O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Jeane 08/02/2012

Boston, 1830. A jovem Rose Connolly acompanha o sofrimento da irmã Aurnia ao dar a luz em um hospital público, numa época onde a misteriosa febre puerperal mata a maioria das mulheres após o parto. Aurnia morre após o nascimento da filha Meggie e Rose se vê sozinha e desamparada com a sobrinha recém-nascida. No hospital Rose conhece Norris Marshall, um humilde estudante de medicina que custeia seus estudos de uma forma bem inusitada...Paralelamente, um crime brutal acontece no hospital, envolvendo Rose e Norris em uma investigação mortal, levando-os a uma caçada por Boston, onde conhecemos o cotidiano de seus habitantes e suas contradições em pleno Século XIX.

Dias Atuais. Julia Hamill, recém-divorciada, compra uma casa antiga para reformar, é uma espécie de terapia para seu sofrimento. A reforma começa pelo jardim, onde Julia faz uma descoberta terrível: ossos humanos com mais de cem anos! Julia decide descobrir quem seria a pessoa enterrada em seu jardim e passa a pesquisar sobre os moradores da antiga casa.

Tess Gerritsen conecta passado e presente em uma história que te deixa sem fôlego, cheia de suspense, ação e amor. Toda a narrativa tem como pano de fundo a medicina e seus procedimentos, bem como a grande desigualdade social dos moradores de Boston. Adorei a Rose, uma garota pobre mas cheia de fibra e inteligência, disposta a lutar com todas as forças para proteger a pequena Meggie. Já o Norris é um bom rapaz, um batalhador que luta por seus ideais; é um rapaz humilde que não desistiu do sonho de ser médico, dividido entre a vocação de ajudar as pessoas e a tentação do mundo luxuoso da alta sociedade. Confesso que mudei de suspeito a cada capitulo do livro, a escritora sabe como manter o suspense até o fim. Adorei o livro!
Suuh 02/05/2012minha estante
Amei a resenha! Me fez ter vontade de ler.

Frederico Viana 10/05/2018minha estante
Caramba, eu não percebi a parte em que a ossada encontrada no jardim da casa da Julia era da mãe do Norris. Você poderia colocar aqui esse trecho do livro?

Tbm não gostei do romance forçado na parte final da história, pra mim foi o ponto negativo. De resto, foi excelente...

Jamile 02/11/2016minha estante
Por que você marcou como spoiler, se não revelou nada do livro?

Nay C 24/02/2022

Esquecível
Escolhi fazer esta leitura pois vi resenhas elogiando, boas avaliações e também porque queria ler algo diferente do que estou acostumada, um suspense. Talvez se eu tivesse acompanhado essa história como filme ou minissérie, teria gostado bem mais.

No início até que o livro estava conseguindo prender minha atenção. A história é contada em duas frentes, passado e presente, gosto de histórias assim, nas quais são dadas pistas do que aconteceu no passado e descobrimos junto com os personagens aos poucos no presente. A narrativa do passado foi muito mais atrativa para mim do que a do presente, apresentou protagonistas convincentes, principalmente Norris, que é o mais complexo, você enxerga nele a bondade e a vontade de vencer na vida. Já Júlia, a protagonista do presente, se apresentou tão genérica quanto suas problemáticas, sua narrativa só estava ali para fazer uma ponte para o passado, não vejo outro motivo. Algo que também acho que não acrescentou em nada foram as descrições de autópsias e termos médicos, não que estivesse me incomodando ou enojando, a história é envolta numa faculdade de medicina, mas essas descrições não fizeram diferença, deixaram a trama enfadonha.

Em resumo, Jardim de Ossos não é um livro memorável, ao longo da leitura já tinha a certeza de que depois de um tempo nem me lembraria dele, ou se me lembrasse seria aquele livro que li e não lembro o porquê. Não que a história seja de todo ruim, mas eu vejo que ela não me acrescentou nada de diferente, a leitura não me deixou empolgada para saber sobre os assassinatos, uma pena!
Amanda 17/05/2022minha estante
Foi EXATAMENTE isso que eu senti. Achei o final bem costurado e tudo, mas não me empolguei o suficiente pra ligar pra isso kkkkkkkkk um livro bem esquecível

Márcia Naur 29/09/2009

Este livro é fascinante, te envolve de tal forma que você não vê a hora de chegar ao final e, ao mesmo tempo, não quer que ele acabe porque é prazeroso demais.

Meu primeiro livro desta autora fabulosa, escreve com muita propriedade sobre medicina, afinal, é médica e deixou tudo para se dedicar a escrever. Sorte nossa que ganhamos uma escritora de suspense e que nos deixa sempre um gostinho de quero mais, por isso comprei todos os livros dela e estou devorando-os.

Vale a pena!!!!!!!!!!
Karina 25/07/2013minha estante
Concordo!!! Sorte nossa que a Tess tenha largado a medicina para escrever, e muito bem!!! Já li vários livros dela e não tem um que eu não goste. Mas "Jardim de Ossos" é o meu preferido. Ela mescla com excelência passado e presente, sem se perder. Demais gente, recomendo totalmente!!!!!!!

Tamara 09/09/2019

Há vários anos tive alguns esparsos contatos com livros de Tess Gerritsen, e embora tenha gostado destes, não foram aquelas leituras que nos fazem ter vontade de colocar tudo que aquela autora já lançou na lista de futuras leituras. Por isso, O jardim de ossos, um livro cuja sinopse havia me despertado bastante interesse, rolou por anos na minha lista de desejados e eu sempre passava por ele e pensava: outro dia eu o leio. Recentemente, querendo fazer a leitura de livros que já estavam há tempos na lista de desejados, resolvi iniciá-lo, e posso dizer que essa foi uma experiência muito positiva e instigante, e esse foi um enredo que me prendeu, me encantou e em vários momentos me deixou arrepiada.
O primeiro fator que me chamou atenção nessa história diz respeito a percepção de que Tess Gerritsen não tem medo de sangue, de modo algum, e isso parece óbvio se referindo a uma autora de suspense, mas aqui, ela descreveu com detalhes os assassinatos e também vários procedimentos médicos, pois muitos personagens eram profissionais da medicina, e ao mesmo tempo que aquilo fascinava de um modo meio mórbido, também horrorizava. Além disso, esse ponto de termos a presença de profissionais da medicina foi muito bacana, e gostei de conhecer mais sobre a rotina desses especialistas na época em que viveram, sobre como pensavam, agiam e sobre como as coisas eram conduzidas na época, o que nos faz perceber que a medicina teve uma série de evoluções em menos de duzentos anos e em vários momentos cheguei a me sentir bastante chocada em ver como algumas doenças eram tratadas.
Outro fato que me encantou, e que na verdade é algo que adoro encontrar nos livros, foi a presença de uma narrativa alternada entre passado e presente, sendo o passado narrado em torno do ano de 1830, onde acontece o assassinato, a apresentação dos profissionais da medicina que protagonizam o livro, e é o ponto onde a história foi mais envolvente para mim, e o presente, onde conhecemos Julia, uma professora divorciada que compra uma nova casa e que encontra um esqueleto em seu jardim, o que acaba ensejando toda a investigação e consequente descoberta das tramas e fatos acontecidos no século XIX, e embora tenha gostado dessa parte que se passa no século XXI, admito que não foi a mais empolgante e acho que a história de Julia foi mais um enfeite para nos conduzir ao verdadeiro tesouro do livro que foi a parte do passado.
Confesso que o assassinato e a descoberta da pessoa criminosa não me surpreendeu, e cheguei até mesmo a desconfiar deste, porém, isso não tirou a empolgação da leitura e devorei cada página para ver se minhas suspeitas se confirmariam, e também a autora nos leva a torcer e querer acompanhar Rose e Marshal, dois personagens que tem seus caminhos cruzados e que se tornam muito interessantes, e ela especialmente me causou uma empatia imensa, pois foi uma mulher forte, guerreira e disposta a tudo para salvar sua família, isso em um tempo onde mulheres eram vistas como submissas e raramente eram as próprias protagonistas de suas histórias. Dessa maneira, posso dizer que O jardim de ossos foi um livro empolgante e interessante que supriu as minhas expectativas e agora me deixou com vontade de ler mais livros dessa autora, e acredito que para os fãs do gênero, essa pode ser uma leitura muito agradável, e sangrenta também, é claro.
nandaassis 09/09/2019minha estante
Já eu amo tudo da Tess, principalmente a série Rizzolli & Isles. Esse ainda não li.

Danilo Barbosa Escritor 20/05/2010

Uma morte ligando duas vidas em busca da verdade.
Tess Gerritsen mais uma vez me surpreende com um livro completamente diferente de sua série policial. Julia Hammil, uma jovem mulher recém divorciada descobre, ao escavar o jardim de sua nova casa, a ossada de uma mulher do século 19. A busca da verdade sobre essa morte transporta ela (e a nós) a conhecer a Boston de 1830, lúgrube e solitária e conhecer Rose, uma imigrante irlandesa forte e corajosa e Norris, um estudante de medicina. Conhecemos também a história do Estripador de Boston e como pessoas fortes e ao mesmo tempo tão reais, podem deixar uma história que marca nossos corações.
Simone de Cássia 11/09/2012minha estante
É exatamente isso, Danilo, uma história que deixa marcas na gente.... Muito lindo!

Lu 20/10/2009

Maravilhoso
Eu adoro os livros dessa autora. Este aqui é eletrizante... a autora desenvolve uma bonita história de amor no meio do sinistro cenário dos cortiços da Boston do século XIX, ao mesmo tempo que desvenda um mistério, na Boston do século XXI.
Marcos 14/09/2012minha estante
Nunca havia lido algo semelhante! A linha que une passado e presente é supreendente!!! E o melhor, não é previsível!!! Fantástico, maravilhoso!!! Assim como disse Stephen King, também digo: "essa leitura é obrigatória em minha casa"!

Renato 03/09/2016

Suspense dos bons
Tess Gerritsen é uma autora muito conhecida no ramo da literatura policial, mas "O Jardim de Ossos" foi o primeiro livro dela que realmente tive vontade de ler.

Em resumo, a história se intercala entre o ano de 1830 e os "Dias Atuais". No passado, um assassino ficou conhecido como o "Estripador de West End" devido às suas peculiaridades ao cometer os crimes. No presente, dois corpos misteriosos são encontrados no jardim da atual moradora. Que que tem a ver esses dois assuntos em tempos diferentes? Muita coisa, mas só lendo pra saber (rsrs). Elas se cruzam de uma maneira bem interessante.

O livro é incrível, em alguns momentos me fez lembrar muito de "O Reverso da Medalha", de um dos meus autores preferidos do suspense: Sidney Sheldon. "O Jardim de Ossos" é intrigante e a cada página novos elementos são adicionados. Os personagens são cativantes e o número de suspeitos é amplo. O final guarda algumas surpresas e foi perfeitamente encaixado ao enredo, curti demais!

Eu só não dou nota máxima porque senti falta de um desenvolvimento mais rápido. Tive a impressão de que alguns capítulos poderiam ter sido cortados ou então reduzidos. Não me desanimou em nenhum momento a continuar lendo ou algo do tipo, é apenas um detalhe. A obra muito bem construída, escrita excelente, mas poderia ter sido perfeita. Ou talvez eu esteja sendo exigente demais (rsrs). Mas, sim, eu recomendo este livro!
Priscila 04/09/2016minha estante
Eu amei esse livro tb ^^

Sandra 21/09/2022

O JARDIM DE OSSOS
O Jardim de Ossos é um livro que se passa em duas épocas, entre 1830 e os "Dias Atuais". Em 1830 temos um suspense com assassinatos, roubos de cadáveres, diferenças de classes, perseguições, muitos segredos e até uma pitada de romance. Já no presente, acompanhamos Julie, uma mulher recém divorciada que, ao comprar uma casa nova, descobre ossos antigos no jardim e resolve investigar qual a identidade dessa pessoa misteriosa há tanto tempo morta e supostamente assassinada. E assim as duas histórias se cruzam, de uma maneira impressionante.
O desfecho é repleto de surpresas e quando vemos, tem uma nova reviravolta pra nos deixar completamente sem fôlego.
Achei que o desenvolvimento poderia ser mais rápido. Para mim, alguns capítulos poderiam ter sido cortados ou então reduzidos. A obra foi muito bem construída.

Carolina1364 21/09/2022minha estante
Eu amei esse livro

por Chrystiene Queiroz 08/08/2017

Sou fãzoca da Tess, já indiquei aqui outro livro de sua autoria, “O pecador”. Comentei até que ela abandonou a carreira de renome como médica para se tornar uma escritora, e faz isso com maestria, pois seus livros estão sempre em destaque nos rankings.🔶 A história do "Jardim de ossos" contém passagens fortes, capazes de revirar o estômago dos mais sensíveis. Mas o livro é muito mais que sangue e suspense, tem drama e até romance. Gostei tanto que o li em dois dias, me julgue.
FELIPESONY 25/10/2017minha estante
Eu amei todos os livros da Tess, o Ultimo que li foi Sabor de Perigo, estou lendo um outro , depois começo Segredo de Sangue dela tbm

Rastro de Lua 04/06/2024

Simplesmente amei. Uma leitura histórica, envolvente, um suspense que eu não consegui identificar o vilão da história.

Blante 15/06/2011

Perfeito.
A primeira coisa que passou pela minha cabeça quando eu vi O Jardim de Ossos na Saraiva foi: "WOOOOW DEZENOVE E NOVENTA! DESSA GROSSURA! E A CAPA FODONA" peguei o livro no colo e passei no caixa, junto com alguns outros que eu estava planejando comprar a tempos. Fui ler o livro só duas semanas depois.

A historia na verdade são duas historias, uma se passa no século XXI (21), com a Julia Hamil que depois de um divorcio difícil compra uma casa velha e maltratada e se entretende arrumando o jardim. Mas cavando por ali ela acaba descobrindo o esqueleto de uma mulher. Então começa a investigar junto com Henry Page (um velho com a personalidade idêntica a do meu avô, sério I-D-E-N-T-I-C-A!)
A outra se passa no ano 1830 (Era Vitoriana, minha favorita) em Boston, fala sobre um jovem estudante de medicina chamado Norris Marshall, que por ser filho de um fazendeiro não é inicialmente bem visto entre os colegas de turma. E sobre Rose Connolly, uma imigrante irlandesa que acaba de perder a irmã e tem de cuidar de sua sobrinha recém-nascida, Margaret. As duas historias se conectam quando Julia e Henry encontram cartas de O.W.H. contando a uma velha Margaret a historia de sua tia Rose e o Estripador de West End. O fato é que o pobre Norris é acusado injustamente de ser tal assassino, e precisa provar o contrario. A única que pode ajuda-lo é Rose, mas o estripador parece estranhamente interessado nela e na criança que ela protege, e o único que pode ajuda-la é Norris. Romântico, né?

Quem é o estripador? Quem vai virar o esqueleto no jardim de Julia? Por que perseguem Rose e a sua sobrinha? Por que culpam o Norris? Cara, é de tirar o fôlego, me apeguei muito ao Norris, ele é tão sexy! Me lembrou o Ed de Eu Sou o Mensageiro (Markus Zusak).
SUUUUUUPER RECOMENDO! Me senti vivendo no séc. XIX, fazendo xixi na calçada da rua, roubando cadáveres de cemitérios e abrindo-os em salas de necropsia, levando umas porradas da Fanny, passeando em carruagens, pulando de pontes e amputando o braço de um amigo sem anestesia.
Resultado: Chorei muito, virei fã da Tess. E quero ser 180 anos mais nova.

Resenha completa: http://madeinwe.blogspot.com/2011/06/titulo-o-jardim-de-ossos-subtitulo.html

Valdirene.Perez 26/04/2011

Gente, adorei essa autora! Como ela escreve bem! Adorei a história do início ao fim, triste no final, mas muito envolvente. Com certeza vou ler os outros dela e recomendo.

Claudia 14/12/2009

Thriller!
Sem dúvida um dos mais excelentes livros de suspense que li em meses. Um esqueleto é encontrado por uma mulher na casa que acabara de comprar. Após as análises policiais, constata-se que os ossos pertencem a uma pessoa vivia há muitos anos atrás. A mulher - Julia - começa a buscar pistas dos antigos moradores. Isso a remete a fatos acontecidos no sculo XIX. As descrições são muito bem feitas, o clima de mistério é bem construído e a narrativa intercala passado e presente. Para quem gosta de suspense, o livro é, sem dúvidas, cinco estrelas.