1Q84

1Q84 Haruki Murakami

Resenhas - 1Q84

Carlos Henrique 15/07/2021

O que está acontecendo?
1q84 é um livro intrigante e não sei se consigo explicar os méritos dele. Você inicia a leitura com Aomame, presa no trânsito e atrasada para um compromisso. Parece algo banal e cotidiano, mas a escrita de Murakami prende você de imediato a esses acontecimentos iniciais. Por que Aomame se lembra tão bem da Sinfonietta de Janácek? O que o taxista quis dizer com "As coisas não são o que aparentam ser"? Não dá pra seguir mais a fundo sem dar spoilers sobre a personagem mas os rumos que ela segue são surpreendentes. Em seguida entra o segundo protagonista do livro, Tengo, um professor de matemática aspirante à escritor. E se você pensa que com Tengo as coisas serão mais monótonas ou normais, está muito enganado. Os acontecimentos com ambos os personagens vão aos poucos nublando as barreiras do "real" e flertando cada vez mais com o estranho. Em um livro relativamente grande não recebemos resposta alguma para o que está acontecendo e até mesmo o entrelaçamento das tramas não é 100% reconhecido. Ao terminar a leitura é impossivel não querer iniciar imediatamente a leitura do segundo livro. O que está acontecendo aqui? Aonde isso vai dar? Mesmo saindo apenas com perguntas foi uma das leituras mais prazerosas e fluidas que tive esse ano. E vamos para o volume 2!

lumis 26/06/2021

Fluido e cativante
O autor tem um jeito único que nos prende do início ao fim, o modo como organiza os capítulos é perfeito para isso. O livro 1 não é nada resolutivo, só apresenta a história. Ansiosa para os próximos.

Lucas.Barbosa 14/06/2021

Um bom livro
Eu não sei ao certo o que me prendeu nessa leitura, mas desde o começo a curiosidade em saber o que estaria por vir me fez ficar extremamente entretido. Os mistérios que ele traz, os personagens que são sutilmente explorados, as histórias que se cruzam de uma forma quase que indireta fazem o leitor se prender ao que está por vir. Confesso que não acabou da forma que eu imaginava, mas também mal posso esperar a hora de ler o próximo livro, que imagino eu trará mais algumas respostas. No mais, é um bom livro, com muito potencial a ser explorado na sua continuação.

Giuliane.Souza 27/05/2021

Muito doido
O Murakami tem um dom particular de contar umas histórias muito malucas de um jeito que você pensa "ah beleza normal isso aí"... Adoro isso na escrita dele. E quero ver aonde o Tengo e a Aomame vão chegar nessa história que por enquanto está muito boa.
Tânia 07/06/2021minha estante
Hahaha "a beleza, normal isso aí" define bem mesmo!

Juh 26/05/2021

Meu Deus que livro!!!
"Quando se faz algo incomum, as cenas cotidianas se tornam um pouco diferentes do normal. Mas não se deixe enganar pelas aparências. A realidade é sempre única."
Acompanharemos o ponto de vista de Aomame e Tengo,nessa falha temporal do ano de 1984, além de vários outros personagens únicos.
Que livro único, foi uma jornada incrível de fazer, em nenhum momento o livro me deixou entediada, e sim muito instigada a encontrar respostas para o que estava acontecendo. Nem tudo foi respondido, o que me deixa mais ansiosa para ler o resto da trilogia. Uma obra maravilhosa!

Neila.Villas-Bôas 24/05/2021

Murakami, um japonês ocidentalizado
Como na verdade esse livro é apenas a primeira de três partes de um só livro q foi dividido as coisas terminam de forma bem aberta. As histórias são muito interessantes e aguçam a curiosidade. Vamos ver se no livro 2 as narrativas de Tengo e Aomame se cruzam, se completam e conversam entre si. Uma coisa q me incomodou um pouco e q achei um pouco desnecessária é a relação dos personagens com o sexo, a forma como isso é abordado, às vezes de forma abrupta, com uma erotização de tudo. Mas pode ser q lá na frente isso tbm se explique, né.
No mais, muito feliz de estar conhecendo esse fenômeno da literatura japonesa contemporânea.

Kimie1 21/05/2021

Murakami se concretizando como um dos meus escritores preferidos a cada livro que leio dele. Eu me identifiquei com cada personagem, mas ele me fez refletir e compreender coisas sobre mim mesma.
É uma leitura leve e muito pesada. Leve porque ela flui facilmente, pesada por causa dos temas. Realmente não era o que eu esperava.

FilipeSS 12/05/2021

Esse prineiro livro é una grande introdução e apresentação de personagens. O clima que Murakami imprime é bem legal e ficamos curiosos para seguir a leitura dos outros volumes. Entretanto, não chega a ser uma leitura irresistível.

Robert125 09/05/2021

É o último livro que leio do autor.
E lá vamos nós... Meu terceiro e último contato com Murakami me trouxe até o seu melhor romance. O que acontece de diferente neste é a visão de uma personagem feminina justiceira em contra ponto com um personagem masculina escritor, que em algum momento da estória se colidem. Diferente dos outros, nesse o autor aborda questões sociais de maneira satisfatória e com nuances pertinentes para época, mesmo que a visão e apontamentos sejam enfadonhas e problemáticas. No geral, gostei do desenrolar da trama, mas não pretendo dar continuidade a trilogia ou em outros livros do Haruki, pois a vida é curta demais para perder tempo com autores que não nos agradam.

victoria961 29/04/2021

murakami sempre categórico
parece que esse cara sabe exatamente onde colocar cada situação pra te obrigar a não fechar o livro até finalizar!

apaixonada pela separação perfeita de capítulos de todas as obras dele, a escrita que flui como se alguém estivesse te contando fofoca enquanto toma um café.

livro com muitos gatilhos, alguns trechos problemáticos mas sabe trabalhar o mistério a ponto de te deixar assim > ? < em diversas partes.

personagens hiper bem construídos puta merda como sempre! aomame 100% meu tipo de mulher

Pam Pam 28/04/2021

Para quem gosta de ficção científica é muito bom. Trata-se de um mundo paralelo ao mundo real, com seita com virgens, duas luas, romance e etc. Me prendeu, tanto que li a trilogia toda

ogabrielborges 24/04/2021

Primeiro contato com a literatura japonesa
Uma ótima introdução à trilogia, personagens complexos e envolventes e um mistério refrescante!

Giovana 22/04/2021

Não esperava gostar tanto. Achei fascinante. Dá muita vontade de continuar a ler e descobrir o que está acontecendo. Não vejo a hora de começar a ler o segundo livro.