O Guia de Sobrevivência a Zumbis

O Guia de Sobrevivência a Zumbis Max Brooks

Resenhas - O Guia de Sobrevivência a Zumbis

1 | 2 | 3 | 4

AlanNeo 20/03/2013

O guia de sobrevivência definitivo e essencial
Um livro sensacional, que trata os zumbis como uma ameaça real, e prepara o leitor para enfrentar diversas situações. Com um toque de humor negro, faz você acreditar que a qualquer momento um "inssurreição" realmente pode acontecer! Recomendadissimo!

Matheus 10/01/2013

Livro muito bom para se passar o tempo, mas com o problema de ser extremamente didático. Em algumas partes chaga a ser irritantemente repetitivo, mas tem como mérito fazer você realmente acreditar, durante a leitura, que está se preparando para uma eminente invasão zumbi. Outro problema do livro é de não ser muito dinâmico, principalmente no final, onde aquelas histórias de insurreições acabam enchendo o saco depois de um tempo. Mas no geral é uma boa experiência lê-lo, e, claro, por via das duvidas, é sempre bom estar preparado para o holocausto zumbi, pois nunca se sabe quando ele pode acontecer!

Natallia.Domingues 02/01/2013

Bom, mas redundante
Além de ser repetitivo demais em alguns aspectos, Max Brooks vive num mundo de fantasias além do que é necessário para ser um bom escritor, criando assim um livro mediano, e nada mais que isso.

No começo achei bem interessante, e várias partes do livro realmente são instigantes, como por exemplo, o capítulo sobre o vírus, sobre as armas, residências, estratégias e transportes. Mas depois de um tempo é possível notar que o autor não sabe muita coisa sobre Zumbis e sobre como sobreviver à eles.

1."Compre isso e aquilo", o autor se refere a um mundo infestado de zumbis como se fosse uma sociedade onde o dinheiro é necessário, fala sério, num ataque zumbi ninguém irá comprar armas, carros ou casas isoladas nos confins da terra pois simplesmente não irá existir de quem comprar! Num apocalipse, é pegar o que achar ou saquear, pronto.
2.Outro ponto negativo é a repetição, durante o livro a parte de "TIPOS DE TERRENO" é abordada diversas vezes, sempre repetindo as mesmas informações e deixando o leitor entediado.
3.E por fim, Max Brooks a todo momento menciona que "essa estratégia já foi testada contra os mortos-vivos e se mostrou eficaz" ou então "caçadores de zumbis relataram [...]", ah qual é né pessoal, tudo bem que esse é um livro de ficção, mas todos sabemos que não há absolutamente ninguém preocupado em testar estratégias contra zumbis pois eles simplesmente não existem, faz parecer com que Brooks viva em uma realidade alternativa que não é a nossa.

Mas apesar de todos esses pontos negativos, recomendo para fanáticos pelo assunto, pois irão achar este livro o máximo. E para aqueles não tão viciados assim, mas que tem curiosidade de lê-lo, recomendo também, mas só como um passa-tempo e não como um hobby.
Hugo 18/01/2013minha estante
Eu também achei um pouco cansativo em algumas partes por ficar se repetindo, mas pelo que eu entendi, ele aconselha que vc compre "isso e aquilo" antes da infestação. Quando ela acontecer, você já vai ter tudo em casa.
E depois de um tempo eu realmente achei que essas viagens de dizer que zumbis já existiram é até pra lembrar que é ficção, caso o leitor fique muito imerso no universo da obra.

Helloise 17/05/2013minha estante
Desculpa, respeito sua opinião, mas como esperar que um livro que trata de "sobrevivência a zumbis" faria isso sem considerar a possibilidade de um apocalipse zumbi acontecer ou de zumbis existirem? Claro que ninguém testou estratégias contra mortos-vivos porque eles nunca existiram. É óbvio que não é nossa realidade, mas acho que isso fica bem claro apenas lendo o título...
Quando ele fala das armas e itens que devem ser comprados, a recomendação é para antes do ataque. Como uma prevenção pro caso do ataque ocorrer, não como uma remediação pra depois que o ataque ocorre.
Se queria plena coerência com a realidade, sugiro livros que, no mínimo, não tratem de fantasia.

Ana Caroline 03/12/2012

Indignada
Não vou dizer que é um livro ruim, porque definitivamente não é. Porem, em vez de me tranquilizar com o guia, eu fiquei a cada pagina mais e mais nervosa. Não sei se foi pelo fato de o guia ser obviamente direcionado para norte-americanos ou o fato de eles acharem que eu tenha como arranjar armas facilmente.
Muitas coisas que li achei útil, mas grande parte não passou de barbárie. Coisas impossíveis, pelo menos para mim á curto prazo, coisas caras demais, distantes demais.
Apos terminar de ler o livro (Amei ler sobre os ataques registrados e descobrir o quanto os órgãos manipulam da população) tive a sensação de que, a unica forma de não ser devorada por um zumbi, é me suicidando antes de minha casa ser invadida.

Heitordealmeida 10/11/2012

Você está preparado?
"Escolha suas armas. Prepare seu esconderijo. Trace uma rota de fuga. Eles estão chegando. E querem o seu cérebro!"

"O Guia de sobrevivência a zumbis" é um livro que ensina como pessoas comuns, como eu ou você, poderiam ter alguma chance de sobrevivência quando (não "SE", veja bem) o apocalipse zumbi acontecer. Usando de uma certa dose de humor, o livro se comporta como um "manual técnico" com explicações detalhadas (as vezes até demais...) sobre o tema.

Max Brooks, autor do livro, é um sujeito engraçado. Considerado disléxico, só foi se interessar por livros muito tarde. Ele também foi, por um tempo, roteirista do Saturday Night Live antes de lançar esse livro. Contudo, imagino que ele ainda seja muito mais lembrado como " o filho do ator Mel Brooks", o que deve ser meio frustrante.

Antes de tudo, é importante ressaltar que esse livro, embora seja uma obra ficcional, se propõe a ser um guia o que quer dizer que ele é formulado de uma maneira técnica, com explicações detalhadas e tudo o mais. Imagine um "Guia dos trabalhos domésticos", um "Como cuidar da sua horta" ou mesmo um "Como construir um foguete movido a plutônio sem sair de casa". Imagine tudo isso e adicione zumbis.

Acredite ou não, o fato do livro ter essa pagada toda técnica foi algo que frustrou muita gente. Imagino que eles esperavam uma história toda dramática com pessoas fugindo de zumbis.

---
"Sobrevivência é a palavra-chave que deve ser lembrada — não vitória nem conquista, apenas sobrevivência."
---

O livro em si é dividido em vários capítulos. O primeiro capítulo se destina a debater sobre os tipos de zumbis encontrados por ai (zumbi viral, zumbi voodoo, zumbi hollywoodiano), suas características físicas, fisiológicas e tudo o mais. Como eu disse antes, é tudo feito de uma maneira bem técnica, chegando a ser um tanto chato e repetitivo as vezes.

Nesse capítulo também somos apresentados ao vírus Solanum, que é o vírus criado pelo Max para sua insurreição mundial. É debatido também sobre os níveis de infestação, desde o tipo 1, em algum lugar remoto tendo de 1 a 20 zumbis, até uma em escala global.

---
"Fomos ao supermercado hoje para conseguir suprimentos. Conseguimos sopa, vegetais e frutas enlatadas. Perdemos Marie."
---

Os capítulos seguintes se concentram em analisar armas e veículos que você pode usar e tudo o mais que você precisa para montar seu "kit do sobrevivente feliz", como encontrar e montar uma fortaleza\esconderijo com tudo o que você precisa para sobreviver, como fugir, se a insurreição acontecer e você for pego de calças na mão, e por fim sobre como organizar um contra-ataque para limpar uma área.

O capitulo seguinte conta como seria um mundo tomado pelos não-mortos, e como sobreviver por longos períodos nesse novo mundo pós mortem.

---
"Este não é um jogo filosófico. Não é sobre o dilema da existência. É sobre zumbis devorando seu cérebro. E eles estão atrás da porta, batendo na porta, prestes a derrubá-la. Então, corra, corra, corra! Corra, desgraçado, corra!"
---

O ultimo capitulo é sobre os ataques registrados na história da humanidade, mostrando que os zumbis, desde sempre, estiveram por ai tentando nos transformar em sua próxima refeição. São "fatos históricos encontrados em pesquisas" sobre o tema.

Atenção especial para os dois casos de insurreição acontecidos no Brasil, na década de 80. (Que nosso governo deliberadamente, descaradamente escondeu de nós!)

Como eu disse antes, o livro em si, apesar de ter certa dose de humor e ser uma obra ficcional, se leva muito a sério. É tudo muito explicado e detalhado, chegando a ser um tanto repetitivo e cansativo. Há alguns desenhos no livro, mas nada muito digno de nota.

---
" Tudo o que você possui, realmente, é seu talento pessoal e a vontade de sobreviver."
---

Não há nada de muito novo sobre os zumbis em si, é mais sobre táticas e formas de sobrevivência esmiuçadas e marteladas na sua cabeça a exaustão. As partes mais legais do livro são as partes totalmente ficcionais como o vírus Solanum, estudos feitos por cientistas para reverter o vírus e todo o resto. Não é que o livro seja ruim, ele é só... prático, teórico e "não dramático" por assim dizer.

Mas como guia para você sobreviver QUANDO a insurreição dos mortos acontecer (E VAI ACONTECER!), ele é ótimo. Eu e meu grupo de sobreviventes aprovamos e estamos fazendo nossos preparativos para sobreviver.

---
"Ainda estamos aqui! Ainda estamos vivos! Continue correndo. Vejo você no Refúgio."
---

* Obs. Algumas das citações dessa resenha foram retiradas do livro "Shotgun Diaries", que é um jogo de RPG bastante simples sobre Zumbis.

cleitonmaranhao 17/11/2011

Legal, mas redundante
Várias informações se repetem por inúmeras vezes. Ainda assim, há uma linha de sarcasmo excelente.

Rah 27/09/2011

Técnico demais!
Sou fascinada por tudo que esteja relacionado a zumbis, imagine a minha empolgação quando vi este livro na prateleira da livraria!!
Porém, ao contrário do descrito nas contracapas, não é nem um pouco divertido!!! Claro que não deixa de ser super interessante,mas é muito técnico, muito repetitivo e quase impossivél ler de forma continua. Tive a impressão de que estava estudando para uma prova e não lendo um guia...

Dellkeys 18/09/2011

Bom... o livro não chegar a ser chato, quem gosta de coisas de zumbis consegue ler numa boa, ele da dicas de como enfrentar, fugir de zumbis,entre outras coisas. A melhor parte do livro sem duvidas é o final, "Ataques Registrados" alguns relatos de aparições, ataques, sobre zumbis, muito legal, tem algumas historias legais, mas recomendo a quem quiser ler e se você gostar de coisas assim relacionado a zumbis!

Moacir 20/08/2011

Repetitivo!
Repetitivo!
O livro poderia ser resumido em 2 capítulos.
* Não deixe de ler o ultimo capitulo, é o melhor. (Ataques Registrados)

- Se você não pode parar no posto de gasolina pra comprar uma coca e um Rifle, você esta perdido; Quem mandou nascer no pais errado!

Isadora Fonseca 06/06/2012minha estante
se nao pudermos ter acesso a armas antes dos mortos se reerguerem , realmente vamos nos juntar as fileiras dos mortos-vivos

Sr.Lohan 29/07/2011

Assim que eu começei a ler o livro eu tomei um susto. Isto porque eu imagina ele diferente, imaginava como se fosse dicas de "nerd" para "nerds" que um dia poderiam enfrentar o apocalipse zumbi, rsrsrsr. Mas na verdade o livro é muito mais sério, o que no fim deixa tudo mais engraçado!O livro é um verdadeiro guia e mostra tudo sobre zumbis, de onde vieram, como evita-los, como mata-los e até alguns casos de insurreições já documentadas, e tudo isso num tom sério e realistico com pequenas doses de ironia, o que eu adoro. No fim ainda é um livro de "nerd" para "nerds" e para quem gosta de se divertir. Eu não estou preparado pro apocalipse zumbi mas já estou meio caminho andado com este guia nas mãos, se eu fosse você faria o mesmo.

Luis Leitor 13/07/2011

Este livro é legal mas deixou um pouco a desejar, esperava algo mais já que adoro filmes, series e livros de mortos vivos eu gostei e mesmo desejando um pouco foi muito legal

Milly 15/06/2011

Se prepare...
O guia de sobrevivência a zumbis é exatamente isso, um guia.

Um guia bem completo devo dizer, com repetições, mas deve ser esse o propósito, pra ficar na cabeça. Chega a ficar maçante.
O livro explica o que é um zumbi, como uma pessoa se torna zumbi, os primeiro sinais e claro, como se livrar de um zumbi.
Ele faz várias listas: onde se esconder, como fugir, o que levar pra comer, o que levar para se proteger, armas, ele fala sobre automóveis (que é só pra usar em último caso). É bem cômico as vezes.
Esse guia traz várias informações sobre climas e como sobreviver a eles. (algumas informações desse livro devem ser úteis, não para zumbis óbvio, mas para sobrevivência mesmo como, viajar ou se aventurar em algum lugar que você não conheça direito).

Enfim, ele faz uma lista de "Ataques registrados" tem até uma informação o Brasil:
"Solanum (o lobo frontal estava completamente derretido), mas também continha elementos do vírus. Surgiu um debate acalorado sobre a relação entre este caso e o motivo pelo qual os antigos egípcios retiravam o cérebro de suas múmias."

É um ótimo livro pra quem ama zumbis. Mas não espere uma história (só há trechos de 'sobreviventes' e algumas histórias), é um guia.

Carolina 01/06/2011

Fraquinho
Não gostei tanto quanto esperava gostar, mas acredito que a culpa seja inteiramente minha por esperar demais de um guia.

Um guia não possui ação, suspense e fortes emoções que é o que esperamos quando o tema é 'Zumbis'. Serve apenas para informar e é exatamente isso que o livro faz: nos informa da fisiologia dos mortos-vivos; formas de extermínio; formas de defesa; sugestão de armas; relatos históricos de insurreições -minha parte favorita- e só. E tudo isso no formato de tópicos bem didáticos.

Portanto, para o que se propõe o livro é bastante fiel, mas ainda senti que faltou algo e por vezes achei bem chatinho. Se a intenção do autor era ser engraçado, infelizmente não funcionou comigo.

No quesito informativo, pra ser sincera não li quase nenhuma novidade. Todos os ensinamentos já foram mencionados em algum livro ou filme ou formados na minha mente paranóica nas horas que já gastei imaginando um cenário apocalíptico desses. Talvez seja essa a razão de não ter aguçado meu interesse.

No entanto, não vou negar que é um passatempo razoável, para ler aos poucos e preencher o tempo ocioso entre uma obrigação e outra.

1 | 2 | 3 | 4