O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Juddy.Garcez 25/01/2022

Sempre gostei muito de teatro, e ao me deparar com esse livro em um velho armário da casa de minha vó, não pude deixar de fazer a leitura. E o pagador de promessas é e exatamente isso: um livro velho em um armário antigo, mas que precisa ser urgentemente resgatado. Com críticas contundentes a Igreja Católica, a política e a sociedade brasileiras, Dias Gomes pinta um quadro cruel, ainda que real, de quem éramos - e seguimos sendo, infelizmente, enquanto "povo brasileiro". Filho de seu tempo, é até estranho pensar que uma distância de apenas quatro anos separa seu lançamento de um dos mais vis golpes de Estado já vivenciados.

Malu Baião 09/05/2022

...
Eu gostei muito desse livro, acabei de ler e ainda estou em choque. Apesar de algumas palavras difíceis o livro é bem entendível e nos ensina muitas lições. Até onde o preconceito nos leva.

VicCristina 04/04/2022

Uma peça interessante
Nunca tinha lido uma peça. E adorei. É um livro bem curto, mas que consegue trazer o conflito completo em poucas páginas, além das críticas existentes sobre certos grupos da sociedade. Além disso, a história é bem envolvente e te faz querer saber logo como será a resolução dos problemas do Zé-do-burro!

Malu 09/01/2011

Um teatro premiado e hilário
Um livrinho pequeno dividido em cenas pois na verdade é um teatro.
Recebeu muitos prêmios.
É super divertido acompanhar a história de Zé-do-Burro. O li em 1 hora pois o livro é pequeno, de leitura rápida, simples, e muito engraçado.
Recomendo demais ;)

Malu Mello
Estudante de Ciências Contábeis - UFBA
Salvador- Bahia

Abelhinha 04/12/2011

Se vc quiser ler pela mensagem que ele passa, vá em frente. Agora se o que vc procura é distração...

Neilma 30/07/2014

a promessa
É um libro que conta a historia de um homem que fez a promessa para um santo pedindo que seu melhor amigo melhorasse . Zé do burro como era chamado fez uma promessa para uma deusa que se seu burro melhorasse ele carregava uma cruz tão pesada quanto a de cristo e levaria ate a igreja da santa para quem foi feito a promessa , mas não foi tao fácil assim pagar a promessa pois ele tinha que carregar a cruz varias léguas a pé e quando chegou a tal igreja o padre não deixou ele entrar por diz que sua promessa não foi valida pois era uma macumba e não uma benção, e Zé só teria a segunda parte da promessa comprida se levasse a cruz para dentro da igreja. Esse fato trouxe muita polemica para a pequena cidade.
Mas seria que com tanto movimento ele conseguirá pagar a sua promessa

AmadosLivros 05/03/2015

Resenha do Blog Amados Livros
Link no final da postagem! ;]

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2015/01/livro-o-pagador-de-promessas.html

Aline 02/04/2015

O Pagador de Promessas, (Ediouro,1959,p.97), livro de Dias Gomes (Salvador, 19 de outubro de 1922 — São Paulo, 18 de maio de 1999), foi um romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e membro da Academia Brasileira de Letras. O livro conta a história de um homem que mora na roça e vai até a cidade para pagar uma promessa.
Depois de andar sete léguas com sua mulher Rosa, da roça até a cidade, Zé do Burro chega na igreja de Santa Bárbara, carregando uma cruz. Ele fez essa promessa por causa do seu burro Nicolau, que tinha sido ferido por um galho de árvore. Zé do Burro fez essa promessa em um terreiro de candomblé que, se o burro se curasse ele levaria a cruz até a igreja e dividiria o seu sítio com os trabalhadores . Na cidade ,sua mulher acaba se envolvendo com Bonitão.
O padre não o deixa de maneira nenhum entrar na igreja ,pois sua promessa foi feita em um terreiro de candomblé. Zé do Burro como é um pagador de promessa muito fiel não aceita isso de maneira nenhuma.
Zé do burro é um homem humilde, ingênuo e devoto.
Rosa é uma mulher é uma mulher jovem e bonita.
É um livro interessante.

Alesson0 16/05/2015

“O Pagador de Promessas” (editora: Tecnoprint S.A, 97 páginas, autor: Dias Gomes, edição 30, Rio de Janeiro) é uma encenação, que conta a história de Zé-do-Burro, um homem simples e humilde, que fez uma grande promessa por ter ocorrido um milagre ao seu burro. Dias Gomes nasceu em Salvador em 19 de outubro de 1922. Tem grande talento na área do teatro, o que lhe rendeu belíssimas obras: A Invasão; A Revolução dos Beatos, Odorico e O Bem-Amado. Ele é considerado, o dramaturgo mais conhecido no exterior. Tudo começa com uma longa caminhada de Zé-do-Burro e sua mulher Rosa. Tal caminhada, deve-se ao fator de uma promessa. Deveria carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus. Deveria seguir de sua casa, na roça, até a igreja de Santa Bárbara. Depois de percorrerem 7 léguas (42 quilômetros aproximadamente), chegam ao tão esperado destino, pela madrugada. Mas encontram a igreja fechada. Sua mulher Rosa, estava insatisfeita com o que o marido fazia; um pagador de promessas. O homem tinha uma convicção muito forte, pois realmente queria cumprir o que lhe foi proposto.
De repente, descendo a ladeira, chega Bonitão. É um rapaz jovem e atraente. Ver o que está acontecendo perto da igreja, e vai logo oferecer ajudar. Mas o que Zé não sabia, era que toda a sociedade ficaria contra ou a favor de sua causa. Quando amanheceu, algumas pessoas como Minha Tia, Dede e Galego viram o pobre homem aos degraus da igreja. O que Zé realmente queria, era deixar a cruz dentro da igreja, mas para isso precisava da aprovação do Padre. Este por sua vez, abriu a porta e ouviu tudo o que o pagador de promessas tinha a dizer. Descobriu que o motivo de tudo, era simplesmente por um burro. Zé fez essa promessa, caso seu animal conseguisse escapar da morte. Além desse problema, ele fez a promessa a Iasan, orixá, que de acordo com os dogmas da Igreja, isso era ser herege. Mas que o homem pensava que Iasan era a mesma coisa que Santa Bárbara. Isso foi um absurdo, e o Padre orgulhoso, não aceitou a sua causa. O resto do drama, se desenvolve com essa intriga entre Zé e o Padre. Conseguimos analisar as características de cada um, e a crítica que cada um traz. Mostra a verdadeira natureza do ser humano, e o que ele é capaz de fazer, seja para ganhar dinheiro, ou seduzir alguém ou está interessado em alguma coisa importante. A convicção do Zé-do-Burro é muito bem ressaltada. Ele levava a sério as promessas e sempre as cumpriam. Essa não seria exceção. O teatro tem leitura fácil e dinâmica. Tem vários personagens com características únicas e especificas.

Naty 03/06/2015

Interessante e divertido, mas nada muito promissor.
Esse livro conta a história de um homem que, para pagar uma promessa feita a uma santa, leva uma cruz de sua casa até a igreja e dividi sua fazenda com os vizinhos pobres. Mas é a parte de entrar com a cruz na igreja que não dá muito certo, pois como ele fez a promessa dele num terreiro, o padre diz que ele é usado pelo demônio e não o deixa entrar. Em meio a tudo isso, muitos outros personagens se envolvem na trama e acabam dando um ar irônico à história.
Esse livro é interessante para se entender o comportamento de muitos grupos conhecidos do nordeste baiano e apresenta um final bem intrigante, mas não é nada que eu considere muito interessante.
Como leiga, vejo esse livro como 3,5 estrelas, mas não quer dizer que não merece ser lido.