Um Romântico Incorrigível

Resenhas - Um Romântico Incorrigível

1 | 2 | 3 | 4

CooltureNews 12/02/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
Um homem romântico, que escreve sobre casamentos, com crise de idade e em busca de um amor, mas sem nenhuma sorte nesse quesito. Se a personagem fosse uma mulher, seria mais um livro como qualquer outro. Mas nessa temos um homem, um HOMEM. E isso torna tudo mais engraçado.

Gavin é um personagem cativante, meio atrapalhado, mas otimista e passa por poucas e boas em busca de Melinda, a garota que conheceu no primeiro dia do ano e pela qual se apaixonou perdidamente. Nessa busca, ele acaba encontrando a Melinda errada, se inscreve num site de relacionamentos, passa por algumas crises em seu trabalho e acaba escolhendo o casamento errado para cobrir.

O autor, Devan Sipher, ao construir essa história buscou caminhar por caminhos conhecidos, já que ele também escreve a coluna de casamentos “Vow” no New York Times, assim como seu personagem. Assim, ele teve que se arriscar pouco ao desenvolver o ambiente em que a trama se desenvolve, tendo que concentrar-se mais na definição e crescimento dos personagens.

Pode ser que eu seja muito critica em relação a comédias românticas, mas este livro, apesar de ser divertido, não é exatamente um Best Seller. Tem pontos muito positivos, mas o tom de quase mistério que o livro toma perto do final deixou a desejar, e sua conclusão foi quase sofrível. Em compensação, as confusões sofridas por Gavin me fizeram rir, mesmo achando que ele havia sido um “pateta” na maioria delas.

Algo que percebi durante a leitura, foi que essa edição teve alguns erros de revisão grosseiros, com uma ou outra frase sem muito sentido. E falta de uma folha branca no final deixa com a sensação de final abrupto do livro. Mas tirando isso, a diagramação está perfeita, muito confortável aos olhos.

Foi um livro que gostei de ler, mesmo que tenha demorado um pouco para engatar na leitura. Tem um clima otimista e romântico, sem muito dramalhão, o que já conta pontos a favor. Recomendo para intercalar com aqueles livros com uma alta carga emocional, pois representa um delicioso frescor a mente e, por que não, ao coração.

Joice (Jojo) 26/03/2013

Péssimo!
"Um romântico incorrigível", de Devan Sipher, é um dos piores livros que já li. Com argumentos fracos e personagens idem, ele quase me faz duvidar sobre a capacidade de personagens masculinos serem bons protagonistas de romances. Quase.

Na história, acompanhamos Gavin, um jornalista que escreve uma coluna sobre casamentos, mas que nunca foi casado (grande coisa!) e está à procura de sua alma gêmea. Logo no início do livro, somos apresentados a Melinda, e Gavin se apaixona por ela, mas a deixa ir embora sem pegar sequer um número de telefone. A partir daí, ele faz fracas tentativas de encontrá-la, além de começar dolorosas reflexões sobre por que ele não encontra sua alma gêmea, por que ele é tão infeliz etc.

O protagonista de Sipher é fraco, imaturo, sem carisma e vive metendo os pés pelas mãos (de uma forma nada fofa). As decisões que toma parecem de um adolescente sem vivêcia alguma, e não de um cara com quase 40 anos.

O romance dele com Melinda também não me convenceu, e o drama da história parece muitas vezes forçado. Por várias vezes tive a impressão de que a livro era um roteiro de novela barata.

Em suma: "Um romântico incorrigível" é um livro fraco. Muito fraco.
Adriane31 23/08/2013minha estante
Concordo

saraalmeida.reading 29/03/2021

Romance comum
Um romântico incorrigível é um livro mediano, superficial e previsível. Não amei nem odiei, achei normal sem nada muito surpreendente a oferecer. É muito fácil imaginar o desfecho da história.

Vanessa Vieira 25/07/2013

Um Romântico Incorrigível_Devan Sipher
O livro Um Romântico Incorrigível, de Devan Sipher nos conta a história de Gavin Greene. Gavin é um romântico nato e trabalha em um tabloide de grande circulação escrevendo uma coluna sobre casamentos. Ele faz a cobertura de várias festas excêntricas e pomposas. Porém, sua vida pessoal não é tão glamourosa quanto a profissional, e ele sonha dia e noite com sua alma gêmea; com aquela pessoa especial que transformará sua vida por completo.

Em plena noite de Ano Novo, ele conhece Melinda, uma jornalista esportiva de espírito livre e aventureiro, no terraço de uma festa. Em meio a muito papo sob a luz do luar, Gavin se apaixona pela moça. Eles se despedem e, em um vacilo, ele esquece de pegar o telefone dela. Desde então, os dois nunca mais se encontraram.

Inconformado por perder o contato com sua musa inspiradora, Gavin a procura abruptamente por Nova York. Ele faz uma busca desenfreada pelo Google à procura de pistas sobre a moça, e acaba se metendo em várias enrascadas por conta disso. Quando tudo parece estar perdido, ele a reencontra, mas em uma situação nem um pouco propícia: Melinda está de casamento marcado e Gavin foi encarregado de escrever um artigo sobre a cerimônia...

Um Romântico Incorrigível é um livro apaixonante! Temos um romance leve, divertido, sutil e delicado e que difere dos demais contemporâneos por ser descrito sob a ótica de um protagonista masculino, que acredita piamente no amor. Narrado em primeira pessoa por Gavin, acompanhamos todos os seus anseios, dúvidas, incertezas e, sobretudo, as suas divagações a respeito do genuíno e puro amor, e sua busca desenfreada para concretizá-lo em sua vida.

"Uma mulher não tem que mostrar sinal de interesse. Tudo que a flor tem de ser é uma flor. Cabe à abelha ir até a flor. Se ela sorrir para você, ótimo. Se der uma olhadinha, melhor ainda. Mas ela não tem que fazer nada disso. Você é a abelha. É você quem precisa demonstrar interesse, mesmo que não tenha nenhum encorajamento como retorno. Você ainda é a abelha, e a abelha precisa de mel para viver."

Gavin é um personagem irremediavelmente romântico e de profunda sensibilidade. Diferente da maioria dos homens - que não querem compromisso e sim apenas uma noite de diversão -, ele sonha com a sua metade da alma, com aquela pessoa que irá completar a sua vida. Os seus pensamentos acerca do amor são sublimes e espirituosos, e me encantaram bastante durante a leitura. Me diverti muito também com as cenas de comédia da trama, em especial quando ele conhece as "Melindas falsas" antes de se deparar com a verdadeira.

"(...) Na literatura, existe uma longa tradição de empreitadas e gestos românticos por heróis também românticos, e, comparado ao lance de bater de porta em porta com um sapatinho de vidro na mão, até que eu estava me comportando de modo bem racional (...)."

Em suma, Um Romântico Incorrigível é uma comédia romântica sensacional, e que agradará em cheio os leitores, especialmente as mulheres. O protagonista tem uma forma linda de encarar o amor, e nos mostra com clareza e exatidão a alma masculina, vista de um ângulo parcamente explorado na literatura. A capa é muito bonita e sintetiza bem o conteúdo da obra, e a diagramação está excelente, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade, marcas registradas da Verus Editora. Recomendo, com certeza!

site: http://www.newsnessa.com/2013/07/resenha-um-romantico-incorrigivel-devan.html

Mari 04/01/2015

Um romance (in)substituível
Quando li a sinopse do livro pela primeira vez senti uma vontade enorme de começar a lê-lo no mesmo instante. Isso foi a mais de um ano. Por isso não sei ao certo se foi uma mera mudança de gosto pessoal ou se de fato este livro é muito superficial - no quesito aprofundamento no enredo, eu digo. Acontece que me decepcionei.

Um romântico incorrigível conta a história de Gavin, um colunista que escreve sobre casamentos em um jornal nova-iorquino. Sua profissão é quase uma piada do destino: apesar de ser extremamente romântico (como já sugere o nome do livro) e beirar os quarenta anos, se encontra solteiro - e não por opção.

Ao acompanhar sua melhor amiga a uma festa no dia seguinte da virada do ano novo, acaba conhecendo a atraente, aventureira e divertida jornalista Melinda. Foi amor a primeira vista. Infelizmente para nosso Romeu, ela acaba indo embora sem que ele tenha a chance de pegar seu número, ou ao menos saber seu sobrenome.

Apesar do livro ter tudo para dar um bom enredo, o escritor se perde após a despedida do casal e não consegue costurar um bom desenrolar para a história, infelizmente.

Se você não se importa com tramas que demoram para acontecer, vai em frente, leia o livro. No fundo a história é bonitinha (?) . Se não, não perca seu tempo, acredito que você possa encontrar outros livros na mesma linha que tenham uma maior riqueza dê personagens, trama, capazes de prender com muito mais facilidade.

Suzane46 22/10/2014

O último dos românticos?
Nós, leitores, às vezes tentamos mudar o tipo de leitura. Estava em busca de um livro em que o narrador/personagem fosse um homem, assim como o autor, para tentar ter outra visão: mais objetiva? Menos dramática? Não sei exatamente o que buscava, mas cheguei até esse livro tentando enxergar uma história pelo ponto de vista masculino. Não encontrei o que buscava: parece que temos uma narradora chorosa em busca do amor.
Gavin é um jornalista que escreve uma coluna sobre casamentos assim como o autor do livro, Devan Sipher - para um importante jornal, em contrapartida sua vida amorosa não é bem-sucedida. Ele sonha em casar, ter filhos, deseja o felizes para sempre dos casais sobre os quais escreve. O livro narra a busca de Gavin para conseguir encontrar o amor da sua vida.
No geral a história é simples, divertida, mas não prende, tinha tudo pra ser um ótimo livro, mas o autor se perde e só ao fim do livro retoma o caminho. Há muitas referências e comparações que tentam situar os leitores, mas só fez com que eu me sentisse perdida: não conhecia a maioria dos atores, filmes ou citações que estavam postas como comum a todos, universal. Como toda leitura é válida, recomendo.
Thamares 22/10/2014minha estante
Não sei se foi expectativa demais para o livro, mas também me decepcionei com o ponto de vista masculino, o mocinho tava mais para mocinha de telenovela com melodramas desnecessários. E também fiquei perdida com as referências, não conhecia metade delas.

Suzane46 23/10/2014minha estante
Bem isso! #Frustada

markitomg 02/07/2014

Um autor confuso!!!
O livro sofre de um grave problema. falta de continuidade. A estória é simples, clichê hollywoodiano e brega, o que teria tudo para fazer sucesso, porém o autor transforma uma história curta em um livro cheio de encontros e desencontros desnecessários para a trama, fazendo com o que o leitor se sinta cansado e note o quão fútil são aqueles capítulos para o enredo principal.

Iza 28/10/2013

Um Romântico Incorrigível... gênero masculino?
Lançado por um novo autor de um curso de escrita criativa, Um Romântico Incorrigível traz a história de Gavin Greene, jornalista responsável pela coluna de casamentos num dos jornais de mais prestígio nos Estados Unidos: The Paper. Ele leva uma vida solitária, rotineira e pautada em prazos, mas está procurando pela sua alma gêmea. Apesar de escrever sobre histórias de casais apaixonados, Gavin anda tendo problemas para encontrar o amor, pois Melinda - a mulher que conheceu numa festa na qual ele foi forçado a ir por sua melhor amiga, Hope, - desapareceu.

Depois desse desencontro, o livro mostra as tentativas hilárias e constrangedoras nas quais Gavin se envolve para encontrar Melinda, pois eles não trocaram telefones e depois de uma curta conversa, ele está convencido de que ela é a mulher da sua vida.

Com a ajuda de seus entrevistados - especialistas no amor talvez? - Gavin se aventura numa jornada em busca da felicidade e autoconhecimento. É a visão de um homem nas aventuranças do amor. Garanto que será uma leitura envolvente e cheia de risadinhas.

No entanto, há um ponto que me incomodou durante a leitura. Não sei explicar o porquê, talvez o autor seja novo e apostou alto numa nova maneira de escrita: todo o livro é recheado com referências ao "mundo real". Em quase todos os capítulos, há referências à filmes, citações, atores... e, apesar dessa tentativa de comunicação com os leitores, acredito que Devan passou do ponto. Por mais que eu goste de pensar que o protagonista pareça com o James Franco, não queria ter uma imagem pronta na minha cabeça.

De qualquer modo, foi uma leitura diferente, mas de um tom que me agradou muito. O estilo de narrativa do autor foi um presente, há tempos tentava encontrar alguém que escrevesse do modo como Devan escreveu nesse livro: Gavin tem seus pensamentos constantemente bombardeados pelas mudanças ao seu redor e como é espirituoso e irônico, os melhores comentários saem de suas reflexões.

Eu adorei o livro. E vocês darão uma chance?

site: http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

Larissa Haerolde 09/10/2013

Um livro divertido, mas que deixou a desejar.
Três estrelinhas (e meia) ao nosso romântico incorrigível, Gavin.
O autor consquista o leitor com sua narrativa leve e mega divertida. E este é o ponto mais positivo do livro. Conhecemos o Gavin, colunista do melhor jornal do país e blá blá blá. Como já sabe, ele escreve sobre casamentos. Um profissional bem sucedido que as vezes parece mais viver no vermelho, chegando a considerá-lo meio mesquinho (me refiro ao jantar dele, em um encontro). O personagem passa insegurança, que confesso, não é muito que esperamos de um personagem masculino, e acaba perdendo um pouco o brilho. Há também muitas faltas cometidas por ele, durante a busca de Melinda, quem ele conhece na noite de ano novo e se apaixona, e que demora um pouquinho a reencontrar. Contudo, me apaixonei pelos pais do Gavin, que me fizeram dar boas risadas. E o irmão dele, é um personagem que não deixou a desejar. Não é uma história sem pé nem cabeça. Também não foi feita para que você vivesse "grandes emoções" com o personagem. Mas que simplesmente se entregasse a história e relaxasse.
Desculpe revelar, mas ponto negativo para o final, foi abrupto e ficou inacabado.
Mesmo assim, recomendo, por ser simples e divertido.

Nathy 04/06/2013

Um Romântico Incorrigível – Devan Sipher | O Blog da Mari
Logo quando vi a sinopse do livro fiquei muito ansiosa para ler, tanto que quando ele chegou passei na frente de todos os outros da minha lista de leitura e não me arrependo nem um pouco por isso. Simplesmente porque o livro foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Uma das coisas que adorei no livro foram as referências atuais, tanto os atores quanto os filmes eram conhecidos por mim, o que me deixou ainda mais conectada com a história. A narrativa é em primeira pessoa, mas ao contrário do que estou acostumada, ela é feita pelo personagem masculino.

Gavin é o personagem principal dessa maravilhosa história. Ele é um jornalista que escreve sobre casamentos, porém na visão dele todos aqueles casamentos pareciam entediantes assim como a forma, que os noivos se conheceram. Um fato interessante, tinha a impressão de que a história seria como o filme “Vestida para Casar” e pesquisando a vida do autor descobri que nos Estados Unidos rolam boatos de que o filme tenha sido baseado na vida dele. De qualquer maneira gostei demais do personagem, porque apesar de seu jeito de se autodestruir, no que se refere sua imagem, ele é muito divertido e somente se mete em enrascadas. Se o livro não tivesse nada de romance, ainda assim seria muito divertido, tanto que a última coisa com que me preocupei foi com o romance.

“- Você é tão bonitinho! – disse ela – A cara do James Franco. Aposto que muita gente diz isso – Tive de admitir que já tinha ouvido isso antes, uma ou duas vezes.” Gavin

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/14sZ5ah

Maria Elegiani 09/01/2023minha estante
Não me prendeu. Tentei...tentei...desisti!!

Railan.MagalhAes 21/04/2020

Um romance guichê que eu gostei bastante. É uma história bem leve.

1 | 2 | 3 | 4