O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

gabs 27/02/2023

Mais um da saga: livros perdidos na minha estante.
pequena peça teatral, o pagador de promessas (Dias Gomes) apresenta Zé do Burro tentando cumprir uma promessa após Santa Bárbara ter curado seu burro, Nicolau.
A peça é muito bem escrita, de forma cômica até que nos empolga a ler o livro. Mas, mais importante que isso, Dias Gomes critica a intolerância religiosa que a própria Igreja Católica tem com religiões de matrizes africanas, ignorando o sincretismo que aquela mesma provocou durante a colonização portuguesa no Brasil.
Importante e engraçada, a obra foi um achado em minha estante para passar a tarde lendo :)

ps: a nota ficou errada aqui, avaliei em 4??

miss swiftie 22/03/2023

?burro com alma de gente?
Li p escola, n sei mt oq falar
foi legalzinho de ler até, mesmo dando um pouco de sono. e achei mt bom todas as críticas aos extremistas religiosos E essa ideia q candomblé é do diabo kkkkk sério maluquice
viva ao nicolau

emy 11/05/2023

"carola duma figa!"
Esse livro me lembrou como eu AMO a literatura brasileira. Meu contanto com a leitura de peças de teatro era zero até esse presente momento em que a faculdade fez eu estudar sobre e chegar nesse querido aqui; confesso inclusive que antes desse momento, tinha um certo pressentimento de que eu ODIARIA esse tipo de texto, mas na verdade (pelo menos com esse em específico) achei sensacional! O formato do texto dramático é incrível e o enredo da história ao mesmo tempo que é cômico é uma puta crítica social ao Brasil da década de 50/60, onde há um conflito entre o Brasil rural e o urbano, além dos embates entre a crença popular da época e até mesmo a reforma agrária. Dias Gomes, aborda em sua obra todas essas questões de forma leve e divertida, com um fundo crítico de fato admirável aos meus olhos.

Maria.Batagin 28/08/2022

Leitura rápida
Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara.
Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

Karisma 18/02/2020

Brasil
Sempre tive um pezinho atrás com a literatura brasileira. Mas esse livro é uma dádiva!

Gusta 16/03/2020

Escrita por Dias Gomes, a obra "O Pagador de Promessas" apresenta a história de Zé do Burro, um rapaz que faz uma promessa para salvar a vida de um amigo. Essa promessa consiste em levar uma cruz, "tão pesada quanto a de Cristo", do seu sítio até uma igreja de Santa Bárbara, além de dividir as suas terras com produtores mais pobres. No entanto, um padre de rígidas convicções torna-se um empecilho para concretização das aspirações do moço e é a partir daí que a trama se desenvolve.
Captei inúmeros críticas e apontamentos por meio dos diálogos dos personagens como a questão da exploração do operariado e da reforma agrária, além da manipulação da mídia. Todavia, o que me conquistou nesse livro foi o fato de trazer hábitos e tradições que são muito particulares da Bahia e me fizeram lembrar do interior no qual fui criado. Apesar de ser soteropolitano, fui criado pelos meus avós e agora, de volta à minha cidade natal, estou redescobrindo esse lugar no qual nasci. Então, minha relação com esse livro foi bastante influenciada por esse momento que estou vivendo e pode ser que para outras pessoas não seja tudo isso. Eu li ele na volta pra casa e foi incrível a sensação de levantar os olhos dentro do metrô/ônibus e ter a sensação de que esses personagens poderiam ser qualquer uma das pessoas ali dentro. Foi uma sensação de identificação que eu não consegui ter com outras obras que se passam na Bahia como algumas de Jorge Amado, por exemplo. Lembrando mais uma vez que isso é bastante pessoal e eu posso simplesmente ter entrado em contato com esses outros livros em um momento não muito oportuno.
Enfim, as minúcias -como o fato de todos os personagens que não são chamados pelos cargos serem conhecidos pelos apelidos, que não necessariamente tem alguma relação com o nome original, além do caruru de Santa Bárbara e as rimas do repentista- ajudaram a criar esse sentimento com a obra. Ademais, só tenho a dizer que quem poder adquirir outra edição o faça, pois esta apresenta uns pequenos erros de diagramação. Nada muito bizarro, mas ainda assim capazes de incomodar leitores mais exigentes.

Chelsea 20/03/2020

A ingenuidade por vezes nos faz pagar um preço alto
Uma história com um tema e personagens tão atuais e relevantes, que não parece que foi escrita há tanto tempo. Congui "assistir" a história através da leitura, realmente parecia estar assistindo a peça.

Naay 23/05/2023

O pagador de promessas foi o livro que me deu o ponta pé inicial para leitura. Então ele sempre será meu jodozinho ??

Rachel 24/01/2021

O dia em que Zé-do-burro descobre que o trajeto percorrido carregando sua cruz será o menor de seus desafios na luta pelo pagamento de sua promessa.

duda 01/08/2022

O PAGADOR DE PROMESSAS
bom, de início gostei da trama principal e do livro em geral.
mas uma coisa que eu não gostei muito foi o livro inteiro se passar em só um lugar, no caso a igreja, queria que tivesse mais lugares para a história acontecer.
mas em geral è um livro bom, muito rápido de ler!

Nanda 03/05/2021

Agonia
Esse livro todo me deu muita pena do Zé, o autor mostra a exploração e intolerância de todas as formas que uma pessoa pode sofrer.

Bruno.Caiuan 13/05/2021

Um exemplo de obra anti-intolerancia religiosa
Sem duvidas uma otima obra que ilustra perfeitamente a questao da intolerancia religiosa.
Mostra perfeitamente como pessoas que estao do mesmo lado, podem se tratar como "inimigas" apenas por acreditarem em algo "diferente".

liaw. 25/06/2021

literário da escola
Acho que o livro em si é bom, tem uma mega crítica subentendida à igreja, só não me interessei mto pq não é meu tipo de leitura
isa 25/06/2021minha estante
juh toma vergonha na cara ler peça teatral é bom demais kkkkkkkkkkk

liaw. 26/06/2021minha estante
forçou isa

Laura3437 02/01/2022

Entendo que existam pessoas sem consciência e simples que acabam "exagerando" ou melhor dizendo, indo além do que podem. Mas não é algo que a Igreja apoie. Muitos padres guiam sim os fiéis. A ironia e o sarcasmo não ajudam e incriminam a Igreja que é Santa.