Um Romântico Incorrigível

Resenhas - Um Romântico Incorrigível

1 | 2 | 3 | 4

Carol Portela 09/01/2013

Um romântico incorrigível - resenha
Livrinho que não prende. A história é devagar, e o protagonista é tão meloso que dá nervoso. Na verdade, esse comportamento apresentado não é muito típico dos homens. Não recomendo, só li até o final porque foi presente de uma pessoa que eu amo muito.

Naty 07/12/2012

www.meninadabahia.com.br

- Você romantiza demais as coisas – disse Gary. – Continua procurando a mulher que vai transformar a sua vida, mas essa mulher não existe.
Sim, ela existia. Na minha cabeça. Era inteligente. Incrivelmente inteligente. Eu imaginava que ela tinha estudado em Harvard (onde eu só ficara na lista de espera). E sempre interessada no mundo. E não tinha apenas curiosidade. Tinha paixão pelo mundo e espírito aventureiro. Viajara como mochileira pela América do Sul. Ou dera aulas de inglês na Estônia. Ou o tipo de pessoa que consideraria essas hipóteses.
Pág. 25

Gavin Greene trabalha no jornal nº 1 dos Estados Unidos, The Paper, e escreve na coluna de casamentos. A maior ironia é sempre cobrir os casamentos alheios, enquanto ainda está solteiro. Ele sonha em se casar, mas achar um amor verdadeiro está complicado. E ele já passou dos 35 anos. Ele também tem um medo, o de se casar e se tornar seus pais, que brigam o tempo inteiro.

A cada mulher interessante que vê seu coração se anima, mas a timidez é mais forte e ele não se arrisca. Durante uma festa de Ano Novo – sua melhor amiga o arrastou para essa festa – conhece A Garota Ideal. Seu nome é Melinda, ela é linda, contagiante e ele já está apaixonado. Mas um australiano musculoso está ao seu lado e ela vai embora.

Inconformado com a perda, ele acessa os sites de busca: Quem será Sua Melinda? Qual será seu sobrenome? Onde mora? Apesar de todo o esforço, ele não a encontra. Cansou.

Trabalhar num jornal de grande porte e frequentar casamentos, às vezes, de pessoas famosas o faz conhecer várias pessoas. E ele segue em frente, dessa vez, se arrisca e paquera as garotas. Nada dá certo.

Durante uma entrevista, para a cobertura de um novo casamento, Gavin descobre que a noiva em questão é Melinda. SUA Melinda! E agora?

Um Romântico Incorrigível, de Devan Sipher (Verus, 252 páginas, R$ 29,90) é divertido e espirituoso. A leitura é leve e você lê rapidamente. O personagem principal tem humor satírico e honesto, consegue fazer piada de si mesmo e da sua situação. Adorei a ideia do autor misturar realidade com ficção, já que ele escreve na coluna de casamento do The New York Times.

No final tem uma cena meio de suspense, daquelas que você pensa: OMG, coitadinho! E seu coração quebra junto com o dele, depois... O autor dá uma de espertinho e faz uma coisa que nos deixa a imaginar milhões de coisas. O que será que aconteceu entre o último capítulo e o epílogo? (*música de suspense*)

Paula 04/12/2012

É um livro muito fofo de se ler! Realmente para os românticos incorrigíveis e sonhadores.

Gustavo 17/11/2012

Resenha Um Romântico Incorrigivel
Adoro Nova York. E um livro que se passa justamente lá já me cativa. "Um romântico incorrigível" fala de um rapaz que ainda está solteiro, apesar de sua profissão ser justamente falar de casamentos. Como eu tinha acabado de ler o bom "Charlotte Street", este livro se tornou um pouco repetitivo (rapaz que vê uma garota uma vez na vida e vai atrás dela por toda a cidade). E o pior, o autor não fala NADA de NY rsrs.
Mas o livro tem suas qualidades, é uma leitura leve, que tem um climax legal, ainda que tardio; possui reviravoltas interessantes, e um desfecho que não desdenha da nossa inteligencia.
Bom passatempo!

Zilda Peixoto 07/11/2012

Um romântico incorrigível
Foram muitos os aspectos que atraíram a minha atenção para a leitura de Um romântico incorrigível. E a primeira delas foi a capa. Sim, a capa. Tudo bem. Podem me apedrejar. Como alguém ainda julga um livro pela capa. Eu julgo e felizmente fiz uma boa escolha.
Um romântico incorrigível é um daqueles livros que de imediato você se derrete pela roupinha que ele está vestindo, digo: a capa. Logo, nos encantamos pelo conteúdo e se, o leitor se prender a sinopse vai achar que é mais um livro água com açúcar. Calma, gente! É nessa hora que é preciso separar o joio do trigo.

Um romântico incorrigível é um romance muito diferente dos demais romances que são publicados a torto e a direita por aí. Só pelo fato de ser narrado por uma voz masculina e abordar o amor em seu sentido mais amplo, ele merece todos os créditos.

Narrado em 1ª pessoa, o livro possui uma narrativa inteligente e bem engraçada. Não pense que estou falando daquelas tiradas cômicas que podemos encontrar nos livros Chick Lit. Até certo ponto, o livro possui elementos que poderiam ser facilmente identificado como um, mas prefiro categorizá-lo como romance.

Um dos fatores que colaboraram para o sucesso da narrativa foi o fato do autor poder contribuir com características pessoais, já que assim como o personagem principal, Devan Sipher escreve sobre casamentos na coluna “Vows” do New York Times.

Gavin trabalha no renomado jornal The Paper escrevendo uma coluna sobre casamentos. Todas as noivas desejam ter suas histórias narradas por ele. Por isso, ele é um dos jornalistas mais renomados do mercado. Gavin é bem sucedido, mas não ganha muito. Pelo contrário, trabalha demais e namora de menos. Esse é um dos motivos pelo qual Gavin não seja tão realizado assim. Com seus 37 anos beirando a idade do lobo, ele se vê diante de mais um relacionamento fracassado. Suas habilidades com as mulheres são desastrosas. Gavin é um romântico assumido. Seu ofício é relatar a união de casais apaixonados, mas ele mesmo não acredita que um dia possa encontrar alguém que realmente valha a pena. Também pudera; Gavin é muito exigente.

A sorte de Gavin é que ele tem Hope; amiga inseparável para as horas mais difíceis. Hope também não fica atrás. É totalmente desastrada com seus relacionamentos. Ou seja, pelo que vocês podem notar Um romântico incorrigível é um romance repleto de histórias mal resolvidas. Tudo parece perdido até o dia que Gavin acompanha Hope a uma festa e Pi-rim-pi-pim!!! Ele se apaixona perdidamente por Melinda. E aí vocês devem imaginar o que acontece. Não. Não acontece. Gavin flerta com Melinda e quando ele decide pedir o telefone da mulher, ela simplesmente desaparece. Aí começa a saga de Gavin.

Inconformado com sua partida repentina, Gavin vai fazer de tudo, eu disse TUDO para encontrar Melinda. É a partir daí, que o livro começa a ficar interessante. Uma das coisas mais legais do livro é que o autor criou personagens secundários, que na verdade passam a ter tanta importância quanto os primários. Hope, os pais de Gavin e, principalmente, os noivos que são entrevistados por Gavin colaboram para o bom desenvolvimento da narrativa. Pois, imaginem o quanto seria chato se ficássemos o tempo todo lendo a respeito da vida de um solteirão que não pega ninguém. Enfim, muita coisa legal acontece e o leitor se envolve com a história, vibra e torce por todos os personagens.

Cada história narrada pelos noivos traz uma reflexão muito legal, tanto para Gavin quanto para o leitor. Aquela premissa de que todo homem é seguro, que privilegia o sexo antes do amor e coisas machistas do gênero vai cair por terra, mas como nem tudo são flores Gavin também me irritou profundamente. Teve momentos em que sua falta de atitude era inaceitável. Poxa, homem tem que ter pegada, ser firme, decidido. Tinha certos momentos que Gavin era muito inseguro, meu Deus! Mas, essa era a graça né. O personagem tinha que ser amado e odiado para no fim ser aclamado.

O final do livro é previsível, mas não é o fim do livro que conta e sim a maneira como cada personagem foi construído.
A narrativa é fluída e de fácil entendimento. Muitas trilhas sonoras são citadas no decorrer da narrativa, pois casamento que se preze não pode faltar uma trilha bem romântica. A diagramação do livro é bem simples. Balões de coração ilustram a divisão de cada capítulo. Outra coisa bem legal do livro. O título dado a cada novo capítulo é bem engraçado e pertinente com a narrativa. A revisão fez um bom trabalho, a fonte utilizada é ótima e facilita muito a leitura.
Enfim, entre tantas qualidades só me resta recomendar a leitura do livro. E você ainda vai se perguntar porque não tem um Gavin na sua vida.
Nana 22/11/2012minha estante
Lindo.. Lindo. Lindo!!! Adorei seu texto e amei o livro. Vim aqui escrever o quanto a leitura é gostosa, mas pelo visto muita gente também curtiu!! Sem palavras. Um dos melhores do ano!

Aninha 22/10/2012

Um Chick-lit escrito por um homem
Primeiramente me apaixonei pela capa desse livro, e simplesmente não resisti e o peguei para ler assim que o vi ao vivo na Livraria da Travessa. "Um romântico incorrigível" é um chick-lit narrado por um homem, o que é um tanto inesperado, já que isso não é normal acontecer no gênero, e isso me despertou ainda mais vontade de ler , pois a promissa é leve e divertida, do tipo que eu ainda não tinha lido nada igual narrado por um homem. Além de tudo, um homem romântico sem ser escrito pelo Nicholas Sparks não é coisa que eu vejo muito na literatura ultimamente.

"Eu tinha me dado conta de que estar só não é apenas um sentimento. É uma marca. É a primeira coisa que os outros notam. Não importa o que mais você tenha realizado na vida, isso o deixa marcado a ferro como um fracassado aos olhos deles - e, o pior de tudo, aos seus também." (pág. 29)

Tudo começa quando Gavin, um jornalista que tem uma coluna sobre casamentos no jornal The Paper, vai a uma festa de Ano Novo com a sua melhor amiga Hope e conhece Melinda, a mulher perfeita que ele idealizou encontrar a vida toda. Ele se apaixona a primeira vista mas não percebe que ela dá sinais de que também está afim até ela ir embora. Gavin tenta encontra-la por todos os cantos da cidade mas não a acha, e quando ele "desiste" é convidado a escrever uma história sobre o casamento dela.

"Nunca tinha me imaginado arriscando a vida e membros do meu corpo por alguém, ainda mais pela noiva de outro homem, mas havia algo em Melinda que me fazia desejar ser melhor. Mais valente. E um pouco mais idiota." (pág. 168)

Não vou dizer que não é clichê, porque é sim! Esse não é o livro que vai mudar sua vida, nem te dar profundas reflexões, mas não deixa de ser um livro agradável, leve, divertido, engraçado e fofo ao extremo. Quem curte comédia romântica, certamente irá amar esse livro! Vi o tempo todo como se fosse o roteiro de um filme enquanto lia e tirei vários quotes que pude me identificar muito com o personagem, apesar de ele ser um homem. O livro é curto, tem apenas 252 páginas, é bem rapidinho de ler.

"Não me importava mais que a maior parte do que Mike disse soasse artificial. Eu queria o que ele tinha. Queria alguém olhando para mim com desejo em uma foto num porta-retrato. Alguém com quem conversar depois de apagar as luzes. Alguém para ficar ao meu lado no altar." (pág. 83)

Em algumas passagens há um pouco de linguagem jornalística, mas a editora pecou em não colocar rodapés para explicar um pouco o que elas significam, e o leitor precisar procurar em um dicionário (ou ficar boiando). Não é nada que atrapalhe a leitura, mas não custava nada um mimo para o leitor, né? Citam o filme 'Vestida para casar' no livro, mas não entendi também porque a tradução é outra, sendo que o filme não é novo e a edição do livro sim.

O autor deste livro, Devin Sipher, é um repórter da coluna 'Vows' no New York Times, ou seja, seu livro foi totalmente inspirado no seu trabalho. Me pergunto se ele não já encontrou uma Melinda por aí. Quem quiser conhecer mais sobre o autor, ele tem um site onde fala sobre seu livro e carreira.

Sueli 16/10/2012

Eu tenho quase certeza que dentro de algum tempo veremos esse romance nas telas do cinema. E, diferentemente da forma como me senti ao ler esse livro, vou adorar cada segundo do filme!
Será algo na linha das comédias românticas que gosto muito, como “Sintonia de Amor”, “Mensagem Para Você”, “Harry e Sally”, e similares. Até mesmo a trilha sonora está descrita em alguns momentos marcantes do livro.
Mas, preciso confessar que tive que fazer um enorme sacrifício para apagar a imagem do “Amaury Jr” da minha cabeça, durante as primeiras páginas. Não foi fácil, já que o colunista eletrônico é uma das pessoas mais cafonas e detestáveis que já vi na TV! Sinto muito se você gosta dos seus programas! Mas, hoje a resenha é minha....(risos)
Quanto ao livro, posso afirmar que ele seria mais bem recebido, caso fosse lido por alguém mais jovem ou mais generoso, pois não consegui me conectar com Gavin em nenhum momento, mesmo sendo o livro narrado em primeira pessoa, um recurso que auxilia muito o leitor. Isto está virando moda...Moda muito narsísica!
Imagine um protagonista sem nenhuma “pegada”....Pois é, ele é pior!!!!!! Estive pairando ao seu lado e torcendo a cada página para que esse rapaz anêmico, de pescoço fino e sem graça, conseguisse marcar algum ponto, ou mesmo mostrasse um percentual mínimo de testosterona, mas foi inútil até o apito final!
Fala sério! Quem quer ler um livro sobre um homem correndo atrás de alguém e nunca encontrando, e quando encontra põe tudo a perder? Quem quer ler um livro sobre um homem acovardado, tentando manter um emprego de jornalista, apenas porque usa as supostas vantagens que pode ter socialmente? Quem quer ler um livro sobre um colunista de casamentos milionários tentando aplacar a histerias de noivas idiotas?
Veja leitor se não tenho razão, que noiva concorda em fazer uma mega festa de casamento durante os meses de inverno em Nova York, esperando que todos os convidados compareçam, mesmo debaixo de uma das maiores nevascas já vista nos últimos anos?????
O que eu gostei e por isso os meus três corações, foram dos familiares de Gavin, especialmente sua avó de oitenta e dois anos e que corre cinco quilômetros diariamente. Sem contar que achei o casamento de seus pais muito próximo da minha realidade!
Mas, toda essa simpatia pelos personagens mais velhos, não superou essa comédia de erros, além da apatia do romance entre Gavin e Melinda. Até mesmo o clímax final foi pífio. E, para desqualificar definitivamente Gavin aos meus olhos, lembrei-me do conselho de minha avó: “Minha neta, jamais se case com um homem que não saiba dançar! Ele não vai ser bom de cama!” Sei lá como minha avó soube disso....Abafa!
Diana 05/07/2013minha estante
Amei sua resenha!

Sueli 22/08/2013minha estante
Obrigada Diana! Volte sempre!
Bjs

Helena 30/10/2015minha estante
Gostei da sua resenha. Descreve nitidamente como o livro é(já que estou lendo), até agora estou achando muito parado, ele é engraçado mas não convence.

Cah 23/10/2016minha estante
Sueli, sua visão sobre esse livro traduz exatamente o meu sentimento. Era isso que me deixava incomodada com o livro, mas eu não sabia o por que. Agora eu me pergunto: "Por que esse conselho não é passado a todas as avó?" hahaha Obrigada. Disse tudo.

Nathy Bells 14/10/2012

No @Envenenadas - Um romântico incorrigível
Gavin Greene é colunista sobre casamentos em um dos mais renomados jornais de Nova Iorque; o The Paper. Todos os casais querem ter sua história de amor estampada nessa coluna, sendo contada em palavras doces por esse romântico incorrigível. O que a maioria deles não sabe é que a vida amorosa de Gavin está longe de ser um mar de rosas.

Seu último relacionamento sério foi a três anos, ele quer encontrar alguém e seguir em frente, mas suas exigências são altas e seu lado racional não o deixa tomar atitudes espontâneas; como pedir o telefonema da incrível Melinda na festa de Ano Novo que ele foi com sua melhor amiga Hope, que também está solteira atrás de seu par perfeito.

Assim que Melinda vai embora Gavin se arrepende de não ter pedido seu número de telefone e tenta recuperar o tempo perdido procurando na internet, com as poucas informações que tem dela, um jeito de entrar em contato. Ele encontra algumas "Melindas", marca alguns encontros, mas nenhuma delas é a doce e inteligente mulher por quem ele se apaixonou.

Enquanto isso, nosso romântico protagonista ainda tem que dar conta de uma crise financeira no trabalho, que está ameaçando demitir centenas de colaboradores, e ainda precisa ouvir seus clientes abrindo seus corações e dando conselhos amorosos.

Por ironia do destino Gavin acaba aceitando escrever sobre como Alexander, um charmoso candidato a prefeitura, conheceu sua noiva... a incrível Melinda. Transtornado com a notícia de que o amor da sua vida está a um passo do altar, sua ficha cai e ele cria coragem para abrir seu coração e resolver sua situação amorosa.

Super leve e delicioso de se ler, Um romântico incorrigível é mais uma viagem por aquele mundo doce e meigo das comédias românticas apresentadas nos cinemas com frequência. Quem assistiu e adorou "Vestida para casar" deve ler esse livro, pois segundo o próprio autor em seu site, o ator James Marsden inspirou-se nele para ser o Kevin, só que com um cabelo melhor.

Alessandra 11/10/2012

Não me surpreendeu
Acabei de ler ontem,e, sinceramente?? Esperava mais deste livro.A história em si,não me prendeu,esperava um romance mais rico em detalhes e me decepcionei.
Resumindo,previsível,nada além disso.

Fernanda 09/10/2012

Lindo :) Must Read

Minha primeira experiência com comédia romântica com narração masculina, e eu adorei!! A leitura é leve, rápida, divertidíssima e recheada de ironia, a prima do sarcasmo, conhecido como a forma mais baixa de humor, e a que me cativa mais :p

Vocês vão conhecer o Gavin, o nosso romântico incorrigivel que está a procura da sua alma gêmea, viu só como os homens também querem coisa séria?! Brincadeiras a parte, eu gostei muito de ler a coisa toda do outro ponto de vista e fiquei triste porque o livro acabou tão rápido!!

Leiam o resto da minha resenha lá no SuperBookaholic, espero que gostem!! Beijos

Nanda - Blog Super Bookaholic

Camille 25/09/2012

Devan Sipher conta a história de Gavin, um homem que, assim como ele, é colunista de casamento de um respeitável jornal. Sua coluna bem sucedida é um retrato de histórias românticas diversificadas (inclusive que podem perfeitamente fugir aos padrões do comum para livros românticos, como, por exemplo, homem ser mais velho e mais alto que a mulher) e que se encerram em festas grandiosas, caras, podendo as noivas estarem nervosas ou não.

Todavia, Gavin - um romântico incorrigível - ainda não encontrou a outra metade da sua laranja. Sua amiga, Hope, também não. Os dois acabam formando um casal de amigos incrivelmente engraçados a procura do par perfeito com quem dividirão a cama, o milkshake e, claro, o coração. Encontrarão amores improváveis, se decepcionarão e passarão pelo que todo mundo passou pelo menos uma vez na vida.

Em uma narrativa diferente, divertida e até certo ponto real (sim, eu perguntei ao autor via Twitter) Devan fala sobre a vida real em um tom romântico, fazendo com que nos apaixonemos por seus personagens e tenhamos uma surpresa que nos deixa de boca aberta, no meu caso ainda rindo, ao longo da leitura. Uma situação que, sinceramente, eu não espero em leituras do gênero, que tem o costume de ser bastante previsíveis.

Um Romântico Incorrigível entrou para minha lista de favoritos logo nas primeiras páginas, conquistando-me não só pela história e pelo humor, mas pela narrativa maravilhosa do autor. Preparem-se apenas para a quase incontrolável vontade de abraçar Gavin em várias partes do livro, ok? Hahaha Sério, recomendo muito a leitura!
Alessandra 09/10/2012minha estante
estou na metade do livro e estou instigada para saber como será o seu desfecho.

1 | 2 | 3 | 4