O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Paulo1584 27/07/2021

Peça maravilhosa
Quando muito pequeno, eu assisti ao filme "O pagador de promessas". Naquela época, nem fazia ideia de que se tratava de uma adaptação de uma peça. Lembro de ter gostado do filme, mesmo não lembrando exatamente do filme.

Hoje, felizmente, pude ler a peça. E quero muito assistir à encenação também, pois adorei a leitura!

Dias Gomes tem preocupações bastante visíveis ao retratar camadas da sociedade e seus conflitos. Pensa muito bem a religião no contexto social, a fé, a cultura. Me impressionou muito positivamente.

Logicamente que pelo "contexto" ele reproduz algumas estruturas sociais da época. No entanto, diferente do que já vi em outros escritores, me parece muito "natural". Ou seja, faz parte da proposta dele: mimetizar a sociedade e suas turbulências.

Uma peça ímpar!

Mandark 26/12/2021

Uma história indigesta.
Eu não conhecia nem o livro e nem a obra audiovisual que inspirou essa HQ, mas me surpreendi com a história, que me levou a refletir sobre intolerância religiosa e mobilidade social. Vale a pena conhecer a história.

Bruh 19/04/2014

Pena, dó!
Sinceramente, é o primeiro livro que fiquei com pena do personagem, desde o começo da historia.

Kess 28/04/2022

[*****], mas esse autor ama matar gente, né, e [*****] eu espero que esses padres estejam mortos, [*****], espero que o crucifixo enfoque eles espontaneamente, [*****], chatos para a [*****]

Ana Paula Hoffmann 29/10/2022

Um texto dramático, que se passa no interior da Bahia, aborda a simplicidade e as crenças de um Brasil rico cultural e religiosamente. O sincretismo religioso, entretanto, dá lugar a diversas confusões e preconceitos. O personagem de Zé representa algumas poucas pessoas que, ingênuas, não percebem a maldade, os aproveitadores e a hipocrisia pela qual são rodeados.

Uma leitura cativante, rápida e contagiosa.

Lari 27/06/2021

Impactante
Com que aperto no coração eu reli esse livro. Fazer promessa para santo para salvar seu animal querido e ser impedido de cumpri-la é cruel demais!!!!!!!!!!!! A fé não vale de nada se não segue um padrão de preconceito, racismo, machismo, homofóbico, etc., até nisso nos limitam! (E que estranho o autor falar sobre como a falácia de liberdade o afeta, e não é que isso tá na minha cabeça há dias?).

JCilustra 03/04/2023

Um homem descente cumpre suas promessas
Escrito como uma peça de teatro, a história é curta e da para ler tranquilamente em um final de semana.
Tudo acontece em dois dia, em uma pequena praça na frente da igreja de santa Barbara; mas é possível experimentar diferentes tipos de pessoas e seus reais interesses.
Um bom e intolerânte padre, uma boa e fiel esposa, um jornalista dedicado e por ai vai e um fiel teimoso. Quem não agarraria uma oportunidade de se dar bem?
A história é bem levinha e me entreteu pelo final de semana.

Beatriz 14/11/2022

O PAGADOR DE PROMESSAS
Li por ser paradidático, o livro no geral é bem repetitivo, mas não chega a ser chato. O final na minha opinião foi decepcionante, na minha visão não houve desenvolvimento dos personagens, todos começam e acabam com a ?mesma cabeça? não há evolução por parte de nenhum deles? esperava mais de um livro tão conhecido e que faz tão parte da nossa cultura.

Karem 08/09/2022

O pagador de promessas
Não esperava que essa leitura fosse tão boa, Zé do burro faz uma promessa de carregar uma cruz nas costas até a igreja de Santa Bárbara, chega lá e é ?proibido? de entrar com a Cruz dentro da igreja. O decorrer da história é muito bom, nunca gostei de livros escritos como teatro, mais esse superou
Vale a pena ler o pagador de promessas.

raissa 27/05/2021

Dias Gomes nos mostra o quão inocente pode ser um homem crente em sua fé. Este livro é repletos de críticas sociais que vão desde a intolerância religiosa, ao poder imenso em que a mídia tem.

Zé do burro é um protagonista incrível, a história é bem curtinha e fácil de ler. Recomendo a todos a ler esse clássico.

Ricardo de Andrade 21/03/2021

Das obras nacionais que dá muito orgulho!
Uma das maiores peças teatrais e porque não literárias da história brasileira. A escalada de acontecimentos e a relação entre os personagens é riquíssima, deixando muitas peças literárias de renome mundial com inveja. A forma como temas complexos aparecem transcendendo uma trama aparentemente simples é o maior mérito de "O Pagador de Promessas". Dias Gomes era o cara.

Isa409 02/03/2023

Amei a leitura, me senti dentro da história. Uma crítica enorme a intolerância religiosa e ao preconceito, nem lembro qual foi a última vez que li um teatro (não costumo gostar muito), mas esse me surpreendeu