1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Brenda.Maria 09/11/2021

Admito que demorou pra sair minha opinião sobre esse livro, parte de mim estava com preguiça e a outra parte sem saber como expor.

De começo você se depara com dois personagens principais vivendo suas vidas individualmente sem cruzar caminhos, um é escritor que ainda não lançou nenhum livro, mas viu a oportunidade de reescrever uma obra no mínimo bizarra, e o outro é uma assassina de aluguel/justiceira que também trabalha em uma academia como personal.

Eu achei interessante ambos estilos de vida (embora em algumas vezes não concorde com a conduta ou frases dos próprios personagens ), mas confesso que especialmente esse livro do Murakami é muito arrastado, lento, demora muito o desenvolvimento, até entendo que o fato de ser 3 livros contribua para isso, mas acho que se o ponto máximo da minha curiosidade como leitora chegasse mais pela metade do livro, talvez eu tivesse me interessado mais ainda pela história.

Provavelmente eu continue lendo o livro 2 e 3, mas é um processo que vai demorar até que eu me sinta envolvida pela história

Dave.Christian 01/11/2021

Que raiva? boa rsrs
O primeiro livro da trilogia, constrói muito bem os personagens e as várias tramas que vão se cruzando até o momento que? o livro 1 acaba?
Acho que o único ponto negativo é que Murakami sexualiza demais as personagens femininas? acho que passa do ponto?
Mas a escrita e a narrativa é Fantástica, muito curioso para os próximos

Deco 24/10/2021

Obra magnânima
Você gosta de livros intrigantes e com personagens bem construídos, então Haruki Murakami e toda sua obra será interessante. ⠀
.⠀
A trilogia 1Q84 (o título é uma alusão ao famoso livro de George Orwell -1984) é considerada a magnum opus desse autor. ⠀
.⠀
A história se passa no Japão (o autor é japonês) e isso traz um adicional de conhecer um pouco melhor a cultura japonesa contemporânea. Temos dois protagonistas, um homem e uma mulher (Tengo e Aomame), duas personalidades muito interessantes, sendo ela uma assassina profissional e ele um professor de matemática aspirante a escritor.⠀
.⠀
Cada capítulo é direcionado a um personagem, narrando histórias paralelas. Desde o início sabemos que os personagens vão se encontrar, na verdade precisam se encontrar, e torcemos a cada capítulo para que isso aconteça. ⠀
.⠀
O livro tem magia, mas muito bem entrelaçada com a realidade. O universo ficcional criado é envolvente. Existem muitos enigmas e não espere respostas claras. ⠀
.⠀
Os livros são grandes, mas a leitura é rápida, pois a escrita é inteligente e fluída. Eu fiquei desejando mais. Mundos paralelos, artes marciais, seitas secretas e poderes estranhos, uma história eletrizante.⠀

Tonim 14/10/2021

Formidável, espero que os próximos mantenham a qualidade.
Esse livro é uma verdadeira sinfonia literária ? e muito bem orquestrada, diga-se de passagem. Uma grande miscelânea de influências e reflexões, construidas ao redor de uma história relativamente simples. Não é perfeito, principalmente em relação as descrições físicas das personagens femininas (algo que me gerou estranheza, para dizer o mínimo), mas é sem dúvida uma obra prima.

Espero que os próximos livros da série mantenham a qualidade, pois esse constituiu um universo que me gerou muita interesse!

julia 12/10/2021

uma incógnita
comecei o livro tendo vários problemas pra "ignorar" a forma como o murakami sexualiza todas as personagens femininas do livro, também tive que esperar bastante até ficar entretida com a leitura. mas a história em si é bem construída, principalmente com relação a comuna e os movimentos políticos/sociais que deram origem e a transformaram. você termina o livro sem realmente saber o que é verdade e o que não é, podendo tudo ter sido algo que... não existe? é uma incógnita mas que vale a pena ler, se você tiver paciência.

umbookaholic 30/09/2021

perdão o palavreado, mas qUE LIVRO DO [*****]

eu tenho (alguns tantos) motivos pra tirar uma estrela desse livro e fechar a nota com 4, mas eu não estaria sendo justo com a minha experiência de leitura. apesar d alguns dos problemas que mencionei ao longo da série de vídeos que fiz sobre ele lá no canal, essa foi uma das melhores leituras que eu fiz no ano, COM CERTEZA! eu amei esses personagens, amei a atmosfera que o Murakami cria e, [*****], fiquei envolvido com a trama do Crisálida e com os desdobramentos da vida da Aomame desde os primeiros capítulos! vibrei, sorri, temi pela Eri e fiquei com vergonha alheia em DIVERSOS momentos!

essa foi a minha primeira experiência com literatura japonesa e eu amei a forma como eu me senti nesse Japão de 1984! a escrita do Murakami é uma DELÍCIA e ele cria uma ambientação muito foda nos livros dele, que me transportavam 100% pra dentro da história: seja observando a(s) luas na varanda com a Aomame ou aprenciando um bom vinho e um bom livro na sala da casa do Tengo. incrível, incrível, incrível!

agora, pras pessoas q não leram, precisa ficar mais do que claro que isso não é uma trilogia!!!!!!! 1Q84 é um livro só dividido em três partes! digo isso pq ele sozinho não apresenta todas as respostas que a gente precisa, mas sim encerra um arco!

INCRÍVEL DEMAIS! agora vou ter q me segurar pra não correr e extrapolar as metas! kjkkj
Maholive 27/10/2021minha estante
Homem q inferno tudo q vc fala com essa intensidade eu tenho vontade de começar a ler pra amanhã!!!!
Obrigada pelo mimo de ter criado seu canal e me permitir sentir a agonia citada acima aaaaaaaaa

Yuka 26/08/2021

1Q84
Tengo é um professor de matemática em uma escola preparatória e em suas horas vagas dedica seu tempo em escrever um livro. Um dia um conhecido seu lhe pede ajuda para reescrever um livro cuja autora é uma garota misteriosa de 17 anos.
Aomame é instrutora de artes marciais mas seu principal trabalho é assassina de aluguel. Ela trabalha para uma elegante senhora eliminando homens desprezíveis que abusam de mulheres sem deixar rastros.
O livro conta a história intercalada desses dois personagens, onde na infância eles tiverem um breve momento de ligação e depois cada um seguiu seu caminho. É uma trilogia então acredito que o ponto crítico da história ainda está por vir. Para esse primeiro volume confesso que me senti perdida e confusa. No entanto a narrativa é viciante e estou ansiosa para saber os destinos de Tengo e Aomame.

Gabi 12/08/2021

História de Personagens
Ler Murakami é esperar que seus personagens nunca estejam envoltos em alegria e uma base de família estruturada, só há traumas e problemas em família. Partindo desse ponto, muitos de nós temos problemas e questões difíceis em nosso coração, mas que nunca expomos para alguém, claro que metade dos problemas desses personagens se resolveria com terapia, mas estamos falando da literatura de Murakami, seus personagens dispensam essa ajuda, talvez as pessoas ao seu redor pensem e ate frequente algum, mas não eles.
Bom, deixa começara história. Primeiro somos apresentados a Aomame, uma personagem que hora à primeira vista pensamos que está sendo ludibriada a não esperar o trafego enorme de Tóquio por um atalho subterrâneo do taxista que havia pegado, assim como ela somos levados a esse subterrâneo, o que à primeira vista parece um problema aparente, o verdadeiro problema é Aomame e sua perigosa profissão (eu levei um susto).
Depois somos levados a Tengo, um aspirante a escritor e editor que descobre um manuscrito arrebatador de uma jovem moça de 17 anos, entusiasmado ao lado de seu amigo chefe da editora, descobre que aquela história de uma menina inocente, revela-se um de seus piores pesadelos.
Esses personagens em suas realidades descobrem estão envolvidos em uma ceita repleta de obscuridade, mas quando se não tem muito o que perder, seguir ate o final é a única saída.
Quem está por trás da ceita? Aomame finalmente sentirá que sua dívida de impotência será paga? E Tengo conseguirá se livrar do trauma que cerca seu nascimento? Essa são as perguntas centrais do texto que faz querermos saber como vai acabar essa história.
Amei cada palavra, não há nada que não deveria está ali. Estou lendo as sequencias tudo de uma vez, mas com medo de dizer tchau, favoritei o primeiro, vamos ver os próximos.

@limakarla 02/08/2021

Terminei o livro assim como comecei, não entendendo absolutamente nada, mas ainda curiosa e sentindo vontade de ler até descobrir. Vamos ver o que se segue no segundo.
Tasha 02/08/2021minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Otávio 02/08/2021

a história de haruki murakami é muito envolvente e faz com que o leitor fique fascinado por aquele mundo que vai sendo criado e (praqueles que gostam de uma historia mais fechadinha) o livro começa e termina e vc fica meio perdidinho

Amilton.Dantas 28/07/2021

Muitas possibilidades...
Apesar de se demorar muito na construção dos personagens, a escrita de Murakami é simples e direta. Para quem não tem muito contato com a cultura japonesa, alguns personagens parecem um pouco deslocados da realidade, com atitudes por vezes cômicas e inesperadas.

O 1º da trilogia de 1Q84 avança vagarosamente e deixa muitas dúvidas e possibilidades sobre o que está acontecendo de fato na trama. Ficamos com um "tá, mas onde isso vai dar?" na cabeça.

Se fosse para indicar somente esse livro, eu não indicaria, pois, com exceção de alguns trechos, ele por si só não é um livro muito empolgante. Então vou esperar terminar os próximos para ter uma opinião mais acertiva.

André 24/07/2021

Com todo respeito a quem gostou do livro, mas pra mim foi uma experiência horrorosa e decepcionante. Sempre ouvi falar muito bem do Murakami e comecei o livro com boas expectativas, mas acho que tomar um tiro no joelho teria sido mais prazeroso do que ler esse livro.

Vou falar dos pontos positivos do livro primeiro: ele acaba. Pontos negativos: ele demora mais de 400 páginas pra acabar.

Falando sério, a premissa até é interessante, tem potencial, mas é estragada por uma escrita extremamente enfadonha, repetitiva, cheio de enrolação e divagações que não acrescentam nada. Também achei o livro sutilmente elitista em alguns momentos. Já em outros momentos o autor parece querer tecer comentários sociais, mas despeja apenas um senso comum burro.

Mas, o que estraga o livro completamente é a misoginia do autor. É inacreditável a incapacidade dele de não fetichizar todas as mulheres do livro a todo momento. O tempo todo fazendo descrições dos seios das personagens, mesmo quando a cena não tem nenhum contexto sexual. E essa fetichização fica ainda pior por acontecer até com personagens menores de idade. Fora a abordagem, no mínimo, irresponsável sobre estupro e abuso sexual de menores.

Sinceramente, não tem desculpa plausível pra abordagem misógina do livro. Se era uma crítica, tem que ter um contraponto pra deixar claro o que tem de errado ou então acaba só reproduzindo um discurso extremamente problemático. E se no 3º tem uma "explicação" pra isso, porra, ter que ler mais de 1000 páginas pro autor falar "aí pessoal, machismo é errado, vlw flw" é ridículo, fora que muita gente, assim como eu, vai deixar de ler os outros volumes depois dessa abordagem do 1º e nunca vai ver a explicação (isso considerando que tem uma, mas duvido muito que tenha).

Enfim, esse foi um livro que mais do que me desagradar, também me irritou.
Soph 24/07/2021minha estante
Uau nem li mas eu sei q falou tudo

Alessandro117 23/07/2021

As duas Luas do Japão.
Aomame é uma professora de Marte marciais que faz trabalhos para uma senhora rica, mata homens que abusam e violenta mulheres.
Tengo, professor de matemática e escritor, sempre quis publicar seus livros, mas se depara com uma proposta do seu editor para reescrever um livro com grande potencial.
O escritor Murakami separa a narrativa em capítulos distintos, que a princípio não possuem nenhuma relação e que vão se interligando por fatos sutis, criando ondulações fortes na narrativa e escreve com maestria plena.
Sua narrativa aparentemente começa com o pé no chão, sendo só um livro de suspense com crime e que com o passar do tempo se desenrola em uma narrativa fantástica para ser explorada mais nós demais volumes de 1Q84.
Todos os personagens são bem desenvolvidos, desde os protagonistas até os secundários, e aprofundados dentro dos seus expectros e vivências, tornando a leitura extremamente agradável.

geovana miranda 23/07/2021

Tomo 1
Esse livro tinha tudo para ser uma nota ótima pra mim, mas não rolou.

Não entendi ainda o propósito do autor com algumas coisas, mas me incomodei demais com a fetichização com os corpos femininos. Cada capítulo ele fazia questão de falar do corpo de todas as mulheres do livro. Terminei a história com ranço do autor e do Tengo também kkkkk

Não fez muito sentido pra mim ele trazer essa realidade de mulheres que sofreram relacionamentos abusivos e homens que estão pagando por seus erros e ao mesmo tempo tratar todas as mulheres adjetivando seus corpos e retratando de sexo. Também não sei se isso é algo cultural do país, mas pra mim só empobreceu a história e deixou bem pedante.

Apesar disso, gostei muito de como as histórias foram se convergindo. A construção da narrativa, as semelhanças entre os dois pontos de vista e a própria construção da fantasia/ficção foi deixando a história muito imersiva.

Confesso que estou bem interessada em continuar a leitura, mesmo com as ressalvas.

site: https://www.instagram.com/geovanainthebooks