A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder




Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken


199 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


May 15/02/2014

Jostein Gaarder excelente como sempre
Mais uma obra excelente de Jostein Gaarder!!!é incrível como os livros dele fazem com que a gente sinta vontade de escrever!!!
Consegue levar o leitor a reflexão e entreter ao mesmo tempo. Apesar de o título parecer infantil, é uma obra extremamente rica, gostosa de ler e que nos prende do começo ao fim.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Débora 29/12/2013

A magia da literatura
Este livro sem dúvida é uma maravilhosa narrativa que investiga a misteriosa biblioteca mágica de Bibbi Bokken. Desse modo, a dupla Berit e Nils analisarão qual é verdadeiro enigma daquela senhora, e qual motivo dela tratar os livros como se fossem chocolates deliciosos. O mais interessante de como o romance é constituído em forma epistolar.
Somente a verdadeira alma ingênua é capaz de expressar sua grandiosa arte. Também, todas essas dignas obras são guardadas em lugar mágico e interessante como dentro de uma montanha.
Foi muito adorável conhecer a capacidade de dois escritores norueguês de escrever de maneira simplória e instigante um romance policial.

"E, para garantir que tudo se conservasse para a posteridade ele deveria ser construído dentro de uma grande montanha." (p.141)
comentários(0)comente



Thaís. 17/11/2013

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken narra a história de Nils e sua prima Berit, moradores de duas cidades da Noruega que passaram as férias juntos e decidem comprar um diário para se corresponder, fazendo com que o livro de cartas viaje de Orlo a Fjaerland. No dia em que Nils comprou o diário, encontrou uma mulher misteriosa, que olhava para as estantes da livraria babando, como se os livros fossem feitos de chocolate ou marzipã, segundo o próprio menino descreve. Tudo começa quando a misteriosa mulher se oferece para pagar o diário e o menino sai da livraria atordoado, pensando na cena estranha que acabou de vivenciar.

Logo na primeira carta ele decide mencionar a cena para sua prima, e então os dois começam a divagar sobre o mistério da moça da livraria. Descobriram que a tal mulher se chama Bibbi Bokken e se correspondem com uma amiga, que em Roma descobriu um sebo diferente dos demais, onde o dono coleciona livros que ainda não foram escritos. E tudo isso é questionado ainda na primeira carta que Berit escreve. Entre teorias mirabolantes e cada vez mais descobrindo pistas sobre a mulher, os dois se veem envolvidos como verdadeiros detetives que precisam desvendar um mistério.

A cada pista e a cada parte desse mistério, somos envolvidos em uma trama que fala sobre o mundo mágico e divertido dos livros, além de poder dar boas risadas com as aventuras divertidas mencionadas nas cartas. O mais legal nisso livro são os trechos que falam sobre leitura. Quando comecei a ler, logo nas primeiras páginas já encontrei uma na qual achei muito interessante. Porém, conforme as páginas passavam, ia encontrando outra e mais outra e isso fez com que eu me interessasse ainda mais pela história.

‘’Quando leio um livro que gosto, parece que o que estou lendo faz meus pensamentos saírem voando do livro. De certa forma, o livro não é feito apenas pelas palavras ou pelas figuras que estão no papel, mas também por tudo o que invento nele. (...) Por isso eu gosto tanto de ler. Quando leio, de alguma maneira me transformo em autor. ''

‘’No mais, estive há pouco na biblioteca.(Fjaerland finalmente ganhou uma pequena biblioteca no andar térreo do Centro da Terceira Idade.) Bem, eu entrei e dei uma olhada nas estantes. Primeiro tive a sensação horrível ao ver que há tantos livros que ainda não li. Mas então passou o pânico inicial e fiquei com uma sensação boa de pensar que existem muitos livros emocionantes esperando que eu os leia. ’’

‘’Pela primeira vez na vida entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos (...) é incrível, fantástico e mágico que as vinte e seis letras do alfabeto possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim. ’’

‘’Mas eu sabia que, por mais eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu (...) mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu.

Ainda não consigo decidir qual é meu trecho favorito, mas com certeza sei que a história me agradou bastante e eu o recomendo aos amantes dos livros, que querem mergulhar num enredo que reforce ainda mais a importância deles na nossa vida.
comentários(0)comente



Sofi 25/09/2013

Mágico!
Um livro fácil de ler, intrigante e é uma ótima introdução aos estudantes de biblioteconomia!
Me apaixonei por Bibbi Bokken!
comentários(0)comente



Emanuela 11/07/2013

Fantástico!
“(...) Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e ‘mágico’ que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra existirem humanos.
Olhei para as paredes e, por um instante, tive a sensação de que todos os livros olhavam para mim. Sim, como estivessem vivos, e eles exclamavam:
- Venha até nós! Não tenha medo! Venha!
De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também”.

É um livro que, por ser infanto-juvenil, recomendaria a todos que estão começando a ler, porque fala da paixão por livros de dois adolescentes, espertos e sagazes, que estão em uma história de investigação bastante movimentada. Mas quem já está no vício da leitura (e já é mais velho) também vai se identificar. Assim como "O Mundo de Sofia", Gaarder vai contando um pouco da história dos livros de forma que é impossível não se envolver com ela. E, claro, quem não tem um pouco do fanatismo de Bibbi Bokken pelos livros? Recomendo muito a leitura!
comentários(0)comente



Carolina 15/04/2013

Descobrindo o mundo dos livros.
Os primos Nils e Berit passaram as férias juntos, mas com o final delas queriam uma forma de se comunicar, até que colocam em prática a ideia de fazer um livro de cartas.Com essas correspondências, eles acabam falando principalmente de uma mulher estranha, que vivia com um livro surrado na bolsa, uma louca por livros.Bibbi Bokken.
Ao longo dessa investigação sobre a tal, Bibbi, eles acabam entrando literalmente no mundo dos livros, aprendendo mais sobre eles e quem sabe até escrevendo um...
comentários(0)comente



sonia 02/04/2013

para amantes de livros
uma interessante história sobre arquivamento e conservação de livros, adaptada para o público adolescente, com riqueza de detalhes sobre o tema, por isso eu o indico a bibliófilos como eu!
comentários(0)comente



Amanda 26/03/2013

Para bibliófilos
A biblioteca mágica de Bibbi Bokken foi escrito a quatro mãos por Jostein Gaarder, autor do best seller O mundo de Sofia, e Klaus Hagerup.

O enredo é composto por duas partes: a primeira, escrita de forma epistolar, é narrada pelos primos Berit, uma jovem de 14 anos, e Nils, seu primo de 13 anos. Na segunda parte, os dois também dividem a narração em primeira pessoa. Tudo começa quando os dois vão passar férias juntos e, ao final, decidem manter contato através de um livro de cartas, assim os dois passam a se corresponder freqüentemente. Nas cartas os dois passam a investigar uma misteriosa mulher, com atitudes estranhas, pois parecia babar frente aos livros. Durante as investigações os dois descobrem o mundo das bibliotecas e o fascínio que os livros podem exercer sobre as pessoas.

O livro possui a classificação de infanto-juvenil, mas é uma leitura recomendada para todos aqueles que gostam do mundo dos livros e das bibliotecas ou àqueles desejam conhecer mais a arte da palavra escrita.

+ no blog: http://enlatadosliterarios.wordpress.com/2012/04/13/a-biblioteca-magica-de-bibbi-bokken-jostein-gaarder-e-klaus-hagerup/
comentários(0)comente



ALINE 20/01/2013

"De repente senti muita fome. Não de comidas, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes."

(A biblioteca mágica de Bibbi Bokken - Jostein Gaarder, p.148)


É assim que me sinto toda vez que paro em frente as estantes para escolher o livro que vou ler, é uma fome, uma vontade de poder já ter devorado todos os exemplares, uma angústia por saber que nunca conseguirei ler todos, por mais que um livro possa ser sem graça, sem sal, ou fraco demais. Mesmo assim eu queria poder lê-lo, pois só saberei ter essa opinião sobre o livro se prová-lo, não é isso que nossas mães sempre falam desde cedo quando fazíamos "cara torta" para a comida? "- Prova, é gostoso! Você nem experimentou pra saber que não é bom!!!!"
Fiquei muito feliz por ter provado mais um livro do Jostein Gaarder. Seus livros são assim, nos deixam feliz. Não sei se é por causa de todos os questionamentos que eles fazem, se é pela maravilha da imaginação dele, que nunca tem limite, se é a paixão pelos livros que está estampada nas palavras dele... Enfim, são fascinantes, são gostosos, tem sal (ou açúcar, se preferir)!
comentários(0)comente



Isa =) 19/10/2012

a biblioteca magica
eu achei o livro muito legal um menino ele manda cartas para toda a familha dele contando varias historias q acontece com ele.
comentários(0)comente



Li 06/07/2012

Decepção
sabe aquele período em que a arte literária esteve a serviço do ensino e qualquer um escrevia qualquer coisa para ser lido em salas de aula? Sabe aquela revolução que o Marinho, a Ruth Rocha, a Ana Maria Machado fizeram nos anos 70, o de resgatar o lúdico, a voz da criança e o esmero com o texto e desde então as editoras passaram a buscar nos autores de literatura infantil aquilo que os do ramo da literatura chamam de estética, literalidade ( o que faz de um texto um texto literário)? Jostein não deve ter sabido nada disso... o que me dói é que já li outros livros dele e são bons, mas esse... só terminei porque nem sei. Ele explica o método de organização das bibliotecas, utilizado em todo o mundo, o Dewey. Não recomendo, o meu, doei.
comentários(0)comente



Erika 26/06/2012

Entre as aventuras de Berit e Nils, descobrimos como uma biblioteca é organizada e o encantamento dos livros.
comentários(0)comente



Lindsai 24/06/2012

O final é previsível, pouco emocionante, mas a trama é muito boa. A cara do Jostein Gaarder. Gostei muito!
comentários(0)comente



Lucas Felicio 30/05/2012

--
Gostei muito deste livro, devo adimitir de que não sei fazer resenha, por tanto o que eu tenho a dizer é que se alguem que não tenha lido este livro, recomendo SIM lê-lo.
comentários(0)comente



199 encontrados | exibindo 166 a 181
1 | 2 | 3 | 4 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR