A luz através da janela

A luz através da janela Lucinda Riley

Resenhas - A Luz Através da Janela

maria cecília 16/05/2024

Simples, mas bem feito!
Com uma escrita cautelosa e enriquecida, Lucinda escreve uma história cheia de detalhes e reviravoltas, envolta em duas protagonistas excelentes!

Émilie começa tímida, sem graça, mas evolui seriamente e acaba conquistando o leitor com o passar do tempo, apesar de tomar algumas atitudes bem questionáveis.

Constance, por outro lado, encanta desde o início. É meiga, aguerrida e tem muito a contar.

As duas se completam, de certa forma, e tornam o livro bem dinâmico. Confesso que até Constance aparecer, tropecei lendo diversas vezes e não parecia que a história ia de fato andar. A aparição dela tem um toque especial na narrativa.

É um livro simples, com incríveis detalhes e muitas histórias, uma em cima da outra, o que nos prende em busca de tentar desvendar algumas coisas e torna o livro até mesmo divertido.

Indico a leitura! Não é aquele livro de reviravoltas impensáveis (é até fácil de descobrir), mas você acaba se prendendo pelas inúmeras possibilidades e teorias de como e porque a história de uma se liga à outra.

Cley 14/01/2013

RESENHA - A LUZ ATRAVÉS DA JANELA
Frederik mergulhou à frente de Sophia quando um tiro ecoou naquela manhã tranquila. – p. 430.

Era exatamente o que eu esperava da autora. Como o maravilhoso livro “A Casa das Orquídeas”, que já fiz a RESENHA anteriormente, tenho certeza que esse livro também será um sucesso de vendas.
Seguindo um estilo parecido, a história começa com Emilie, em meados de 1998, uma moça de 30 anos que está ao lado do leito de morte da mãe, uma mulher, de certa forma egocêntrica e que nunca se importou muito com a filha.
Emilie faz parte da família dos de La Martinières, uma das famílias mais ricas da França. O pai dela, mais velho que a mãe, havia morrido quando Emilie tinha apenas 14 anos.
Porém, Emilie não sabe nada do passado do pai.
Agora, com o falecimento da mãe, ela se vê num dilema, o que fazer com todos os bens da família, sendo que ela era uma veterinária, que não queria seguir a vida social e famosa da família.
Ela começa a perceber que há coisas que marcam principalmente a lembrança do pai dela, como a biblioteca de livros raros que ele tinha no château.
Sentindo-se sozinha, ela conhece, por acaso...

Para continuar lendo, acesse:

palavrasaventureiras.blogspot.com/2013/01/a-luz-atraves-da-janela-resenha.html

- 16/01/2013

A Luz Através da Janela
Lucinda Riley com certeza mora na minha lista de melhores escritores(as). O primeiro livro que li dela foi "A casa das Orquídeas" e fiquei maravilhada ao saber que mais uma de suas obras chegaria ao Brasil (e neste caso, a Novo Conceito foi bem rápida em nos presentear). Lucinda tem um jeito de escrever que na minha opinião, É ÚNICO. Possui características que são marcantes em suas obras, desde trazer acontecimentos do passado ao presente, entrelaçar duas famílias de uma forma inimaginável até desenvolver tramas que te surpreende no final e te dá por satisfeita.

Em sua obra "A Luz Através da Janela" conta a história de Emilie de La Martiniéres, cujo sobrenome pertence á uma família francesa rica e aristocrática. Porém, com a morte de sua mãe e sem ter nenhum parente, Emilie encontra-se sozinha no Château herdado pela família. Em meio á tudo isso, Emilie se depara com Sebastian, cujo ser era neto de Constance, uma mulher que participou ativamente na vida dos de La Martiniéres no passado. Á partir deste ponto, a estória de desenrola de uma forma surpreendente, indo ao passado e voltando ao presente, Lucinda nos presenteia com uma história intensa sobre amor, guerra e acima de tudo, o perdão. E como considerações finais, posso afirmar que todas as 542 páginas valem á pena de serem lidas.

Liliana 20/01/2013

A Luz Através da Janela
Lucinda Riley ama ficar contando o contexto histórico e isso torna, por alguns momentos, a leitura lenta e durante alguns segundos cansativa. No entanto, "A Luz Através da Janela" conta com um enredo emocionante e cheio de adrenalina e coragem, tendo como um exemplo disso tudo em Constance, uma fascinante personagem.
O leitor dificilmente não se encantará com ela ou não ficará intrigado pelo drama dos irmãos Alex e Sebastian. Poderíamos ver da seguinte forma: um enredo principal que se subdivide em pequenos enredos, resultando em um acabamento imprevisível, irônico e feliz.
Acho que apenas houve um detalhe mal trabalhado, mas que graças ao restante, não teve muito impacto negativo na obra.
Recomendo!

Fernanda 18/02/2013

Resenha: A Luz Através da Janela - Lucinda Riley
Confiram a resenha de A Luz Através da Janela

Resenha:

A Luz Através da Janela nos apresenta duas histórias paralelas e como cada uma influencia uma na outra e cria uma intensa comoção e sentimentos conflitantes sobre os leitores. Ainda não li o outro livro da autora Lucinda Riley, publicado também pela Editora Novo Conceito – A Casa das Orquídeas –, porém essa história me chamou muito a atenção pelo fato de abordar a guerra e outros fatores relacionados a ela. Pretendo ler ainda este ano o outro livro, só estou aguardando que chegue, pois já o solicitei.
A autora tem um modo leve e simples de contar uma história incrível e forte. E é nessa trama que somos apresentados a Emilie De La Martinières. Ela sempre se sentira muito solitária, diante de um pai fechado, apesar de ser bondoso, nunca contou nada a respeito da história de seus ancestrais, e a mãe sempre a tratou com muita indiferença. Seu pai morreu cedo, quando ela ainda tinha 14 anos, mas durante todo o tempo que viveram juntos, ela se sentiu mais segura e tranquila. Mas Emilie sempre fora diferente de sua família e não dava tanta importância para o glamour que rodeava a sua família. A única coisa que ela realmente almejava era a atenção da mãe, o que claro, nunca aconteceu. Até que sua mãe veio a falecer, e além de muitas dividas, lhe deixou também um Chateau.

“Emilie sabia, dolorosamente, que não tinha qualquer traço do glamour dos seus predecessores. Nascida em um família extraordinária, tudo que ela queria era parecer uma pessoa normal.” Pg. 33

Devido as lembranças boas que teve com seu pai naquele local, Emilie resolve manter o local, que mesmo sem ela ainda saber, mantém muitas histórias do passado. E com a chegada de Sebastian Carruthers, ela vai descobrir ainda mais sobre o passado de seus familiares. Sebastian soube recentemente da morte de sua morte e também descobriu que sua avó e o pai de Emilie tiveram algum tipo de relação durante a Segunda Guerra Mundial. A partir disso Sebastian a ajuda em vários aspectos e logo Emilie se apaixona por ele.

“Era uma estrada que não a levaria a lugar algum. Emilie decidira, há anos, que era melhor viver a vida sozinha. Dessa maneira, ninguém poderia magoá-la ou decepcioná-la novamente.” Pg. 53

A história apresenta vários personagens fortes e bem elaborados, mas quem começa a narrar o passado é Jacques, um senhor que vive no Château dos La Martinières há muito tempo e conhece tudo que se passou ali.
Em Londres, no ano de 1943, conhecemos Constance Carruthers, uma mulher que teve uma forte participação na história desta família. E é por causa destes relatos, que Emilie conhecerá uma emocionante história de sofrimentos, amor e determinação. E é por causa disso tudo também que Emilie vai aprender e crescer mais com tudo que ouviu e descobriu, diante de um passado repleto de situações intrigantes e reveladoras. Além de chamar a atenção para mulheres que, apesar de tantos sofrimentos, seguiram em frente e lutaram por seus ideais.

“Um mês se passou desde que Constance se tornou parte do lar dos De La Martinières. Recebeu uma elegante coleção de trajes para compor seu guarda-roupa, com sapatos de couro macio, de um tipo que não via desde o início da guerra, e vários pares de meias de seda. Ao organizar as peças na cômoda, Connie suspirou ao perceber a amarga ironia de sua situação. Estava vivendo como uma princesa. (...) Nessa prisão dourada, privada de qualquer contato com o mundo exterior, Connie achava que iria enlouquecer.” Pg.159

A Luz Através da Janela é um livro que lida com relações familiares e apresenta fortes revelações acerca do passado. É um livro intenso que descreve com precisão, os detalhes da guerra e dos próprios personagens. Com certeza, esse livro entrou para a lista de meus favoritos.

“Deitada na cama, sentiu uma onda incomum de adrenalina tomar conta de si ao pensar na frieza de Sebastian no fim de semana e na ausência de comunicação, mas se recusou a perder o sono com aquilo. Se, por algum motivo, Sebastian houvesse deixado de amá-la, ela saberia lidar com aquilo. Afinal de contas, sua infância a ensinou a viver sozinha.” Pg, 280

Confiram a resenha de A Luz Através da Janela

dani 07/02/2013

A Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços e segredos familiares principalmente na família de Emilie, os De La Martinières. Quando sua mãe faleceu, deixando o legado do château da família para ela, a única herdeira, Emilie fica devastada e quer vender tudo para que possa voltar à sua rotina comum de veterinária. Entretanto, Sebastian Carruthers aparece em sua vida para ajudá-la a cuidar de toda a documentação e a consola nos momentos mais difíceis. Emilie se apaixona pela sua gentileza e decide se casar com ele. Assim, ela se muda para a casa do marido, Blackmoor Hall, em Yorkshire. Contudo, a vida que ela, ingenuamente, pensa estar começando bem, trará a ela muitas surpresas e revelações do presente e do passado de toda uma geração.

Minha opinião - A autora me surpreendeu com a sua escrita em “A casa das orquídeas” então quando o livro “A luz através da janela” chegou aqui em casa, comecei a leitura imediatamente. Logo de cara percebi algumas semelhanças com o livro anterior. A autora novamente mostra duas histórias em paralelo, mostrando a ligação entre as duas e a importância de encerrar uma história. Além disso, a autora traz novamente a guerra como pano de fundo da segunda história e até mesmo uma personagem presente no primeiro livro (Venetia, a amiga “rebelde” de Olívia). Quem não leu o primeiro livro, não tem problema, pois não há referências do livro anterior que tirem a história do contexto, mas quem leu e ficou se perguntando o que aconteceu com essa personagem, poderá ler a história na íntegra.

Na história “atual”, temos Emilie, uma veterinária que é descendente de uma família de importante nome na França. Infelizmente, Emilie não teve uma boa infância. Sua mãe se preocupava mais com festas e moda do que com a filha, vivia na cidade grande enquanto seu pai Édouard ficava no chateau envolvido com a sua coleção de livros raros. É possível perceber que Emilie sofre com falta de afeto durante toda a sua vida, e agora é a última descendente dos De La Martinières, sofre com as especulações da sociedade e com a grande responsabilidade que é assumir as dívidas e bens da família.

Então, começa a organizar a vida e resolve manter apenas o chateu e o vinhedo da família, mas ambos precisam de extensivas reformas. Sendo uma pessoa insegura, não é difícil acreditar que quando um homem atraente como Sebastian demonstra-se interessado em Emilie, ela caiu diretamente em seus braços. Sebastian é realmente um homem encantador e tem um irmão mais novo, o “problemático” Alex. Emilie só sabe a história que o próprio Sebastian conta, já que Alex não nega nada. Mas Emilie vai perceber que nem tudo é exatamente o que aparenta ser. Além disso, Sebastian e Alex são netos de Constance, uma mulher forte que os criou.

O que Constance tem a ver com tudo isso? Bom, esse é o papel de Jacques explicar. Jacques é um senhor que trabalha no vinhedo de Emilie há muitos anos, tanto que é mais um parente do que empregado. Quando descobre que Sebastian é neto de Constance, começa a contar a Emilie a verdadeira história de seu pai Édouard e de sua tia Sophia, tia essa que Emilie não sabia de sua existência. É através dos relatos de Jacques que Emilie vai entender a reclusão e a dor do seu pai, vai conhecer uma linda estória de amor entre uma jovem “especial” e um oficial alemão e aprender sobre a força e importância que mulheres como Constance e Venetia tiveram para expulsar os nazistas da Europa.

É através do conhecimento dessa estória também que Emilie vai começar a crescer e acreditar mais em si mesma, e aprender a perdoar algumas mágoas do passado. E também temos um personagem fofo, e totalmente importante nessa história: o jovem Anton. Qual será o papel dele na vida de Emilie?

Emilie me encantou; não no começo onde eu a achei muito insegura; mas conforme foi ganhando confiança e suas atitudes foram se tornando firmes. Alex, o que falar dele, além de que ele é fofo, fofo, fofo? Sebastian no começo eu desconfiei dele muito perfeito (não vou descrever mais para não estragar a história). Falk me deu nojo do começo ao fim do livro e Frederick roubou meu coração. Além disso, temos mulheres fortes nesse livro – Constance e Venetia passam por situações horríveis e continuam em frente, além da Sarah e da própria Sophie, que precisou perder a inocência de mocinha da sociedade para poder sobreviver.

Mais uma vez, a autora Lucinda Riley me encantou com uma história que mescla passado e futuro, amor, dor e perdão. A capa não me encantou muito (prefiro a do livro anterior), mas ainda assim é muito bonita. A revisão e a diagramação estão de parabéns. A leitura dessa história é simplesmente mágica.

Mariela Duarte 18/02/2013

Maravilhoso!
Uma história incrível, linda... cativante. E tem na minha opinião a melhor qualidade que um livro pode ter, um final perfeito.

Rosa Isaura 11/04/2013

Boa leitura
É uma leitura muito gostosa. Você começa a ler e não tem vontade de parar. A história faz um paralelo entre o passado e o presente, na época da 2ª. Guerra Mundial.Adorei.

Ana 22/03/2013

A luz através da janela

Um livro visceral, no sentido cru da palavra. Não obstante com leveza, pois existe lugar para o amor. Tudo que Emilie De La Martinières queria ao enterrar a mãe era deixar todo o seu passado para trás e a representação dele, o château da família na França. É nesse momento conturbado que ela conhece Sebastian Carruthers, um homem lindo, charmoso, que a ajuda a resolver os problemas referentes ao château. Eles se casam e vão viver na Inglaterra, onde somos apresentados a Alex o irmão paraplégico de Sebastia, que tem uma relação conturbada e cheia de segredos. Concomitantemente o passado da família de De La Matinières é revelado. A narrativa volta para a Segunda Guerra Mundial com a ocupação nazista na França, ai nos deparamos com Constance que é a avó de Sebastian e Édouard pai de Emily, ela uma espião inglesa que se infiltra na França e ele um francês que ajuda os aliados secretamente, por meio do seu bom relacionamento com os nazistas. É justamente esse relacionamento que aproxima Sophie a irmã cega de Édouard com um nazista. Essa paixão proibida é um dos pontos altos do livro.
As revelações do passado são a chave para entender a aproximação entre Sebastian e Emilie vários segredos são revelados, e nem tudo o que parecia ser é.
Leia mais em http://livrorosashock.blogspot.com.br/

Raffafust 14/03/2013

Lucinda fez um dos livros que mais gostei de ler no ano de 2012. " A casa das orquídeas" é tão maravilhoso que era óbvio que eu quisesse ler mais e mais histórias dessa autora. Quase um ano depois chegou em minha mãos " A luz através da janela", a primeira página já me arrepiou, por ter perdido minha avó recentemente não teve como não me emocionar com a autora descrevendo como a protagonista Emilie de la Martineres diz adeus a sua mãe, que falece na sua frente.
Por si só a cena já emocionaria qualquer filha ou mãe, mas Lucinda vai mais a fundo, o momento em si faz Emilie recordar o como era ser filha de uma mãe que parecia não ter tempo para cuidar da única filha que teve já com idade avançada. Faz ela recordar de como sente saudades do pai que amava tanto livros que tinha uma coleção raríssima.
Nessa família rica e tradicional ela foi criada tendo tudo menos o amor de quem queria, nem o apoio quando optou por fazer veterinária na faculdade e por seguir sua vida. Com a morte de seus pais, ela herda o chateau, todas as obras de arte e a coleção de livros dele.
Perdida dentro da imensa casa, sem saber que rumo tomar, vendo que seus pais gastaram mais do que poderiam, Emily é sinônimo de indecisão para onde quer que olhe.
Até que misteriosamente ela conhece Sebastian, um inglês que segundo ele está a trabalho na França e diz que por coincidência sabe que Emily perdeu sua mãe recentemente e que sua avó era muito amiga de sua família.
Sozinha e carente Emily vai enxergar em Sebastian alguém em quem se apoiar, por mais que todos os indícios levem ao leitor e aos outros personagens a desconfiarem da boa índole do moço. Coisa que nem o irmão dele Alex acredita!
No meio de uma trama de interesses, de alguns capítulos que vão fazer a história dos Le Martinieres voltarem a época da segunda guerra para encontrar respostas no presente, todo personagem tem sua importância para juntos com a mocinha da história chegarmos a uma conclusão do que estava por trás da história da família e de quais os interesses de seu agora marido.
São mais de 500 páginas onde Lucinda nos prende atenção sem que percamos o interesse na trama e onde o final faz jus a tudo que esperamos de uma boa história.

Apaixonadas por 12/03/2013

Resenha por Eliane Teixeira no Blog Apaixonadas por Livros
Lucinda Riley tem uma forma peculiar de escrever seus romances que através de fatos do passado revelam o presente dos personagens.Neste romance envolvente nos leva a questionar a história de Emilie e sua família.

Emilie passou por sua infância e adolescência de modo bem conturbado devido ao seu relacionamento com Valérie,sua mãe,sendo muitas vezes neglicenciada se tornou uma pessoa carente e insegura quanto a tomar decisões importantes.Sua mãe era uma socialite vivendo exclusivamente para chás beneficentes e festas devido a posição social que sua família ocupava.

Com a morte de sua mãe ela se vê envolvida com os bens de sua família,como única herdeira,da fortuna que teria de administrar,com a ajuda de seu contador Gerard,ela tem que aprender a lidar com as dívidas e as propriedades.

Devido a esse emaranhado de problemas e decisões a tomar ela acaba conhecendo Sebastian,que por interesse próprio lhe presta uma grande ajuda ,Emilie se apaixona por ele e não enxerga o tipo de homem que ele é,eles casam e vão morar em Londres e lá ela conhece o verdadeiro Sebastian.

O livro é narrado em terceira pessoa e Lucinda Riley nos envolve em sua trama de uma maneira muito intensa.No decorrer da narrativa você vai percebendo o amadurecimento de Emilie que fica bem delineado no desenrolar da história.

O romance é extremamente rico em detalhes,e isso possibilita o leitor a se transportar para a atmosfera criada pela autora,e em sentimentos nos levando a conhecer de perto as tristezas da guerra.

Mais um lindo livro da autora e só nos resta esperar que a Novo Conceito nos presenteie logo com o próximo.

Para ler a resenha completa acesse:

Rafaela 08/03/2013

Minha Opinião:

A Luz Através da Janela de Lucinda Riley é uma história que trata sobre amor, amizade, destino e segredos do passado que podem mudar vidas para sempre.

O livro se divide entre presente e passado - característica que tem em comum com A Casa das Orquídeas, o outro livro que li da Lucinda até agora, uma fórmula usada pela autora em suas obras - até agora - e que acho muito interessante; além de nos emocionarmos com o romance ainda aprendemos muito e revisitamos conhecimentos com as partes históricas. Apesar de eu normalmente não gostar de flashbacks em livros, filmes, séries e etc, os flashbacks dos livros da Lucinda sempre me fascinam e prendem minha atenção até o fim; sempre preciso descobrir o que acontece nas próximas páginas, aliás, em minha opinião, são as melhores partes dos livros, eu sempre fico intrigada e curiosa. rs

Emilie é a protagonista da história, que depois da morte de sua mãe, se vê perdida com tantas responsabilidades e decisões importantes a tomar sobre o patrimônio da família e todas as dívidas feitas por sua mãe, até que ela conhece Sebastian que oferece para ela ajuda e um ombro amigo em que se apoiar, mas como Emilie virá a descobrir, nem tudo que parece é e conhecer o passado de suas origens, de sua família, é a peça-chave para ajudar na busca do autoconhecimento e da auto aceitação e para ter um presente e um futuro de paz e harmonia na vida.

Continue a ler em: http://cantodemeninas.blogspot.com.br/2013/03/a-luz-atraves-da-janela-lucinda-riley.html

Jéssica 05/03/2013

Mais um espetacular romance escrito por Lucinda Riley.
Desde "A Casa das Orquídeas" me simpatizei com a sua escrita e com a sua facilidade de intercalar o passado e o presente em suas história.
A Luz Através da Janela não é diferente, um romance muito belo que quando você pega o gosto de ler não consegue mais terminar, sempre querendo descobrir junta a Emilie mais sobre segredos desvendados de sua família.
Emilie, é uma mulher que tem magoa por não ter recebido o carinho que gostaria de sua mãe. Quando sua mãe morre, e ela se vê a última da familia dos De La Martinières, essa magóas vem a tona e Emilie encontra equilibrio ao lado de Sebastian, que é um homem frio e muito interesseiro. Eles começam um romance muito rápido e com o passar do tempo ela vai descobrindo o homem com quem se casou. Alex, irmão de Sebastian é um fofo que desde que seu nome é citado na história percebi que não era uma pessoa ruim como Sebastian o descrevia.
É uma história lindíssima que prende o leitor do começo ao fim. Através de sua história, viajamos para Segunda Guerra Mundial onde podemos em certas passagens de tempo se sentir nessa época e nos colocar no lugar de Constance, que é outra personagem chave da história. Sua força e sua coragem é algo tão incrivél e notável que não tem como não admira-la.
A Luz Através da Janela lida com laços familiares e consegue descrever por completo seus personagens e todo o período sofrido da segunda guerra. Seu final é espetacular, que quando você termina de lê fecha o livro e tem a certeza que não teria desfecho mais perfeito do que aquele.
Mais do que recomendado, e com toda certeza qualquer outro escrito por Lucinda Riley.