O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Kewllyta 03/05/2022

O início de um vício
Este livro fez minha inicialização nos temas de investigação. Hoje em dia sou viciada em séries, filmes e livros que tem essa temática. Tudo culpa dele! ??
Dhewyd 03/05/2022minha estante
Ele é muito bommm

Souza 03/05/2022minha estante
Gosta de Sherlock Holmes?

Kewllyta 03/05/2022minha estante
Dhewyd, ele é bom demais. Quero até ler novamente.

Kewllyta 03/05/2022minha estante
Souza, infelizmente não mas preciso. Ultimamente ando ocupada estudando umas coisas, mas logo logo começarei. Tanto Sherlok quanto Ágata Christie

Delarocha 14/01/2009

Tão profundo quanto um filme da Sessão da Tarde
Serve para ler em 2 horas sem nada demais para fazer.
Roberta Premal 14/01/2009minha estante
Exatamente, é um ótimo passatempo... E basta.

Raquel Lima 15/01/2009minha estante
Não vai ganhar nenhum nobel de literatura, mas serve de um gostoso passatempo. Se ele servir para alguém desligar o Faustão na tarde de domingo ...Já vale um prêmio!

Jonathan R. 21/11/2010minha estante
Não concordo. O livro realmente não trata profundamente das questões sobre quais fala, mas incita o leitor a buscar mais, a conhecer a arte que foi produzida no passado e a se tornar uma pessoa mais culta e menos alienada. É como um passo inicial para uma caminhada...

Patricia 25/02/2011minha estante
nao concordo... tem filmes da sessão da tarde que podem ser muito profundos sim. Adoro "Os Batutinhas" por exemplo, um clássico, jamais compararia o código da vinci com ele.

(ironia, só para grantir que nao seja mal interpretada)

Fabio 30/09/2014minha estante
Então sinceramente você não deve ter entendido nada do livro. Um dos mais intrigantes que já li com um dos assuntos mais polêmicos, que no final te faz pensar. Uma pena não ter apreciado uma obra tão boa.

Jéssica R.R. 03/11/2015minha estante
kkkk Infelizmente gastei mais tempo do que isso lendo.

Con29 22/03/2024

Não é você que busca o Santo Graal, é ele que te busca
Sou meio apaixonado pela escrita do Dan Brown, ele consegue escrever ótimos romances políciais, sempre com muita intriga, mistérios, e reviravoltas chocantes.
Sendo assim, esse livro não é diferente, ele te entrega tudo que propõe, um mistério milenar bem construído e repleto de significados, intrigas complexas entre diversos personagens, e plot twists dignos de uma boa história.
Pessoalmente falando, fiquei completamente imerso na leitura, e enquanto não estava lendo estava pensando quando voltaria a ler esse livro. Porém, uma característica da narrativa me incomodou muito, que é o fato dos pontos de vista transitarem muito, lá pro meio da história estava revezando muito os pontos de vista, andava um pouquinho do Langdon, um pouco do Fache, um pouquinho do Silas. Isso me incomodou bastante, porque cortava a empolgação da história, e até em um determinado momento a velocidade diminuiu tanto que acabei dormindo e continuando depois com mais energia.
Fora isso, já tinha previsto o que seria a resolução final e mesmo assim me diverti muito.

Dumalis 27/09/2022

O melhor livro que li até hoje
Virou meu favorito. Que livro INCRÍVEL! Cara, sem condições nenhuma.
Toda a simbologia e mistério que ele trata, toda a arte e sentimentos, todas as obras e referências. NÃO TEM COMO DESCREVER. Remendo demaaaaais.
Letícia Karoline 27/09/2022minha estante
Nossa até fiquei com vontade de ler

Pechi 27/09/2022minha estante
Faz anos que li esse, achei bem legal também. O mesmo autor escreveu uma outra obra chamada "Anjos e Demônios" que achei ainda melhor que essa. Valeu a pena conferir.

GCV 23/03/2009

Catálogo de mistérios
Dan Brown é um grande maroto. Seus quatro primeiros livros ofereciam mistérios pouco chamativos e ele amargou por 5 anos a falta de sucesso. Mas em 2003, jackpot!

A grande mística por trás de "O Código Da Vinci" é que ele nos faz sentir enganados: nunca notamos nada de mais no quadro da moça sorridente, nem nos preocupamos em verificar as fontes bíblicas, nem nunca demos bola para a Opus Dei. Mas após a leitura, tudo fica mais claro: La Gioconda sempre nos enganou, e a Igreja malvada era uma grande trapaceira.

Dan Brown consegue imprimir uma boa dose de realismo a sua obra, o que deixa seu leitor imerso e perdido em tanta nova informação: parece que todas as obras de arte no mundo estavam tentando transmitir sua mensagem secreta. Quando um autor consegue fazer milhares e milhares de leitores acreditarem DE FATO em seu romance de mistério e aventura - haja vista os inúmeros livros "decodificando-o" -, ele deve ser no mínimo parabenizado por isso. Assim como várias pessoas tentam ir a 221B Baker Street, outras também devem ter ido ao Louvre com outros olhos.

Mas finda a leitura, a sólida narrativa de Brown se desmancha no ar. O mistério é resolvido, nós apagamos o abajur, vamos dormir e um mês depois nem lembramos mais que Jesus-teve-um-filho-com-Maria-Madalena-que-fugiu-para-a-França-para-desde-então-uma-ordem-secreta-proteger -sua-linhagem-por-séculos. Interessante, porém perecível.
25/08/2009minha estante
Tem que ler "Anjos e demônios", é bem melhor que "O Código da Vinci"!

Wellington 01/09/2012minha estante
Cara considero o Dan Brown um grande escritor que consegue ti manter preso em uma história fascinante mas que não deve ser levada, já que ele errou bastante em relação a fundamentos históricos e científicos no livro. Se pesquisar direito vai ver que ele errou até mesmo o tamanho do quadro da Mona.

Antony 24/07/2017minha estante
GCV, por favor, marque como SPOILER essa sua resenha ou retire o último parágrafo:
"Jesus-teve-um-filho-com-Maria-Madalena-que-fugiu-para-a-França-para-desde-então-uma-ordem-secreta-proteger -sua-linhagem-por-séculos". Estragaria a leitura para mim...

arilopes 27/01/2022

O Código Da Vinci
Simplesmente sensacional!!

A história me cativou desde o princípio, embora eu já tivesse assistido à obra homônima cinematográfica, isso não tirou o meu fascínio, a excitação e a empolgação com a narrativa ? posso está enganado, tem alguns anos que assisti, mas tem alguns aspectos diferentes, principalmente, sobre a família de Sophie. Ademais, gostei da escrita de Brown, é clara e acessível, e de como se deu a construção da exposição dos acontecimentos ? embora eu tenha um certo receio com livros na 3ª pessoa.

Ao que cabe aos personagens, fiquei mega fascinado pela inteligência e conhecimento de Langdon, adoraria assistir a uma palestra dele na vida real, e quem não?! Silas foi um personagem em que fiquei em um dilema moral, embora não aceite as ações dele, entendo que ele foi alienado para realizar tais, sem ressaltar todo o contexto social que ele foi inserido quando criança. Além disso, achei um pouco solto o desfecho do arco dele, Brown poderia ter deixado mais evidente ? uma frase resume o que aconteceu, assim, um leitor pode deixar passar sem nem perceber.

Em síntese, nunca mais vou olhar para a Última Ceia com os mesmos olhos de antigamente e com toda certeza ainda vou ler outra obra de Dan Brown!

"A busca pelo Santo Graal é a busca para se ajoelhar diante dos ossos de Maria Madalena. Uma jornada para orar aos pés da exilada."
mpettrus 28/06/2022minha estante
Que resenha PERFEITA ? eu adoro esse livro do Dan Brown. Li no auge do sucesso do lançamento. E sim, o Silas é aquele tipo de personagem que nos deixa num dilema moral de me arrancar ?empatia?. Foi uma bela construção de personagem do autor. Inesquecível!!! Se não leu, recomendo a leitura de ?Anjos e Demônios?, considerado por mim (sic ?) o melhor romance do Brown.

arilopes 28/06/2022minha estante
verdade, você começa odiando o Silas e termina tendo empatia por ele ?? quero muito ler esse livro dele, só que estou sem tempo haha faculdade suga a vida de qualquer pessoa ?

mpettrus 28/06/2022minha estante
Relaxa, fica essa indicação de leitura ? pra férias!!!

arilopes 28/06/2022minha estante
simmmm ?

Holecramh 26/08/2023

Magnânimo
Eu terminei esse livro não faz nem meia hora e até o exato momento eu ainda estou chocado com o desenrolar final dele. Esse é o perfeito exemplo de Best Seller sem qualquer sombra de dúvidas. A trama foi extremamente bem construída, os personagens foram bem explorados e as reviravoltas que vão aparecendo são simplesmente de explodir a cabeça. Em nenhum momento eu me senti entediado, todos os capítulos são cativantes e a todo momento te bombardeiam de informações novas. A busca pelo tão pretensioso Graal não se atém ao que já conhecemos, além de usar o senso popular como base ele expande esse conhecimento ficcional e nos mostra pontos vista até interessantes como a Santa Ceia de Da Vinci.A simbologia e a descrição da arte são estupendas, se você não sentiu vontade de visitar a França e o Louvre, desculpe, você está lendo esse livro de forma errada. É impressionante como Dan Brown tem a capacidade de nós cativar a conhecer lugares específicos e nós fazer criar um certo afeto por eles. O filme tenta ser muito fiel , mas faz algumas alterações não fazendo perder a magia nessa busca milenar. De qualquer maneira, leia e veja como toda essa história é maravilhosa.

Isabelle L. C. 18/05/2023

Uma das tramas mais engenhosas que já tive o prazer de ler. o livro é uma aula de história, religião, simbolismo e cultura. a versão ilustrada com certeza agregou muito conhecimento e assimilação por conter fotos e imagens dos lugares, obras de arte e símbolos citados.

o enredo me prendeu desde a primeira página, porém as últimas 100 foram de tirar o fôlego e li praticamente numa vez só. as reviravoltas e segredos revelados me surpreenderam, e o autor fez questão que nenhuma ponta ficasse solta. o personagem que mais me apeguei, para minha própria surpresa, foi o silas. por ter tido um passado difícil, ao meu ver, seu propósitos e valores sem dúvidas eram os mais fortes dentre todos os personagens apresentados. sua relação com o bispo aringarosa, muito mais do que de mestre e discípulo, era de pai e filho. apesar de eu suspeitar que ambos estavam sendo usados, a revelação do mestre me causou um tremendo espanto, muito similar aos finais icônicos de agatha christie.
skuser02844 18/05/2023minha estante
Sou louco pra ler os livros dele e ao mesmo tempo morro de medo de ficar mais pirado do que já sou com os livros do Harlan Coben e Sherlock Holmes

Daniel Lucca 15/04/2021

O sagrado feminino
Prende do início ao fim, Brown surpreende a cada capítulo fazendo com que todas pré concepções sejam mudadas... Personagens fortes com muita personalidade!!!

"um único ponto de luz brilhava mais forte que todos os outros. Langdon sorriu quando o viu. Era Vênus. A antiga deusa sorrindo com a luz estável e paciente"

Giovanna 25/08/2020

leitura interessante
Não sei direito o que eu achei desse livro... achei a leitura com um ritmo mais lento mas também não foi aquele livro demorado de ler. O final foi meio decepcionante para mim, pois basicamente eu esperei o livro inteiro para saber e não revelou. O livro foi uma leitura que me trouxe bastante conhecimento sobre áreas das quais eu nem sabia da existência e hoje em dia quando tem algum assunto relacionado eu já sei do que se trata, mas não foi uma das melhores leituras.
@anypaganbook 25/08/2020minha estante
Você chegou a ler Anjos e Demônios? Porque gostei muito desse e tô com preguiça de começar o Código da Vinci e achar que ficou meia boca kkkkk

Giovanna 25/08/2020minha estante
menina pior que não, mas muitas pessoas que leram código da Vinci falam do anjos e demônios, então imagino que aconteça o mesmo ao inverso. Acho interessante de se ler sabe da bastante conhecimento e tals mas eu acho que é aquele livro típico ?ame ou odeie?

@anypaganbook 25/08/2020minha estante
Ah ta kkkk, Anjos e Demônios achei muito bom, mas tem a mesma questão de ser lento e chatinho, mas também cheio de conhecimento... É difícil, né kkkkk

Giovanna 25/08/2020minha estante
verdade... mas leia vai ver que vc se da bem

Liv 11/07/2021

Excelente?
Eu realmente amei tudo nesse livro! Gostei da construção dos personagens e de suas personalidades, achei a história muito bem escrita e a cada capítulo que lia, sentia a NECESSIDADE de continuar!

LetAcia 29/02/2024

O MELHOR LIVRO não tem como, um livro onde tem suspense, misterio, ação, romance e p finalizar um plot twist GIGANTE
Robert Langdon o melhor simm.
eumaravilhosa.x 29/02/2024minha estante
Meu livro favorito, amo esse livro e o autor. Perfeição em tudo!!!!

Hannah 29/02/2024minha estante
quero ler essee

Menino do livro 17/02/2020

O meu amo
Ah como foi bom ter uma longa experiência com esse livro que nos faz ama e admira esse talento desse ator maravilhoso, amo sua narrativa, sua forma de criar toda a sena.
Yelris 03/04/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida ?

Menino do livro 03/04/2020minha estante
Também gostei desse livro, esse é o Ator que eu amo, um dos melhores pra mim.

Menino do livro 03/04/2020minha estante
Amo tanto que tenho todos os livros dele. Kkk

Yelris 03/04/2020minha estante
Eu também tenho ?

É ótimo kkkk!

Danielle 09/02/2010

Dan Brown trata o leitor como um bocó e repete mil vezes a mesma explicação sobre o "sagrado feminino", simbologias e criptografia. A "via crucis" dos personagens para decifrar a palavra-chave do criptograma foi cansativa, senti uma pontinha de tédio. Parece que o autor não considera seus leitores capazes de acompanhar uma narrativa mais complexa e constrói seu texto de maneira exageradamente didática.

O único mérito do livro é distrair, não proporcionando nenhuma reflexão mais profunda. Um livro de ação e só.

Ermelino 22/03/2010minha estante
Bela resenha, resumiu o que penso

Wellington 01/09/2012minha estante
Na verdade acho que o objetivo de todo bom livro é entreter, se isso não aconteceu pra você com esse livro que pena...

Danielle 01/09/2012minha estante
Vc tem probleminha de interpretação, querido? eu disse que "o único mérito do livro é distrair", o que significa que para entretenimento está ótimo, mas quando leio busco muito mais.

Kassio 26/09/2012minha estante
A para, não é tão "seco" assim. E o que me diz de toda a descrição de lugares que a maioria dos leitores nunca foram. Sua opinião é mais "crente" do que parece moça, lamentável! Vá afundar sua cara na Bíblia ou em livros de autoajuda e deixe os livros de belas "paisagens" para outros. Lembrando que de fato eu concordo no ponto em que você diz que a narrativa é bem didática e completo com o fato desse não ser o melhor livro do autor.

Danielle 26/09/2012minha estante
Me passa outra indicação de leitura, pois não curto livros de autoajuda nem a Bíblia - o que me incomodou no livro nada tem a ver com o aspecto religioso. Não entendi sua agressividade inicial, já que, no fim das contas, vc mais concorda comigo do que discorda. Qual é o melhor livro dele na sua opinião?

Kassio 03/10/2012minha estante
Gosto do Fortaleza Digital pois me proporcionou uma maneira diferente de enxergar o mundo. Só isso. E de como as informações são algo que devem ser valorizadas, por isso sempre digo que "A verdade é algo valioso demais para ser dito a todos."

Alessandra 24/03/2020minha estante
Mesmíssima impressão. Que autor repetitivo! Eu nao gosto de abandonar livro, mas tá difícil.