O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Larissa 17/09/2012

A determinação de um fiel
Trata-se de um texto escrito para o teatro, que conta a estória de Zé-do-burro. Um homem ingênuo e simples que anda sete léguas carregando uma cruz até a igreja de Santa Bárbara em Salvador. Ele tem um único objetivo, pagar a promessa que fez pela cura do seu burro Nicolau.
Todo o problema que envolve o livro está no fato de que ele fez a promessa em um terreiro de Yansã. Então, Zé enfrenta a intolerância religiosa, a traição da mulher, o sensacionalismo da mídia e a má conduta da policia.
É um livro fácil de ler e ser entendido. Possui uma temática interessante e ainda atual na sociedade.
A obra de Dias Gomes levanta questões socio-culturais da vida brasileira, e nos faz refletir sobre o sincretismo religioso existente no Brasil e na nossa natureza humana.
Em várias partes, confesso que ficava aguniada pelo modo com que Zé do burro era tratado pelas autoridades e pelos jornais. Jornais estes que utilizaram de um sensacionalismo estrondoso.
É incrivel a proporção que o acontecimento toma. Zé só quer entrar com sua cruz na igreja, é tão dificil deles entenderem isso? Lendo o livro você perceberá o que há por trás dessa dificuldade.
Recomendo, e até o momento não encontrei nada de que eu posso criticá-lo negativamente. É um livro simples que levanta temáticas muito boas e importantes.
Gostei muitíssimo!

najuliass 03/11/2022

"Não desanime, moço. Hoje é dia de Iansã, mulher de Xangô, orixá dos raios e das tempestades. Mais logo, nos terreiros, ela está descendo no corpo dos seus cavalos."

Mike 29/09/2022

Zé-do-burro é um homem simples que carrega dentro de si a inocência e a bondade.

O que o torna uma preza preciosa para aqueles que pregam o amor e não o praticam no seu dia-a dia.

Infelizmente essa realidade ainda nos rodeiam com os falsos moralistas que preferem destruir aquilo que não conseguem ser.

Maria.Batagin 28/08/2022

Leitura rápida
Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara.
Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo.

Ed 07/06/2014

Fantástico
Leitura obrigatória! Um clássico da literatura nacional, é muito bem escrito, envolvente e retrata muito bem a fé de um homem.

miss swiftie 22/03/2023

?burro com alma de gente?
Li p escola, n sei mt oq falar
foi legalzinho de ler até, mesmo dando um pouco de sono. e achei mt bom todas as críticas aos extremistas religiosos E essa ideia q candomblé é do diabo kkkkk sério maluquice
viva ao nicolau

Valnikson 04/04/2015

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: O Pagador de Promessas
Os escritos do dramaturgo Dias Gomes retratam de forma admirável a miscigenação cultural do povo brasileiro. Uma de suas peças mais famosas, 'O Pagador de Promessas', representou um sopro de renovação para o teatro nacional dos anos 1960, trazendo aos palcos a sinceridade e ingenuidade do homem rural arraigada a tradições religiosas que são contestadas pelo sistema urbano. Dividida em três atos, a obra foi apresentada ao público em um período de turbulência política, poucos anos antes do início da ditadura militar. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/05/31/26-o-pagador-de-promessas/

Karisma 18/02/2020

Brasil
Sempre tive um pezinho atrás com a literatura brasileira. Mas esse livro é uma dádiva!

Júlia Ramos 06/09/2022

Leitura rápida
Nunca tinha ouvido falar desse livro, li para uma análise literária. Gostei muito, em menos de uma hora já estava finalizado. Amei demais da história.

Gusta 16/03/2020

Escrita por Dias Gomes, a obra "O Pagador de Promessas" apresenta a história de Zé do Burro, um rapaz que faz uma promessa para salvar a vida de um amigo. Essa promessa consiste em levar uma cruz, "tão pesada quanto a de Cristo", do seu sítio até uma igreja de Santa Bárbara, além de dividir as suas terras com produtores mais pobres. No entanto, um padre de rígidas convicções torna-se um empecilho para concretização das aspirações do moço e é a partir daí que a trama se desenvolve.
Captei inúmeros críticas e apontamentos por meio dos diálogos dos personagens como a questão da exploração do operariado e da reforma agrária, além da manipulação da mídia. Todavia, o que me conquistou nesse livro foi o fato de trazer hábitos e tradições que são muito particulares da Bahia e me fizeram lembrar do interior no qual fui criado. Apesar de ser soteropolitano, fui criado pelos meus avós e agora, de volta à minha cidade natal, estou redescobrindo esse lugar no qual nasci. Então, minha relação com esse livro foi bastante influenciada por esse momento que estou vivendo e pode ser que para outras pessoas não seja tudo isso. Eu li ele na volta pra casa e foi incrível a sensação de levantar os olhos dentro do metrô/ônibus e ter a sensação de que esses personagens poderiam ser qualquer uma das pessoas ali dentro. Foi uma sensação de identificação que eu não consegui ter com outras obras que se passam na Bahia como algumas de Jorge Amado, por exemplo. Lembrando mais uma vez que isso é bastante pessoal e eu posso simplesmente ter entrado em contato com esses outros livros em um momento não muito oportuno.
Enfim, as minúcias -como o fato de todos os personagens que não são chamados pelos cargos serem conhecidos pelos apelidos, que não necessariamente tem alguma relação com o nome original, além do caruru de Santa Bárbara e as rimas do repentista- ajudaram a criar esse sentimento com a obra. Ademais, só tenho a dizer que quem poder adquirir outra edição o faça, pois esta apresenta uns pequenos erros de diagramação. Nada muito bizarro, mas ainda assim capazes de incomodar leitores mais exigentes.

Chelsea 20/03/2020

A ingenuidade por vezes nos faz pagar um preço alto
Uma história com um tema e personagens tão atuais e relevantes, que não parece que foi escrita há tanto tempo. Congui "assistir" a história através da leitura, realmente parecia estar assistindo a peça.

Pietra66 05/08/2022

Olha, eu vou ser sincera que iniciei a leitura com certo preconceito, por ser clássico, mas eu gostei.
Achei o formato do texto interessante, apesar de achar que não conseguiria ler um livro muito grande assim.
Me surpreendeu.

duda 01/08/2022

O PAGADOR DE PROMESSAS
bom, de início gostei da trama principal e do livro em geral.
mas uma coisa que eu não gostei muito foi o livro inteiro se passar em só um lugar, no caso a igreja, queria que tivesse mais lugares para a história acontecer.
mas em geral è um livro bom, muito rápido de ler!

Rachel 24/01/2021

O dia em que Zé-do-burro descobre que o trajeto percorrido carregando sua cruz será o menor de seus desafios na luta pelo pagamento de sua promessa.