O Inferno de Gabriel

Resenhas - O Inferno De Gabriel

Milena 27/03/2013minha estante
Eu esqueci do Chrsitian quando conheci Gabriel Emerson rsrs

Flavia Souza 17/03/2013

O Inferno de Gabriel - Sylvain Reynard (Livro #1)
Um livro que me surpreendeu e me conquistou. Um romance bem escrito que te prende do inicio ao fim e não te deixa para de ler!

Gabriel é aquele tipo de professor que a gente odiava quando estava no colégio / faculdade, ele é inteligente, mas é rigoroso e exigente na mesma proporção. Julia (é o típico clichê ambulante) é bonita, inocente, virgem, foi negligenciada durante toda a vida toda pelos pais e nunca se sentiu amada de verdade, e ama um rapaz que ela viu somente uma vez.
Quando Julia resolve fazer seu mestrado na Universidade de Toronto, seu amor pela Itália e sua paixão por Dante e Beatriz a unem intelectualmente a Gabriel, que se torna o orientador de sua dissertação. Contudo, o relacionamento de Julia com a Rachel, sua melhor amiga e irmã de Gabriel, e mesmo a amizade dela e de Paul, altera o relacionamento professor-aluna que ela e Gabriel mantinham, e faz com eles se tornem mais íntimos.

Gabriel é um personagem bastante complexo, inicialmente é difícil entender porque ele tem algumas atitudes quando suas palavras são sempre tão acidas, mas mesmo no inicio ele realmente faz por merecer estar com Julianne, e suas atitudes são notáveis. Ela por outro lado me incomodou um pouco, por vezes a achei muito cheia de ‘não me toques’ e insegura, o que mais adiante se torna compreensível quando conhecemos mais o passado dela. Alias o passado é tema recorrente neste livro, isso porque ambos os protagonistas possuem passados muito complicados e cheio de experiências traumatizantes.

O livro é longo, são 511 páginas, e embora a narrativa seja fluida, alguns trechos são bastante densos. Contudo não é nada que dificulte a leitura, além disso, o autor optou por uma narrativa bastante poética, de modo que há diversas citações e muitas referências às obras de Dante, bem como a músicas, a arte e a outros livros, o que o torna “O Inferno de Gabriel” um livro bastante intelectualizado se comparado aos demais do gênero.
E com tantas referencias, foi impossível não parar de ler para procurar alguma música citada ou mesmo não pesquisar mais sobre Dante Alighieri após a leitura, aliás, minha vontade de ler “A Divina Comédia” aumentou muito após esse livro.

Fazendo um grande parêntese aqui, é impressionante o cuidado do autor com algumas referencias, bem como a maneira como a história de Gabriel e Julia se une e se assemelha a de Dante e Beatriz sem parecer forçado demais.

Como ponto negativo, diria que o livro é muito longo e o autor desenvolve a estória sem pressa, alias bem devagar mesmo. Isso de certa maneira traz mais veracidade ao romance uma vez que as coisas não acontecem de uma hora pra outra, mas pode cansar o leitor. Outro ponto é fato que alguns personagens, especialmente Christa (eu esperava tanto dela no inicio) e a professora (que não lembro mais o nome), ficaram completamente aleatórios.

Em suma, trata-se de um romance adulto muito bem escrito e cheio de referencias. Um livro que te prende de modo que é impossível parar de ler. Recomento a todos com exceção os menores de 18 anos, pois embora possua poucas cenas explicitas, elas existem e por isso é melhor evitar, aos demais deixo uma pergunta “o que estão esperando para começar a ler?”.

P.S.1: Não considero, nem de longe, “O Inferno de Gabriel” como um livro erótico. Ele tem sim uma ou outra cena mais explicita, mas nada que eu classificaria na mesma categoria que 50 tons ou Toda Sua.

P.S.2: Vi muita gente comparando o romance de Reynard a 50 tons e apontando diversas semelhanças (ambos os protagonistas serem adotados e a questão da comida), mas gente, por favor, né? “O Inferno de Gabriel” tem algumas semelhanças com a trilogia de James, mas nada que valha comparações, in my opinion.

P.S.3: O autor faz muito mistério com relação ao passado dos personagens, e quando finalmente sabemos o que aconteceu, com uma ou outra ressalva, o desfecho é um pouco previsível, mas nada que desmereça o livro. Achei melhor não tocar nesta questão pra não soltar spoiler, mas se você ler com atenção o dá pra perceber que o mistério não é assim tão misterioso.

P.S.4: Embora muita gente tenha se incomodado com o tamanho do livro e com o tipo de narrativa que o autor adotou eu realmente gostei bastante do livro, li ele em dois dias e minha nota foi 5/5. Além disso, o próximo volume da trilogia (“O Julgamento de Gabriel”) que tem previsão de lançamento para julho/2013).

Resenha para o blog Leiturinhas: http://leiturinhas.com/2013/03/13/o-inferno-de-gabriel-resenha/
Karenhia Michel 31/03/2014minha estante
Flavia Souza quais outros livros tipo o Inferno de Gabriel você recomendaria para eu ler.
Já li a trilogia Crossfire, Cinquenta Tons estou terminando o 3° livro da trilogia Luxúria.

Thali 20/01/2021minha estante
*bom e velho

Ingridd.Salles 02/08/2020

Pense em um livro enrolado
Agora multiplica... Mas isso não faz dele um livro ruim, mas faz dele um livro cansativo, porém gosto muito.
Fernanda R 05/08/2020minha estante
Tô quase largando. Que enrolação.

Kyra 03/02/2020

null
Essa série é muito maravilhosa, o amadurecimento dos personagens, os ensinamentos artísticos e literários, o amor entre a Julia e o Gabriel. Eu AMO demais essa série e o autor ???, fav para toda a vida!!!
Ana Karina 18/05/2020minha estante
Não consegui gostar, acabei abandonando o último livro. Achei a história parada demais.

Carol 13/10/2017

AMEI! PERFEITO!
Simplesmente incrível! Eu ouvi tantos comentários negativos sobre a obra, que fiquei com muito receio de ler. Mas foi incrível! Inesquecível! Meu livro acabou com mais de vinte post-its marcando meus trechos favoritos e agora é o livro mais marcado da minha estante!
Gabriel é um professor especialista em Dante muito tentador renomado em uma faculdade de Toronto (Canadá). Ele é assombrado pelos fantasmas do seu passado e acredita não ter salvação, mas então, entra em cena nossa mocinha Julia. Uma moça simples, apaixonante, tímida, de bom coração e dona de uma beleza única!
Obvio que nosso professor vai se sentir tentado e Julia (sua aluna) também sentirá o mesmo, até porque eles carregam um sentimento um pelo outro que vem desde o passado, quando Julia tinha apenas 17 anos. Gabriel tem um temperamento difícil, um tanto esnobe e rude. Julia é um doce de pessoa. E isso vai cativar bastante o leitor! O problema é, eles não podem se relacionar por normais da faculdade. Isso vai dificultar um pouco as coisas entre os dois, mas não vai impedir o casalzinho vinte.
O relacionamento dos dois vai começando a melhorar ao decorrer do livro (obviamente né!) e vai se tornar uma paixão avassaladora. Eles vão se descobrindo e revelando seus segredos sombrios um ao outro e isso vai dar um UP total no clima do relacionamento. Pensa num casal fogo!
Recomendo muito a série! Estou apaixonada pelo livro e pelo Gabriel, aaah um professor desses para mim! Não faltava uma aula! Nem que fosse aula de matemática/química!

site: http://perdidanabatcaverna.blogspot.com.br/2017/10/resenha-39-o-inferno-de-gabriel-sylvain.html#more
Nessa 21/10/2017minha estante
undefined

Rebeca 17/04/2019

Fez eu me sentir burra/ Gabriel is the new Christian Grey
Os diálogos são MUITO inteligentes e eu gostaria de saber metade das citações que existem nesse livro, ou saber falar tantos idiomas e debater os assuntos tão veemente como eles fazem.
A escrita é incrivelmente boa e me deu vontade de expandir o repertório linguístico.
Mas Julia...
Ela é a personagem mais chata da história e, infelizmente, a principal. Seus pensamentos são chatos, ela muda de ideia muito facilmente, falta um pouco de sensatez e age como se tivesse 17 anos em muitas das vezes.
O cara é um Edward de crepúsculo misturado com o Grey só q estranho e sem ser erótico. Se fosse mal escrito e tivesse sexo seria o mesmo livro.
Então, por conta da mocinha, do pseudo Grey e da descrição realmente se alongar onde não deveria, tirei umas estrelinhas. Não que minha opinião mude alguma coisa, mas é isso ai.
#paz
Dreia 08/06/2019minha estante
Vejo muita gente comparando o livro como 50 tons, na minha visão não tem nada a ver apesar de amar 50 tons.
Realmente as citações e toda esta volta que dá em torno de artes, me deixa um pouco chateada, pois eu nunca me interessei por artes e quando li não consegui visualizar muitas das situações kkk.
Mas amo todo o restante.

Marina 20/04/2013minha estante
Exatamente!! Livro fraco e incoerente

Gabi | @ps_gabih 04/12/2016

Como ele acabou de completar 1 ano de comprado, resolvi ler...

O inferno de Gabriel é o primeiro livro da trilogia. Nele temos Julia, uma estudante de mestrado que se mantém graças a uma pequena bolsa. Ela é uma pessoa completamente tímida e passiva. O completo oposto de Gabriel.

O professor Emerson, Gabriel, é um especialista em Dante completamente mal humorado e brilhante.
A Julia quer que ele aceite ser seu orientador apesar de sua natureza difícil.

O que o professor Emerson não se lembra é que Julia é na vdd a melhor amiga da sua irmã, e que eles têm um passado juntos.

E é aí que as coisas complicam, como um professor (orientador) pode se envolver com uma das duas alunas? Não pode né?!

Bom, eu achei o livro com bastante "conteúdo didático", mas com picos de ação o que fez com que o livro não se tornasse monótono.

O livro em si não é chato, mas do meio pro fim começa a ficar bem interessante por causa das descobertas e novos personagens que são apresentados.

Julia é perseguida por um ex super influente, e o Gabriel tem um passado tempestuoso.
Além do mais uma de suas orientadas ter um tombo por ele, o que acho que vai treta no próximo livro.
Na vdd acho que a continuação vai ser mais dinâmica agora que os mistérios ja foram expostos.

Então é isso... O livro é legalzinho, mas não amei. Só li mesmo.
Em breve vou ler o próximo ;)
Ju 30/12/2016minha estante
Edtou lutando para não abandonar esse livro.
A passividade de Júlia está me irritando profundamente.

Lendo e Literando 27/03/2020

Um dos melhores livros que já li na vida! ??
Se engana quem acha que esse livro é uma releitura de 50 Tons de Cinza, e me causa indignação saber que pessoas pensam assim a respeito dele. A história do Gabriel e da Júlia é sim, regada de sensualidade e desejo, mas passa longe de ser sadomasoquista e voltada somente para sexo.

Só quem ler sabe o que é acompanhar a história dos dois do começo ao final. Ela, uma aluna do mestrado. Ele, um professor especialista em Dante. Ambos na mesma turma, em posições diferentes. Ela se recordou dele assim que o viu, mas ele jamais saberia quem ela é se não fosse lembrado disso.

Leiam! Leiam, leiam, leiam!
Wesley 16/04/2020minha estante
Já adicionei na minha lista de desejados

Arya4 28/08/2020

Deus me dê paciência!
Nem sei o que dizer sobre esse livro. Como cada página foi uma tortura. A escrita é legal,mas não foi bem aproveitada com essa história. O que é interessante também são as referências de O Inferno de Dante,mas pra mim acaba aí. Não gostei dos personagens principais e nem me apeguei a eles. O Gabriel é um chato com essa história de ele ser um demônio e a Julia um anjo o tempo todo. Ele tenta canolizar a menina a história inteira. Impossível não comparar com Christian Grey. Paciência,viu?!
E a Julia é simplesmente a personagem mais chata e sem graça que eu já li (Perdão Bella),sem força nenhuma e não sabe se defender nunca. Só ouve,abaixa a cabeça e espera. Ai,Meu Deus!
Preferia ter lido uma história com personagem principal sendo a Rachel,irmã do Gabriel. Muito mais interessante.

Enfim,eu não odiei mas não leria de novo nem se fosse paga. Mas leia para tirar suas próprias conclusões.
Nem sei se vale a pena ler o segundo. Vale? Alguém me diga.
Danielle246 29/08/2020minha estante
Desculpa decepcionar, mas continua na mesma forma, tive a mesma visão que você, mas por causa da minha ressaca na época do 50 tons acabei lendo a trilogia e foram todos bem descritos por vocês já no primeiro, bjs

amandaeunice 29/07/2020

Lindo
História bonita, repleta de um amor intenso e paciente, além de um grande enaltecimento as obras de Dante. Gostei da história, narrativa maravilhosa e bem detalhada, o único pesar foi o final que não me agradou tanto, considero sim que foi bom mas devido haver uma sequência, acho que poderia ter um gancho que atraisse o leitor a ler o 2 volume da trilogia, mas não teve e meio que ficou com um ponto final da historia. Mas tirando isso o resto é ótimo.
Inalda 29/07/2020minha estante
E tem filme!

@_eujuliamoura 03/01/2021

"Você me desnuda por completo. Enxerga através de tudo. É a única que, depois de saber toda a verdade, ainda me quis. Só você foi capaz disso, minha amada."
Quem não ama um clichê né amores?!
Kawane.olv14 10/01/2021minha estante
Amoooo???

Ceile.Dutra 30/05/2013

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Um enredo brilhante e personagens ainda em rascunho.

Terminar um livro sem saber se gostou ou não, quem nunca? Não gostei desta sensação, pois ter o livro como indefinido dá uma sensação que ele foi insignificante - até o livro que você odiou tem sua importância, já que ele provocou alguma sensação (mesmo que negativa) em você. E cá estou eu, olhando para este livro de 500 páginas sem sentir amor, mas também sem sentir ódio.

O pano de fundo do livro é realmente interessante: assim como em A Divina Comédia, temos a representação do homem, da fé e da razão. Durante todo o livro, temos uma discussão constante sobre o poema de Dante Alighieri - seja nas aulas do professor Emerson, seja na intimidade de Julia e Gabriel.

Ela é a personificação da bondade, ingenuidade e inocência - ela é como uma Polyana, aquela que enxerga flores em tudo, que sempre acredita no lado bom das pessoas e na redenção. Já ele é o oposto em tudo, rodeado de pecados, se encontra na escuridão - logo, ela acaba sendo a luz. Mas aí é que tá: achei forçado a forma de trazê-los como opostos. Os protagonistas são extremos - não existe uma ambivalência, ou se é puro ou pecaminoso. Acho que isso deixou os personagens pouco humanos e quase não consegui imaginá-los reais (mesmo que seja ficção, é necessário algum traço de verossimilhança, algo que torne real o que está escrito). Pra não falar que não gostei de nenhum personagem, gostei de Rachel, irmã de Gabriel e melhor amiga de Julia que tem um importante papel na hora de aproximar os dois.

Não vi nenhuma necessidade de estender tanto este livro - sério, acredito que em 300 páginas toda esta história poderia ser contada tranquilamente. Apesar da fluidez da narrativa, achei que tudo acontece em câmera-lenta. Sabe quando você lê alguma coisa e vai passando um filme na sua cabeça? Isso acontece aqui, mas tudo bem devagar, lentamente e eu quase via as partículas de pó a cada movimento. A escrita é mais poética, mas muitas vezes se torna piegas - aquela coisa de "banhados pela luz do luar que invadiaZzzZzzzZz", então...

Uma coisa específica ficou martelando na minha cabeça, mas não sei se será spoiler, então quem quiser se arriscar, é só selecionar o espaço abaixo para ler:

Gabriel não lembrava da Julia - a Beatriz que ele teve uma noite de beijos e amassos no pomar, mas se sente estranhamente atraído por ela agora. E numa bebedeira, ele a "enxerga" e faz toda aquela declaração de amor, mas no dia seguinte, não se lembra de nada e volta a se desfazer dela. Mas, eis que num clique, no fechar de portas do elevador, ele a reconhece e tudo muda. E ele muda drasticamente - se torna a pessoa mais romântica do mundo com ela.
1. Por que diabos ela não contou pra ele?

Enfim, depois de horas tentando escrever esta resenha, acho que cheguei a uma conclusão: eu gostei ao mesmo tempo em que não gostei - e não tenho mais a necessidade de "catalogar" este livro na estante. Gostei de algumas partes (as cenas sensuais são realmente boas - e Gabriel bêbado também), mas não gostei de tantas outras (achei muita coisa forçada como, por exemplo, a capacidade do Gabriel se controlar em alguns momentos e parecer racional demais)... Com certeza vou querer a sequência, afinal ainda tenho esperanças de encontrar mais coisas do que aqui (aqui só teve um momento "rápido" de clímax e, no meio de tantos empecilhos para o romance, achei bem pouco).

Ah, já ia me esquecendo: diferente do que pensei, este não é um livro erótico. Ele tem cenas sensuais, mas, no geral, é um romance apenas.
Bennet 09/07/2013minha estante
Gente! Perfeita a sua resenha! Concordo com você totalmente!

Acredita que faltam 30 páginas para finalizar a leitura e eu simplesmente desisti? Por favor, te peço para que ao finalizar o Julgamento de gabriel, você coloque aqui a sua opinião porque eu não o quero comprar sem saber se vou me decepcionar ou não novamente.

Achei o Gabriel um sacoooo! E a menina pior ainda em aguentar tanta humilhação! E as suas perguntas foram as mesmas que as minhas:

"1. Por que diabos ela não contou pra ele?
2. Por que, de repente, ele se apaixona por ela de novo só por reconhecê-la? Como se fosse algo que desse pra escolher - se ele não a reconhecesse, continuaria a ignorá-la?"

Definitivamente, ele tem problema!

Abraços

Gláucia - booklover.com.br

Cami.Murante 09/10/2020

GABRIEL VOCÊ MERECE O MUNDO
Juro que iniciei este livro sem pretensão nenhuma, já que estou acostumada em ler esse livros super hippados e me decepcionar.

Acho que nem preciso dar uma resumida na estória, até porque em qualquer página sobre livros há postagens ele. Enfim, na minha opinião é um livro necessário, ele é cativante e os protagonistas esbanjam química e cumplicidade. Além disso, impossível não sentir empatia pelo Gabriel e a sua trágica estória.
Grazyela 09/10/2020minha estante
Eu amo essa trilogia!!! Espere pelos outros!!! Redenção pra mim é o melhor ??