O Jardim de Ossos

O Jardim de Ossos Tess Gerritsen

Resenhas - O Jardim de Ossos

Carolina 10/04/2018

Passeio na História
O livro nos faz passear entre a antiga Boston, e faz conexão com os dias atuais. Suspense policial com ares de romance, que não deixa desgrudar enquanto não chegamos ao fim.

cris 09/07/2018

Amei
História envolvente que junta o passado e presente

Miranda82 10/12/2018

Regular
Ponto forte: narrativa (agilidade, criatividade, suspense, romance, alternância entre passado e presente);
Ponto fraco: descrições médicas (questão pessoal... entendo que a autora é considerada a rainha do suspense médico mas, na minha opinião, os termos são técnicos e por isso não me pareceram interessantes);
Personagens: Julia (personagem coadjuvante, ponte de ligação entre a história contada nos dias atuais e a história contada em 1830); Rose (verdadeira protagonista do romance, irlandesa corajosa, capaz de fazer o que for preciso para proteger as pessoas que ama); Norris (jovem estudante de medicina, injustamente acusado de crimes bárbaros, parceiro de Rose).

Oescafandrista 14/12/2018

Inicio e meio criam um ótimo clima para o desfecho, já o final !!!!!
Livro fluído e com uma história muito interessante, o ponto negativo ficou com o desfecho raso, romanceado e de fácil solução, na minha opinião mais parecido com final de novela mexicana ou brasileira que um livro de suspense.

Cibele 22/01/2019

Não espere muito...
História fraca, faltando muitos pontos de conexão... Não me senti envolvida pela leitura, e nem ansiosa pelo desfecho, o que na minha opinião é ponto crucial para uma história de suspense. Cheguei até o fim porque simplesmente já tinha começado.

Caroli 18/08/2019

As mulheres que sonha viver um romance no século 18 teriam suas fantasias destruídas nesse livro.
A premissa é boa, mas o enredo é cansativo. Não esperem muito

Cintia (@jeitolivrodeser) 20/09/2019

Esse é um daqueles livros que depois de começar a ler, não se consegue mais parar. A escrita e o ritmo da trama são muito bons e a autora não decepciona.

A narrativa se intercala entre 1830 e os "Dias Atuais". Em 1830 temos um suspense com assassinatos, roubos de cadáveres, diferenças de classes, perseguições, muitos segredos e até uma pitada de romance. Já no presente, ossos antigos são encontrados no jardim de uma casa e sua atual moradora resolve investigar qual a identidade dessa pessoa misteriosa há tanto tempo morta e supostamente assassinada. E assim as duas histórias se cruzam, de uma maneira impressionante.

O desfecho é repleto de surpresas e quando pensamos que tudo foi revelado vem uma nova reviravolta pra nos deixar completamente sem fôlego. Tudo se encaixou perfeitamente e o resultado foi uma leitura viciante.

Pra quem gosta de um bom thriller, fica a dica. Recomendo muito a Tess Gerritsen, seus livros são incríveis.

Isabella 04/11/2019

Estupendo
Não tenho nem palavras, é um livro tão bom, que você lê tão rápido que nem sente, final incrível e inesperado, recomendo muito.

Romance, suspense e horror, esse livro engloba essas três coisas e isso o torna inteligente e fantástico, amei.

Suellen vieira 11/11/2019

O JARDIM DOS OSSOS
Uma história em que passado e presente se encontram graças a ossos encontrados por Julia em seu jardim, que ao encontrar esses ossos, descobre que é de uma pessoa que foi assassinada dois séculos atrás.
O livro interage entre capítulos atuais mostrando a investigação de Julia sobre a ossada encontrada em seu jardim e a época em que esse assassinato ocorreu.

Jô Santos 28/12/2019

Uma obra instigante e surpreendente
Não posso dizer que "O jardim de ossos" foi uma leitura eletrizante, não foi, mas foi uma leitura fascinante. Com personagens cativantes, mas humanos, que erram e que tentam fazer o melhor que podem. Uma trama instigante envolvendo medicina, o que já é uma marca da escritora (que também é médica), ainda no século XIX, onde era muito mais barbara do que técnica. O mistério envolvendo ossos achados no quintal da recém mudada Júlia e as tramas ocorridas no século XIX envolvendo o Estripador de WestEnd se entrelaçam.
O desenrolar dos acontecimentos finais é instigante e surpreendente. E mais uma vez Tess Gerritsen demonstra porque é uma das escritoras mais reconhecidas do gênero. Este já é o meu segundo livro lido da autora e posso dizer que estou encantada, mal posso esperar pelo próxima.

Marina | @booksbymarina 10/01/2020

Eu li esse livro a exatos 10 anos atrás. Na época, eu fiquei maravilhada com a história. Como a temática é mais adulta, e eu tinha apenas 15 anos, quis ler novamente aos 25.

Tess é uma das rainhas do romance/suspense policial! Eu não cheguei a ler outras obras dela, mas, se forem tão bons como O Jardim de Ossos, meu deus!

Este livro segue a história de Rose, uma jovem irlandesa pobre que assume a criação da sobrinha (Maggie) após sua irmã morrer no parto. No entanto, alguém que está atrás da criança, e Rose luta para mantê-la viva e a longe das pessoas que a querem. Isto tudo, em torno de 1830.

Ainda nesta época, além de Rose, seguimos a história de Norris Marshall, jovem estudante de medicina, pobre, filho de fazendeiros, e seus amigos, em especial Oliver Wendell Holmes.

São eles quem a auxiliam a manter a criança a salvo.

O que liga todos estes personagens, é que há um estripador em West End, na cidade de Boston, onde eles residem, que vem matando médicos e enfermeiras, e ninguém sabe o porque. No entanto, pelas características do assassinato, todos desconfiam de Norris. Ele se torna o principal suspeito.

Já Rose, tem fortes motivos para acreditar que quem está matando essas pessoas, é a mesma pessoa que está atrás de sua sobrinha. E assim, os três personagens principais se unem para tentar inocentar Norris, e garantir a segurança de Meggie.

O livro em si foca no passado. Porém, é importante mencionar que tudo começa no presente, com Julia, adquirindo uma casa, e descobrindo um esqueleto no seu jardim.

Ao descobrir isto, um antigo parente da última dona da casa - que são descendentes de Meggie -, chama Julia para ler as cartas que a mesma tem guardada, escritas por Oliver Wendell Holmes para Maggie, contando a história deles.

Quando eles abrem uma carta, os próximos capítulos se passam no passado.

Minha opinião

Eu já era apaixonada por essa história, depois da releitura, meu deus! Que maravilha. A história é surpreendente, com um final trágico na medida certa.

Um dos pontos mais legais é como Tess consegue descrever a medicina no século XIX, as dificuldades e ignorância dos médicos. Também, como funcionava a rotina das faculdades, em especial da falta de higiene.

A corrida contra o tempo de Norris e Rose, o romance dos dois, o final surpreendente, de todas as maneiras - quando vocês lerem, aposto que vão pensar, meu deus, por essa eu não esperava - a leitura é maravilhosa.

É difícil achar esse livro físico, mas eu já vi em ebook na Amazon!

Aline 10/02/2020

História interessante, com diversas reviravoltas, intrigando muito pela história ocorrer em dois tempos e se conectarem facilmente

Adiel Barbosa 10/02/2020

Monumental!
Em O Jardim de Ossos, através de uma incrível narrativa, podemos ver como funcionava um pouco da medicina no século XIX, o drama das faculdades de medicina e muito mais. Tess Gerritsen ao mesmo tempo nos dá uma história atual, com passagens desse século, bem como um romance histórico. O drama das personagens é, também, outra parte cativante. Sem dúvida, um ótimo thriller médico.

Tati.Lima 22/02/2020

Sobre este livro...
Pense num livro q foi praticamente devorado em 2 dias...mas um livro totalmente surpreendente e cheio de reviravoltas, do jeitinho q Tess Gerritsen adora nos oferecer...a princípio preciso confessar q não botei fé na história, e principalmente pelo fato de ficar indo e voltando entre o presente e o passado, mas a medida q a trama se desenvolve, as histórias do passado envolvendo Rose, Norris , Wendel e o Dr. Crouch, se desenrolam e se conectam perfeitamente e brilhantemente, com a realidade e a personagem Júlia...E o q dizer das reviravoltas envolvendo a identidade do cadáver encontrado no jardim de Júlia , e a descoberta da verdadeira história sobre a origem de Norris, o q de fato aconteceu com sua mãe e a revelação da identidade de seu pai biológico...Simplesmente SENSACIONAL...Tess Gerritsen é absolutamente fantástica e genial, sou totalmente suspeita pra falar dela, porq sou fã demais dessa autora...a única coisa q realmente me desapontou foi o final do Norris, mas com certeza nada tira o brilhantismo desta obra maravilhosa e recomendadíssimo da Tess Gerritsen... Nota : 5

Yamilla 27/02/2020

Como todo livro de Tess, os capítulos são grandes. No começo a leitura foi cansativa, mas da metade em diante ficou interessante.