Cair das Trevas

Cair das Trevas Cate Tiernan

Resenhas - Cair das Trevas

Vicky_v 17/08/2013

O tempo é mesmo uma caixinha de surpresas, não? Há quase um ano, escrevi a resenha de Amanda Imortal, que inaugura a trilogia de Tiernan, e eis que quase havia me esquecido dessa série quando anunciaram o lançamento de Cair das Trevas. É pouco dizer que fiquei ansiosa por saber como Nas estava e esperei impacientemente até esse dia chegar.

Esse segundo volume começa com uma frase de efeito de Reyn, só para nos colocar a parte de como, exatamente, está o clima entre ele e a minha imortal preferida:

"– Quero você."

Sim, Reyn é direto. E realmente quer tentar alguma coisa com Nas, mas ela ainda não está pronta para isso. O que não impede o viking de tentar – e até mesmo ganhar uma nova admiradora, Amy, a divertida irmã de Anne que está visitando River’s Edge por algum tempo. É claro que esse fato só o fez ganhar vários novos apelidos, durante as várias vezes em que Nas perde algum tempo reclamando da injustiça da vida. Sem dúvidas, todas as vezes em que Nas conversa ou pensa nele é uma diversão à parte.

"Reyn: a pedra no meu sapato, o pesadelo do meu passado, o destruidor da minha família, a constante irritação do meu presente e, ah, é, o cara mais gostoso, mais perfeito, mais lindo e incrível que já vi em 450 anos."

Nas continua no caminho para aprender a ser uma pessoa melhor, mas coisas estranhas começam a acontecer depois do Ano Novo e no meio de dúvidas, medo e indecisão, escolhas erradas são feitas. De volta à companhia de Incy, Boz, seus antigos amigos e sua antiga vida, Nastasya percebe que apesar de tentar, não é a mesma mulher. Já não era a mesma na primeira vez que fugiu de Incy. Aproveitando o gancho, o melhor amigo da moça não é tão melhor assim e demonstra estar perdendo o controle em diversos momentos.

Incy parece uma pessoa desequilibrada, no limite, que volta à normalidade quando Nastasya segura as rédeas da relação e Boz e Katy não sabem como lidar com ele, enquanto Cicely parece não perceber e até mesmo gostar dessa nova atitude de Innocencio. Tudo é muito mais real – e perigoso, e suas consequências serão irremediáveis.

Com a inserção de novos personagens – ou até mesmo apenas a menção deles – podemos perceber que a jornada de Lilja ainda está longe de terminar, mas grandes coisas acontecem quando grandes escolhas são feitas.

Conseguindo manter o sarcasmo que é a marca registrada da protagonista, Cate nos presenteia com uma continuação que faz sentido e adiciona conteúdo e amadurecimento à trama. Em alguns momentos o excesso de drama que Nas faz é um pouco incômodo, mas não é um pecado grande o suficiente para atrapalhar a leitura. Ela está aprendendo, no final das contas e mesmo com o final mais do que satisfatório, sinto que sentirei falta de Meriwether e seu pai. A herdeira de Úlfur e filha do Lobo, finalmente reconhece o passado como seu e está pronta para enfrentar o futuro.

Escolher trechos dessa vez foi uma tarefa difícil, gostei de várias frases e por isso, enquanto lia, postei no meu perfil do Twitter alguns quotes, se você ficou curioso, procure aqui e divirta-se. Enquanto isso, esperarei que o desfecho de Amada Imortal, Etermally Yours, seja lançado aqui em breve – antes que eu morra de curiosidade e saudade dos amigos que fiz em River’s Edge. Não deixe de ler Cair das Trevas, ficar muito tempo sem a companhia de Nas não é legal!

Gostou? Comente no site!

site: http://up-brasil.com/resenha-de-livro-cair-das-trevas-cate-tiernan/
Silvia 06/11/2013minha estante
Oh Deus, é a minha saga favorita. Estou louca para o terceiro. Sabe me dizer qual nome?

Leninha Sempre Romântica 12/08/2013

Desde a leitura de Amada Imortal que aguardo a sua sequência ansiosamente. Devo confessar que estava com receio de me decepcionar ou de simplesmente me perder na narrativa, já que devido ao tempo que faz que li o primeiro livro da série, tinha medo de precisar consultá-lo para relembrar tudo que aconteceu.

Foi uma grata surpresa descobrir que durante a leitura tudo se explicava. Nos primeiros capítulos, Nastasya, com sua narrativa em primeira pessoa, vai nos relembrando de fatos marcantes do primeiro livro. De personagens a acontecimentos. E aqui vislumbramos novamente os flashes do passado de Nas, que assustam e prendem o leitor na narrativa.

Amada Imortal foi um dos livros no gênero YA que mais me encantou por sua temática mais adulta. Apesar de Nastasya, Reyn e Incy serem vistos como jovens, eles são bem mais do que aparentam, todos na faixa etária dos 400 anos.

Nastasya parece outra pessoa, é notável seu amadurecimento, apesar dela estar sempre emburrada e fazendo as coisas meio que contra a vontade. Porém ela cresce e desenvolve alguns poderes que vão surpreender até mesmo os mais desenvolvidos.

O livro é cheio de altos e baixos, tem momentos onde Nas e suas recordações nos mostra o quanto já sofreu, e suas atitudes não se tornam condizentes, ou seja, se você tem mais de 400 anos, viveu e sofreu tanto, não pode dar birra porque sente medo de galinhas, meio imaturo, não é verdade?

Apesar disso, a trama continua muito bem amarrada, sentimos os medos, receios, e demais sentimentos de Nastasya, como se fôssemos amigas de longa data. É perceptível a importância de cada personagem na trama, que se desenvolve de maneira uniforme, prendendo o leitor em cada página.

Adorei o final, bem assustador e, literalmente, hipnotizante. Não tem como não tomar partido, torcer pelo desenrolar favorável dos personagens e para que o bem triunfe, porque aqui, o bem e o mal se entrelaçam, mas a autora dá sentido a tudo de forma super acertada.

A série Amada Imortal entrou para o rol dos YA que estou curtindo muito, e olha que são poucos os que me agradam a ponto de eu ler as sequências.
Com certeza uma ótima leitura, cheia de emoção, humor e várias descobertas bem elucidativas. Já estou ansiosa pelo terceiro livro, fazendo minhas preces para a sua rápida publicação.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2013/08/cair-das-trevas-cate-tiernan.html
Evelee 29/08/2013minha estante
Galinhas são terríveis kkkk

Vivi Martins 02/08/2013

Nastasya é uma imortal de 459 anos, que quando percebeu como a vida fútil e sem sentido que levava a tinha tornado uma pessoa indiferente e sem sentimentos, foi em busca de ajuda em River's Edge, uma fazenda de imortais em reabilitação situada em West Lowing, Massachusetts, com River. Após dois meses ela ainda está em River's Edge, tendo aulas para aprender sobre magick com Asher, Solis e Anne, além de River é claro e como usá-la da forma correta, magick do bem, assim como em busca de crescimento pessoal. Mas as coisas não estão indo nada bem, e o fato de ela sentir uma incrível atração por Reyn, com quem ela tem uma história no passado, não facilita em nada as coisas, além dela não conseguir fazer amizade com os outros alunos, mas por culpa dela.
Ao perceber que descende de uma linhagem antiga de trevas e vendo tudo dar errado a sua volta, ela começa a se questionar sobre o que está fazendo ali, se em virtude de sua herança ela tem escapatória ou se está apenas se enganando e num momento de profunda confusão Incy a encontra e ela vai com ele e Nasty volta a sua antiga vida. Mas a verdade é que ela mudou e logo ela percebe que o que antes a divertia, não tem mais o mesmo sabor e que determinadas coisas que ela via com indiferença agora a incomodam, assim como passou a enxergar coisas que antes ela não via, como a mudança no comportamento de Incy, que ela não pode mais ignorar e quando as coisas se tornam mais terríveis do que ela podia imaginar, ela se arrepende das escolhas que ela fez, mas pode ser tarde demais!