Guia Definitivo

Guia Definitivo Rick Riordan

Resenhas - Guia Definitivo

kazgf0 18/05/2021

É legalzinho de ler mas não trouxe nada de novo, foi como um ?resumo? de todos os livros de Percy Jackson. Apesar disso, a dinâmica do livro é divertido

Bea 22/10/2020

É um livro muito lindo e que tem muitas ilustrações que são lindas demais
Gabi 22/10/2020minha estante
Amoo ?

Giu 27/10/2021

Esse extra tem mais recordações e explicações, além de mais interatividade, mas, prefiro os Arquivos dos Semideuses. Não deixa de ser legal, inclusive é o que tem mais desenhos e mapas (que eu adoro).

eloisa 24/09/2021

Gostei muito, não é essencial para a saga mas aprofunda bastante em relação a mitologia. Acho que vale a pena ler

Dante.Canova 19/03/2023

Mais um livro lido esse ano, dessa vez é o Guia Definitivo da série Percy Jackson e os Olimpianos, esse livro é perfeito para quem já leu pelo menos os 3 primeiros livros de Percy Jackson, pq ele possui alguns spoilers dos dois primeiros e tbm cita personagens do terceiro pelo que eu vi, esse guia é bem dinâmico e engraçado, tem alguns mapas do acampamento e tbm de áreas que os semi deuses visitam nas suas aventuras, ele fala sobre locais, deuses, semi deuses, criaturas e objetos da saga, possui tbm alguns testes para saber de qual Deus vc seria filho ou se você tem alguma ligação com o mundo da mitologia grega, nesse volume não temos nenhuma história extra como em outros guias, mas é bem legal para quem está adentrando nos livros do Rick Riordan, não é um livro extremamente necessário, mas pra quem já terminou a série toda é legal para relembrar algumas coisas importantes e seguir para a segunda série, os heróis do Olimpo, é isso, recomendo!!
???

nikkelodeon 25/04/2023

Não leia antes de terminar os outros
Esse livro é como se fosse um resumão e um apanhado de informações dos outros livros e da mitologia grega. Ele conta um pouco da história do Percy, adicionando algumas informações sobre as personagens do livro e da mitologia.
Ele é bom se você por exemplo, vai ler um livro da saga, mas se esqueceu do que aconteceu no outro ou do que tal personagem fez (o que acontece comigo com uma incrível frequência) então, ao invés de ler o livro todo você pode só ler esse daqui porque você já vai ter um resuminho, ou pelo menos lembrar um pouco da história. Também é bom caso você não saiba muito sobre os seres mitológicos que aparecem em PJO, porque no livro conta a história e a descrição dos seres, alguns até com imagens.
Porém, um ponto ruim é que ele tem muitos spoilers sobre a história da saga e sobre o que acontece com os personagens.

Maelen0 22/03/2021

Interessante
Bem legal se você quiser saber mais detalhes sobre o universo de Percy Jackson, detalhes sobre os deuses, criaturas, monstros,armas etc....

excelynch 03/04/2022

Guia definitivo - Rick Riordan
Esse livro é muito necessário para entendermos as pequenas coisas e personagens secundários, mas que são essenciais para história. Só senti que falta algumas informações sobre Hades, ele simplesmente foi ignorado nesse livro, mas tirando isso temos ótimas artes para ilustrar o que está sendo falado e vários mapas.
Pra quem é fã de Rick Riordan, esse livro é indispensável para entender melhor certas coisas. Recomendo ler depois de terminar Percy Jackson e os olimpianos para se preparar para Os heróis do olimpo.

biazcy 05/10/2021

Sei lá
Achei q vale super a pena ler pq tem umas informações que não tem nos outros livros.

Também tem umas coisas que ficaram mais claras agora

Isaias22 04/02/2022

Percy Jackson e os Olimpianos - Guia Definitivo
Leitura bem dinâmica e rápida, é um livro com bastante informações interessantes e no geral é bem simples e divertido na maior parte do tempo (embora tenha ficado entediado em algumas partes). Na minha opinião, cumpre o que se propõe a ser, de fato é um guia, além de que creio que ele serve de resumo para um parte da saga caso você tenha terminado de ler a um tempo e esteja prestes a ler HDO.
Sobre os testes para descobrir seu pai olimpiano eu achei bem confuso e sem sentido mas como o meu resultado foi Poseidon em todos os testes incluindo esse que é meio caótico eu vou passar um paninho. No geral, é um livro satisfatório se você ler ele de acordo com a proposta.
Isaias22 04/02/2022minha estante
Vou comentar o porque das estrelas um pouco baixa, foi porque eu achei redundante, já que algumas informações já estavam no Diário dos Semideuses, mas apesar desse ponto, é um livro muito mais completo e legal que o outro.

João Ferreira 20/12/2013

Resenha: Guia Definitivo [Mania de completar séries]
Comecei a ler o livro Guia Definitivo pelo simples prazer e obsessão de nunca deixar séries incompletas. Depois de ler toda a coleção de Percy Jackson e os Olimpianos, procurei Arquivos do Semideus para ler e agora fecho com Guia Definitivo.

Esse livro extra apresenta elementos da mitologia greco-romana para leigos, como nome de deuses, funções e personagens. Apesar de bem feito, o livro é muito superficial, me levando a crer que foi escrito para ser lido como uma leitura preparatória para quem pensa em começar a saga, e não pra quem já terminou.

O livro caminha pelas 150 páginas citando trechos dos best-sellers, como também personagens e atitudes que acompanham o enredo de Riordan. Por acrescentar muito pouca coisa a leitores iniciados à mitologia, é um livro de se ler para distrair e descansar, pois a maioria das informações ali contidas já é de conhecimento dos fãs do jovem semideus.

Pode ser um livro decepcionante para leitores que esperam uma abordagem parecida com a de Riordan no livro Arquivos do Semideus, com acontecimentos novos e aventuras fantásticas, mas vale a pena ler, até mesmo por trazer elementos interessantes como o teste para saber se o leitor pode ser um meio-sangue, como identificar um sátiro e o mapa do acampamento meio-sangue, muito benfeito.

Guia Definitivo é um livro que todo fã e leitor de Percy Jackson deve ler, até mesmo pelo respeito e demonstração de admiração pela obra perfeita e pelo mundo paralelo quase inacreditável criado, adaptado e escrito por Rick Riordan.

Monique 07/01/2021

Um pouco repetitivo, pois todas as informações que estão nesse livro já estavam nos outros, mas a edição é bem bonita e é divertido de ler.

Luciana Fls 27/12/2012

Decepção
O Guia é ótimo, pra quem não leu a série. Porque quem leu ja sabe daquilo tudo, nós queremos novidades, como tinha novas histórias no Arquivo Semideus, e não repetições, isso ai é so pra vender livro, sabe que o que falar de Percy Jackson todos vão querer, ai fazem isso. Achei uma sacanagem da parte da editora com os leitores.
Carol 30/12/2012minha estante
Não sei se você viu, mas Rick falou que esse livro não iria ter historias novas e sim apenas informações. Que se você esperasse por um livro como arquivos do semideus não comprasse, pois não era assim. Ainda não li esse livro, então nao posso falar muito. Só queria deixar claro o que Rick tinha falado.

Luciana Fls 30/12/2012minha estante
Não ví que ele tinha dito isso, e poderia ser informações mais uteis, mas pra quem leu os livros, ele não tem nenhuma informação que se aproveite.

Júlia 31/12/2012minha estante
A propaganda do livro foi clara: informações. Seria quase como um fã fazer um resumo, pesquisando nos livros. Rick disse desde o início que seria um tipo de inventário, com as informações organizadas, e ninguém pode criticar o livro por isso. Mas, realmente, eu entendo a sua decepção, porque eu também estou ávida por mais histórias. Olhe pelo lado positivo: em Diário do Semideus tem novas histórias.
O guia é só pros fãs se organizarem e completarem as coleções.

Luciana Fls 31/12/2012minha estante
Eu tbm lí o Diário do Semideus, e gostei, mesmo assim não me conformo, acho que é so pra gastar dinheiro desnecesário.

Jack 02/04/2014minha estante
Na verdade pelo fato de ser um guia, talvez, todo mundo fique com a impressão que é desnecessário. Eu acho até bem prático pra fz pesquisas rápidas para pessoas com falta de memória como eu rsrsrs.

~Dáfine~ 08/12/2021

Como o título já diz, é apenas um guia pra quem não entende praticamente nada de mitologia e se perde lendo os livros de PJO.
Gostei, mas não me acrescentou em nada.

caiozitosz 09/11/2021

Sinceramente, não vale a pena.
É só um livro falando mil e um monstros que tem no universo, e algumas coisas mais. Não tem necessidade de ler esse livro se você prestar atenção na história, mas talvez valha a experiência.