O Guia de Sobrevivência a Zumbis

Resenhas - O Guia de Sobrevivência a Zumbis

1 | 2 | 3 | 4

Letícia 18/01/2011

Excelente!
Esse guia é totalmente satisfatório, não importa o quão neurótico você seja, o autor pensa em tudo! Nunca mais vi minha cidade com os mesmos olhos, agora tudo se divide em lugares que me serviriam ou não de abrigo contra esses seres asquerosos.

Também lhe será útil para sobreviver a humanos não contaminados, que por vezes se tornam um estorvo tão grande quanto zumbis.

Dasthynn 03/08/2016minha estante
Esse livro me fez pensar muito. Sei lá, nenhum lugar é totalmente seguro. Fiquei muito inquieto com a leitura. Muito bom, sem falar do final e aquelas histórias bônus, que incrível.

Gustavo M.D. 27/08/2010

O mortos caminham!
“Os mortos caminham entre nós. Zumbis, necrófilos – não importa como sejam rotulados, esses sonâmbulos são a maior ameaça para a humanidade, perdendo apenas para os próprios homens.”

Assim começa o guia mais importante de todos os tempos. O Guia de Sobrevivência a Zumbis contem toda a informação necessária para sobreviver à ataques destes mortos sem descanso. Seja um ataque em pequena escala ou o Apocalypse Zumbi, você saberá as armas que deve usar, os lugares para se esconder, os veículos que se deve dirigir, os suprimentos que deve estocar e qual o padrão de comportamento e sentidos destas criaturas sanguinárias.

Você deve estar rindo agora, pensando que deve ser um livro engraçado… mas não é! Ele conta com mais de 50 relatos de ataques registrados ao longo dos anos. Os zumbis são uma praga real, criados pela raiva evoluída ou por parasitas cerebrais(como a toxiplasmose), e uma vacina anti-rábica não vai te ajudar. Então treine, estoque armas e suprimentos e começe a se preparar.

Não sei exatamente porque zumbis me fascinam. Não gosto dos zumbis em si, mas da idéia de enfrentá-los. Uma multidão catártica e homofagica, uma tempestade de pessoas, uma massa ignorante e brutal. Acho que talvez eu veja nisso um paralelo da sociedade em que vivemos, ou do fim dela afogada em seus próprios defeitos.

O autor do Guia de Sobrevivência a Zumbis é Max Brooks, filho de Mel Brooks (sim, o comediante), ele escreveu este livro baseado em sua paixão pelos filmes de George Romero, que por sua vez fizera seus filmes baseados no livro Eu Sou a Lenda de Richard Matheson.

O livro tem conteúdo claramente humorístico, embora não haja nenhuma piada direta, apenas sarcasmo, fazendo críticas à governos e a sociedade em geral enquanto explora o tema dos zumbis com uma pseudo-ciência, discutindo os zumbis como algo real e paupável.

O livro é dividido em sete capítulos ao longo de 322 páginas:

Os Mortos-Vivos: Mitos e Realidades: Neste capítulo Brooks analiza os tipos de zumbis da cultura popular e o vírus Solanum, o suposto vírus causador da praga de zumbis.

Armas e Técnicas de Combate: Este capítulo é dedicado inteiramente aos instrumentos de destruição passíveis de serem usados contra os não-mortos. Uma análise detalhada de cada possibilidade e arma.

Na Defesa: Este capítulo se dedica a ensinar você à escolher a melhor fortaleza ou econderijo e como fortifica-las para o ataque necrótico.

A Fuga: Veículos, rotas de fuga, áreas da civilização, o que evitar e o que fazer em sua fuga ensandecida pela sobrevivência.

O Ataque: Como organizar a ofensiva e retomada dos territórios infectados. Os mortos serão mortos mais uma vez.

Vivendo em um Mundo de Mortos-Vivos: Como sobreviver indefinidamente em um planeta dominado por zumbis.

Ataques Registrados: Brooks usa todas as situações de desaparecimentos coletivos e mortes misteriosas de grupos militares para inserir os zumbis em eventos históricos, fazendo uma documentação de todos os alegados ataques de zumbis reconhecidos. Existem dois ataques no Brasil no ano de 1980.

Conclusão: O livro é bem humorado e muito bem escrito. Mas não deixa de ser um guia com dicas muito boas, talvez não contra zumbis, mas contra inssurreições civis e etc com certeza são válidas. Max Brooks ignora muitas informações obviamente verdadeiras, como a dificuldade de atirar na cabeça de alguém, o que ele considera fácil, mas sua pesquisa de estratégias é bem fundamentada. A pseudo-ciência é algo que me incomoda particularmente, mas é facilmente deixada para trás com os comentários mordazes contra o estado em geral.

Veredicto: Ótimo livro para qualquer pessoa, o humor compensa o fato de você eventualmente não gostar do tema. Mas para aqueles que gostam de zumbis, é obrigatório. Uma obra singular, feita com amor ao tema e consistência, refletidos no tamanho do livro.

site: http://www.grifonosso.com/2010/08/review-boazinha-guia-de-sobrevivencia-a-zumbis/
Rafael Trinity 08/07/2013minha estante
mt bom comenario kra me add no facebook pra gente conversar sobre o liro https://www.facebook.com/rafaeltrinityninjatatico blz !

Ally 08/05/2013

Ok, quem quer ir comigo comprar um pedaço de terra para plantar, fazer uma cisterna, aprender tiro ao alvo, estocar itens de primeira necessidade e ficar de boa esperando a inevitável horda de zumbis com uma 12 no ombro? Sei lá, acho bom estar preparada.

Libris.Infinitum 02/03/2024

Zum zum zum
Não gostei, embora tenha muita informação interessante e real. Eu estava esperando um livro diferente tipo as regras humorísticas, como "sempre usar o cinto de segurança" ou "evitar banheiros públicos" que Columbus (interpretado por Jesse Eisenberg) dita no início do universo de Zumbilândia 1. Um filme cômico com zumbis e a maravilhosa Emma Stone como Wichita. Voltando ao livro, ele nos mostra a visão de Brooks de como nos prepararmos para um possível apocalipse zumbis e até mesmo para ataques e infestações em pequena, média e larga escala.

O guia nos orienta sobre o que devemos armazenar, os lugares onde devemos e não devemos ir e, principalmente, como nos defender. Algumas das soluções propostas podem não ser aplicáveis ao nosso país, mas o autor se certifica de deixar isso claro desde o início do guia.

Há uma seção dedicada aos "relatos" de aparições zumbis. No início, pensei que seriam narradas todas as histórias de filmes conhecidos, mas não foi o caso. Em vez disso, são apresentadas datas e eventos ocorridos ao redor do mundo. Por exemplo, em outubro e dezembro de 1980, ocorreram eventos no Brasil.

Rah 27/09/2011

Técnico demais!
Sou fascinada por tudo que esteja relacionado a zumbis, imagine a minha empolgação quando vi este livro na prateleira da livraria!!
Porém, ao contrário do descrito nas contracapas, não é nem um pouco divertido!!! Claro que não deixa de ser super interessante,mas é muito técnico, muito repetitivo e quase impossivél ler de forma continua. Tive a impressão de que estava estudando para uma prova e não lendo um guia...

Sr.Lohan 29/07/2011

Assim que eu começei a ler o livro eu tomei um susto. Isto porque eu imagina ele diferente, imaginava como se fosse dicas de "nerd" para "nerds" que um dia poderiam enfrentar o apocalipse zumbi, rsrsrsr. Mas na verdade o livro é muito mais sério, o que no fim deixa tudo mais engraçado!O livro é um verdadeiro guia e mostra tudo sobre zumbis, de onde vieram, como evita-los, como mata-los e até alguns casos de insurreições já documentadas, e tudo isso num tom sério e realistico com pequenas doses de ironia, o que eu adoro. No fim ainda é um livro de "nerd" para "nerds" e para quem gosta de se divertir. Eu não estou preparado pro apocalipse zumbi mas já estou meio caminho andado com este guia nas mãos, se eu fosse você faria o mesmo.

Mr.racoon 24/12/2022

Um ótimo livro

Várias vezes me peguei achando que realmente as informações escritas eram verdadeiras todas com muito embasamento e informações.E um pouco masante não recomendo ler tudo de uma vez já que é muita informação técnica e muitos detalhes e tem muitas informações parecidas exemplo seria melhor ambientes, como se limpar esses ambientes, como defender esse ambientes etc.A parte mai fácil de ser lida seria os relatos então recomendo se vc estiver empacado leia um pouco desses relatos e depois volte.

Uma nota 4.5 um ótimo livro com informações importantes e úteis

Moacir 20/08/2011

Repetitivo!
Repetitivo!
O livro poderia ser resumido em 2 capítulos.
* Não deixe de ler o ultimo capitulo, é o melhor. (Ataques Registrados)

- Se você não pode parar no posto de gasolina pra comprar uma coca e um Rifle, você esta perdido; Quem mandou nascer no pais errado!

Isadora Fonseca 06/06/2012minha estante
se nao pudermos ter acesso a armas antes dos mortos se reerguerem , realmente vamos nos juntar as fileiras dos mortos-vivos

Heitordealmeida 10/11/2012

Você está preparado?
"Escolha suas armas. Prepare seu esconderijo. Trace uma rota de fuga. Eles estão chegando. E querem o seu cérebro!"

"O Guia de sobrevivência a zumbis" é um livro que ensina como pessoas comuns, como eu ou você, poderiam ter alguma chance de sobrevivência quando (não "SE", veja bem) o apocalipse zumbi acontecer. Usando de uma certa dose de humor, o livro se comporta como um "manual técnico" com explicações detalhadas (as vezes até demais...) sobre o tema.

Max Brooks, autor do livro, é um sujeito engraçado. Considerado disléxico, só foi se interessar por livros muito tarde. Ele também foi, por um tempo, roteirista do Saturday Night Live antes de lançar esse livro. Contudo, imagino que ele ainda seja muito mais lembrado como " o filho do ator Mel Brooks", o que deve ser meio frustrante.

Antes de tudo, é importante ressaltar que esse livro, embora seja uma obra ficcional, se propõe a ser um guia o que quer dizer que ele é formulado de uma maneira técnica, com explicações detalhadas e tudo o mais. Imagine um "Guia dos trabalhos domésticos", um "Como cuidar da sua horta" ou mesmo um "Como construir um foguete movido a plutônio sem sair de casa". Imagine tudo isso e adicione zumbis.

Acredite ou não, o fato do livro ter essa pagada toda técnica foi algo que frustrou muita gente. Imagino que eles esperavam uma história toda dramática com pessoas fugindo de zumbis.

---
"Sobrevivência é a palavra-chave que deve ser lembrada — não vitória nem conquista, apenas sobrevivência."
---

O livro em si é dividido em vários capítulos. O primeiro capítulo se destina a debater sobre os tipos de zumbis encontrados por ai (zumbi viral, zumbi voodoo, zumbi hollywoodiano), suas características físicas, fisiológicas e tudo o mais. Como eu disse antes, é tudo feito de uma maneira bem técnica, chegando a ser um tanto chato e repetitivo as vezes.

Nesse capítulo também somos apresentados ao vírus Solanum, que é o vírus criado pelo Max para sua insurreição mundial. É debatido também sobre os níveis de infestação, desde o tipo 1, em algum lugar remoto tendo de 1 a 20 zumbis, até uma em escala global.

---
"Fomos ao supermercado hoje para conseguir suprimentos. Conseguimos sopa, vegetais e frutas enlatadas. Perdemos Marie."
---

Os capítulos seguintes se concentram em analisar armas e veículos que você pode usar e tudo o mais que você precisa para montar seu "kit do sobrevivente feliz", como encontrar e montar uma fortaleza\esconderijo com tudo o que você precisa para sobreviver, como fugir, se a insurreição acontecer e você for pego de calças na mão, e por fim sobre como organizar um contra-ataque para limpar uma área.

O capitulo seguinte conta como seria um mundo tomado pelos não-mortos, e como sobreviver por longos períodos nesse novo mundo pós mortem.

---
"Este não é um jogo filosófico. Não é sobre o dilema da existência. É sobre zumbis devorando seu cérebro. E eles estão atrás da porta, batendo na porta, prestes a derrubá-la. Então, corra, corra, corra! Corra, desgraçado, corra!"
---

O ultimo capitulo é sobre os ataques registrados na história da humanidade, mostrando que os zumbis, desde sempre, estiveram por ai tentando nos transformar em sua próxima refeição. São "fatos históricos encontrados em pesquisas" sobre o tema.

Atenção especial para os dois casos de insurreição acontecidos no Brasil, na década de 80. (Que nosso governo deliberadamente, descaradamente escondeu de nós!)

Como eu disse antes, o livro em si, apesar de ter certa dose de humor e ser uma obra ficcional, se leva muito a sério. É tudo muito explicado e detalhado, chegando a ser um tanto repetitivo e cansativo. Há alguns desenhos no livro, mas nada muito digno de nota.

---
" Tudo o que você possui, realmente, é seu talento pessoal e a vontade de sobreviver."
---

Não há nada de muito novo sobre os zumbis em si, é mais sobre táticas e formas de sobrevivência esmiuçadas e marteladas na sua cabeça a exaustão. As partes mais legais do livro são as partes totalmente ficcionais como o vírus Solanum, estudos feitos por cientistas para reverter o vírus e todo o resto. Não é que o livro seja ruim, ele é só... prático, teórico e "não dramático" por assim dizer.

Mas como guia para você sobreviver QUANDO a insurreição dos mortos acontecer (E VAI ACONTECER!), ele é ótimo. Eu e meu grupo de sobreviventes aprovamos e estamos fazendo nossos preparativos para sobreviver.

---
"Ainda estamos aqui! Ainda estamos vivos! Continue correndo. Vejo você no Refúgio."
---

* Obs. Algumas das citações dessa resenha foram retiradas do livro "Shotgun Diaries", que é um jogo de RPG bastante simples sobre Zumbis.

Matheus 10/01/2013

Livro muito bom para se passar o tempo, mas com o problema de ser extremamente didático. Em algumas partes chaga a ser irritantemente repetitivo, mas tem como mérito fazer você realmente acreditar, durante a leitura, que está se preparando para uma eminente invasão zumbi. Outro problema do livro é de não ser muito dinâmico, principalmente no final, onde aquelas histórias de insurreições acabam enchendo o saco depois de um tempo. Mas no geral é uma boa experiência lê-lo, e, claro, por via das duvidas, é sempre bom estar preparado para o holocausto zumbi, pois nunca se sabe quando ele pode acontecer!

Mandy Porto 27/11/2009

Você já pensou estar cercado por mortos-vivos? O que você faria? Quais armas você usaria? Onde você se esconderia? Todas as respostas para essas perguntas se encontram neste livro único e inconfundível. Se você é como eu que acha sinceramente que um dia os mortos-vivos caminharão entre nós, esse guia vai ser sua bíblia, o único objeto que você lutaria até a morte para defender. Todas as dicas de lugares, tipos de armas, carros, tudo que você precisa saber para continuar vivo em um mundo que estará infestado por coisas que querem te comer está nele.

Eu sou uma daquelas garotas que adora filmes sobre zumbis. Sempre fui muito fã de Resident Evil, os jogos e a trilogia, ótimos filmes como O extermínio, Todo mundo quase morto, Domsday, Dance of the Dead e o mais recente ZombieLand, que para mim é um dos melhores filmes sobre zumbis já feitos. Então como sou fã sempre fiquei atraída pelo Guia de sobrevivência a zumbis, sempre quis ler, mas sempre estava esgotado nas livrarias. O consegui na saraiva depois de muito tempo de espera, e eu acho que é o único lugar que alguém possa conseguir.

Este guia foi muito bem estruturado, foi feito como se já houvesse o caos no mundo e o vírus Solamun solto. O autor criou fatos marcantes e impressionantes. Tudo que ele escreveu foi pesquisado afinco e com muita precisão, um trabalho muito bem feito. O que me deixou muito impressionada, por que pensei que seriam mínimas dicas disso e daquilo. Mas na verdade o guia te trás tudo, desde o lugar que você deva ficar e a arma que você deva usar. Tipos de contágio e o que fazer quando zumbis estiverem invadindo seu lugar de descanso.

Um Guia de sobrevivência que pode te deixar vivo sim. Siga as regras e as dicas, que você ficará vivo quando o dia chegar. Eu recomendo este livro para quem gosta de horror, zumbis...praticamente tudo que fará você gritar e morrer de medo. Zumbis caminharão na terra, o que você vai fazer a respeito disso? Vai lutar e sobreviver ou ficar parado e deixar os mortos vivos te comerem como se fosse chocolate vivo? Pode escolher.

Para MAIS RESENHAS ACESSE: http://mylittleworldofbooks.blogspot.com/

Thallison Alban 14/09/2013

Ótimo livro
A princípio desconfiei bastante, imaginei que seria um livro comico, com dicas inusitadas de como se salvar em um apocalipse zumbi, mas por sua vez o livro me surpreendeu.

É uma obra bastante interessante, a forma como o autor descreve todos os detalhes e instruções a se seguir é excelente, um assunto totalmente levado a sério, com estudos e relatos de pessoas que dizem ter '' encontrado'' estas feras.

Pra você que gosta de Aventura, Estratégia e Terror é um banquete para os amantes, você nunca mais verá sua cidade da mesma forma que antes, sempre haverá uma boa rota de fuga ou esconderijos, recomendo.

1 | 2 | 3 | 4