A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

Editora: @companhiadasletras
Páginas: 179
Avaliação: Adorei (5/5)
Bibliotecária: Cléia Lucia / Valinhos-SP

A história inicia quando 2 primos, Berit e Nils, que passaram as férias juntos, resolvem ter um livro de cartas para manterem contato.

Nils conhece uma misteriosa senhora e estranhas coincidências começam acontecer. Os dois adolescentes envolvem-se numa investigação e descobrem o nome da misteriosa senhora" Bibbi Bokken".

Agora os dois já estavam mais que determinados a desvendar esse mistério.

Com enredo incrível e criatividade, o autor utiliza-se de elementos filosóficos para brincar com as palavras e apresentar a história da criação do livro e do surgimento da biblioteconomia.

site: https://www.instagram.com/p/B9p-_DKDn9O/

Claudia Sousa 11/03/2020

História gostosa pra ler
Autor escreveu de forma leve, a leitura flui.

garrido79 04/02/2020

Ótima história e ótima bibliografia!
É uma história infanto-juvenil, mas se adequa a qualquer idade.

A história de dois primos que resolvem escrever um livro a partir da troca de cartas e se vêem envolvidos numa emocionante e investigativa história onde que ambos são obrigados a virarem detetives para descobrir aonde se meteram...

A principal investigada é Bibbi Bokken, bibliotecária dona de uma biblioteca mágica...

O enredo não é tão complexo, nem poderia ser, mas é um otimo material de referência, trás diversas dicas de leituras clássicas perfeitamente encaixadas no enredo de forma a incentivar o jovem leitor a lê-las...

Adorei esse livro, o recomendo demais!

Aline Sulzbach 30/01/2020

BIBBI BOKKEN A MISS BIBLIOTECA
Além de Bibbi o livro apresenta Berit, Nils, Marcus mais conhecido como Smiley, Astrid Lindgren, Aslaug Bruun, Reinert Bruun e Mario Bresani.

Aprendi com Berit uma boa definição sobre biblioteca: "Cada cidade, da maior à menor, possui um edifício que recolhe todas as mentiras. Chama-se biblioteca." Grande Berit com a sua observação perspicaz.

Essa e outras resenhas no meu blog Pausas Para Leitura.

site: https://www.pausasparaleitura.com/

meuslivros.meumundo 17/12/2019

Leitura Obrigatória para quem ama literatura
E posso falar que este é um livro MARAVILHOSO e leitura obrigatória pra todo amante de livros, onde o grande herói é o próprio e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
Tem sinopse dele aqui, 2 posts atrás
O livro é dividido em 2 partes: a primeira se baseia praticamente na troca de cartas entre os primos que moram em cidades diferentes da Noruega, e que tentam desvendar o mistério e descobrir quem era a tal mulher da livraria, e a investigação dos primos revela que Bibbi Bokken não é só uma mulher apaixonada por livros, ela esconde algo mais, pode ser uma ladra de livros ou membro de uma perigosa seita, envolvida com uma biblioteca mágica!
Na segunda, eles descobrem que foram "pegos", que caíram em uma armadilha e é aí que tudo se torna mais fascinante ainda! O início da resolução de todo o mistério e que nos trás valiosas informações sobre a história do livro.
Bibbi explica o surgimento da escrita e isso fascina, bem como as frases de amor à esse mundo, são inspiradoras. Algumas:
"Os livros me dão as costas. Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Metros e mais metros de livros que nunca poderei ler. E sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos à minha própria vida que esperam ser postos em uso. Mas os dias passam rápido e deixam para trás as possibilidades. Um único desses livros talvez bastasse para mudar completamente a minha vida. Quem eu sou agora? Quem eu seria então?".
"Embora apenas existam 26 letras diferentes, elas podem encher bibliotecas inteiras".
Então temos aqui uma mistura de história real, fantasia, filosofia, aventura, suspense e humor (soltei várias risadinhas nas partes que relatavam a troca de cartas entre Nils e Berit)! Nils tem uma imaginação tão surpreendente e Berit é o lado "pé no chão".
Tudo se mistura magistralmente nesta obra que foi muito bem escrita, leitura leve e rápida!
Livro fascinante!!!! Mais que recomendado!!!! Para todas as idades 😉

site: https://www.instagram.com/p/B2Kh0qxjMRD/?igshid=pwo1t1xbuqej

Michelle B. 16/09/2019

Meu trecho favorito
Não é uma resenha apenas meu trecho favorito entre alguns outros, que já foram citados em outras resenhas “... Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.” p. 148

Fernanda1386 01/09/2019

Ótimo
Amei! Li tudo em um dia! O livro já começa com um mistério que te deixa com vontade de descubrir tudo rapidamente! Um final diferente, recomendo!!!

Aurea31 07/07/2019

Leitura finalizada sobre a história dos livros😊📚❤️ do mesmo autor de O mundo de Sofia, A biblioteca mágica de Bibbi Bokken é uma narrativa sobre o incentivo à escrita por parte de crianças, bem como o desenvolvimento de raciocínio e imaginação que contribui para o processo criativo da fabricação de livros. Um livro rápido que mistura a aprendizagem de termos relacionados à produção literária, os primeiros métodos de produção de livros, escrita infantil, mistério e investigação por parte dos dois primos que se correspondem por meios de um "livro de cartas", Berit e Nils. Acredito que seja um ótimo livro para se repassar a crianças de 10 anos, repassa bastante repertório sobre o mundo da leitura em si e tem possibilidade de se encaixar em redações 😂📚❤️

Laura 30/12/2018

Para crianças
Como sou adulta, o livro não é pra mim, mas li assim mesmo por gostar muito do autor.

Gostei muito da história e achei o final ótimo.
Só não gostei da demora pra chegar no fim, as vezes ficava desanimada de continuar lendo porque parecia que a história não saia do lugar, mas acho que as crianças ficariam ainda mais curiosas ao passar de cada página

Foi o livro desse autor que mais me deixou entediada durante a leitura, mas o final valeu a pena.

Juliana 25/10/2018

A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken
A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken foi uma das leituras mais incríveis de 2018. Por estar acostumada com romances, no início a leitura foi um pouco estranha, vazia. Contudo, fui surpreendida já no terceiro ou quarto capítolo, quando vi que estava amando a história.

Nils e Berrit são narradores-personagem e tentam decifrar o mistério de uma mulher que embora entre em casa com muitas sacolas cheias de livros, não tenha um único exemplar dentro de casa.

Pra mim, foi um livro que abriu um leque na minha vida de leitora e me encantou em todos os sentidos.

Michele.Sampaio 17/04/2018

A BIBLIOTECA MAGICA DE BIBBI BOKKEN
Mistério ou Magia, realidade ou sonho? É o que Nils, Beritt e Bibbi tentam decifrar.

Más será que vão conseguir?

E ótimo livro, pois contém enredo viciante e misterioso, e antes que digam “É daqueles mistérios cansativos”

Não! não é, ele te prende a um mundo cheio de magia, aventura e mistério sem ser cansativo e chato.

Sem falar nos personagens que foram bem projetados. “Beritt” a menina curiosa, atrapalhada, porém concentrada “Nils” corajoso, centrado e observador “Bibbi bokken” misteriosa e viciante.

Mas assim uma das melhores coisas é que o autor do livro é JOSTEIN GAARDER isso mesmo, jostein!

Um dos autores mais conhecidos, respeitado famoso e admirado !!

Tem como ser melhor? não, não tem!

Como nada é perfeito seria bem melhor se o livro tivesse a continuação, acho que esse é o único ponto negativo.

Tudo começa quando Nils compra um diário e uma mulher se oferece para pagar, quem se oferece para pagar uma conta?

Bom sem mais comentários é aí que o mistério surge, quem seria essa mulher?

Ou seja ponto positivo para o autor que desenvolveu essa história surpreendente em apenas 179 páginas.

Luh 17/04/2018minha estante

Emily.Wendy 17/04/2018minha estante
lindooooooooooooo
maravilosoooooooo

Fabio.Piantoni 19/04/2018minha estante
Michelle, tuas escolhas sobre leitura demonstram o quanto é sábia! Parabéns.

Yumeko.Jabami 16/11/2020minha estante
Oi, boa tarde, eu tenho uma prova sobre esse livro e a senhora pode me dizer as regras criadas por Brito para que se continue escrevendo as cartas? Por favor me ajude

newton16 10/02/2018

Deixou a desejar
Josten Garder é um dos meus autores prediletos. Porém , este livro foi decepcionante do começo ao fim. Ser uma leitura para crianças da 6 série não é jamais o problema. A questão é que o livro consegue ser chato, ralo e insosso embora a ideia original seja extraordinária. Cansativo, dei graças a Deus quando terminou. Definitivamente nada tem a ver com obras como O Dia do Coringa e a A menina das laranjas.

Mimis 02/01/2018

Bem, O livro é divido em duas partes, e é narrado pelos próprios personagens.

A primeira parte e um livro de cartas que dois primos(um menino e uma menina)decidem comprar depois de se encontrarem em suas férias de verão,(eles moram em cidades diferentes)e acontece em fato bem peculiar quando compram o livro de cartas,uma mulher fica olhando para os livros da biblioteca e quando vão pagar a mulher pede para pagar,e dês de então decidem investigar a mulher.
Na segunda eles se encontram e descobrem tudo que investigaram.

Conclusão:Eu adorei o livro é realmente recomendo é uma escrita MT cativante que te deixa curioso para descobrir o final,As primeiras cartas (pq n tem apitulos) pareçam MT chatas e a sinopse vc acha que n vai gostar, mais eu garanto que é um ótimo livro.
Juan.Vitor 21/03/2018minha estante
voce pode me ajudar a fazer um resumo desse livro?

Amanda 19/12/2017

Um livro que pode ser interessante tanto para crianças quanto adultos, por isso pretendo guardá-lo com muito carinho para futuras gerações. Para mais, não consiste em um livro que prendeu tremendamente minha atenção, mas que foi gostosinho lê-lo nas horas vagas.