Cinquenta tons do sr. Darcy

1 | 2 | 3 | 4

Barbara Sant 11/12/2012

Livro-Trauma #12 – Emma Thomas – Cinquenta Tons do Sr. Darcy
Oie Gente!
Neste momento quem está resenhando é o fantasma da Barbara, que morreu engasgada com suas próprias palavras ao ler uma adaptação de um clássico.
Como vocês sabem, ela não é exatamente fã deles, mas uma coisa que ela torcia o nariz todas as vezes que via eram as adaptações dos mesmos com temáticas ‘modernas’.
Mas aí ela acabou ganhando uma adaptação, dessa vez envolvendo ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘Cinquenta Tons de Cinza‘, que resultaram em ‘Cinquenta Tons do Sr. Darcy’.
Como vocês devem imaginar agora, ela também acreditou tratar-se de um romance erótico envolvendo os personagens de ‘Orgulho e Preconceito’, o que causou nela arrepios, resmungos e muita irritação.
Olhou para o livro e reclamou da loucura alheia (e até mesmo disse que a pobre da Austen deve ter se revirado no túmulo ao ouvir aquilo!!), mas como foi um presente resolveu que iria pular a ordem dos livros e lê-lo.
E, minha gente, foi morte à primeira página. Ela não conseguiu largar o livro até terminar de ler, mesmo com todos os gemidos que algumas das cenas causavam. As ações absurdas dos personagens, a loucura imensurável da autora e todos os furos históricos que aconteceram nele, geraram nela uma atração mórbida digna da gerada pelo anúncio repentino do desaparecimento de todo o chocolate do mundo (ou se você não gosta de chocolate, coloque no lugar dele qualquer coisa pela qual você seja apaixonada(o) e imagine o horror!). Você deseja tirar os olhos da notícia, sente o coração ficar apertado, os olhos arderem, mas você não consegue sair daquela situação, não consegue se afastar e apelar para a ‘santa ignorância’, até terminar de ouvir a notícia. Foi assim com ela.
Todo o livro gerava uma curiosidade terrível e cada página que passava só fazia a pobre blogueira ficar ainda mais grudada nas situações traumáticas ali relatadas.
E enquanto ela devorava as páginas da adaptação, sua veemência em dizer ‘Nunca vou ler uma adaptação dessas!’ voltou do passado e, com um ataque brutal, a fez engolir as próprias palavras.
Por isso, cara(o) leitora(r), vim do além avisar que você deve ter muito cuidado com o que fala e com esse livro!
Ele fará muita gente morrer… (e não, não vou contar do que você irá morrer).
Beijos!
Gabrielle 11/12/2012minha estante
Olá!
Estou com um medo absurdo de comprar o livro, pensando se valerá meu dinheiro. Acontece que li o primeiro capítulo na internet, e tive pena de Jane Austen, a própria, por tudo aquilo. Não sei se é a minha idade, afinal ainda sou uma adolescente, mas fiquei horrorizada com praticamente tudo que li. A forma como os personagens falam tais coisas para todos ouvirem, sem o menor dos escrúpulos! Nunca li "Cinquenta tons de cinza",e talvez por isso não teria jamais imaginado que a paródia seria de tal forma...
Só que o que senti foi mais forte do que quando você passa um livro inteiro lendo e reprovando cada pensamento e ação de algum personagem.
Estou me sentindo mais do que decepcionada, sinceramente. Quando descobri dessa paródia, pensei que finalmente meus desejos de alguma cena "a mais", digamos, entre Elizabeth e Darcy finalmente seria possível. Amei Jane Austen, juro, não mudaria uma coisa sequer em sua obra. Mas meus instintos sempre sonharam por esse algo a mais, tal algo que vi possível finalmente nessa obra de Emma Thomas.
Enfim, não sinto nada mais que desapontamento, e gostaria de saber se você tem algo a me dizer, talvez uma luz? Ler ou não ler, eis a questão.

Barbara Sant 14/12/2012minha estante
Oi Gabi!

Olha só, se você não leu '50 Tons' você não vai entender muitas das piadas do livro, viu?
E se você gosta muito de Orgulho e Preconceito você vai realmente ficar revoltada com o livro.
Eu li sabendo que era uma piada, que a ideia era realmente avacalhar com os livros.
Sabe aqueles filmes americanos que fazem piada com outros filmes?
É a mesma coisa.
Se você gostar deles você gostará do livro.
Agora se você odeia os filmes, bom... provavelmente vai odiar o livro também.

Bjs!

Bel 20/12/2012minha estante
barbara MUITO OBRIGADO PELa RESENHA!! eu comprei o livro ontem encarando ele como piada mesmo!! vou ler 50 tons e dps vou ler a adaptaçao no clima de parodia" adorei a resenha !! abraços

Liine Camargo 24/12/2012minha estante
BOM SABER QUE NÃO FOI SÓ EU QUE SENTI ISSO.
É tão maluco que eu ri do começo ao fim, mas depois rezei pela pobre alma da Jane que deve estar em tormenta agora.
Ainda sim , quem escreveu merece um prêmio por conseguir juntar tanta loucura em um livro só!
PS: ESFOLIAÇÃO AGORA SÓ SE FOR COM O Sr. DARCY! *_______* UAHSHSHSHSUHSAHU

Nina Rosas 30/01/2013minha estante
Nossa eu senti um ódio quando vi nas prateleira do meu santuário(livraria) este livro, suei, fiquei revoltada... Amo romances erótico, mas fazer isso com a Elizabeth e o Sr Darcy... Confesso que comprei o livro mas ainda não tive coragem de ler.

florcerqueira 08/02/2013minha estante
Pronto danou-se agora vou ter que ler de qualquer jeito! Gostei da resenha! bjs

Flavia 13/02/2013minha estante
Estou muito curiosa pra ler......

Georgina Maria 23/07/2013minha estante
Pelo amor de Deus! Não comprem. Não leia. O livro é literalmente uma BOSTA!!!!!!
Se fosse um livro de banca, desses que vc paga 2,99 por ele até valeria a pena. Mas não é. É um livro até meio caro, para o lixo que ele traz (paguei 25,00 na Saraiva). E que ódio senti ao ler o que comprei com o voucher que ganhamos da prefeitura do RJ (sou professora).
Quem gosta de romances, eróticos ou não, mas bem escrito, nem deve pensar em ler essa droga. Acabaram com Jane Austen. Transformaram o Mr. Darcy em um imbecil e a Elizabeth em uma total e completa idiota. Td isso nos tentando fazer rir!!!
Juro a vcs sequer eu sorri. É lixo... e como lixo deve ser tratado.
Agora para aquelas que não resistem a curiosidade, baixem e leiam no pc. Tem um monte de sites por ai disponibilizando o livro. Sai de graça e vc com certeza não ficará com tanta raiva quando eu de gastar seu parco dinheirinho. Se soubesse antes teria feito um lanche no Mac Donald com o dinheiro. Sairia no lucro.

Monica 25/12/2013minha estante
Odiei, é só o que consigo escrever.

Lola 24/04/2014minha estante
Eu paguei 7,00 nele na Americanas. Depois que entendi por que o livro estava tão barato, eu como leitora apaixonada pela Jane Austen fiquei chocada com esse livro, não gostei como ela retratou o Mr. Darcy e a Elizabth. Se pudesse voltar atrás não tinha comprado.

bellebcarol 10/08/2014minha estante
Tédio, apenas tédio. Baixei o livro só para ter uma opinião sobre ele. O problema é que toda vez que tentava ler me dava um sono descomunal.

Não vou ser hipócrita, ri de algumas passagens por conter muitas bobagens e cenas cômicas. Mas o livro como um todo é ruim, não pela escrita, mas pelo conteúdo.

Não preciso nem citar o clássico que é Orgulho e Preconceito e blá blá blá, afinal de contas Cinquenta Tons do Sr. Darcy não deve nem ser comparado a tal livro e tenho certeza que Jane Austen deve estar descansando em paz sem ao menos se dar ao trabalho de se "virar no túmulo" por conta desse lixo...

Enfim, demorei séculos para terminar a leitura e aviso para não comprarem, baixem o livro que vocês sairão no lucro.

Juninhu 02/10/2014

Uma tortura. Muito ruim, piadas fracas, paradoxos temporais no livro inteiro. Existe o ruim, o péssimo e abaixo dessas categorias se encontra esse livro.
Ana Paula 05/12/2014minha estante
hahahaahaha amo suas resenhas!

Juninhu 22/12/2014minha estante
ahahaha' eu só fico extremamente irritado quando acabo de ler alguma coisa e quero tacar fogo nela.

Miria80 16/01/2015minha estante
A autora deve ser no mínimo uma analfabeta. Encontrei diversos erros de português e não consegui engolir nem as primeiras páginas. Acho que ''lixo'' é apelido carinhoso para uma merda desse tipo!

Mag 13/08/2013

O pior livro que já li até hoje.
Só li todo pois fiquei na esperança de que aconteceria alguma coisa em algum momento, mas página por página até o final e o livro foi um desperdício de tempo, muito decepcionada.
Glaice 03/10/2013minha estante
O livro realmente é mto ruim.

Miria80 16/01/2015minha estante
Acho que é tão ruim que nem chega a ser ruim. Não consegui engolir nem as primeiras páginas e ainda encontrei diversos erros de português. É uma tremenda vergonha desperdiçar papel para escrever uma merda dessas!

Erica Carla 11/03/2013

Sei lá...
Apesar de algumas risadas aqui e ali em algumas partes do livro, não gostei. Sei lá... Orgulho e Preconceito é um livro tão lindo, que parece uma ofensa a linda obra de Jane Austen.
Tamires 05/06/2013minha estante
Concordo plenamente!

Eve Fowl 13/03/2013

Resenha (LV) – “50 Tons do Sr. Darcy”, Emma Thomas
Cortesia da Editora Bertrand Brasil para o grupo Livro Viajante

Este é um livro que me surpreendeu por vários motivos, mesmo que ele tenha sido pensado por causa de um livro tão ruim quanto “50 Tons de Cinza”.

Eu sou muito “xiita” com clássicos e suas adaptações, já que vi muita coisa bizarra, a começar pela mistura horrenda de monstros com os clássicos. Mas, com paródias eu sou muito tolerante, pois o próprio nome já diz, é uma PARÓDIA! Não é para ser fiel, é para fazer uma brincadeira, fazer rir, ser despretensioso. E este livro foi exatamente assim.

O livro mistura elementos das duas obras, mas dando claramente preferência a “Orgulho e Preconceito”, de onde tirou seus personagens, situações e locações, criando uma brincadeira familiar para quem já leu o clássico. Mas, vamos começar pelos personagens!

Lizzie Bennet é uma feminista disfarçada em uma garota do século XIX. Sua inocência perante os desejos da carne, ligado a sua vida diária baseada em leitura, passeios ao ar livre, bordados, e outras atividades “femininas” servem para iguala-la a protagonista de “50 Tons de Cinza”, porém, Lizzie é uma mulher pensante, e por mais que sua vida cotidiana seja assim e a história a leve a se envolver com um mundo diferente, seus pensamentos e certas atitudes são progressistas. Ela consegue perceber o defeito das situações em que se encontra e percebe o ridículo das mais “eróticas”.

Chegamos então ao Sr. Darcy. Esqueçam o homem maravilhoso criado pela Jane Austen, esqueça o protagonista sem sal da E. L. James, seja então apresentados ao homem original, tarado, maníaco-compulsivo e abobalhado da Emma Thomas. O desenvolvimento deste homem caricaturado foi a grande sacada do livro, pois ali você não tem o personagem por quem você deve se apaixonar, e sim, o personagem que te arranca boas risadas e te faz perceber que é realmente uma paródia.

Os personagens secundários são uma beleza a parte, a Sra. Bennet foi transformada em uma mulher cuja principal meta de vida é ter as filhas defloradas, pouco importa se tiver casamento; Lidia e Kitty estão mais assanhadas e dispostas a levantar as saias; Jane continuou praticamente a mesma, só um pouco mais disposta a ceder ao Sr. Bingulinho, que também não mudou nada, só ganhou mais jeito de “homem”. O destaque entre os personagens secundários fica para o Sr. Collins, que aqui foi transformado em Phil Collins, com direito a muitas citações musicais, escândalos “divorcianos” e camiseta colada do Genesis, continuando meio patético, mas um patético pop.

Modificar os personagens foi uma jogada bem arriscada, mas misturar as diversas situações dos dois livros foi ainda mais, principalmente se considerar a distância tecnológica entre o séc. XIX e o ano de 2012. Mas a autora conseguiu driblar isso utilizando o que estava disponível na época e adaptando as situações, e, claro, fazendo muita piada disso tudo e levando os personagens a se perguntarem se naquela época certas coisas já existiam. Para quem acha que ela só brincou com isso, ledo engano, ela brincou com muitas características do séc XIX também, como a falta de emancipação da mulher, os enormes castelos, as diferenças de classe e outras coisas. E manteve alguns dos fatos essenciais do clássico, como os bailes, a visita de Lizzie a Rosings, e a desgraça da Lidia.

Devem estar se perguntando: e o BDSM? Ah, tem também! Só que, claro, fazendo piada de como as práticas foram tratadas no livro-inspiração, servindo como uma boa alfineta da trilogia, assim como o final, um dos mais divertidos que tive a oportunidade de ler. Mais divertido do que o final de “Opúsculo”, que para mim, é um clássico das paródias.

O texto já está bem extenso, como um chicote de nove caudas, mas prometo que logo acabo…

Eu não poderia terminar sem dizer sobre a diagramação e edição do livro, que ficaram praticamente perfeitas, com poucos erros de concordância e tradução, além das notas de rodapé, que ajudam o leitor a entender algumas das piadas “internas” do livro. Por falar em piadas, o tradutor teve um grande cuidado com alguns dos trocadilhos e tiradas que não fariam muito sentido em português, mas que adaptados fizeram a diferença.

Com pouco mais de 300 páginas, é um livro que flui fácil, não tem muita enrolação e quando menos se percebe, já fica perto do final. Como eu disse lá no começo, eu encarei o livro como uma paródia e me diverti com isso, não é uma história que vai mudar minha vida ou me fazer encontrar a iluminação, mas serve bem para te fazer rir e te preparar entre uma leitura mais densa e a próxima.

Quero agradecer, por fim, a Editora Bertrand Brasil que disponibilizou um exemplar para o grupo Livro Viajante, pois assim, pude me divertir com essa leitura, que se não fosse isso, não leria tão cedo…
Fé&Amor 16/03/2013minha estante
Eu pensei em ler Opúsculo. Vou dar a chance a esse também.

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
"O sr. Darcy se virou e - oh, meu Deus! - Elizabeth viu seu rosto pela primeira vez. Os lábios eram carnudos e sensuais. O cabelo avermelhado - não, espere um pouco, vamos descrevê-lo como acobreado - caía-lhe sobre os olhos cinzentos tão atraentes que poderiam ter sido forjados a partir de blocos de sexo sólido."
mara sop 07/01/2015minha estante
o.O

E vc gostou, Ju?

jacdeoliveira 21/12/2012

Quando eu penso que nada mais poderá acontecer relacionado a 50 tons, Emma escreve essa história...

Este livro é uma paródia de 50 tons de cinza, só que os personagens são nossos adorados Sr. Darcy e Lizzie.
Imagine todos os acontecimentos de 50 tons de cinza sendo incluídos numa das histórias mais belas da literatura, agora coloque um pouco de humor e piadas de duplo sentido. Pronto. 50 tons do Sr. Darcy fora criado.
A história de Lizzie e Sr. Darcy não ficou das mais belas, mas continuou sendo interessante. Darcy deixou de ser o homem que toda mulher sonha por alguns momentos, ele se torna um tarado e que adora um bom sadomasoquismo.
Foi um pouco estranho ter que criar o personagem novamente na minha mente, mas no final acabou sendo algo engraçado.
A personagem Elizabeth neste livro me irritou bastante. Nada parecida com a personagem original, Lizzie é irritante.

O livro basicamente é isso. Não tenho muito que descrever, pois é uma junção de duas histórias com um pouco de humor incluído.
A escrita da autora é bem limpa, e ela se coloca na história em alguns momentos. Como assim Jac?
Bom à autora faz os personagens comentar sobre ela, principalmente nas últimas páginas do livro.
Infelizmente não consegui dar 5 estrelas para o livro, achei que o Sr. Darcy poderia ser um pouco diferente e que a Lizzie fosse menos chata.
O livro ganhou minhas 4 estrelas, mas quem é fã de Jane Austen como eu, tenho certeza que irá se divertir com essa leitura “picante” (que não é picante RS).

PLAYLIST: AC/DC - The Jack
Blue Foundation - Eyes on Fire

Vivi Martins 14/12/2012

O livro é simplesmente hilário, cheio de frases de duplo sentido e outras bem diretas, é muito engraçado desde as primeiras páginas. A forma como a Sra. Bennet é retratada como uma ninfomaníaca e que deseja que suas filhas sejam defloradas é cômica. A interação entre a Sra. Elizabeth Bennet e o Sr. Fitzwilliam Darcy é recheada de tiradas engraçadas e a forma como as vezes a conversa envolve os livros Orgulho e Preconceito de Jane Austen e Cinquenta tons de Cinza de E. L. James, colocando a história dentro do contexto de ambos os romances é realmente muito interessante.
Para quem aprecia paródias e gosta de dar risadas é uma opção recomendada!

Suelen 17/12/2012

É um fato. Sempre que algum gênero literário ganha muito destaque, as obras clássicas sofrem com suas parodias. Em Orgulho e Preconceito não iria ser diferente. O romance escrito por Jane Austen, sobre Elizabeth Bennet e a sua visão sobre a cultura, a moral, a educação, o casamento na sociedade da Inglaterra no século XIX, e claro, a história de amor entre Lizzy e Sr. Darcy, é pego e transformado em um livro cheio de piadinhas de duplo sentido, trocadilhos e insinuações sexuais que acabam deixando um trauma para amantes do livro original.

Cinquenta Tons do Sr. Darcy, nada mais é do que uma paródia sem graça de Cinquenta Tons de Cinza, copiando basicamente todos os acontecimentos do livro de E.L. James e os inserindo na obra de Austen. De uma forma estranha e uma tentativa frustrada de conversar com o leitor em algumas partes, a autora, Emma Thomas (pseudônimo de alguém com a decência de não aparecer), conseguiu enfiar não só coisas do livro do Sr. Grey, como coisas totalmente sem noção, como por exemplo, o cantor Phill Collins. Não vou entrar muito sobre a mudança (de mau gosto) dos nomes dos personagens, porque realmente não vale a pena, mas imagine a minha cara quando logo nas primeiras páginas do livro vejo Sr. Bingley sendo transformado em “Sr. Bingulin”.

Peguei o livro pensando que iria me divertir com um livro extremamente engraçado, e acabei me deparando com uma história sem pé nem cabeça, onde uma mãe está mais preocupada em “deflorar” suas filhas do que com outra coisa; onde o personagem masculino principal é um maluco por sexo com artefatos estranhos, como legumes e jornais; e onde o personagem feminino principal é tão sem graça e apagada que dá até desgosto.

Pegando uma citação da sinopse do mesmo: “Se Jane Austen estivesse viva (…), ficaria chocada”, não só chocada, como: arrasada, envergonhada, revoltada e talvez até mesmo histérica por terem adulterado tanto sua obra.

Postado em: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-cinquenta-tons-do-sr-darcy-uma-parodia-emma-thomas/

Cassia 22/12/2012

A autora queria muuuuito ser Seth Grahame-Smith. Quem sabe, na próxima?...
Parece que Seth Grahame-Smith fez escola, quando pegou um clássico da literatura mundial - Orgulho e Preconceito – e criou uma versão comédia, associando os personagens com os zumbis. Nessa levada, a bola da vez é a escritora Emma Thomas, que resolveu juntar no mesmo balaio “Orgulho e Preconceito” com a famigerada série “50 Tons”, e criou esse infame “50 Tons do Sr. Darcy – uma paródia”.

Antes de tudo, deve-se reconhecer a tremenda ousadia (cara-de-pau talvez descrevesse melhor) da autora (?) de mexer com dois livros que tem cada um sua legião de fãs apaixonados. E, embora o próprio livro se assuma como paródia já no título, em um ou outro momento consegue lançar algumas críticas até interessantes sobre alguns personagens e pontos dos textos que originaram sua “obra”.

Mas, sejamos francos: embora ela faça algumas provocações com o livro de Austen - como quando descreve o pai da heroína, Elizabeth (“seu único propósito nas páginas deste livro é (...) formar um contraste com o anti-herói meticuloso, excêntrico e um tanto afetado”), é em ‘50 Tons’ que ela bate sem dó. Todos os cacoetes de Christian e Anastasia – e da série, como um todo -, são ironizados impiedosamente (até.mesmo.a.irritante.fala.em.staccato.que.acomete.o.heroi.de .’50 Tons’.de.tempos.em.tempos...).

Embora haja alguns momentos realmente criativos e interessantes no livro, na verdade, a obra não apresenta consistência, e o humor, sua proposta principal, não se sustenta até o fim, e o grosso das piadas parece ter sido escrito por candidatos rejeitados a roteiristas de programas humorísticos bem duvidosos como ‘A praça é nossa’ e ‘Zorra total’. Em alguns dos momentos mais fracos, a própria autora reconhece isso e tenta fazer graça consigo mesma, mas mesmo essa gracinha não é suficiente para superar um fato inegável: as piadas fracas e grosseiras estão em número esmagadoramente superior aos momentos de humor genuinamente inteligente e engraçado.

Não tive acesso ao original, mas um cumprimento deve ser dado à tradutora, que deve ter se desdobrado em mil para poder tornar alguns dos nomes originais dados aos personagens inteligíveis ao público leitor da língua portuguesa e, principalmente, fazer as piadas e trocadilhos funcionarem no nosso idioma.

Entre as tranqueiras surgidas tentando faturar na esteira do sucesso da série ’50 Tons’, este livro talvez seja uma das coisas mais inusitadas. Com a mais absoluta certeza, não é um livro que mudará a vida de ninguém, mas rende uma leitura descompromissada e, em muitos casos, até divertida. Desde que não se esqueça a palavra “paródia” e, principalmente, não se espere muita coisa dele.

Maria12029 15/05/2024

Que maluquice meu deus ksbddnkdkxkkkkkkkkmm engraçadissimo

o sr bigulin KSJDJDKDKDK jurooooo q odio

claudioschamis 17/01/2013

É meio pertubador falar de um livro que faz uma paródia com dois outros livros sendo que um você nem leu. Dá uma sensação de medo e de não querer cometer nenhuma injustiça. Para o bem ou para o mal.

O "Cinquenta Tons do Sr. Darcy" é um livro estranho. Vai agradar? Sim. Uns mais outros menos. Talvez não chegue ao ódio ou ao amor total.

A autora, Emma Thomas, brinca com as palavras, situações, com o nome dos personagens que são totalmente caricaturados.

A narrativa se passa no tempo de "Orgulho e Preconceito", mas com toques modernos como, por exemplo, um comer um Doritos, ouvir um CD, bandas de rock e a própria menção e brincadeira feita com o nome do cantor Phil Collins que vira um personsagem (que na verdade seria William Collins).

Essa mistura dá um toque diferente à narrativa. Tudo é muito exagerado.

Classificação: ☻☻☻☺☺

☻ Péssimo ☻☻ Ruim ☻☻☻ Bom ☻☻☻☻ Muito Bom ☻☻☻☻☻ Ótimo

CINQUENTA TONS DO SR. DARCY - EMMA THOMAS - EDITORA BERTRAND - 304 páginas.

Barbara 18/01/2013

Se vc esta procurando um round 2 para a linda história de amor entre Darcy e Elizabeth, querendo desesperadamente ler algo romantico e cheio de paixão, PASSE LONGE DESSE LIVROO!!!!

Esse livro bateu o record, definitivamente. Foram necessárias apenas 3 paginas (Sim meus caros, e acreditem que isso foi MAIS que o suficiente) pra me fazer desistir desse verdadeiro LIXO. Decepção total, pois jureii que ao fazer alusão no titulo ao livro "Cinquenta tons", a historia seria carregaao de sensualidade e paixão, coisa que pelo o q pude observar passam BEM longe.

O livro ja inicia com um vocabulária extremamente baixo, distorcendo completamente os personagens. Sério, esse livro é um verdadeiro LIXO, 30 reais jogados fora. NÃO percam preciosas horas de leitura com essa porcaria!!!

1 | 2 | 3 | 4