Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

@agathanogs 22/12/2020

O início foi difícil, mas depois fluiu
O livro até a página 300 não é tão fluido quanto eu esperava, o fato de ter muitos personagens faz com que demore para você criar laços mais profundos. Depois da página 300 as coisas começaram a acontecer de verdade, chegando no final e me dando uma rasteira. Termino essa leitura completamente devastada, não esperava de jeito nenhum esse final.

Outro ponto muito bacana é a forma como aborda sobre a sociedade, sobre ricos x pobres e oportunidades da vida. Vale a pena a leitura se você estiver com tempo livre.

Piatã 17/12/2020

Muralhas do mundo!!!
Livro envolvente, reflexivo e estimulante. J. K. Rowling explicou muito bem nesta obra as barreiras sociais que existem na sociedade e como elas se mantém e como são vistos as pessoas que tentam atenuar estas barreiras entre os mais diversos meios sociais.
Vale a leitura e muito emocionante nas duas últimas partes do livro.

Letícia Chiantia 16/12/2020

“Morte Súbita”: uma grande história sobre uma cidade pequena

Depois do sucesso da série Harry Potter, que vendeu mais 450 milhões de livros pelo mundo, a autora J.K. Rowling resolveu mudar um pouco com Morte Súbita, seu primeiro romance para adultos.

É comum os fãs de Harry Potter reclamarem bastante da nova investida da autora, no entanto as propostas são totalmente diferentes assim como o público. Cercada de mistérios, intrigas e revelações além de algumas pitadas de humor negro, Morte Súbita conduz o leitor a história do vilarejo fictício de Pagford e seus habitantes.

O fio condutor do enredo é a morte anunciada e inesperada do conselheiro da Câmara, Barry Fairbrother logo nas primeiras páginas. Como peça principal desse grande quebra-cabeças que vai sendo construído ao longo das 500 páginas, esse personagem consegue movimentar a trama justamente por não estar mais lá.

Dividido em sete partes e com cerca de oito núcleos de personagens, o romance consegue estabelecer uma leitura gradual e constante, assim como a autora gostaria que fosse, segundo declarado em entrevistas. No entanto, acredito que as últimas 200 páginas acabam ganhando um ritmo mais acelerado graças aos acontecimentos mais inesperados e suas revelações surpreendentes.

Mesmo com as divisões de classes social, idade e cultural, todos os personagens na história estão bem entrelaçados do início ao fim. Um dos motivos que isso acontece é devido a ambientação da história. É comum em cidades pequenas todos se conhecerem e falarem um dos outros.

Além disso, acredito que seja uma estratégia de escrita para a narrativa, desencadeada de forma semelhante ao filme Crash - no limite, de Paul Haggis. Todos os elementos levaram cinco anos para serem transcritos, segundo a J.K., um pouco menos que a saga Harry Potter, que precisou de 17 anos.

A princípio, achei o livro apenas ok. À medida que me aprofundei nas propostas da autora, pude compreender melhor suas intenções. A história do vilarejo revela indivíduos simples, cheios de medos, anseios e preconceitos que podem ser comparados a qualquer um dos presentes em locais frequentados por nós, o nosso bairro, cidade ou trabalho. Enfim, absolutamente qualquer ambiente, inclusive nós mesmos, ou seja, o nosso interior com seus segredos.

Se fosse um filme, acredito que poderia ser muito bem classificado como drama. Até onde eu sei, muitos não gostam desse gênero, se esse for o seu caso, talvez não seja o livro mais apropriado. Porém, se gosta de uma leitura fácil que propicia um ritmo acelerado cheio de acontecimentos pode ser uma boa pedida.

site: https://www.instagram.com/comacasos/

Josi 15/12/2020

Morte súbita se inicia com um evento inesperado que acaba por causar a destruição de um sistema capenga mantido por valores e regras morais duvidosas e frágeis. Porém, mais do que isso, ele conta a história de personagens que não tinham o direito de se expressar, revela os horrores experienciados por cada um dos integrantes daquela sociedade, mesmo pelos mais cruéis deles. Evidencia que aqueles seres são humanos, e que como humanos eles vivem perseguindo um equilíbrio sádico entre o bem e o mal, lutam para manter uma moral intocada para as outras pessoas, enquanto observam a sua ruína pessoal. E, além disso, nos ensina que é possível melhorar as coisas, que é possível criar um mundo melhor e que pra isso é necessário apenas uma ação: prestar atenção.

Carolx 03/12/2020

Péssimo?
Chato, chato, chato. Demorei séculos para ler, achei extremamente arrastado e entediante. Só o final me emocionou um pouco e por isso as duas estrelas.
Carol Amaro 03/12/2020minha estante
Chato demais mesmo!

Morg 10/12/2020minha estante
Também estou achando chato! Estou quase abandonando ?

Garcia 14/03/2021minha estante
Foi um erro abandonar :)

Darlei.Amorim 13/11/2020

Morte Súbita
Excelente livro. J.K. Rowling, autora da série Harry Potter, surpreende mais uma vez com esta história fantástica baseada em um vilarejo chamado, Pagford. Sem dúvidas, o livro deixa uma mensagem de como as pessoas precisam/lidam com as outras pessoas para "manter"uma vivência estável uma com a outra. E, se tudo que a gente pensa fosse dito, viveríamos um grande caos, não haveria casamento, amizade...

Clar 08/11/2020

Gostei
Uma pequena cidade e moradores com história que descreve a realidade de muitas cidades.

HPires 05/11/2020

A cruel realidade.
Morte Súbita é um livro que conta a realidade, ou melhor o lado cruel da realidade, um livro para visualizar os problemas que desigualdade causa na vida das pessoas.
Bom basicamente o livro se passa em vilarejo chamado Pagford, esse lugar é administrado por um Conselho Distrital. A historia começa com a morte de um cidadão deste lugar chamado Barry Fairbrother o qual fazia parte desse Conselho, ele era uma uma peça fundamental de uma briga política sobre um lugar chamado Fields (periferia), parte do conselho briga para manter Fields na terras de Pagford e outra parte acha que Fields é um local que não combina com a imagem Pagford. Barry fazia parte daqueles que defendiam Pagford. Com a morte dele é preciso fazer nova eleição para um novo conselheiro.
O livro possue muitos personagens o que logo de início é muito difícil lembrar quem é quem, mas com o decorrer do mesmo você começa a entender a vida de cada um e entrar de forma profunda na mente deles o que permite conhecer seus preconceitos e medos.
A leitura é lenta,a história não pussue grandes reviravoltas mas não impede que o livro seja bom, mas pode ser que algumas pessoas larguem ele no início. O final é triste e impactante.

Raniere 29/10/2020

Que livro ruim!
O que Rowling queria: escrever sobre o desprezo da classe médi branca pela classe baixa preta.

O que Rowling fez: Uma porcaria de livro chamado Morte Súbita.

A resenha é só isso mesmo.
Sanderson S Corrêa 29/10/2020minha estante
Uma bela resenha hahahah

Cris 16/10/2020

Depois da morte de Barry todo o lugarejo onde ele vivia e era muito querido virou de ponta cabeça para encontrar um substituto. As pessoas entraram em conflito e toda a sujeira de suas vidas veio à tona. A busca pela vaga do Conselho municipal transformou pessoas, expôs violência, doença mental, agressões ,casamentos falidos, traição e morte. Um livro cheio de reviravoltas. Recomendo.

@jana450 06/10/2020

O título condiz com os acontecimentos
Eu particularmente senti tristeza com tanto sofrimento, isso não é ruim só imaginei que fossem existir investigações e não tantas mortes instantâneas.
As mortes me tocaram especialmente a de uma criança, além de todo desleixo sofrido.
Enfim... é um ótimo livro.

Aline Navarro 05/10/2020

Muitas histórias, pouco conteúdo.
Livro chaaaaaaaato. Ale?m de chato, final triste. Pronto, falei. Um livro que fala da vida de va?rias fami?lias (queria ser Liane, sra. Rowling?). So? tem um problema: nada acontece. Na?o tem miste?rio, na?o tem romance, na?o tem surpresa, so? tem o te?dio de uma cidade pequena onde NADA fuckin? acontece. Na?o vou perder mais tempo de vida do que ja? perdi lendo esse livro escrevendo resenha. Not worth it. Pe?ssimo. Na?o perca seu tempo. 500 pa?ginas de te?dio puro.