O Guia de Sobrevivência a Zumbis

Resenhas - O Guia de Sobrevivência a Zumbis

1 | 2 | 3 | 4

vortexcultural 06/08/2016

Por Amilton Brandão
Quer se preparar para o inevitável? Saber como sobreviver ao apocalipse nunca profetizado pelo Antigo Testamento? Então não deixe de ler este guia…

É isso mesmo. Segundo Max Brooks, o tempo em que os mortos caminharão pela Terra tendo como único e voraz instinto, o insaciável apetite por carne humana fresca, pode estar mais próximo do que você imagina. Por isso…Por que não se preparar da melhor maneira possível para enfrentar, talvez, o declínio completo do que conhecemos como sociedade moderna?

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/o-guia-de-sobrevivencia-a-zumbis-max-brooks/

Maria Clara 11/01/2016

Resenha em Vídeo: O Guia de Sobrevivência a Zumbis
Resenha de mais um livro para esse mês do horror, e esse livro é ESSENCIAL pra todos que amam tudo que envolve zumbis, desde o termo utilizado até formas de combate, refúgio seguro! Acredite TU-DO que você precisa saber caso aconteça um ataque zumbi você vai saber nesse livro.
Então é o que eu digo, leve sempre ele na bolsa, afinal, você nunca sabe quando é que pode haver um amigo que foi mordido...
Pra ver mais clica aqui e veja o vídeo!

site: http://www.espelhodomundo.com/2015/10/especial-mes-do-horror-resenha-do-livro_28.html#.VpPmBrYrKM8

Acad. Literária 22/10/2015

RESENHA - O Guia de sobrevivência a zumbis
Escolha suas armas. Prepare seu esconderijo. Trace uma rota de fuga. Eles estão chegando. E querem seu cérebro!
Se você considera os zumbis meros personagens de filmes de horror, está cometendo um grande erro. Eles estão mais próximos do que nunca e sua fome é implacável. O futuro da humanidade está em risco e este livro pode ser sua única salvação num mundo dominado por mortos-vivos.
O guia de sobrevivência a zumbis oferece proteção total contra os mortos-vivos. Oferece também, uma visão implacável das paranoias das superpotências através de doses generosas de humor bizarro.
Então, pegue seus suprimentos e boa leitura.

Max Brooks entrega aos leitores o guia definitivo para sobreviver ao Apocalipse Zumbi. O livro introduz os conceitos mais básicos até os mais avançados na luta diária que é sobreviver num mundo infestado pelos mortos que andam. Logo no início o autor explica que o guia foi escrito para ajudar pessoas comuns a se virar quando tudo vai pro ralo. Estão presentes no livro conceitos sobre a anatomia dos mortos vivos, formas de infecção, estágios da infecção, forma de mata-los, níveis de insurreições, como escolher os equipamentos certos para quase todo tipo de situação, fugas e locais de refúgio.

No capítulo sobre os mortos vivos, para se ter uma ideia, aprendemos sobre as características do vírus, os sintomas, o contágio e o que fazer quando alguém é infectado. Há também descrições sobre as habilidades físicas dos mortos, seus padrões de comportamento e métodos de caça. Além disso, o autor explica os diferentes níveis de insurreições, que são as intensidades com que o vírus se propaga pelo globo. Por exemplo: no filme Resident Evil - Hóspede Maldito acontece um insurreição de nível 1, que é a mais baixa e acontece em pequenos locais e dura pouco tempo. Já no filme Residente Evil – Apocalipse acontece uma insurreição tipo 2, que é a que afeta uma cidade inteira.

Os outros capítulos se dedicam a mostrar ao leitor qual é a melhor arma, para o melhor terreno, para a melhor defesa. Qual é o melhor veículo para uma fuga e quando o melhor destino e quando tudo isso falha, qual o melhor ataque. Mantendo um tom sério e didático durante toda a obra.

Uma das coisas que eu mais gostei nesse livro, é que muitas dicas podem ser uteis se retiradas do contexto de Apocalipse Zumbi. O autor da dicas de como, por exemplo, trabalhar em equipe e manter a disciplina em situações de perigo. Vai acampar? O livro traz uma lista com os melhores equipamentos entre outras coisas que podemos levar ao mundo real.

De forma velada, o autor também tece críticas à sociedade ocidental, já que após os ataques de 11 de Setembro de 2001, ficamos ainda mais paranoicos com teorias da conspiração e do fim do mundo, principalmente os Americanos, que se mostram “preparados” para toda sorte de ataques. Max Brooks inclusive já deu uma palestra a militares americanos sobre como se preparar para desastres.

O ponto alto da obra são os ataques registrados. No último capítulo do livro, o autor faz um compilado de “registros históricos”, contando a história de pessoas que sobreviveram aos ataques para contar sua história. Algumas delas chegam a datar dos tempos dos egípcios! Curiosidade: Os egípcios, ao realizarem os rituais de mumificação, retiravam o cérebro dos mortos pelo nariz. O autor faz uma ligação brilhante entre a prática e os zumbis, sugerindo que eles começaram a fazer isso após os primeiros relatos de ataques sofridos pelos faraós mumificados. O mais interessante é que apesar de obviamente se tratar de ficção, a forma como o autor escreveu nos faz pensar “será mesmo?”. A riqueza de detalhes é o diferencial do capítulo. Algumas passagens, inclusive, tem o Brasil como cenário.

O livro é todo narrado em terceira pessoa, com exceção dos registros, onde o autor extrai relatos de sobreviventes. A fluidez da narrativa é descomplicada e rápida, já que não existe um enredo ou personagens. A revisão está boa, não encontrei quase nenhum erro. A formatação também está ótima, o problema mesmo fica por conta das páginas brancas, que não são legais para leituras em dias ensolarados. As ilustrações, apesar de simples, são muito uteis para explicar algumas passagens do livro. O guia é dividido em oito partes: “Os mortos-vivos: mitos e realidades”, “Armas e técnicas de combate”, “Na Defesa”, “A Fuga”, “O Ataque”, “Vivendo em um mundo de mortos-vivos” e “Ataques Registrados” e no apêndice há um “Diário de Insurreições”, onde o leitor pode anotar em um espaço reservado onde, quando e o que fazer em caso de possíveis ataques do vírus.

O guia de sobrevivência a Zumbis é uma divertida paródia dos livros de sobrevivência convencionais. Explorando de forma didática tais conceitos, o autor elaborou o guia definitivo de proteção contra os mortos vivos. Recomendo a obra para os entusiastas do gênero, pois neste livro há muitas dicas interessantes que podem ajudar a entender as decisões tomadas por personagens de outros livros de zumbis. E também entender que se tal personagem tivesse tomado uma atitude descrita no livro, poderia ter se livrado de alguma encrenca. Se você não é um fã, talvez essa não seja uma leitura para você, pelo simples fato de que a obra fala sobre zumbis. E, por fim, indico também a todos aqueles que querem se preparar para a invasão iminente dos mortos, isso, claro, se você, leitor não quiser virar lanche de zumbi.

site: http://academialiterariadf.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-guia-de-sobrevivencia-zumbis.html

Mick 31/08/2015

"Falso documentário", gênero técnico, mas muito massante"
"O Guia de Sobrevivência a Zumbis" de Max Brooks é um livro que pretende misturar "falso documentário" e gênero técnico.

Apesar de apresentar até uma ideia interessante a princípio, e a sinopse ter me chamado a atenção, afinal, gosto de filmes de Zumbis, o livro me decepcionou! Não é que o livro seja ruim, mas é muito técnico, repetitivo e chato na maior parte! Se o livro todo fosse resumido numa revista temática ou tivesse apenas metade da quantidade de páginas que tem, eu poderia até dar umas 5 estrelas, mas, na verdade, eu terminei mesmo o livro pela fé! rs

Alberto 14/07/2015

Definitivamente um guia de sobrevivência!
Muitos podem cometer o erro de achar que este livro é pura ficção, mas Max Brooks além de buscar dar uma explicação mais plausível para uma possível infestação zumbi, criou um guia que pode ser usado em várias situações limite, na qual você eventualmente se encontre na vida.

Além de um guia definitivo para os fãs das obras com zumbis (e aspirantes a sobrevivente), o livro possui vários relatos ficcionais de pessoas que se depararam com essa ameaça ao longo de nossa história, criando todo uma sensação de urgência que ajuda em sua leitura, e deixa aquele gostinho de quero mais.

Marques 27/06/2015

A mínima possibilidade que o holocausto zumbi aconteça já é motivo suficiente para todos aqueles que não queiram virar jantar de morto-vivo leiam essa obra.
Mesmo pecando pela tecnicidade e a restrição geográfica, visto que foi escrito visando leitores norte-americanos e canadenses, o livro apresenta várias dicas importantíssimas para a sobrevivência nesse mundo caótico hipotético (ou não!)

Vanessa.Lima 29/04/2015

Bom! Porém muito repetitivo.
Eu adoro o universo apocalíptico, e principalmente os que envolve zumbis rs. O livro como diz no título é um guia de sobrevivência, o que é algo interessante, pois não é uma história sobre zumbis e sim algo que vai te preparar caso tenha um apocalipse zumbi. Tem coisas bem legais, mas algo que me irritou bastante foi a repetição toda hora, acho que não precisava ficar repetindo algo que de primeira você já entendeu. Mas tirando isso, é uma leitura legal e que pode ser útil caso um dia a gente acorde em meio aos mortos-vivos rsrsrs.

Miocna 25/04/2014

Já estou me preparando para a insurreição
Ótimo livro que funciona como um guia de sobrevivência a uma terra repleta de necrófilos/zumbis. O livro explica o que o Solanum (vírus, como ele age nos corpos humanos e as consequências de ser acometido por ele.
Além disso, explica os melhores locais parra sobreviver a uma insurreição de zumbis, as armas de fuga e de como matar os necrófilos.
O mais bizarro é o último capítulo que conta cronologicamente as supostas ou documentadas insurreições que aconteceram desde anos antes de Cristo, algumas delas eu reconheci como fatos reais que não fora explicados na época em que o autor justifica dizendo que foram os zumbis.
Eu realmente acreditei por um instante e torci para que fosse apenas ficção mesmo.
A leitura do livro é muito boa e critica um pouco o mundo contemporâneo, principalmente os EUA.

Ana 02/04/2014

Indispensável
Com certeza o melhor guia/manual de sobrevivencia. Não só em uma insurreição quanto em outras situações que você precise aprender a lidar com o pouco que tem. Max Brooks explica tudo, tin tin por tin tin, sendo (ou parecendo) as vezes até repetitivo. A parte de casos registrados é excelente e nos dá vontade de ter em mãos alguns dos documentos citados. Recomendo, um bom livro. Um manual que apesar da idéia de zumbis ser distante para muitos, um bom divertimento... e quem sabe... necessário mesmo para algum dia...

Thallison Alban 14/09/2013

Ótimo livro
A princípio desconfiei bastante, imaginei que seria um livro comico, com dicas inusitadas de como se salvar em um apocalipse zumbi, mas por sua vez o livro me surpreendeu.

É uma obra bastante interessante, a forma como o autor descreve todos os detalhes e instruções a se seguir é excelente, um assunto totalmente levado a sério, com estudos e relatos de pessoas que dizem ter '' encontrado'' estas feras.

Pra você que gosta de Aventura, Estratégia e Terror é um banquete para os amantes, você nunca mais verá sua cidade da mesma forma que antes, sempre haverá uma boa rota de fuga ou esconderijos, recomendo.

Paulo Silas 21/05/2013

Um livro divertido!

O autor apresenta e conceitua a ameaça zumbi, dando várias dicas de sobrevivência na hipótese de uma situação emergencial envolvendo os necrófilos, como assim os descreve.
Através de relatos com base em experiências de terceiros, o autor sugere formas de agir e sobreviver em diversas situações e estágios de eventual infestação de mortos-vivos, tais como: meios e modos de fuga; meios e modos de ataque; instrumentos a serem utilizados para matar zumbis; dicas de sobrevivências em locais inóspitos; entre muitas dicas.
O livro traz ainda vários relatos de situações ocorridas envolvendo zumbis, cujas experiências são datadas desde épocas remotas até os dias atuais.

Se o livro é bom?
Vai depender da questão de o leitor gostar ou não da ficção zumbi.
Caso seja alguém que não aprecie os mortos-vivos, o livro será algo banal e fútil, não contribuindo em nada com a cultura da pessoa (podendo haver divergências com relação a esta opinião).
Entretanto, se tratando de um fã (modista atual ou verdadeiro), a obra é super indicada, pois renderá muita distração e divertimento!

Ally 08/05/2013

Ok, quem quer ir comigo comprar um pedaço de terra para plantar, fazer uma cisterna, aprender tiro ao alvo, estocar itens de primeira necessidade e ficar de boa esperando a inevitável horda de zumbis com uma 12 no ombro? Sei lá, acho bom estar preparada.

1 | 2 | 3 | 4