V de Vingança

V de Vingança Alan Moore

Resenhas - V de Vingança

Nazrat 03/11/2020

Distopia mas nem tanto
Demorei um pouco para me adaptar ao estilo no começo, pelo que li o próprio Moore tem suas críticas quanto a esta parte também. Mas todo o mais, com a crítica a um regime totalitário/fascista, religioso e conservador, com toda a sua hipocrisia, não tem como não deixar uma triste impressão de onde pode parar a a nossa realidade.

Thiago 14/10/2020

Alan Moore incrível! E com uma arte espetacular e cinematográfica.
Jarcourt 25/10/2020minha estante
Olá. Por onde você conseguiu ler?

arthurzito 14/10/2020

V de Vingança, Alan Moore
O que dizer deste livro? Foi a primeira história em quadrinhos que eu li então eu estava com muita expectativa e posso dizer que todas foram atendidas muito bem. O enredo da historia foi incrível, a construção das personagens também, tudo flui durante a leitura. Nem preciso dizer que a temática é extremamente politica e que casa muito bem com discursos que infelizmente nós já ouvimos e que perduram até hoje, a construção do cenário de Londres daquele jeito é bem assustador porque é tudo tão logico e possível de acontecer que causa um pouco de medo e apreensão, o que eu acho que foi indiretamente a intenção do autor. O jeito que o anti-herói V é nos apresentado é muito boa e quase divertida, com suas alegorias e frases feitas. Uma leitura que eu recomendo muito.

Luan 18/09/2020

Um clássicos das HQs! Todos que gostam dessa linguagem artística devem ler essa obra. Sem mais a dizer.

Sa 02/09/2020

Assustador ler v de vingança e perceber tantos paralelos com a sociedade que vivemos nos dias de hoje.
Enfim, pensei que por ter visto o filme, a HQ não me acrescentaria em muita coisa. Grande engano. As obras (HQ e filme) se complementam de uma forma incrível. Excelente leitura.

cobra2 31/08/2020

Magnífico
Alan Moore expõe teu pensamento sobre a política da época e também sua ideologia anarquista através dessa obra que, com toda sua qualidade, me faltam adjetivos. O quadrinho em si só já é fantástico pela arte de David Lloyd e a falta de onomatopeias( algo que me agrada muito, particularmente).

Paty 31/08/2020

"[...] É pra gente que não desliga na hora do noticiário" (MOORE, 2018, p.7).
Deveras, não é.

Eu senti o desejo de ler/ter essa HQ (ou graphic novel, como preferir, pra mim é praticamente o mesmo e sim, estou ciente das "diferenças" entre um e outro) por causa do filme. Assisti o filme quando eu era bem novinha, eu não devia ter mais que 12 anos, e eu não entendia, realmente, o que acontecia e as motivações de cada ação. Mas eu amei o filme. Eu senti uma curiosa fixação pela história, pelo personagem, pelas ações e suas respectivas motivações, todas coisas que eu não compreendia; senti-me fascinada por tudo. Eu não entendia nem porquê eu gostei tanto, mas alimentei esse sentimento por anos (ainda alimento) e, então, eu me deparei com a oportunidade de adquirir essa obra de arte, integral (Perdoe a introdução longa, eu precisava contextualizar).

Posso dizer que amei encontrar as cenas do filme nos traços adoravelmente realistas - e, ainda assim, mágicos de alguma forma - de Lloyd. Mas amei ainda mais as diferenças entre um e outro. Sou apaixonada pelo filme e nutro grandessíssimo carinho por ele, e agora nutro um carinho diferente pelos quadrinhos porque nele há coisas que não é possível entender no filme. Eu me senti ensinada, sabe? Aprendi um pouco mais sobre política, aprendi um pouco mais sobre anarquia (e isso não quer dizer que eu sairei por aí explodindo prédios, embora eu tenha vontade), aprendi um pouco mais sobre o que é ser "livre". É uma aula, mas não chega nem perto de ser enfadonha. Não avanço nisso porque não quero dar nenhum spoiler.

Outra coisa que posso dizer é que nessa história a verdade é dita. Não a verdade como eu a percebo, ou como você, que por (des)ventura lê essa resenha, percebe a verdade. Para mim, a verdade tem várias faces, e Moore mostrou a face que ele vê. Isso é incrível, é a parte mais incrível das distopias (sim, eu considero essa obra como sendo distópica). Incrível, porém essencialmente assustadora. Pensar que uma determinada perspectiva negativa está ao alcance das mãos é assustador; uma previsão, se me permite a palavra, que mostra uma realidade cruel que, contudo, está mais próxima que qualquer outra, é assustador. Pode me dar o livro de Lovecraft que for, não vou realmente sentir medo, não vou remoer as criaturas inomináveis do terror antes de dormir. Antes de pregar os olhos, eu vou me assombrar com as mil e uma possibilidades temerárias e horríveis que eu leio em livros distópicos, vou me virar do avesso pensando em como essas obras são tão atuais e como o "depois" pode vir a piorar. É isso que me assusta nessas obras. Obras como V de vingança (Mas é um sustinho saudável, calma).

A terceira coisa que posso dizer é que a arte é incrível, é praticamente impecável. Eu conheço pouquíssimos artistas de quadrinhos, mas como esse é meu primeiro contato com esse tipo de produção na vida, sinto-me justificada. A questão é: não conheço muitos artistas, mas não consigo imaginar essa história com outra arte gráfica. As habilidades de ambos uniram-se muito bem, e não falo só porque o próprio Moore comentou que não existiria V se não fossem os dois trabalhando juntos (essa é uma citação indireta), mas é sobre como eu me senti lendo essa belezinha.

Leia. Leia sim, e sabendo que, mesmo escrito lá na década de 80, ela é mais atual do que parece, mais até do que o filme mostra. A adaptação cinematográfica que fizeram ficou impecável, ficou poética, ficou linda. Teve uma solução (?). O quadrinho já não, pelo menos não como EU esperava que seria. Mas leia sim. Talvez você não goste, a probabilidade não é nula (embora para mim, não gostar dessa obra maravilhosa beire à sandice). Só leia.

Obrigada.
Natália Tomazeli 01/09/2020minha estante
To louca pra ler, amo o filme!

Paty 01/09/2020minha estante
É maravilhoso, sem brincadeira, é top das galáxias! Você não vai se arrepender!

Mari 30/08/2020

História muito bem elaborada
Pelo fato de ter assistido ao filme, achei que não me surpreenderia com a história. Grande engano.

Vi o filme faz muito tempo, mas, pelo que lembro, o filme me pareceu apenas um pequeno recorte da HQ.

Ela tem a história muito mais desenvolvida e os arcos das personagens se fecham muito melhor. A história é bem redondinha.

Recomento a leitura da HQ, não diria que a história é divertida, mas é muito interessante e instigante.

Nane 18/08/2020

Ideias são à prova de balas
" O povo não deve temer seu governo. O governo deve temer seu povo." Uma história atemporal sobre a perda da liberdade e cidadania e a luta de V contra esta situação. HQ impecável!

Gabi 07/08/2020

Remember, remember the fifht of november...
"Você tentou me matar? Não há carne ou sangue dentro deste manto para morrerem. Há apenas uma ideia. Ideias são à prova de balas."

Isa 28/07/2020

HQ não é muito minha praia, mas devo reconhecer que esse é muito bem escrito! Impressionante de verdade

Body 21/07/2020

Simplesmente sensacional

Gabriel 18/07/2020

"Ideias são a prova de bala"
HQ incrível, com uma denuncia social incrível. Allan Moore retrata com maestria temas como violência estatal, regimes ditatoriais e etc.

Suca 02/07/2020

V de vingança, atemporal
Sem dúvidas é um livro perfeito, detalhista e nos mostra uma realidade ficcional muito realista. Amei!

Pedryrk 28/06/2020

Como Criar Um Personagem
V para mim é o melhor personagem do Moore. Essa obra é incrível. Tem uma carga política muito grande, apesar de que pra mim, o destaque dessa obra é na forma de desenvolver os personagens. Uma parte que a maioria ignora por lerem apenas pela complexidade política da história.