1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Iracilba 14/02/2021

Uma agradável surpresa
Na verdade, comecei a ler esse livro para acompanhar a leitura de uma das minhas filhas. Não conhecia Haruki Murakami.
Logo de início a história me prendeu, melhor dizendo, as histórias, pois no livro correm duas histórias ao mesmo tempo ( a de Aomame e a de Tengo), que se alternam entre um capítulo e outro. Bem interessante isso e fiquei o tempo todo pensando se essas duas histórias iriam ou não se encontrar.
A leitura é fácil e flui muito rápido, e a expectativa pelo desfecho da história vai crescendo a cada página. Acreditem se quiser, mas me lembrei muito do nosso Machado de Assis pelo livro conter muitas referências de história, filosofia, música, etc... e também pelo vai e vem no tempo, os flashbacks., etc..kkkk.
Por fim, somente no final foi que descobri que se tratava de uma trilogia e por isso o final, tão esperado, não aconteceu. Mas, enfim, foi uma agradável surpresa e espero continuar a ler o restante da trilogia além de outros livros do autor.

haruurane 10/02/2023

Caramba, simplesmente um dos melhores romances que já pude ler! o início apesar de necessário, é extremamente maçante, parece que a leitura não flui, mas em compensação, o restante te pega de um jeito! a profundida entre os personagens, seus passados e principalmente toda a história por trás da crisálida de ar. confesso que tengo e fukaeri são meus favoritos até agora, personalidades distintas que se completam perfeitamente numa equipe.

gabivbritto 17/02/2021

O que rolou aqui?
Acho que pesquisei muito sobre esse livro antes de começar a leitura e acabei me decepcionando. Não encontrei muito do que havia sido prometido nas sinopses. Basicamente:
1. achei que 60% do livro foi composto por cenas desnecessárias e um pouco forçadas
2. senti que o autor tentou erotizar todos os fatos que conseguiu
3. tentei, mas os personagens pouco me cativaram (achei que quem realmente merecia ser protagonista, não foi).
Apesar disso tudo, adorei a escrita do autor, gostei da ambientação e das referências e achei muito bem pensado e escrito.
Ainda assim, sinto que não posso formar uma opinião tão firme, porque eu sempre soube que era uma trilogia (tenho um pouco de preguiça de sequências)... Mas se prepare, porque a obra termina totalmente no escuro. É um livro longo para a pequena quantidade de novas informações apresentadas ao longo da história.

Weslley 28/10/2023minha estante
Hater! Deixa meu Murakami em paz!

ogabrielborges 24/04/2021

Primeiro contato com a literatura japonesa
Uma ótima introdução à trilogia, personagens complexos e envolventes e um mistério refrescante!

Robert125 09/05/2021

É o último livro que leio do autor.
E lá vamos nós... Meu terceiro e último contato com Murakami me trouxe até o seu melhor romance. O que acontece de diferente neste é a visão de uma personagem feminina justiceira em contra ponto com um personagem masculina escritor, que em algum momento da estória se colidem. Diferente dos outros, nesse o autor aborda questões sociais de maneira satisfatória e com nuances pertinentes para época, mesmo que a visão e apontamentos sejam enfadonhas e problemáticas. No geral, gostei do desenrolar da trama, mas não pretendo dar continuidade a trilogia ou em outros livros do Haruki, pois a vida é curta demais para perder tempo com autores que não nos agradam.

FilipeSS 12/05/2021

Esse prineiro livro é una grande introdução e apresentação de personagens. O clima que Murakami imprime é bem legal e ficamos curiosos para seguir a leitura dos outros volumes. Entretanto, não chega a ser uma leitura irresistível.

Aline Tanaka 18/12/2013

Fazendo vista grossa para certas coisas, o livro é surpreendentemente bom. Claro que o Murakami nunca vai deixar de ser o Murakami, mas essa história realmente conseguiu me prender. E me assustar: confesso estar morrendo de medo do Povo Pequenino, e que só por isso não comecei imediatamente a leitura do segundo livro. Preciso de um tempo >.

Mawkitas 18/02/2015minha estante
Onde está o spoiler?

Leninha 18/07/2022

2Q22
Nada mais que Murakami. Ao ler esse autor aprendi algo sobre fetiches, fantasias e o sentido que a palavra problemático será usada sempre que algo soar por demais sexual e esse demais não for considerado poético e sim cru. Não é incomum abrir resenhas e descobrir que o único motivo de ter se tirado uma estrela dessa obra foi de uma incompreensão de fantasias sexuais, ou de algo que por não ser seu, se torna repugnante. Murakami nessa obra saborosa fez o que sempre faz, retrata seres humanos, quer eles gostem ou não.

Amadeu.Paes 29/01/2015

Em que 1Q84 você vive?
O livro conta o cotidiano de duas pessoas (Aomame e Tengo), com seus afazeres, suas neuras e traumas. No começo, parece que as histórias não fazem muito sentido, embora a leitura em si seja “rápida”.

O que vai acentuando é um “não-estar” das personagem. Elas começam a desconfiar que suas vidas sejam uma farsa, parece que algumas coisas da vida deveriam estar, mas não está e/ou houve mudanças e eles não perceberam.

Enquanto Aomame é uma assassina profissional que se envolverá numa seita religiosa ascética; Tengo se envolverá como ghostwriter de um livro chamado Crisálida do Ar que é um relato de uma menina estranha, sobre um tal Povo Pequenino.

A partir destes eventos, vagarosamente as histórias começam a se entrelaçar, inclusive a vida (inteira) dos personagens principais, com temas pesados, mas que necessitam e requerem a reflexão dos leitores.

A sensação de estar e não-estar, de tempo roubado, vida roubada saem das páginas e levam o leitor a reflexão - pra mim este é o grande mérito de Murakami e de sua obra.

Não há um final, pois a história continua no Vol 2 (que já estou devorando).

E agora eu te pergunto:

Em que 1Q84 você vive?

Well 18/04/2019

Uma distopia...?
Esse é um daqueles livros em que esperei grandes coisas, talvez pela bela capa e por se tratar de uma trilogia e o seu título enigmático mas, em contrapartida encontrei um romance um tanto lento e sem grandes emoções, apenas bem escrito e fluído.

A história se passa em 1984 no Japão, contando as histórias de Aomame (seu nome significa ervilha verde, se não me engano) e Tengo, em capítulos alternados entre um e outro. Ela é uma instrutora de artes marciais e está envolvida com atividades que envolvem morte aos homens violentos. Já ele é um robusto e forte professor de matemática e aspirante a romancista que reescreve o romance de uma jovem autora, Fukaeri - a mais misteriosa das personagens do livro.
Estes personagens são muito bem criados, profundos e com características únicas.

Narrador comentarista e detalhista. Nota-se as pesquisas realizadas pelo autor sobre os importantes acontecimentos daquela década, no Japão e no mundo, porém em muitos momentos as descrições se tornam repetitivas na tentativa de dar intensidade à certas características, ou parece que o autor acha que os leitores esqueceram o que já foi dito antes. Mas não chega a ser prolixo com uma duração narrativa adequada, oscilando entre os comentários do narrador e as cenas bem trabalhadas dando um bom ritmo aos capítulos.

Aparentemente o autor sabe manipular as expectativas dos leitores com suas descrições, ora contundentes e certeiras ora longas e meio chatas, com detalhes que nada acrescentam a história. Ao menos neste primeiro volume. E isso fica mais evidente quando chegamos ao final da obra, instigados pelos mistérios místicos e de ficção científica que envolvem a trama, deixando muitas coisas - ou quase tudo - para ser resolvido nos próximos volumes.

Portanto, este livro de Murakami se apresenta como uma introdução de uma história maior, instigando quem chega até o final, mas sem tantos recursos que o torne único. Se chegar até aqui entretanto, já estará fisgado pela aura mística desse livro que tem charme, mistério e bons personagens, o que já é muito importante para um romance tão alardeado pela crítica especializada.
Leia-o por sua conta e risco.

Carminha Pires 26/06/2019

Enigmático!
1Q84 primeiro livro narra a história de um casal que se conheceram na pré-adolescência, mas, por força do destino eles se distanciaram. E nunca esqueceram aquele encontro.

Não é um livro de romance. Como todos os livros de Murakami. O autor alterna as vidas de Aomame e Tengo.

Murakami cita livros e músicas (o autor gosta de citar essas referências em todos os seus livros ).

Universos separados. Com tantas coisas em comum.

Wilson 05/09/2019

Ótimo!
Murakami com uma prosa em grande estilo, ótimos mistérios! Muito bom!

Clara 06/01/2020

Interresante
Comecei a ler esse livro no meio do ano passado e chegou no meio do livro, dei uma parada na leitura, mas queria muito terminar então mesmo demorando muito terminei ele hoje e ainda bem que continue lendo por que olha o final me deixou muito curiosa e quero muito saber mais sobre o povo Pequeninho e como vai ser o desenrolar da história e adorei conhecer esses dois personagens bem distintos e interessantes.
Adorei a escrita e as indagações de Murakami sobre a vida.