava perdidamente apaixonada por ele. Não sei qual o que certos autores pretendem ao fazer com que protagonistas ajam desta forma, mas o que fica explícito para mim é que querem passar a imagem de que "mulheres dominadas" conseguem e podem ser feliz, distorcendo totalmente a realidade. Elas não possuem um pouco de amor próprio e praticamente não se valorizam. Discordo totalmente desse pensamento e acho que foi por isso que me irritei bastante durante a leitura.

A única personagem que me convenceu em poucos momentos foi Gabriel. O seu passado sombrio me convenceu de alguma forma, mas não foi o suficiente para me fazer gostar e torcer por ele, até porque em muitos momentos, ele me irritou bastante, principalmente a forma como ele agiu antes e depois de saber que estava apaixonado por Julia.

O enredo em si não é original e nem muito menos interessante. A narrativa é um dos poucos pontos positivos (se não o único) do livro. Foi justamente a narrativa que me fez continuar e conseguir (com muito esforço) concluir a leitura.

Concluindo, ficou bastante evidente que não foi uma leitura satisfatória. Não sei se lerei o segundo livro "O Julgamento de Gabriel". Dependendo da sinopse, pode ser que eu dê uma chance à série. Portanto, se você tem curiosidade, leia e tire suas próprias conclusões. Caso contrário, não acredito que seja uma boa ideia lê-lo. Provavelmente a história não te agradará também.

Fica a dica!
Ninacitt 07/04/2013minha estante
Tbém estou com uma dificuldade enorme de continuar esse livro...isso que estou na pag.290.Muita enrolação para o meu gosto,decepcionante,você fica esperando que aconteça algo e é pura enrolação,poderia ser bem mais curto!

Leandro | @obibliofilo_ 09/04/2013minha estante
Entendo como é.
Não discordo de você. Também me senti dessa forma.
Obrigado por ter lido a resenha. (:
Abraço!

Carol 13/10/2017

AMEI! PERFEITO!
Simplesmente incrível! Eu ouvi tantos comentários negativos sobre a obra, que fiquei com muito receio de ler. Mas foi incrível! Inesquecível! Meu livro acabou com mais de vinte post-its marcando meus trechos favoritos e agora é o livro mais marcado da minha estante!
Gabriel é um professor especialista em Dante muito tentador renomado em uma faculdade de Toronto (Canadá). Ele é assombrado pelos fantasmas do seu passado e acredita não ter salvação, mas então, entra em cena nossa mocinha Julia. Uma moça simples, apaixonante, tímida, de bom coração e dona de uma beleza única!
Obvio que nosso professor vai se sentir tentado e Julia (sua aluna) também sentirá o mesmo, até porque eles carregam um sentimento um pelo outro que vem desde o passado, quando Julia tinha apenas 17 anos. Gabriel tem um temperamento difícil, um tanto esnobe e rude. Julia é um doce de pessoa. E isso vai cativar bastante o leitor! O problema é, eles não podem se relacionar por normais da faculdade. Isso vai dificultar um pouco as coisas entre os dois, mas não vai impedir o casalzinho vinte.
O relacionamento dos dois vai começando a melhorar ao decorrer do livro (obviamente né!) e vai se tornar uma paixão avassaladora. Eles vão se descobrindo e revelando seus segredos sombrios um ao outro e isso vai dar um UP total no clima do relacionamento. Pensa num casal fogo!
Recomendo muito a série! Estou apaixonada pelo livro e pelo Gabriel, aaah um professor desses para mim! Não faltava uma aula! Nem que fosse aula de matemática/química!

site: http://perdidanabatcaverna.blogspot.com.br/2017/10/resenha-39-o-inferno-de-gabriel-sylvain.html#more
Nessa 21/10/2017minha estante
undefined

Ceile.Dutra 30/05/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um enredo brilhante e personagens ainda em rascunho.

Terminar um livro sem saber se gostou ou não, quem nunca? Não gostei desta sensação, pois ter o livro como indefinido dá uma sensação que ele foi insignificante - até o livro que você odiou tem sua importância, já que ele provocou alguma sensação (mesmo que negativa) em você. E cá estou eu, olhando para este livro de 500 páginas sem sentir amor, mas também sem sentir ódio.

O pano de fundo do livro é realmente interessante: assim como em A Divina Comédia, temos a representação do homem, da fé e da razão. Durante todo o livro, temos uma discussão constante sobre o poema de Dante Alighieri - seja nas aulas do professor Emerson, seja na intimidade de Julia e Gabriel.

Ela é a personificação da bondade, ingenuidade e inocência - ela é como uma Polyana, aquela que enxerga flores em tudo, que sempre acredita no lado bom das pessoas e na redenção. Já ele é o oposto em tudo, rodeado de pecados, se encontra na escuridão - logo, ela acaba sendo a luz. Mas aí é que tá: achei forçado a forma de trazê-los como opostos. Os protagonistas são extremos - não existe uma ambivalência, ou se é puro ou pecaminoso. Acho que isso deixou os personagens pouco humanos e quase não consegui imaginá-los reais (mesmo que seja ficção, é necessário algum traço de verossimilhança, algo que torne real o que está escrito). Pra não falar que não gostei de nenhum personagem, gostei de Rachel, irmã de Gabriel e melhor amiga de Julia que tem um importante papel na hora de aproximar os dois.

Não vi nenhuma necessidade de estender tanto este livro - sério, acredito que em 300 páginas toda esta história poderia ser contada tranquilamente. Apesar da fluidez da narrativa, achei que tudo acontece em câmera-lenta. Sabe quando você lê alguma coisa e vai passando um filme na sua cabeça? Isso acontece aqui, mas tudo bem devagar, lentamente e eu quase via as partículas de pó a cada movimento. A escrita é mais poética, mas muitas vezes se torna piegas - aquela coisa de "banhados pela luz do luar que invadiaZzzZzzzZz", então...

Uma coisa específica ficou martelando na minha cabeça, mas não sei se será spoiler, então quem quiser se arriscar, é só selecionar o espaço abaixo para ler:

Gabriel não lembrava da Julia - a Beatriz que ele teve uma noite de beijos e amassos no pomar, mas se sente estranhamente atraído por ela agora. E numa bebedeira, ele a "enxerga" e faz toda aquela declaração de amor, mas no dia seguinte, não se lembra de nada e volta a se desfazer dela. Mas, eis que num clique, no fechar de portas do elevador, ele a reconhece e tudo muda. E ele muda drasticamente - se torna a pessoa mais romântica do mundo com ela.
1. Por que diabos ela não contou pra ele?

Enfim, depois de horas tentando escrever esta resenha, acho que cheguei a uma conclusão: eu gostei ao mesmo tempo em que não gostei - e não tenho mais a necessidade de "catalogar" este livro na estante. Gostei de algumas partes (as cenas sensuais são realmente boas - e Gabriel bêbado também), mas não gostei de tantas outras (achei muita coisa forçada como, por exemplo, a capacidade do Gabriel se controlar em alguns momentos e parecer racional demais)... Com certeza vou querer a sequência, afinal ainda tenho esperanças de encontrar mais coisas do que aqui (aqui só teve um momento "rápido" de clímax e, no meio de tantos empecilhos para o romance, achei bem pouco).

Ah, já ia me esquecendo: diferente do que pensei, este não é um livro erótico. Ele tem cenas sensuais, mas, no geral, é um romance apenas.
Bennet 09/07/2013minha estante
Gente! Perfeita a sua resenha! Concordo com você totalmente!

Acredita que faltam 30 páginas para finalizar a leitura e eu simplesmente desisti? Por favor, te peço para que ao finalizar o Julgamento de gabriel, você coloque aqui a sua opinião porque eu não o quero comprar sem saber se vou me decepcionar ou não novamente.

Achei o Gabriel um sacoooo! E a menina pior ainda em aguentar tanta humilhação! E as suas perguntas foram as mesmas que as minhas:

"1. Por que diabos ela não contou pra ele?
2. Por que, de repente, ele se apaixona por ela de novo só por reconhecê-la? Como se fosse algo que desse pra escolher - se ele não a reconhecesse, continuaria a ignorá-la?"

Definitivamente, ele tem problema!

Abraços

Gláucia - booklover.com.br