Cinquenta tons do sr. Darcy

Cinquenta tons do sr. Darcy Emma Thomas

Resenhas - Cinquenta Tons do Sr. Darcy

1 | 2 | 3 | 4

Cassia 22/12/2012

A autora queria muuuuito ser Seth Grahame-Smith. Quem sabe, na próxima?...
Parece que Seth Grahame-Smith fez escola, quando pegou um clássico da literatura mundial - Orgulho e Preconceito – e criou uma versão comédia, associando os personagens com os zumbis. Nessa levada, a bola da vez é a escritora Emma Thomas, que resolveu juntar no mesmo balaio “Orgulho e Preconceito” com a famigerada série “50 Tons”, e criou esse infame “50 Tons do Sr. Darcy – uma paródia”.

Antes de tudo, deve-se reconhecer a tremenda ousadia (cara-de-pau talvez descrevesse melhor) da autora (?) de mexer com dois livros que tem cada um sua legião de fãs apaixonados. E, embora o próprio livro se assuma como paródia já no título, em um ou outro momento consegue lançar algumas críticas até interessantes sobre alguns personagens e pontos dos textos que originaram sua “obra”.

Mas, sejamos francos: embora ela faça algumas provocações com o livro de Austen - como quando descreve o pai da heroína, Elizabeth (“seu único propósito nas páginas deste livro é (...) formar um contraste com o anti-herói meticuloso, excêntrico e um tanto afetado”), é em ‘50 Tons’ que ela bate sem dó. Todos os cacoetes de Christian e Anastasia – e da série, como um todo -, são ironizados impiedosamente (até.mesmo.a.irritante.fala.em.staccato.que.acomete.o.heroi.de .’50 Tons’.de.tempos.em.tempos...).

Embora haja alguns momentos realmente criativos e interessantes no livro, na verdade, a obra não apresenta consistência, e o humor, sua proposta principal, não se sustenta até o fim, e o grosso das piadas parece ter sido escrito por candidatos rejeitados a roteiristas de programas humorísticos bem duvidosos como ‘A praça é nossa’ e ‘Zorra total’. Em alguns dos momentos mais fracos, a própria autora reconhece isso e tenta fazer graça consigo mesma, mas mesmo essa gracinha não é suficiente para superar um fato inegável: as piadas fracas e grosseiras estão em número esmagadoramente superior aos momentos de humor genuinamente inteligente e engraçado.

Não tive acesso ao original, mas um cumprimento deve ser dado à tradutora, que deve ter se desdobrado em mil para poder tornar alguns dos nomes originais dados aos personagens inteligíveis ao público leitor da língua portuguesa e, principalmente, fazer as piadas e trocadilhos funcionarem no nosso idioma.

Entre as tranqueiras surgidas tentando faturar na esteira do sucesso da série ’50 Tons’, este livro talvez seja uma das coisas mais inusitadas. Com a mais absoluta certeza, não é um livro que mudará a vida de ninguém, mas rende uma leitura descompromissada e, em muitos casos, até divertida. Desde que não se esqueça a palavra “paródia” e, principalmente, não se espere muita coisa dele.

ValAria.Alvarenga 06/06/2014

WTF??
Fui pelo título. Afinal tudo que envolve o universo de Orgulho e Preconceito me interessa. Então fui quente na leitura mais por envolver Mr.Darcy, nem liguei para o fato de 50 tons...
Li apenas 6 capítulos do livro, sério!! Não suportei o linguajar,é chulo dms! Senti q se continuasse a leitura a minha imagem do Mr.Darcy (que é meu personagem histórico favorito)iria morrer. Jane Austen se revirou no túmulo, tenho certeza. Tem vários livros originados de O&P e alguns são legais. Esta aí Death comes to Pemberley pra provar isso. Mas quando pegam um personagem e alteram toda a essência dele aí já é ridículo.
Eu não recomendo a leitura.

Ana Rubia 10/06/2020

Sem comentários
Comprei este livro a uns 8 anos, se não me engano, pois já tinha lido tanto Orgulho e Preconceito quanto 50 tons de cinza, fiquei curiosa de como ficaria uma fusão dos dois.
Demorei todos esses anos para tomar coragem para lê-lo, mesmo sabendo que é uma PARÓDIA o livro me decepcionou e muito, os enredos misturados foi algo que me deixou muito confusa para entender as personagens, a essência de alguns ainda estavam lá, mas outros foram drasticamente deturpados.
Foi uma leitura que me fez rir em momentos pontuais, mas em sua grande parte massante e arrastada.

Iasmin 24/07/2014

Paguei 20 reais nele e até hoje me arrependo. Só dei duas estrelinhas pelas poucas risadas que dei com ele. Esse livro parece uma piada, uma história baseada na historia de jane austen que alguem faz sem vontade e zombando porque foi obrigado a faze-la para uma prova qualquer de produção de texto.

Nathy 08/07/2021

Eu não sei se choro ou dou risada com esse livro. Lembro que que quando o vi, e li a Sinopse, achei interessante que fizeram uma parodia do livro que eu tanto gosta Orgulho e Preconceito, com um que eu só vi os filmes, Cinquenta tons de cinza. Em primeira instancia eu achei interessante colocar uma "temática" mais 18, porém a medida que fui lendo fui dando risadas de muitas coisas. Ver a Lizzy e o Sr.Darcy nas situações em que a autora Emma Thomas os coloca, foi bastante prazeroso de ler.
Porém para uma fã de Orgulho e Preconceito, me doeu um pouco depois que o li e absorvi os acontecimentos do livro. Foi interessante para mim foi, mas creio que para muitos que gostem do livro, seja algo totalmente absurdo, ou até engraçado de se ler.
Porém não tira o demérito do livro em questão, é uma leitura fácil e de fácil entendimento, mesmo com a "linguagem de época", porém ele é muito para quem gosta de livros de parodias ou sátiras.

Deanny 23/07/2013

Uma porcaria!
Esse foi osso duro de roer, ou melhor, ler. Adoro Jane Austen, Orgulho e Preconceito é um dos meus livros favoritos e a trilogia dos 50 tons também foi bom passatempo, mas esta paródia? Faça-me o favor! A autora tem pretensão de ser engraçada e não conseguiu em momento algum. Sabe aqueles filmes de comédia que aparece um casal num restaurante e o garçon anota o pedido e quando se vira, a gente vê que está sem a parte de trás e a bunda aparece? Pois é... pra quem gosta desse tipo de piada sem propósito e sem pé nem cabeça, é capaz de gostar deste aqui. Como eu não gosto, não consegui achar nenhuma parte engraçada, achei tudo de uma vulgaridade e por fim, um desrespeito total com um dos maiores clássicos da literatura mundial. Quem é fã da Elizabeth ou do Mr. Darcy deve passar longe dessa porcaria.

Elba 30/08/2015

não recomendo.
Um livro fraco, que faz você se perguntar porque está lendo, mesmo que uma paródia queira dizer algo que mude e normalmente para ser engraçado, nem isso o livro consegue ser.

Maria12029 15/05/2024

Que maluquice meu deus ksbddnkdkxkkkkkkkkmm engraçadissimo

o sr bigulin KSJDJDKDKDK jurooooo q odio

Maristela 23/03/2013

50 tons do Sr Darcy é simplesmente ótimo. Paródia do 50 tons de cinza, esse livro me fez dar muitas risadas. Ele não te dá muita idéia do que é realmente os 50 tons e quando cheguei a esse detalhe, o livro estava no fim e foi simplesmente hilário. Recomendo.

Bárbara 26/02/2013

Se você é daqueles que gostam de uma boa piada, vá em frente e leia Cinquenta Tons do Sr. Darcy, mas se você é daquelas fãs de Jane Austen que acham um absurdo qualquer coisinha mal falada sobre ela, passe longe do livro, volte pros clássicos e esqueça este post.

Emma Thomas é o pseudônimo de algum famoso na Inglaterra, mas não sabemos de quem. Ela, a autora, quis fazer uma sátira utilizando o clássico Orgulho e Preconceito e o famoso e tão falado Cinquenta Tons de Cinza. Disso só poderia mesmo sair Cinquenta Tons do Sr. Darcy. Um livro cheio de piadas e duplos sentidos, arrancando risadas de quem, como eu, adora rir de qualquer bobeira.

Não pense que a autora quis falar mal de apenas um dos livros ou dos dois livros. Ela apenas quis escrever algo para nos entreter. Conseguiu e não conseguiu. Já vi várias pessoas criticando o lançamento do livro e outras tantas comentando até no meu próprio Instagram sobre a vontade de ler a paródia. Então, uou, obrigada a vocês que entenderam a ideia da pessoa que escreveu o livro.

No livro, nós nos deparamos com várias cenas de ambos os livros. Encontramos Charlie Tango na forma de um balão, encontramos a Sra. Bennet como uma perfeita tarada fazendo o possível para que todas as suas filhas percam logo a virgindade. Neste livro, também vemos o Sr. Bennet como o padrasto das meninas, seguindo a linha dos tantos casamentos da mãe da Anna Steele em Cinquenta Tons de Cinza.

A autora soube misturar as histórias, criando uma totalmente diferente, mas ao mesmo tempo tão igual. E eu gostei do livro por causa disso, foi interessante ler e rir de todas as peripécias de todos esses personagens com nomes tão… interessantes.

Como já falei no início da resenha, o livro não vai agradar a todos, então pense bem sobre o seu jeito e veja se você pode ou não ler o livro. Lembrando também que não é recomendado para aqueles que são menores de 18 anos.

Juninhu 02/10/2014

Uma tortura. Muito ruim, piadas fracas, paradoxos temporais no livro inteiro. Existe o ruim, o péssimo e abaixo dessas categorias se encontra esse livro.
Ana Paula 05/12/2014minha estante
hahahaahaha amo suas resenhas!

Juninhu 22/12/2014minha estante
ahahaha' eu só fico extremamente irritado quando acabo de ler alguma coisa e quero tacar fogo nela.

Miria80 16/01/2015minha estante
A autora deve ser no mínimo uma analfabeta. Encontrei diversos erros de português e não consegui engolir nem as primeiras páginas. Acho que ''lixo'' é apelido carinhoso para uma merda desse tipo!

Mrs Luna 20/03/2016

Broxante
Emma Thomas, um pseudônimo, fez o certo ao utilizar um pseudônimo para publicar esta obra, pois com toda a certeza é uma das piores que já li, e olha que estou comparando com textos de colegas de classe da 7ª série, porque sou legal.
A história em si é uma piada completa, com erros absurdos, fazendo com que no meio da leitura você se pergunte "por que não larguei isso ainda?", e não se pergunte apenas isso, na verdade o mais inquietante é "como o autor teve coragem de publicar isso?" ou "como uma história dessas fez sucesso o suficiente para ser traduzido?", inquietante, eu sei, exagerado? Pode ser, mas só quem leu saberia dizer, pois pela sinopse parece ser algo legal, até interessante, mas na realidade é uma completa perda de tempo.

site: https://sunofposeidon.wordpress.com/2016/03/20/cinquenta-tons-do-sr-darcy-emma-thomas/

Bruna 17/09/2018

Este livro salvou meu final de semana!
Os três últimos foram totalmente decepcionantes.
E esse não foi a minha primeira escolha quanto ao próximo livro! (o que eu queria ler estava traduzido em português de Portugal. e isso me fez abrir esse! atrás de uma diversãozinha... E deveras não fui decepcionada!)

Admito que quando achei este livro no meio dos meus PDFs torci o nariz pra ele. Mas 2 noites atrás pensei: pode ser legal! Aqui vai estar mesclados elementos tão em falta como em Orgulho e Preconceito que ficamos à espera de um mísero beijo que nunca vem!
Acabou que ri horrores depois de passar da página 70! É muito engraçado ficar vendo a Elizabeth aquele misto de inocência da própria Elizabeth Bennett e a idiotice própria de Anastácia!
Recomendomendo à todos que gostam de uma boa paródia. E claro, que não se ofendam com esse tipo de humor.

Vou dar 4 Estrelas e meia... E acho que o favoritarei.

Eri Guimarães 25/01/2015

Cinquenta tons do sr. Darcy
Olá Galera BLA!!

Quem aqui já assistiu a filmes como “Não é mais um Besteirol Americano”, “Uma Comédia Nada Romantica”, “Deu a Louca em Hollywood”, a franquia “Todo Mundo em Pânico”, “Vampiros que se mordam” entre outros com certeza irão entender bem o conceito sobre comédia besteirol. Para quem não conhece esse tipo de filme, a comédia besteirol é uma forma escrachada de humor e geralmente os filmes que utilizam desse estilo, não se preocupam com nada, só se preocupam em fazer você rir e não importa como. Utilizam de humor despretensioso, sendo a maioria sobre adolescentes, colegial e sexo. São filmes que não estão nem ligando para ganharem estatuetas de Oscar e utiliza o termo "quanto mais idiota melhor" como sendo o seu lema principal.
Você deve estar se perguntando se enlouqueci e troquei o titulo da postagem, mas relaxem, apesar de estar falando sobre filmes, tudo está correto. Afinal, “Cinquenta Tons do sr. Darcy” é um besteirol na versão livro.
Imagine misturar o melhor da obra-prima de Jane Austen, com o melhor da trilogia de E. L. James, e ainda acrescentar uma boa dose de humor escrachado. Foi exatamente isso que um inglês mundialmente famoso usando o pseudonimo de Emma Thomas fez.
Esse livro é totalmente para rir. Se você o pegar esperando uma logica para sua trama irá se decepcionar profundamente. Se você espera algum trecho sério também irá se decepcionar ainda mais. E se você não tem um humor compativel com besteiróis nem se aproxime desse livro. Quando falo sobre humor escrachado, acredite é em nivel master blaster advanced.
Fitzwilliam Darcy e Elizabeth Bennet, os protagonista de “Orgulho e Preconceito” da célebre diva Jane Austen, protagonizam esse livro, mas assumem personalidades misturadas as de Christian Grey e Anastasia Steele – protagonistas de “Cinquenta Tons de Cinza”.
O livro tem piadas o tempo todo, um palavreado chulo e é extremamente idiota e sem noção a maior parte do tempo.
O livro é ambientado em Hertfordshire, no século XIX. Mas a autora faz várias referências a coisas atuais como: Google, Blackbarry, Laptop etc... Mas em alguns momentos ela fala como se estivesse escrevendo um livro nos tempos de hoje, como quando Elizabeth reclama que o Sr. Darcy só tem músicas da Nelly Furtado no Ipod e quando ela não sabe o que fazer com KY.
A paródia de alguns personagens é bem interessante, e eu ri horrores com essa versão da Sra. Bennet (que aparece com o mesmo nome) e da Lady Catherine de Bourgh (Lady Catherine de Bruços). A matriarca da família Bennet não mudou muito, só acrescentou muita safadeza à mulher, mas ela continuou a mesma espécie fútil e sem classe da obra original. Lady Catherine também continuou a mesma, mas teve um acrescimo bem interessante: o sadismo – o que fez um paralelo com a personagem Elena Lincoln da trilogia Cinquenta Tons. Entre outros personagens, tiveram o Bingley (Bingulin) e Sr. Collins (Phill Collins) – com essas alterações nos nomes vocês já podem imaginar a loucura.
Ahh, você deve estar se perguntando sobre os niveis das sacanagens, não é? Mas, podem relaxar, não é algo assim tão hot. Na verdade há mais loucuras e absurdos com muitas piadas de duplo sentido. O Darcy é problemático (igualzinho ao Grey), mas sexo mesmo só em uma ou duas partes do livro e não mais que uma página, e nada tão explicito (o que é de se admirar pelo genero a que esse livro pertence.
O livro não se prende a nenhuma das duas obras originais no qual é inspirado, aliás, por muitas vezes a autora menciona outros livros e até os personagens comentam sobre que livro eles estão falando, típico de besteiróis. Sem falar que em muitos momentos do livro os personagens fazem críticas à própria autora.
Então, se é para definir esse livro em poucas palavras eu escolheria: Genial, Hilário e Safado. Mas um conselho, leia completamente desprendido de qualquer conceito sobre “Orgulho e Preconceito”. Encare como uma piada. Se você for fã xiita de Jane Austen e suas obras, mantenha distância deste livro, pois ou irá querer morrer ou matar a autora desta paródia. Se você tem mente aberta e consegue separar as coisas e encarar este livro como ele realmente é, ou seja, um besteirol, tenho certeza que terá boas horas de diversão e risadas da primeira à ultima página. Mais do que recomendado.

site: http://literalmenteamigas.hol.es/

1 | 2 | 3 | 4