A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken

A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken Jostein Gaarder

Resenhas - A Biblioteca Mágica De Bibbi Bokken

Edna 18/12/2017

O mundo fantástico dos livros
A Biblioteca Mágica de Bibbi Bookken escrito por Jostein Gaarder e Klaus Hagerup, se inicia com a troca de correspondência entre os primos adolescentes Berit e Nils que moram em cidades diferentes.
Ao entrar em uma livraria para comprar uma espécie de diário que eles vão trocar suas cartas escritas nele, Nils se depara com uma figura estranha e que se oferece para pagar parte do caderno.
A primeira carta que Nil envia já vai recheada de mistérios, eles vão investigar a vida é descobrem que ela é Bibbi Bokken que mantem um verdadeiro fascínio pelos livros.
Uma incrivel aventura em forma de suspense com uma trama de tirar o fôlego , com personagens incríveis como Mario Brasini o Calígrafo, e o assustador Smiley.
Vão descobrir todo o mistério e o fantástico mundo dos livros com seus incunábulos e toda magia que envolve esse mundo, conhecerão a classificação Dewey que Bibbi Bookken utíliza na biblioteca e muito mais...
Simplesmente lindo
Citação do livro:
"Passeio pelas estantes da biblioteca. Os livros me dão as as costas.Não para me rejeitar, como as pessoas: são convidativos, querendo apresentar-se a mim. Eu sei: o que aqui se oferece é a vida, são complementos à minha própria vida que esperam ser postos em uso"

Juliana Santos 29/11/2017

Um livro sobre livros. Adorei!!!

skuser02844 08/11/2017

Mais do que se vê
Para quem tem seu amor por livros, achou o livro certo, mistura uma história divertida e facil de se ler com alguns detalhes da realidade de que trabalha com esses lindos filhos com folha.
Amei da capa ao fim.
Amarei eternamente

Gisele @li_trelando 09/09/2017

Confirmando a maestris de Gaarder
Jostein Gaarder é um mago das palavras!!! É o terceiro livro dele que leio e sempre o devoro de um fôlego só! Em algumas partes com uma linguagem metalinguistica e ao mesmo tempo uma forma de incutir a importância do livro para as crianças.

Jonathan 07/09/2017

Sra. dos Livros
Simplesmente incrível!!!!!

A escrita do Jostein Gaarder, a estrutura dos personagens e do enredo, tudo é incrível. Como o meu primeiro livro do Gaarder, eu achei muito bom. Sobre o personagem Nils Boyum Torgensen, é aquele personagem com quem se identifica, mas no meu caso, é o contrário, particularmente eu não gostei, por causa que ele imagina coisas sem nexo com a realidade. Já, sua prima, Berit Boyum é uma personagem que eu me identifico, por causa de sua personalidade forte e sensível, seu realismo, inteligência e razão.

Bibbi Bokken é uma personagem muito misteriosa, que você não sabe se é uma boa pessoa ou uma má pessoa, mas quando você continua lendo sobre ela, você passa à ama-lá.

Resumindo o livro é ótimo e cheio de elementos misteriosos e de fantasia.

site: https://jcabral2004.wixsite.com/literaturacomentada

Biahhy 30/08/2017

Divertido e sobre livros, bibliotecas e livrarias
Meu primeiro contato com o Jostein Gaarder decidi começar por esse livro mais leve e divertido que é um livro meio que sobre livros por falar de biblioteca, livraria, livro, e principalmente por meio dessas cartas na primeira parte do livro que Nils e Berit se correspondem por morarem em cidades diferentes e serem primos e sempre quererem se comunicar. Ao comprar esse caderno para mandar as cartas um para o outro Nils nota um mulher um tanto quanto estranha que até se oferece para ajudar a comprar o caderno, depois descobre que ela mora na mesma cidade que Berit e os dois começam a investigar esse tal de Bibbi Brokken que é bem estranha e tem um fascínio por livros. Uma trama policial juvenil que essas duas crianças vão se Meter em várias aventuras para descobrir mais sobre Bibbi e vão acabar descobrindo além disso, sobre os livros também.

Super divertido e recomendado para quem quer ter um primeiro contato com os dois autores. Espero em breve ler outras coisas do Jostein Gaarder.

Marques 19/07/2017

Meio sem propósito, embora te prenda
A Biblioteca de Bibbi Bokken foi o primeiro livro do Jostein Gaarder que depois de tê-lo lido, fiquei com a sensação de que não me acresceu em nada. Geralmente os livros deste autor me cativam por sua capacidade de entreter, oferecendo um banquete filosófico muito agradável (vide O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga e o Pássaro Raro).

A história é escrita como se fosse um livro de correspondências, onde Berit e Nils Boyum, prima e primo, tentam solucionar o estranho caso de uma misteriosa senhora chamada Bibbi Boken. Neste enredo, os dois adolescentes envolvem-se numa investigação do tipo Sherlock Holmes, chegando a um final que se não chega a ser inusitado, não é tão previsível.

A linguagem é simples, como um texto que é escrito para crianças deve ser; e, que fique claro, não considero nenhum demérito por isso; entretanto, o livro em si, deixou a desejar.

Para encerrar, o que salva são alguns trechos como este:

“…Pela primeira vez na minha vida, entendi o que é um livro. Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos símbolos que podem ressuscitar os mortos e dar vida eterna aos vivos. É incrível, fantástico e “mágico” que as vinte e seis letras do alfabeto possam ser combinadas de tantas maneiras, que elas possam encher com livros estantes gigantescas, levando-nos para um mundo que nunca tem fim e nunca cessará de crescer e se expandir, enquanto na Terra, existirem humanos”.

Viviane 19/04/2017

O livro é uma gracinha. É como um diálogo entre dois pre- adolescentes, no qual trocam cartas através de um caderno. Um mistério da fundo a essa conversa dos dois. É qual o aprendizado do livro? Esse autor tao famoso e filosofico não poderia deixar de agregar pensamentos na narrativa, posso citar alguns topicos: nem sempre o que percebemos é, uma verdade pode ter vários aspectos, criatividade, o processo da escrita e um pouco de seu histórico no tempo. Um livro lindo....uma biblioteca mágica como diz o título.

Claudia Souza 14/04/2017

A biblioteca é o mundo
Livro maravilhoso! Indicado principalmente para estudantes ou aspirantes a graduação em biblioteconomia. De escrita fácil, leve, bem humorada, nos mostra o olhar que as crianças tem quando se deixam conduzir pela magia da leitura. Nos mostra também a rotina real (com algumas objeções) de uma biblioteca. Nos faz apaixonar pelo mundo da imaginação...

Dani 14/02/2017

Transporte Literario
A Biblioteca Magica de Bibbi Bokken o transporta para o mundo incrível dos livros usando como ferramenta o próprio livro. Minha sincera admiração e respeito pelos autores noruegueses Jostein Gaarder e Klaus Hagerup que conseguiram fazer com que os leitores viajassem pelo fantástico mundo literário. Esta incrível viagem é comandada por dois jovens , Berit e Nils .Suas imaginações poderosas os levam a se aventurarem na profissão de detetive e sair em busca de resposta sobre uma mulher misteriosa . Este livro e recomendado pra todos , porem acredito que seria uma boa alternativa para um iniciante nesse mundo de histórias inspiradoras ,por lhe apresentar de maneira divertida e clara o universo dos livros .

Cláudia 09/02/2017

Mágica? Só a Biblioteca de Bibbi Bokken!
Mais um desafio vencido. "A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken", do Jostein Gaarder, Editora Cia das Letras, foi mais um livro para a conta do autor norueguês.
O livro é fofo! Confesso que li recentemente "O Castelo nos Pirineus" e achei cansativo, arrastado. Esse não! É literatura infanto juvenil, mas nem por isso deixa de ser uma boa história.
Vejo pessoas passarem por aqui dizendo - "Ah, é literatura infanto juvenil, e eu não curto!!".
Qual seu problema tupiniquim? Não é classificação que define a qualidade de um livro. No auge de meus 40 anos leio e me divirto com qualquer história, desde que está seja bem escrita, bem contada, me acrescente algo sem subtrair o que me resta!
E essa foi mais uma para a conta! Um livro realmente mágico, que se você tiver um "pingo" de imaginação, vai viajar com ele. Sem nunca se esquecer que é um livro juvenil, então deve ser tratado como tal!!!
Os livros contam muitas histórias - mas você sabia que eles têm uma história própria? O primeiro livro foi inventado há mais de quinhentos anos. Foi para contar a história desse objeto tão especial que Jostein Gaarder e Klaus Hagerup decidiram escrever um. E, como não poderia deixar de ser, contam também uma outra história, muito divertida: a de Nils e sua prima Berit, que vivem em cidades diferentes da Noruega e decidem iniciar uma correspondência que caba virando um livro.
Os dois passaram as férias juntos, na cidadezinha de interior onde ela vive, mas Nils precisa voltar para a capital, Oslo, para o reinício das aulas. No caminho, porém, ele decide comprar um caderno desses com capa dura e até chave, para escrever um diário e se corresponder com Berit: assim, os dois poderão se manter em contato também durante o ano escolar, escrevendo um ao outro nesse "livro de cartas" que viaja pelo correio de lá para cá e de cá para lá.
É justamente aí que começa o mistério. Ao comprar o caderno, Nils topa com uma mulher muito esquisita, que estranhamente se oferece para ajudar a pagar a conta. Por acaso, ela mora na mesma cidadezinha de Berit, e a menina, ouvindo o caso contado pelo primo resolve investigá-lo. Assim principia a correspondência um tanto secreta entre os dois. Quem seria essa tal Bibbi? E que história era aquela, sobre o dono de um sebo em Roma que coleciona livros ainda não escritos?
Em "A Biblioteca Mágica de Bibbi Boken", o grande herói é o livro e sua história, seu processo de produção e catalogação nas bibliotecas.
E é assim que os dois autores celebram esse objeto "mágico", que mudou a história da humanidade e também a vida de muita gente como você: o bok.
Bok? Bom, talvez seja uma palavra norueguesa...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/08/magica-so-biblioteca-de-bibbi-bokken.html
Rosalynn 30/03/2017minha estante
Abandonei o castelo dos pirineus, achei muito arrastado também, mas tenho pretensões de retornar a leitura brevemente!

Paulinha 26/01/2017

livro para quem ama livro
“(...) um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e “mágico” que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra. ” - Jostein Gaarder

É assim que começo esta coluna com a citação retirada do livro que indico: “A Biblioteca Mágica de Bibbi Bokken” de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. O livro é cheio de aventura, trama e descobertas, os primos Boyum investigam o caso da biblioteca mágica de uma mulher misteriosa (Lili dos Livros) – que no começo parece uma mulher estranha e suspeita. A trama se passa em Oslo e Fjearland (vale muito visitar ambas as cidades no Google, eu fiz isso! Detalhe para o hotel citado que realmente existe.)

Gaarder quando escreve coloca fatos reais costurados com o imaginário, criando um livro maravilhoso e gostoso de ler. Posso descrever como saboroso também, pois quando ele descreve os pães de passas ficamos com água na boca e com vontade de experimentar, falo por mim. Nil e sua prima Berit (sim estes são os nomes) passam o último verão juntos em Fjearland e deixam uma poesia no caderno do lugar que eles estão visitando. A trama passa a se desenrolar deste ponto. Eles usam um caderno para escrever um epistolário, uma troca de carta/diário do que acontece com cada um. O caderno viaja entre as duas cidades e eles tentam desvendar quem é a Lili dos livros. Um trecho que gostei: “E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. Por um momento, eu contemplei o fantástico, o mágico mundo dos livros. “ Acho que isso descreve bem quando lemos um livro ou algo que gostamos muito ‘nos tornamos maiores” ...

O livro dá dicas de como funciona uma biblioteca e a classificação de Dewey e neste mundo magico dos livros a trama se desenvolve e os primos chegam a um desfecho que eu diria interessante. A investigação vai levando os dois a superar seus medos e a usar as palavras para transmitir o que sentem. Colocando ambos em situações as vezes bem estranhas e engraçadas. Eles acham que são detetives e ficam atrás de pistas para desvendar a biblioteca de Lili.

“De repente senti muita fome. Não de comida, mas de todas as palavras escondidas naquelas estantes. Mas eu sabia que, por mais que eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu. E elas se multiplicam e se expandem continuamente, como o espaço infinito.
Mas ao mesmo tempo eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho do céu. Sempre que lesse uma frase, saberia um pouco mais do que antes. E tudo o que leio faz o mundo ficar maior, ficando maior eu também. ”

É um livro pequeno, dá para ler em um dia chuvoso ou de preguiça, sem pretensão de algo maior, dá uma sensação gostosa depois que a leitura acaba. Para finalizar com um trecho digno de um autor como Jostein Gaarder: “ Mas eu sabia que, por mais eu lesse durante toda a minha vida, nunca conseguiria ler um milésimo de todas as frases que já foram escritas. Sim, pois há tantas frases no mundo quanto há estrelas no céu (...) eu sabia que, a cada vez que eu abrisse um livro, eu veria um pedacinho desse céu. ”

Vitoria.Sanches 11/01/2017

Daqueles livros que prendem sua atenção da primeira página a última.
Uma trama investigativa,divertida e que ainda agrega muito conhecimento.
Jostein Gaarder é mestre em colocar fatos históricos e que agregam ao conhecimento, as suas histórias.
Os primos Boyum, investigam o caso "A biblioteca mágica de Bibbi Bokken", que derrepente aparece em seus caminhos, como acaso do destino, e tudo começou graças a uma mulher que os intrigara.
Os dois trocam informações sobre o caso, através de um livro de cartas, pois moram em lugares diferentes. E sem saberem o porquê um senhor com um sorriso medonho, denominado por eles Smiley, os persegui e parecesse ter interesse no livro.
Com o passar do tempo, as coisas ficam perigosas e os dois especulam varias teorias, de o porquê de tudo isto estar acontecendo e começam a querer largar essa investigação.
O final tem um desfecho imprevisível.