O Lorde Supremo

O Lorde Supremo Trudi Canavan

Resenhas - O Lorde Supremo

Giulia143 04/05/2021

Um ótimo encerramento pra serie
O livro não é nada óbvio. Principalmente o final. E é surpreendente porque os outros dois primeiros livros não tiveram nada de muito original (são legais mas nada que se diga "uau, que legal", sabe?!) mas esse surpreende de forma positiva.
Nesse livro o núcleo dos chamados "Ladrões" tem bastante destaque e se torma muito relevante pra história, o que eu adorei, ate porque adoro os personagens desse núcleo e tinha visto muito pouco, praticamente nada, no segundo livro.
Como eu ja disse, o final sai bastante do cliche de felizes para sempre, é um final diferente mas ainda assim satisfatório.

Viviane 29/04/2021

Não curti muito o casal que se formou, achei o romance forçado e o final dos dois não me agradou. Também esperava por uma batalha mais épica entre os magos, mas acabei me decepcionando com o final e a morte de alguns personagens.

Guilherme 23/04/2021

Trilogia mais que Ótima
Tinha essa trilogia a alguns anos, e nunca tinha dado uma chance para tal, e confesso que o primeiro livro, demorou a ficar interessante, por conta de criar toda a ambientação, personagens e enredo, mas quando se entende o que está por vir, aí fica frenética a leitura. E nesse último livro, temos o desfecho de toda história, muito bem contada e elaborada, fiquei muito surpreso com toda evolução de um personagem em si, O Lorde Supremo, que no início odiamos, e ao final ficamos super tristes com todos acontecimentos. Trama super envolvente!
Vale super a pena ler.

Ingrid.Sombra 18/04/2021

Trilogia do Mago Negro - livro 3
Essa resenha não contém spoilers sobre esse livro mas, por se tratar de uma trilogia, contém spoilers dos livros anteriores.

Gostei bastante do desenvolvimento da trama, pois considero muito positivo quando trilogias conseguem manter a energia sempre crescente. Começou meio morninho lá no Clã dos magos, cujo único foco foi a "caça" à Sonea, depois se intensificou em Aprendiz com o desenvolvimento dos personagens e de suas histórias paralelas (principalmente Danyl), e nesse livro, a trilogia se encerra com o clímax.

Aqui, o narrador onisciente volta a incluir a perspectiva de Cery, além de Sonea, Rothen, Danyl e Lorlen. Cada um está vivendo o ápice de seu drama pessoal, e mesmo sentindo pena de me desligar momentaneamente de um personagem, ficava logo animada por me reconectar a outro.

Achei o final um pouco óbvio, o que me frustrou um pouco. Mas se o final perdeu a chance de me surpreender, a narrativa e o seu desenvolvimento não perderam o brilho. O terreno foi preparado para a segunda trilogia desse mesmo universo, "A espiã traidora", que também pretendo ler.

Guilherme Lima 03/04/2021

Fechando com chave de Prata
Esse de longe foi o meu favorito, mas mesmo assim não é o que eu chamaria de perfeito, o jeito como a autora conectou todos os pontos soltos é impressionante, cada revelação deixava você de boa aberta, a relação dos personagens voltou a ser ótima e gostosa de se ler, somente duas coisas nesse livro me incomodaram, uma delas foi o vilão e a outra acho que seria spoiler então fica na imaginação.
Carol 20/04/2021minha estante
Sim!!!! O livro é todo bom, mas o final foi mal trabalhado demais! Não precisava ter acontecido daquele jeito

Mariana Destacio 13/03/2021

Surpreendente
Será que algum dia vou parar de sentir um vazio quando termino de ler uma trilogia? Tanto tempo com todos os personagens.. e simplesmente acaba. Gostei muito dessa, e não fazia ideia de como me apeguei a eles.
Esse último livro tomou caminhos inesperados. Confesso que torci o nariz pra algumas partes, principalmente o início do livro.
A grande luta final não foi tão espalhafatosa quanto eu pensava, mas não foi uma luta convencional, onde os protagonistas roubam a cena e ganham milagrosamente contra todas as possibilidades. Foi uma luta lenta, árdua, onde cada personagem pagou um preço alto e contribuiu para o resultado final.
Acho que todas as pontas se fecharam, e ainda assim ficou espaço pra eu ficar pensando como será a vida deles daqui pra frente. Com certeza, se tivesse um outro livro depois desse eu leria por pura curiosidade. A história em si terminou, mas gostaria muito de ver a vida deles depois. Sonea mudou pra sempre a vida do Clã, e gostaria de ver toda essa evolução.
Mas, só me resta sonhar, especular e indicar a leitura pra quem quiser se aventurar.
Jaine 13/03/2021minha estante
Já tentei ler essa trilogia diversas vezes, mas sempre a leitura não flui no primeiro livro e paro... a leitura é boa o suficiente para eu me esforçar mais, na sua opinião?

Mariana Destacio 13/03/2021minha estante
Sim, eu acredito que vale o esforço. Eu me senti entediada nesse primeiro livro também. Aquela fuga que nunca mais terminava... Mas pro final desse livro vc já consegue ter um vislumbre da história que virá e que só vai ganhar força total na metade do segundo livro. Como a gente vê quase tudo pelo ponto de vista da Sonea, ficamos muito mergulhados mas emoções dela.. ela vai amadurecendo com o tempo com esse processo pode ser entediante mesmo. Mas achei que a história compensa, e os outros personagens também.

Carol 20/04/2021minha estante
Totalmente desnecessária! Podiam ter extraído força da arena

Aline.Moreira 14/02/2021

O melhor da série
Nesse terceiro volume a escrita é mais desenvolvida e menos enrolada como nos dois primeiros livros dessa série. A única coisa que achei um pouco forçado foi os relacionamentos amorosos....Mas não afetou tanto negativamente a estória. Por fim, gostei muito da conclusão dessa série.

B. A Silva 13/02/2021

É bom, mas poderia ser melhor
Aqui teremos o final de Sonea, onde agora ela terá que descobrir os segredos do Lorde Supremo e decidir de que lado ficará. Durante todo o começo eu estava super empolgada com o que o livro me entregava, estava sendo muito bem desenvolvido, trazendo a tona todo o passado do Lorde Supremo e o que estava acontecendo a partir disso.
Mas o romance criado aqui, que foi usado muito porcamente, porque não cabia um romance no meio dessa história, para mim ficou totalmente sem sentido e parecia tão forçado que nem mesmo os próprios personagens acreditavam no romance.
Eu gostei da trilogia, é muito boa e faz você se importar muito com os personagens, recomendo...

Mayra Pinheiro 06/02/2021

Muito bom!
Uma história incrível que chega ao seu fim. Foi uma tragetoria incrível, surpreendente e cheia de crescimento. Sonea cresceu muito no decorrer da história, assim como todos os outros personagens. Impossível não se cativar por cada um e enfrentar com eles cada batalha.
Recomendo muito, uma trilogia que merecia muito mais reconhecimento.

Bit 20/01/2021

Escolhas e consequências
O Lorde Supremo, último livro da trilogia do mago negro, faz uma continuidade a história cada vez mais emocionante, repleta de intrigas, mistérios, inimigos, aliados, magia, segredos, revelações e aventuras, de Sonea, a aprendiz de maga que há um tempo atrás, se descobriu possuir um grande potencial a magia, mas por sua origem das favelas, é rejeitada pelo clã, mesmo que este tenha aceitado-a e prometido ensiná-la a utilizar magia. Neste último volume, Sonea continua seus estudos como aprendiz enquanto se depara com um dilema que mudará definitivamente seu posicionamento no clã e sua vida, ao ser reivindicada como protegida do lorde supremo Akkarin. Este livro nos faz questionar sobre o que é o mal e o bem, se a magia em sí pode ser má e obscura, ou se o mago que a possui faz dela assim, o que é certo e errado, e até que ponto se pode atravessar esses limites estipulados por si ou a sociedade, e até que ponto o ser humano pode estar disposto a ir para proteger quem ama; será que algo continua sendo mal, mesmo quando é utilizado nas melhores das intenções? Matar alguém é aceitável quando se torna a última forma de defesa? Desolar uma terra inteira e com isso prejudicar todo um povo mesmo os inocentes, apenas para garantir que este não se erga mais, é mesmo a melhor forma de garantir segurança ao seu povo? E por último, deixar mães, pais, avós e crianças morrerem de fome na miséria das favelas, recusando ajudá-los, deixando-os fora da segurança e conforto da cidade, tratando todos como lixo, como inferiores e criminosos, faz algum bem?
São todas questões triviais que nos acompanham durante todo o livro, e cabe a nós leitores, afirmarem se foram respondidas ou não.
O último desta trilogia foi para mim o mais emocionante e surpreendente de todos, mesmo com o fim que acabei me decepcionando un pouco. Gostei muito como a história se desenrolou e as revelações feitas me instigaram mais ainda a leitura. Não fiquei muito satisfeita com o final do livro, achei que foi mal concluído, com várias pontas soltas, perguntas não respondidas que eram ao meu ver, essenciais, ou que ao menos me deixaram curiosa para saber. Esperava mais também da cena final da batalha que foi muito rápida e fácil, sem muita da emoção e surpresa que vêm de um bom fim. Mas o livro nos traz muito a reflexão de que mesmo quando é tantas vezes rebaixadas e desprezadas, as pessoas ainda podem ser capazes de gentilezas e coragem, mesmo por aqueles que tinham tudo para odiar, e que quando se faz alguma má escolha na vida, é muito provável que esta venha lhe assombrar depois, seja você um criado, ou um rei, a única diferença é que esta desição não acabará afetando apenas a você mesmo, mas com o peso da coroa a responsabilidade de todo um reino, poderá afetar mais de um povo, milhares de pessoas, talvez até, o mundo inteiro.

bruxadecopas 12/01/2021

ig/darkindly
Vou ser bem sincera que não sei como fazer uma resenha sobre esse livro. Toda a história me impactou de uma forma tão forte que eu não sei como falar sobre ele sem dar spoiler, então ao invés de resenhar vou apenas falar sobre a minha opinião.

Esse foi o livro da trilogia que mais me prendeu. Eu lia e lia e só queria ler mais. Passei cada mínimo segundo que eu podia lendo porque eu não aguentava esperar pra ver o que ia acontecer. E vou dizer que o livro definitivamente é o melhor da trilogia.

Os detalhes são ricos e nós vemos as perspectivas de vários personagens diferentes que eu particularmente sentia falta de me aproximar mais. Ver personagens novos entrando e acompanhar mais do Cery (que eu particularmente achei que ia ser alguém mal aproveitado) foi incrível.

O entrosamento da Sonea com o Akkarin foi incrível e eu particularmente acho que deveriam ter aproveitado mais disso antes, porque pra mim, acabou rápido demais. Queria ver mais dos dois juntos, aprendendo mais um sobre o outro e coisas a mais.

O que me decepcionou nesse livro foi o final. Como não posso claramente falar ele pra que vocês não sofram por antecedência, apenas digo: se estão lendo, se preparem.