A luz através da janela

A luz através da janela Lucinda Riley

Resenhas - A Luz Através da Janela

Mari 15/04/2013

Hoje teremos mais uma resenha da NOVO CONCEITO aqui no blog. Em novembro recebi A LUZ ATRAVÉS DA JANELA da LUCINDA RILEY, depois que li o primeiro livro da autora fiquei encantada com ela, e com esse segundo livro me senti ainda mais fascinada por sua fantástica escrita.

Quem acompanha o blog sabe que tive uma reação maravilhosa ao primeiro livro da LUCINDA, A CASA DAS ORQUÍDEAS, achei-o tão bom que considero impossível não agradar a todos que lerem. Contudo, acredito que não posso dizer o mesmo de A LUZ ATRAVÉS DA JENELA. Não que o livro não seja excelente como o primeiro, pois ele é, mas como ele segue um tema, o da 2ª Guerra Mundial, acredito que é preciso ter gosto pelo assunto para embarcar na história.

Como gosto muito de tudo que se relaciona à 2ª Guerra e a Hitler, A LUZ ATRAVÉS DA JANELA foi uma experiência maravilhosa. A princípio achei a leitura lenta e arrastada, mas poucas páginas depois eu estava imersa em uma história que não conseguia largar.

ADORO essa conexão que LUCINDA faz de passado e presente. É praticamente impossível dizer quais os personagens que mais agradam, se são os do passado ou do presente, pois todos são extremamente bem caracterizados e psicologicamente desnudados pela autora.

Outro aspecto que adoro na autora é o fato de ela usar “coisas” para os mistérios de seus livros, uma casa no primeiro livro e um certo objeto nesse segundo. Acho impressionante a criatividade que essa mulher tem para desenvolver suas histórias a partir dessas premissas. Ao final, tudo se conecta e se explica por causa delas, o que nos faz ficar assoberbados com o desenvolvimento que essa mulher consegue criar.

Mesmo com o fim da leitura, não consegui escolher minha heroína preferida, Constance, a heroína do passado, é uma mulher forte, determinada, que abre mão de muitas coisas para defender seu país. Cada atitude dela é admirável e impressionante; Emilie, a heroína do presente, é mais ingênua, mas com o desenvolver da história mostra-se forte, perspicaz e sagaz. Sua frieza para resolver determinados assuntos nos deixa maravilhados com sua inteligência e audácia.

A LUZ ATRAVÉS DA JANELA é um livro perfeito, mas não vou ser audaciosa como fui com A CASA DAS ORQUÍDEAS e dizer que ele vai agradar a todos, mas para aqueles que gostam da 2ª Guerra, vão encontrar horas de imenso prazer com uma leitura vigorosa e inteligente.
Cleide 02/06/2013minha estante
Dá para dar 10 estrelinhas, porque 5 é muito pouco, o livro é emocionante de mais.

Larissa.Lima 30/10/2023

Lucinda sendo ela
Sou completamente obcecada pela escrita dela, tão inteligente e envolvente. Amo como ela escreve de passado e presente de forma linear e fluída.
A história desse livro é muito emocionante, pessoas fortes que passaram por muitas coisas na vida e ainda sim acreditam que tudo por melhorar.
ameiiii! que venham mais livros dela.
Rafa 19/12/2023minha estante
Amg, esse livro tem romance e final feliz?

Lu 06/01/2023

Lucinda sempre entrega um ótimo romance
Conheci a Lucinda através de A Casa das Orquídeas e como me apaixonei demais pela história, resolvi que já era hora de ler outro livro dela.

Não posso esconder que me decepcionei um pouco, pois ela usou exatamente a mesma estrutura da outra história que li. Ambas envolvem histórias do presente e passado se misturando, mistérios de famílias aristocráticas europeias e casas enormes abandonadas.

Maaaaaas Lucinda Riley é Lucinda Riley e mesmo as histórias tendo a mesma estrutura, ela consegue prender sua atenção e assim como foi em A Casa das Orquídeas, a partir da metade do livro você não consegue parar mais até descobrir o final.

Minha recomendação, óbvio é que vc leia, mas se optar por ler mais de uma obra da autora, não leia na sequência, coloque outros livros entre as leituras para você possa aproveitar mais.

Falando da história em si, a personagem principal me pegou muito, pois me identifiquei com várias características e algumas situações que ela passou, a história me surpreendeu por incerir personagens com deficiência e mais uma vez me apaixonei pelo casal, só senti falta de mais tempo dedicado a eles.
Erika 08/04/2024minha estante
Quase todo livro dela é assim. Envolve um casarão, e duas ou mais histórias que se entrelaçam. Dá a sensação de estarmos lendo dois livros em um. É a receita de bolo que dá certo.

Erika 11/04/2024minha estante
Concordo com você. A Emilie não foi protagonista, foi só a ouvinte da história de Connie, que é a parte interessante da história. É songa monga mesmo viu ? Destoando das mulheres fortes de seus antepassados.

Eduarda 06/01/2024

No início eu estava dando nada pelo livro,demorou um pouco para que eu começasse a me interessar por ele, achei até mesmo que não iria gostar, mas a partir do momento que começou a contar a história de Constance eu simplesmente fiquei OBCECADA. O livro é incrível, a história é muito interessante e rica em detalhes, faz você ficar vidrada em toda a leitura. Todos os personagens são muito bem descritos e você passa toda a leitura sentindo um mix de emoções gigantesco. Eu literalmente não tenho palavras que consigam explicar quanto amei esse livro, amo o jeito que Lucinda escreve e consegue fazer com que o leitor vicie.
Erika 11/04/2024minha estante
A partir daí que o livro fica bom mesmo. Que bom que retomei essa leitura

Cida Zientarski 15/07/2022

Conhecer seu passado é a chave para libertar seu futuro
Emilie De La Martinières se descobre órfã com a morte de sua mãe, devido a tantos ressentimentos causados no passado ela não consegue definir se sente tristeza ou alívio com essa situação, no meio de tantas coisas para fazer e resolver com a morte de sua mãe ela pensa em vender tudo o que a família possui e seguir com sua vida como se nada tivesse acontecido, mas ela se depara que se vender tudo o que possui não terá mais referências sobre sua família sendo que ela é a única sobrevivente e que outras pessoas dependem das terras que possui como sustento e moradia então ela resolve pensar mais sobre o assunto, até que conhece Sebastian Carruthers, que com seu jeito manipulador a envolve numa conversa que leva ao seu passado, Sebastian conta que sua avó foi muito amiga do pai de Emilie.

Emilie então acaba se envolvendo com Sebastian até que os dois se casam, e se mudam para a Inglaterra, Sebastian informa a Emilie que tem um irmão cadeirante usuário de drogas e que foi um filho muito problemático e que mora na outra parte da casa e nenhuma pessoa aceita cuidar dele.

Emilie a princípio fica bem receosa com o fato relatado mas acaba dando uma chance para Alex e acabam criando uma amizade, visto que Sebastian sempre viaja para cuidar de seus negócios. Entre idas e vindas da Inglaterra e França, Emilie acaba descobrindo coisas sobre o seu passado envolvendo a avó de Sebastian e Alex.

Alguns fatos mudam sua vida e a visão do que tem agora em relação a muitas coisas, pois às vezes sofremos no passado para entender nossa história no futuro.

Um belo livro onde mostra que na dor também é possível aprender muitas coisas.

Trecho do Livro:
"Toda a situação do abandono e desinteresse de sua mãe, tudo aquilo parecia bastante surreal agora. Todos aqueles anos guardando aquela mágoa dentro de si. Havia permitido que aquela amargura crescesse em seu interior, como uma planta trepadeira, estrangulasse o que tinha de bom dentro de si, de seu coração, e perdera a capacidade de confiar nas pessoas. Ainda assim nas ultimas semanas, Alex lhe mostrou que não havia sentido em odiar ou pensar somente no passado. A única pessoa que realmente sofreria com isso era ela mesma".
Pág. 505

site: http://vivianeblood.blogspot.com/2014/08/resenha-luz-atraves-da-janela-lucinda.html
Hellen519 10/10/2022minha estante
Tem hot no livro amg?

Fernanda.Bertolli 25/10/2022

A LUZ ATRAVÉS DA JANELA
Um livro maravilhoso, se passa na data atual e na época do nazismo.
Desculpem mas não consegui fazer uma resenha sem contar detalhes que podem dar spoilers que poderiam estragar a leitura alheia.
Super recomendo.
Eu amei.
Cailane9 13/01/2023minha estante
Tem hot, amg?

Alcione13 25/10/2017

Que ódio dela não ter explorado o casal!!!
Bem, abandonei,desisti.Persiti,me encantei,me apaixonei,devorei e confiei.Emilie e frágil e de baixa autoestima.Odeia a mãe e não quer a fortuna de herança.Ai vai desenvolvendo a trama.Que e cheia de segredos, sofrimentos,e drama.Lucinda alterna passado e presente.Constance é chata kkk e a história meio louca.Mas,ai entra Alex e tudo muda.Ameeei o personagem.Torci,me empolguei e devorei as páginas restantes.Mas faltou explorar mais!!!Esquecer o passado e focar no casal lindo.Que ódio!!!Foi bem amarrado,explicado,mas minha birra foi a falta de beijos abraços.. Porque Alex é um fooofo.Amei!!! Será que Lucinda pecou por ele ser cadeirante??Faltou algo.Se alguém notou,comente.So não dei cinco estrelas,por isso.Mas vale a leitura,vale sim.Mas o amor é o carinho deles...que tudo, gente.Fui!!A maior resenha que já fiz,pra terem noção da minha indignação!!!Foi explicações demais e Alex e Emilie de menos.
Hallef 26/10/2017minha estante
hahaha vc reclamando de um romance entre casal é engraçado, mas percebi que o livro te pegou de jeito... Isso me faz pensar em lê-lo em algum momento.

Liliana 20/01/2013

A Luz Através da Janela
Lucinda Riley ama ficar contando o contexto histórico e isso torna, por alguns momentos, a leitura lenta e durante alguns segundos cansativa. No entanto, "A Luz Através da Janela" conta com um enredo emocionante e cheio de adrenalina e coragem, tendo como um exemplo disso tudo em Constance, uma fascinante personagem.
O leitor dificilmente não se encantará com ela ou não ficará intrigado pelo drama dos irmãos Alex e Sebastian. Poderíamos ver da seguinte forma: um enredo principal que se subdivide em pequenos enredos, resultando em um acabamento imprevisível, irônico e feliz.
Acho que apenas houve um detalhe mal trabalhado, mas que graças ao restante, não teve muito impacto negativo na obra.
Recomendo!

- 16/01/2013

A Luz Através da Janela
Lucinda Riley com certeza mora na minha lista de melhores escritores(as). O primeiro livro que li dela foi "A casa das Orquídeas" e fiquei maravilhada ao saber que mais uma de suas obras chegaria ao Brasil (e neste caso, a Novo Conceito foi bem rápida em nos presentear). Lucinda tem um jeito de escrever que na minha opinião, É ÚNICO. Possui características que são marcantes em suas obras, desde trazer acontecimentos do passado ao presente, entrelaçar duas famílias de uma forma inimaginável até desenvolver tramas que te surpreende no final e te dá por satisfeita.

Em sua obra "A Luz Através da Janela" conta a história de Emilie de La Martiniéres, cujo sobrenome pertence á uma família francesa rica e aristocrática. Porém, com a morte de sua mãe e sem ter nenhum parente, Emilie encontra-se sozinha no Château herdado pela família. Em meio á tudo isso, Emilie se depara com Sebastian, cujo ser era neto de Constance, uma mulher que participou ativamente na vida dos de La Martiniéres no passado. Á partir deste ponto, a estória de desenrola de uma forma surpreendente, indo ao passado e voltando ao presente, Lucinda nos presenteia com uma história intensa sobre amor, guerra e acima de tudo, o perdão. E como considerações finais, posso afirmar que todas as 542 páginas valem á pena de serem lidas.

maria cecília 16/05/2024

Simples, mas bem feito!
Com uma escrita cautelosa e enriquecida, Lucinda escreve uma história cheia de detalhes e reviravoltas, envolta em duas protagonistas excelentes!

Émilie começa tímida, sem graça, mas evolui seriamente e acaba conquistando o leitor com o passar do tempo, apesar de tomar algumas atitudes bem questionáveis.

Constance, por outro lado, encanta desde o início. É meiga, aguerrida e tem muito a contar.

As duas se completam, de certa forma, e tornam o livro bem dinâmico. Confesso que até Constance aparecer, tropecei lendo diversas vezes e não parecia que a história ia de fato andar. A aparição dela tem um toque especial na narrativa.

É um livro simples, com incríveis detalhes e muitas histórias, uma em cima da outra, o que nos prende em busca de tentar desvendar algumas coisas e torna o livro até mesmo divertido.

Indico a leitura! Não é aquele livro de reviravoltas impensáveis (é até fácil de descobrir), mas você acaba se prendendo pelas inúmeras possibilidades e teorias de como e porque a história de uma se liga à outra.

Apaixonadas por 12/03/2013

Resenha por Eliane Teixeira no Blog Apaixonadas por Livros
Lucinda Riley tem uma forma peculiar de escrever seus romances que através de fatos do passado revelam o presente dos personagens.Neste romance envolvente nos leva a questionar a história de Emilie e sua família.

Emilie passou por sua infância e adolescência de modo bem conturbado devido ao seu relacionamento com Valérie,sua mãe,sendo muitas vezes neglicenciada se tornou uma pessoa carente e insegura quanto a tomar decisões importantes.Sua mãe era uma socialite vivendo exclusivamente para chás beneficentes e festas devido a posição social que sua família ocupava.

Com a morte de sua mãe ela se vê envolvida com os bens de sua família,como única herdeira,da fortuna que teria de administrar,com a ajuda de seu contador Gerard,ela tem que aprender a lidar com as dívidas e as propriedades.

Devido a esse emaranhado de problemas e decisões a tomar ela acaba conhecendo Sebastian,que por interesse próprio lhe presta uma grande ajuda ,Emilie se apaixona por ele e não enxerga o tipo de homem que ele é,eles casam e vão morar em Londres e lá ela conhece o verdadeiro Sebastian.

O livro é narrado em terceira pessoa e Lucinda Riley nos envolve em sua trama de uma maneira muito intensa.No decorrer da narrativa você vai percebendo o amadurecimento de Emilie que fica bem delineado no desenrolar da história.

O romance é extremamente rico em detalhes,e isso possibilita o leitor a se transportar para a atmosfera criada pela autora,e em sentimentos nos levando a conhecer de perto as tristezas da guerra.

Mais um lindo livro da autora e só nos resta esperar que a Novo Conceito nos presenteie logo com o próximo.

Para ler a resenha completa acesse:

Raffafust 14/03/2013

Lucinda fez um dos livros que mais gostei de ler no ano de 2012. " A casa das orquídeas" é tão maravilhoso que era óbvio que eu quisesse ler mais e mais histórias dessa autora. Quase um ano depois chegou em minha mãos " A luz através da janela", a primeira página já me arrepiou, por ter perdido minha avó recentemente não teve como não me emocionar com a autora descrevendo como a protagonista Emilie de la Martineres diz adeus a sua mãe, que falece na sua frente.
Por si só a cena já emocionaria qualquer filha ou mãe, mas Lucinda vai mais a fundo, o momento em si faz Emilie recordar o como era ser filha de uma mãe que parecia não ter tempo para cuidar da única filha que teve já com idade avançada. Faz ela recordar de como sente saudades do pai que amava tanto livros que tinha uma coleção raríssima.
Nessa família rica e tradicional ela foi criada tendo tudo menos o amor de quem queria, nem o apoio quando optou por fazer veterinária na faculdade e por seguir sua vida. Com a morte de seus pais, ela herda o chateau, todas as obras de arte e a coleção de livros dele.
Perdida dentro da imensa casa, sem saber que rumo tomar, vendo que seus pais gastaram mais do que poderiam, Emily é sinônimo de indecisão para onde quer que olhe.
Até que misteriosamente ela conhece Sebastian, um inglês que segundo ele está a trabalho na França e diz que por coincidência sabe que Emily perdeu sua mãe recentemente e que sua avó era muito amiga de sua família.
Sozinha e carente Emily vai enxergar em Sebastian alguém em quem se apoiar, por mais que todos os indícios levem ao leitor e aos outros personagens a desconfiarem da boa índole do moço. Coisa que nem o irmão dele Alex acredita!
No meio de uma trama de interesses, de alguns capítulos que vão fazer a história dos Le Martinieres voltarem a época da segunda guerra para encontrar respostas no presente, todo personagem tem sua importância para juntos com a mocinha da história chegarmos a uma conclusão do que estava por trás da história da família e de quais os interesses de seu agora marido.
São mais de 500 páginas onde Lucinda nos prende atenção sem que percamos o interesse na trama e onde o final faz jus a tudo que esperamos de uma boa história.

Ana 22/03/2013

A luz através da janela

Um livro visceral, no sentido cru da palavra. Não obstante com leveza, pois existe lugar para o amor. Tudo que Emilie De La Martinières queria ao enterrar a mãe era deixar todo o seu passado para trás e a representação dele, o château da família na França. É nesse momento conturbado que ela conhece Sebastian Carruthers, um homem lindo, charmoso, que a ajuda a resolver os problemas referentes ao château. Eles se casam e vão viver na Inglaterra, onde somos apresentados a Alex o irmão paraplégico de Sebastia, que tem uma relação conturbada e cheia de segredos. Concomitantemente o passado da família de De La Matinières é revelado. A narrativa volta para a Segunda Guerra Mundial com a ocupação nazista na França, ai nos deparamos com Constance que é a avó de Sebastian e Édouard pai de Emily, ela uma espião inglesa que se infiltra na França e ele um francês que ajuda os aliados secretamente, por meio do seu bom relacionamento com os nazistas. É justamente esse relacionamento que aproxima Sophie a irmã cega de Édouard com um nazista. Essa paixão proibida é um dos pontos altos do livro.
As revelações do passado são a chave para entender a aproximação entre Sebastian e Emilie vários segredos são revelados, e nem tudo o que parecia ser é.
Leia mais em http://livrorosashock.blogspot.com.br/