O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

David Teles 31/10/2013

A trilogia do mago negro
Finalmente concluí a trilogia do mago negro.

Uma breve ideia sobre o conteúdo da trilogia.

A história se passa em Imardin onde o clã dos magos reside, o clã é responsável pelo ensino de magia ao futuros magos, porem apenas se forem de "casas" privilegiadas, não dando assim aos pobres o direito do ensinamento, porém tudo muda quando uma garota favelada cruza o caminho dos magos.

Infelizmente foi o livro mais fraco que li envolvendo magia. A trama é bem simples e o desenvolvimento linear, isso é justamente um dos motivos de eu não ter gostado tanto assim da trilogia.

Os personagens são cativantes, porém a importância dada a alguns deles na história os tornam irrelevantes dando a impressão que no mundo possui apenas os envolvidos direto na trama. Sonea que é a protagonista se torna irritante em vários momentos e seus pensamentos são um tanto quanto redundantes o que faz você querer simplesmente pular certos diálogos do livro.

Se eu não estivesse envolvido tanto com leitura nos últimos anos eu creio que seria bons livros para começar já que são fáceis de ler e não tem uma trama complexa, mas para quem já trilha esse caminho acaba por perder um pouco de interesse na história mais do mesmo.

Brilho 07/10/2013

Hoje eu compartilho com vocês a resenha de um dos meus livros preferidos. Iniciei a leitura sabendo de antemão que poderia não ser nada do que eu estava esperando e acreditem não foi; foi muito melhor Trudi Canavan me cativou completamente com esta trilogia e não me arrependi em nada com nenhum dos livros.
Em O Lorde Supremo Sonea me ganhou completamente ao ir de encontro a tudo que ela achava que era certo e lutar para fazer isto dar certo.
Neste livro a aventura de Sonea é ao lado de Akkarin que a leva disfarçada até a cidade para mostrar a ela o que realmente estava acontecendo em Imardin e o porque de usar magia negra e quando ela percebe que estava completamente errada com relação a ele e que sem nem mesmo duvidar, passa para o lado dele e a partir deste momento começa uma aventura estonteante nas terras aliadas e no exílio obrigatório imposto pelo clã, o que mostrou a Sonea a injustiça que ocorre dentro do mesmo mas que a mantem firme em suas convicções, mesmo sabendo que vai magoar pessoas que ela passou a amar e também nesta aventura descobrir o amor que levará para sempre em seu coração. Sim neste livro teremos muito romance e aventura.
Cada passagem do livro nos mostra o desenvolvimento dos poderes de Sonea e também a descoberta de outra visão com relação a Akkarin que revela um pouco dele mesmo e que faz com que ela o veja de outra maneira o que o torna uma parte importante de sua vida.
Adorei o livro e garanto a cada um de vocês que vale muito a pena a leitura não somente deste livro mas de cada um desta trilogia que se tornou parte integrante da minha estante inclusive é a trilogia preferida da minha filha mais nova que leu juntinho comigo.
Bem estrelas tem livros que eu acho obrigatório soltar um spoiler mas neste eu garanto que contaria muito do livro e isto eu não faço jamais pois respeito a opinião de vocês.

site: www.brihodasestrelas.com.br

ricardo_22 08/04/2013

Resenha para o blog Over Shock
O Lorde Supremo, Trudi Canavan, tradução de Frank de Oliveira e Júlio Monteiro de Oliveira, 1ª edição, Ribeirão Preto-SP: Novo Conceito, 2013, 624 páginas.

Quando A Trilogia do Mago Negro chegou ao Brasil, muitos leitores apostaram suas fichas na trilogia de estreia da australiana Trudi Canavan, mas também muitos se decepcionaram com o primeiro livro, O Clã dos Magos (Resenha). Havia motivos para essa decepção, assim como havia motivos para dar uma segunda chance, que poderia confirmar o sucesso em outros países mundo afora. Felizes aqueles que não tiveram receio em continuar com essa leitura, que pode facilmente ser classificada como surpreendente.
Após ter seus poderes revelados e passar a aprender tudo o que envolve a magia, a personagem Sonea ainda tem muito no que se aventurar, assim como aprender, e apesar de ser uma garota pobre que viveu sua vida inteira na favela, ela não demora a conquistar o respeito de todos ao seu redor. Em O Lorde Supremo, último livro da trilogia, Sonea mostra a sua importância e o poder absurdamente fundamental para o Clã dos Magos.
Mas ainda nos primeiros momentos de Sonea no Clã, ela presenciou algo proibido e por isso agora guarda um segredo. Um segredo que a obriga a ficar lado a lado com o Lorde Supremo, ao mesmo tempo em que um antigo inimigo pode declarar guerra contra Kyralia. E tudo o que Sonea aprendeu nos últimos anos dentro do Clã pode ser fundamental para a vitória ou o declínio dos magos e de todas as terras aliadas.

“Um sentimento de culpa tomou conta de Cery. Ele pensou na maneira como Savara fizera seu coração disparar. Como ele poderia se permitir admirar uma mulher estranha, em quem provavelmente não podia confiar, quando ainda amava Sonea? Mas Sonea estava além de seu alcance. E, de qualquer forma, ela nunca o havia amado. Não da maneira como ele a amava. Por que ele não podia pensar em outra?” (pág. 105).

A leitura de A Aprendiz (Resenha) já mostrou aos leitores de Trudi Canavan que a trilogia tinha grandes chances de melhorar com o passar dos livros, mas em nenhum momento podíamos imaginar que a história ganharia rumos inesperados e se tornaria tão complexa e intensa. As primeiras páginas de O Lorde Supremo são destinadas a um resumo dos livros anteriores, porém não demora a ter início um misto de ação, emoção e muitas revelações, principal característica da obra.
No último livro da trilogia temos uma história muito bem estruturada e dividida, para que todos os personagens tenham a merecida atenção. Chegamos ao ponto da história de Akkarin, o Lorde Supremo, ser totalmente revelada, e como acontece em grande parte das mais de seiscentas páginas, são revelações surpreendentes e até mesmo inesperadas. Ainda continuamos aprendendo sobre os demais países (sejam terras aliadas ou não), o passado, o motivo para que uma possível guerra se inicie, e até mesmo os principais detalhes de algo temido por todos: a magia negra.
Com todos os acontecimentos ao longo do livro, percebemos que o Clã dos Magos não quer abrir mão de seus ideais e aceitar o uso da magia, mesmo sabendo que isso pode ser a única escolha em uma guerra contra inimigos de forças superiores. Mas há motivos para essa insistência, o que nos leva a seguinte questão: vale a pena quebrar a tradição para evitar uma tragédia?

Mais em: www.blogovershock.com.br/2013/04/resenha-145-o-lorde-supremo.html

Valery 10/04/2013

Resenha: O Lorde Supremo

Recomendo a trilogia a cada um de vocês que gostam de uma boa leitura.

www.brihodasestrelas.com.br

Ká Guimaraes 18/05/2013

Resenha feita pela Carolina Durães - colunista do acordei
Se eu tivesse que resumir o que eu achei do livro em uma única palavra, seria surpreendente. Para os leitores que acompanham a saga do mago negro, desde o primeiro livro devem possuir alguns conceitos sobre determinados personagens da série. A autora simplesmente joga para o alto tudo o que conhecemos, e vendo a situação do ponto de vista de Akkarin, vamos descobrir como ele se envolveu com a magia proibida. Mas para aqueles leitores ávidos por ação, Trudi Canavan não decepcionou, colocando no último livro da série a batalha mais decisiva de todos os tempos. Batalha essa que irá forjar alianças entre inimigos, ultrapassar as barreiras sociais e mostrar os leitores locais ainda não explorados com tantos detalhes nos outros livros.
Eu tive a impressão de observar não apenas o amadurecimento dos personagens, mas também da escrita da autora. Se no primeiro livro, a linguagem apresentava vários trechos escritos errados propositalmente, e no segundo uma ausência total desses diálogos, no último livro, a autora inseriu a linguagem popular quando necessário, sem forçar essa característica em determinados personagens.
Os personagens considerados secundários nos livros anteriores, como Cery, Dorrien e Dannyl, ganham destaque, equilibrando a trama, mostrando também o desenvolvimento de suas tramas pessoais.
Achei o desfecho da trama coerente, conciso, e apesar de não concordar completamente com o final, não posso dizer que não era o esperado.
Novos personagens vão ter seu passado e presente analisados, explicando um pouco mais sobre o passado de Akkarin. Romances não esperados vão acontecer, mas a autora conseguiu desenvolver os relacionamentos sem empregar clichês, o que tornou ainda mais interessantes e até mesmo chocantes.
Quanto a revisão, diagramação e layout, a editora está de parabéns pelo trabalho. Encontrei alguns errinhos de digitação, mas nada que interferiu na leitura ou ritmo do texto.
Espero que tenham gostado da resenha!
Beijos
Carol

Susana Weiss 08/10/2013

resenha da Tamires
Não sei de vocês, mas quando eu pego o ultimo volume de uma trilogia que amo, eu tento ler bem devagarzinho (para ver se dura mais), mas não consigo, e daí, quando vejo, já estou na ultima folha. Em “O lorde Supremo” não poderia ser diferente: mais uma vez, Truddi nos surpreende com um livro repleto de magia, ação e, finalmente, vamos desvendar todos os mistérios e segredos do lorde Akarin.

Como vimos em A APRENDIZ, Lorde Akarin, com medo de que seus segredos viessem a tona, se declarou o novo tutor de Sonea e a afastou de seu amigo Lorlen e de seu ex-guardião Rothen, a quem fez questão de deixar bem claro que o mataria caso interferisse ou ameaçasse seus planos. Com medo do que pode acontecer a seus amigos, ela decide tentar se manter o mais longe possível para que, assim, nada de mal aconteça. Quando Sonea presencia uma luta do lorde com um mago desconhecido e o vê novamente usando magia negra, ele a presenteia com um livro muito antigo, o qual tem mais de 500 anos de existência. Nele, Sonea descobre que, desde os tempos antigos, a Magia Negra era vista como uma Mágica Superior e que só os mais poderosos eram capazes de dominar.

O lorde conta a Sonea que o mago que ela o viu matar pertence aos Ichanis, magos extremamente poderosos que a muito tempo foram exilados pelo rei de Sachaka. É aí que a história toma um rumo totalmente inesperado e, aos poucos, nossa protagonista vai descobrindo alguns segredos de Akarin. Ele conta a Sonea que o mago é um assassino enviado pelos Ichanis.

A partir da magia negra, os Ichanis retiram seus poderes através dos vários escravos que possuem. Akarin, então, lhe empresta um de seus livros antigos, com mais de 500 anos, contendo informações sobre a prática de magia negra, pede a Sonea que ela considere estudar o conteúdo do livro e a avisa de que teme que, em breve, a cidade seja invadida pelos Ichanis. Ele teme que o clã seja destruído durante a batalha se eles não encontrarem uma maneira de impedir a guerra que esta por vir.

A partir daí, Sonea entra em conflito com suas próprias crenças: estariam ela e Rothen errados sobre as verdadeiras intenções de Akarin? Seria ele o mocinho em vez do bandido? Será que ela seria capaz de se manter dos rituais de magia negra que Akarin quer ensina-la? Estaria Akarin dizendo a verdade sobre os Ichanis e a destruição do Clã? E a pergunta mais importante: seria Sonea capaz de resistir a ambos (Akarin e a magia negra)?

Akarin começa então o verdadeiro treinamento com a finalidade de ensina-la a usar corretamente a magia negra e, durante esse ensinamento, vamos descobrindo uma outra face do lorde. Confesso a vocês que, junto com a Sonea, aos poucos fui me apaixonando por Akarin e, a cada página, a cada novo segredo revelado, fazia com que eu amasse ainda mais esta fantástica trilogia.

O livro se destaca pelo enredo, contando de forma impecável: o fechamento da "Trilogia dos Magos". Ele explora muito bem o personagem Akarin, sendo o personagem que mais me deixava perturbada nos outros livros e que, ao final deste, me deixou fascinada. Certamente, Trudi sabe como conquistar seus leitores e, definitivamente, eu recomendo a todos que apreciam um bom enredo, onde os segredos e a magias estão presentes em cada pagina e, principalmente, para quem não se apavora com o tamanho de um livro. Leiam, vocês irão adorar.

Dagliê 09/10/2013minha estante
Eu to indignada com o final, CHOREI demais. Não queria, não mesmo.

Nica 01/07/2013

O Lorde Supremo
Fim da Trilogia do Mago Negro. Devo iniciar declarando que Trudi Canavan, escritora australiana, está entre as minhas favoritas. Infelizmente, no Brasil, só temos de Canavan essa trilogia, mas ela já publicou muitos outros livros, inclusive outras trilogias, que imagino também sejam fascinantes. O Lorde Supremo é o terceiro volume da Trilogia do Mago Negro e vocês lembram os dois anteriores, O Clã dos Magos e A Aprendiz (vejam as resenhas clicando no nome do livro).
Não temam em ler essa resenha, apesar de dar alguns sinais da sinopse, vou evitar ao máximo entra nos detalhes da trama, pois sei que o último volume de qualquer trilogia pode ser rica em spoiler.
O foco da narrativa continua em torno de Sonea, mesmo já sendo aceita e respeitada por todos no clã, seus problemas são muitos e se tornam ainda mais complicados quando a trama dá uma guinada e inesperadamente uma verdade inaceitável ilumina as passagens subterrâneas do monastério. Sabemos que algumas vezes a verdade é tão absurda que a mentira prevalece. Sendo assim, voltemos à mentira, à traição, à culpa... Tudo em nome da tradição, do medo, do preconceito. Mas Sonea é muito forte e sua magia é superior por sua inteligência, dignidade e honradez. Ela jamais trairá os seus princípios, mesmo que isso coloque em risco a sua própria vida. Honra, força, coragem, determinação. E o amor? Aqui temos também romance, sim, um forte e infinito amor que supera barreiras, guerras, estigmas. E há lágrimas também. Sim, algumas por emoção, outras por tristeza.
Pode parecer redundância, mas vale lembrar que, em toda trilogia, o primeiro volume é apenas uma introdução, uma apresentação, uma preparação ao que teremos pela frente. Desta forma, O Clã dos Magos, apesar de emocionante, pareceu enfadonho, embora não se possa perdoar as infinita perseguição dos Magos por Sonea, mas desde lá se pode perceber não só a força de Sonea, mas de todos os muitos personagens. Quando veio a sequencia dos volumes, foi-se tornando clara que a construção de cada personagens foi inteligentemente armada para, não só confiarmos na participação de cada trama, mas também, algumas vezes, nos surpreendermos com eles. Emocionante! A ação dos personagens é comovente. Cada um tem seu papel maravilhosamente exclusivo. Todos fortes, com personalidades atuantes, decididos. Não houve um chororô, mimimi, aspectos que se percebe muitas vezes em romances infantojuvenis, principalmente quando estamos lidando com o tema fantástico.
Outro fator que me chamou atenção foi os detalhes do cenário. Devendo lembrar que mundo e o tempo da obra não são os nosso. O tempo é ligeiramente similar ao nosso medievalismo e o local não consta em nosso mapa atual. Mesmo assim, a descrição de cada local, de cada sala, quarto, corredores, ruas, montanhas, despenhadeiros... Tudo se encaixa perfeitamente, sem furos. Tudo muito bem colocado e lembrado. Não percebi uma falha de verossimilhança, ou de coerência. Posso reclamar da diagramação e tradução, mas relevei, tudo em nome da pressa que deve ter sido colocar os três volumes muito densos, e o terceiros com 616 páginas, no mercado em bem menos de um ano.
Outro aspecto importante que devo ressaltar é a maturidade da escritora em lidar com assuntos tão sérios como preconceito social, racial, homossexualismo, com tanta delicadeza e clareza. Uma trilogia imperdível

site: http://www.lereomelhorlazer.com/2013/03/o-lorde-supremo.html

Michele 03/07/2013

O Lorde Supremo, surpeendente.
Neste terceiro e último livro da Trilogia do Mago Negro, O Lorde Supremo traz um desfecho para a história surpreendente e emocionante. Sonea amadurece sua magia e aprende um novo tipo de magia com o Lorde Supremo para poder defender Imardin. Na primeira parte da história eu fiquei o tempo todo querendo e tentando descobrir os segredos de Akkarin, além de torcer por Dannyl em sua busca. Cery acaba se tornando um Ladrão de estima entre os moradores das favelas e um grande aliado de Akkarin na defesa de Imardin. Então na segunda parte tudo ficou eletrizante com uma perseguição alucinante e a descoberta de um romance que me emocionou muito e surpreendeu, pois eu nunca imaginaria um final como o deste livro. De fato O Lorde Supremo foi o melhor livro da trilogia na minha opinião.

site: http://www.nadasimples.com.br/2013/07/resenha-trilogia-do-mago-negro-o-lorde.html

Vicky_v 10/07/2013

Vou sentir saudade
Fechando A Trilogia do Mago Negro, Trudi Canavan realmente me surpreendeu nessas quase setecentas páginas!
Mantendo sua forma de narrar a história em terceira pessoa, Canavan traça e entrelaça todas as linhas que vão definindo o destino de todos os personagens, principalmente o de Sonea, Rothen e Akkarin. Se compararmos ao primeiro livro, em O Lorde Supremo Sonea parece ter atingido a maturidade necessária para passar por todos os obstáculos restantes. Rothen a Akkarin também apresentaram mudanças, o primeiro continua preocupado com Sonea e sua segurança, e o segundo... bem, saber o que se passa pela cabeça de Akkarin não é tão fácil assim para mim.
"O tempo parecia se demorar enquanto eles corriam. Eles desceram a estrada num ritmo constante. A sensação de urgência e medo desapareceu. O cansaço cresceu até dominar todos os pensamentos dela."
É difícil resumir em uma resenha de tamanho médio tudo o que acontece ao longo de todas aquelas páginas, o mundo criado por Canavan demanda tempo e atenção para se entender - e em determinado momento, ainda no começo da trilogia, se apaixonar pelas aventuras e desventuras desses magos. Crei um carinho muito especial por todos os personagens, e como não poderia deixar de ser, alguns ficaram pelo caminho, para que novos pudessem aparecer e antigos pudessem encontrar seu caminho.
"-Talvez seja a hora de mudar a túnica do Lorde Supremo. O negro vai sempre lembrar as pessoas da magia negra."
Se você ainda não conhece Rothen - e sua extensa preocupação -, Sonea e seu incrível poder de cura, Akkarin - e seus pensamentos que nunca acompanham os meus - e Jonna, a personagem, familiar de Sonea, que ganhou meu coração ao me fazer sorrir bastante nos parágrafos finais dessa jornada, está na hora de dar uma chance para o Mago Negro e sua sociedade tão particular.

site: http://aluanaminhajanela.blogspot.com/2013/06/resenha-o-lorde-supremo-de-trudi-canavan.html

07/10/2013

Sim esse livro é demais ... o ultimo livro da trilogia do mago negro .. um livro cercado de misterios e surpresas ...muitas surpresas e até um romance no ar ... quem sera? te causa arrepios e muitas emoções .. recomendo esse livros a todos .. essa trilogia me surpreendeu ... tomara que te surpreenda vocês também ....

Liachristo 25/02/2014

O Lorde Supremo - Trilogia do Mago Negro - Editora Novo Conceito
"O Lorde Supremo", é o último livro da "Trilogia do Mago Negro'. Neste livro veremos Sonea a ex-garota de favela, sob a tutela de Akkarin.
Há um grande perigo para os magos do Clã que irá testar a todos até os seus limites. A história tem muitas mudanças e reviravoltas inesperadas, onde amigos se tornam inimigos e vice-versa. Isso desperta um grande interesse no leitor, já que é difícil prever o que acontecerá em seguida. A história segue um ritmo acelerado, cheio de ação, aventura, nos deixando em suspense até os últimos capítulos.

Todos os três livros estão intimamente entrelaçados, por isto é aconselhável ter lido os dois primeiros livros da série, antes de se aventurar neste. De outra forma, acho difícil conseguir acompanhar e ter bom entendimento da história.

Neste terceiro livro, seria de se esperar que Sonea seja uma das favoritas de todos os seus professores e popular com seus colegas de classe. No entanto, a jovem está sobrecarregada com um segredo de Akkarin, que ela deve proteger a todo custo ou corre o risco de perder as pessoas que ela quer bem. Ela ainda encontra-se sem amigos e sozinha. Sem possibilidade de conversar com seu ex-mentor, isolada de seus contemporâneos, e com medo de seu poderoso guardião. Ela teme que o segredo que ela detém poderia destruir a terra.

Há muitas batalhas mágicas e manobras políticas nesta história, e tudo é muito bem desenvolvido pela autora. Tudo é muito bem escrito. Mas, o que realmente nos prende e mantém o nosso interesse, são os personagens, todos muito bem elaborados, ricos em suas atitudes e emoções. O personagem principal, Sonea, mais uma vez é crível e o leitor realmente quer que ela e seus amigos possam sobreviver às batalhas. É muito emocionante quando vemos que nem todos os nossos personagens favoritos se sairão bem, e sofremos com isso.

É fascinante acompanhar como cada mago tem de reavaliar o seu código de ética e honra, e como cada um faz isso. A trilogia foi sendo contruinda em espirais em direção a um clímax emocionante, a partir do momento que Sonea vê seu futuro em ruínas ao redor dela e ela vai ser obrigada a fazer uma escolha difícil, tanto para si, o futuro da sua terra, e para aqueles que ama. Seu velho amigo Cery(que saudades dele), está em uma boa posição entre os ladrões e se verá envolvido em uma caçada a um assassino em série solto nas ruas de Imardin. Dannyl manipula o amor e o dever. Rothen assiste impotente Sonea sendo manipulada pelo Alto Senhor. E enquanto isso o inimigo se aproxima, sem que ninguém saiba como e o que ele é verdadeiramente.

Ao invés de simplesmente uma batalha de inteligência, poder e habilidade entre os seres mágicos, temos a chance de ver que o fim reconhece a necessidade de ilustrar que as pessoas comuns são muitas vezes apanhadas por eventos maiores. A firmeza dos ladrões é inspiradora. Mesmo sabendo que eles são extremamente desfavorecidos, eles ainda se esforçam para lutar contra os invasores. Mais que uma batalha de egos e vontades, a insistência dos Ladrões de agir apesar das probabilidades, faz a gente ranger os dentes na determinação de vê-los prevalecer.

Trudi Canavan conseguiu construir para o leitor um resultado cada vez mais potente, a cada livro da série lido. Cada vez que você acha que o clímax chegou, ela o joga pra baixo de novo, trazendo a história para um novo pico e aumentando as apostas ao mesmo tempo. Raramente um autor consegue gerenciar isso, e ainda mais raro é conseguir realizar isto de uma forma eficaz.

Ao longo de todas as batalhas, há esperança. Surpreendentemente isso dá a trilogia um final otimista, e o leitor tem a sensação de que tudo ficará bem para os personagens que são deixados. Uma leitura satisfatória e um bom final para uma trilogia envolvente. O Lorde Supremo é o inevitável adeus com lágrimas nos olhos, repleto de cenas emocionantes, de amizades redescobertas, dores de perda e mortes inevitáveis.

A autora planeja outra série baseada em Kyralia no futuro, e vai ser interessante ver as consequências dos eventos que acontecem na trilogia Mago Negro.

Canavan, conseguiu criar um livro que é ao mesmo tempo fácil de ler e magnificamente trabalhado. O livro tem um final surpreendente, mas satisfatório. Quando o livro chega ao fim, todos os fios soltos são amarrados, todas as perguntas são respondidas, e a série é perfeitamente acabada. Este livro é tudo o que um bom livro de fantasia deve ser, e mais do que isso, é tudo o que um livro final de uma série deve ser.

Este foi o meu livro favorito dos três. Intriga, magia negra, amor, confiança e lealdade inabalável são temas que são tratados nesta história, tão bem criada e trabalhada por Trudi Canavan. É a melhor série de fantasia que eu já li em muito tempo. Eu me apaixonei por muitos dos personagens instantaneamente, e as descrições dos lugares são vívidas o suficiente para que eu consiga imaginá-los, e consiga me sentir como se também estivesse lá.

Mais uma vez, a Novo Conceito fez um ótimo trabalho em sua publicação. Tanto a revisão, quanto a tradução estão impecáveis. As letras estão de tamanho agradável e a cor das páginas facilitam bastante a leitura. Gostei da maneira como trabalharam a capa. Mesmo usando a original, com algumas modificações que foram feitas, ela ficou mais bonita.

Eu recomendaria este livro para quem gosta de fantasia, ação e muita adrenalina misturados em uma única história.
Bjus

RAFARTAVE 06/03/2014

O melhor da trilogia
Boa tarde.

Na minha opinião é o melhor livro da trilogia de longe, a autora melhorou muito a maneira de escrever, foi muito mais objetiva e clara. Acredito que algumas coisas poderiam ter sido mais bem explicadas e abordadas, mas de uma maneira geral o livro é bom. Irei até pesquisar o intervalo que houve entre o Clã dos Magos e o Mago Supremos, pois a diferença técnica na escrita é nítida.

Abs

Rafael