1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Brunna90 19/08/2023

1Q84
Ai, gente, perai... 430 páginas em que NADA se resolve???
Esperava mais desse livro pelas críticas aclamadas que o autor recebe, mas agora fico pensando se ele não é superestimado. Quando achei que a história ia engrenar, nada aconteceu, o livro termina e a gente não sabe absolutamente nada que vai acontecer. Tudo bem que é uma trilogia, mas NADA ser resolvido aí também já é demais. O livro é extremamente repetitivo em muitas partes, se tirasse isso, com certeza diminuiria umas 50 páginas que são desnecessárias. Essa fixação do autor por seios também ficou um pouco chata durante a história. A Fukaeri é super esquisita durante toda a trama e no final grava uma fita cassete com frases totalmente coerentes do nada? Muito estranho... Essa Ayumi também me deixa com um pé atrás.

Paty Rio 19/08/2023

Legal, mas
Quase não consegui terminar esse livro. Arrastado, com estilo muito diferente do que eu leio habitualmente, 1Q84 1 é quase tão lento e paciente quanto a brisa de uma manhã.

Porém, ao conhecer melhor a personagem Aomame e especular sobre fanatismo religioso, o livro se torna interessante ao ponto que é impossível parar de lê-lo.

Ao final, deixa um gostinho de quero mais, oq faz vc buscar o segundo livro quase imediatamente.

Renatav 17/11/2023

A leitura dos livros de Murakami é sempre boa, fácil. Porém, para mim, às vezes, as fantasias dele vão um pouco além e acho chato. Mas, isso não aconteceu nesse primeiro livro da trilogia. Rumo ao segundo?

Mauro101 03/11/2023

Confuso
Achei o início do livro confuso.

No meio, parecia que estava no início!

Comprei o livro porque o Autor é aclamado e muito elogiado, mas realmente a leitura não me cativou. Muita embromação para um final aberto.

anpanjulia 05/03/2020

O livro iniciou devagar e precisei deixa-lo de lado até, de fato, pegar seu ritmo. Uma vez que você inicia, no entanto, mesmo com seu ritmo mais lento, a história é capaz de envolver o leitor com o força, os personagens são bem construídos e, por mais estranhos que sejam, te deixam querendo mais. Kafka à beira mar já tinha feito com que eu me apaixonasse pelo autor, mas 1Q84 está me deixando com a certeza da maestria de Murakami. Maravilhosa leitura.

31/03/2020

Gosto muito de como o Murakami conta suas histórias. É o segundo livro que leio dele, e em ambos percebi que ele vai soltando informações aos poucos, aparentemente desconexas, e as elas vão se amarrando muito sutilmente, nos detalhes, até você começar a entender o que realmente está acontecendo. Não vou falar mais nada pra não dar spoilers, mas posso dizer que estou muito animada para o próximo da trilogia.

AnaB. 12/12/2023

Cair nesse esquema de pirâmide e vim chamar mais 2 amigos pra ler 1Q84
Mais um livro que veio de indicação e amei cada capítulo. De início a história parece que não vai dar em lugar nenhum. O livro até parece uma grande introdução mas tenho certeza que o Murakami esta preparando para os próximos livros da trilogia.

Já estou envolvida com cada personagem do livro 1 e ansiosa para saber o que vai acontecer com eles ♥

Rafael.Montoito 13/04/2020

Original e inquietante
Neste livro, duas histórias se desenrolam, a princípio, independentes: a de Aomame - a mulher misteriosa que trabalha como assassina de aluguel e mata homens que tenham molestado ou agredido mulheres - e a de Tengo - um professor de matemática que, nas horas vagas, escreve contos e que reescreve, em segredo, os originais de "Crisálida de ar", um romance escrito por uma jovem de 17 anos que vira, quando publicado, um extremo sucesso. Ambos, em determinado momento, tem a sensação de não estarem mais vivendo no mundo normal, no ano de 1984, mas em outro mundo paralelo, que chamam de 1Q84.
A história original, a narrativa entrecortada e as múltiplas referências culturais são outros pontos que reforçam a vontade de seguir lendo-o e avançar para os dois próximos volumes dessa trilogia.

P.G. Headway 14/05/2020

Uma obra-prima!
Merece 5 estrelas pela qualidade da escrita, pela redundância regida com maestria, pela construção dos personagens marcantes, e pelos detalhes tão bem descritos. Leia e releia! Se você já pensou em ser um escritor, nosso querido Murakami precisa estar na sua estante!

Milena 31/07/2020

Um livro fascinante
É incrível como a narrativa te prende muito no inicio do livro, na verdade o livro já te prende na sinopse. Mas ao decorrer do livro a objetificação das mulheres se mostra muito presente, fazendo com que eu tenha tido um pouco de ranço do personagem masculino. Mas é instigante como cada parte da narrativa de um e de outro vai se encaixando no decorrer da história, fazendo com que o leitor vá ligando os pontos e faça com que o leitor leia cada vez mais rápido para então poder descobrir para qual rumo a história está te levando.

@days2a 15/09/2020

Meu primeiro livro do Murakami
Leitura fluída, me prendeu completamente.

10/10/2020

É incrível como Murakami consegue prender o leitor desde as primeiras páginas. O livro começa com Aomame pegando um táxi, presa no trânsito, e do nada entramos em uma narrativa muito louca cheia de mistérios e reviravoltas.

Lótus 29/11/2020

Esse é o primeiro livro que leio do Murakami. Achei o texto dele maravilhoso e envolvente... a história realmente me capturou! No entanto, confesso que existem alguns detalhes na história que eu não entendi muito por que estão lá... pelo menos não ainda, já que ainda não li os outros volumes.
Me incomodou um tanto a sexualização exagerada da Fukaeri, sem muita função na história. O livro aborda abuso sexual de uma forma bastante intensa, mas sinceramente, eu não consegui compreender o objetivo dessa abordagem até o momento.
De qualquer forma, a história é boa, o texto é bem escrito e estou curiosa para os próximos volumes!
Ana 13/01/2021minha estante
Eu super concordo com você!! Essa contradição me incomodou bastante e me senti confortável em ler a Fukaeri sendo sexualizada até porque era claro que ela foi vítima de abuso sexual e também porque o Tengo é um personagem que eu gosto muito e não gostava de ler ele pensando na Fukaeri daquela forma. Realmente a única coisa no livro que eu não gostei, porque de resto me apaixonei. Estou no começo do segundo livro.

Ana 13/01/2021minha estante
Quis dizer desconfortável****

sofia_say 21/07/2022

1Q84
Um livro que começa em suspense e termina do mesmo jeito? Sim, apesar disso é muito bom. A escrita do Murakami é fluida, simples e bela. Não recomendaria essa obra para todas as pessoas pois nem todas a apreciariam. Afinal, ele descreve, zomba e explica como o mundo realmente é, o que algumas pessoas podem encarar como problemático.

Diego.Rates 18/01/2021

Começo genial de uma trilogia inovadora
Na minha primeria experiência com Murakami, fui introduzido a essa sensacional história, que, apesar de possuir vários conceitos extremamente diferentes dos que eu estou habituado, gostei bastante e o estilo de escrita é muito bom, com diálogos interessantes e personagens muito bem construídos.

O enredo é extremamente envolvente e te deixa bastante ansioso pra prosseguir para a próxima parte dessa trilogia